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Plano de aula > Matemática > 9º ano > Geometria

Plano de aula - Os Retângulos dos Vitrais

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre compreender o que é semelhança de retângulos, identificar/calcular a razão de semelhança e relacionar a semelhança entre retângulos e movimentos de transformações no espaço.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eduardo Post

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_12GEO01)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
- Pela rede social escolhida, inicie esse contato questionando se seus alunos e alunas lembram das condições de congruência e semelhança de figuras planas. Deixe que deem suas respostas sem correção neste momento.

Atividade principal
- Determine que, acessem o Geogebra (instalado no PC ou online pelo link https://www.geogebra.org/classic?lang=pt_PT)
- Agora solicite que sigam os passos abaixo:
     1. Construa um retângulo qualquer aproveitando a malha quadriculada. Utilize a opção: polígono.
     2. Construa um outro retângulo qualquer, aproveitando a malha quadriculada, mas sem estar nas mesmas linhas do anterior e de tamanho diferente. Utilize a opção: polígono.
     3. Usando a opção RETA, construa retas que liguem os vértices correspondentes, verifique se se cruzam em um único ponto ou não, e anotem as medidas dos lados dos retângulos.
     4. Apague os retângulos fazendo Ctrl+z, ou recarregando a página online, ou abrindo um novo arquivo para quem tem o Geogebra instalado, e construa um retângulo com medidas 2 X 4 quadradinhos usando novamente a opção polígono.
     5. Construa um outro retângulo com medidas 1 X 2 quadradinhos, usando novamente a opção polígono.
     6. Repita as ações do item 3.

Discussão das soluções
- Na discussão das soluções, questione se a posição dos lados do retângulo iria interferir nos encontros das retas e qual seria a condição para que as retas se encontrassem em um ponto.

Sistematização e encerramento
- Faça uma sistematização destacando que na Geometria Euclidiana, duas figuras geométricas são ditas semelhantes sempre que uma puder ser transformada na outra por meio de uma ampliação, redução ou a partir de um movimento rígido (translação, rotação ou reflexão).
- Faça-os reparar que, nas figuras semelhantes, os ângulos têm a mesma medida e os lados são proporcionais.
- Destaque que a congruência é um caso particular de semelhança.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, e relatem suas explorações sobre os desenhos e links acessados.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_12GEO01

(EF09MA12) Reconhecer as condições necessárias e suficientes para que dois triângulos sejam semelhantes.


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Com o plano de aula sobre geometria os alunos aprendem a reconhecer as relações entre os ângulos formados por retas paralelas cortadas por uma transversal; diferenciar ângulo inscrito de ângulo central; identificar transformações geométricas no plano; identificar as relações de semelhança entre figuras geométricas; identificar e reconhecer as relações métricas e trigonométricas no triângulo retângulo; utilizar os teoremas de Tales e de Pitágoras; reconhecer e identificar vistas ortogonais de figuras não planas.

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