13271
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Construção de parágrafos introdutórios de textos argumentativos

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Construção de parágrafos introdutórios de textos argumentativos

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Débora Izé Balsemão Oss

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
ING9_07UN03

Adaptação de -
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2535/construcao-de-paragrafos-introdutorios-de-textos-argumentativos

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Classroom.
- Acesso ao YouTube

Optativas:
Para compartilhar as produções, usar algum espaço para publicação de imagens e/ou textos: Instagram, blog da classe, google docs. Além disso, eles podem usar o TikTok para os vídeos.

Context

Promova inicialmente uma interação assíncrona no grupo de whatsapp que você tem com seus alunos. Poste uma foto de um animal de estimação e faça primeiramente a primeira pergunta:
     - Have you ever bought a pet? Would you buy/sell a pet?
Deixe um momento de interação ocorrer, estimulando as respostas dos alunos ao interagir com elas. Depois que quase todos estiverem respondido, o que pode ser em um outro momento durante o dia, faça a seguinte pergunta:
     - So, what is your opinion about adopting a pet?
Encaminhe o link do vídeo, ou baixe o mesmo e envie o arquivo para seus alunos assistirem. Peça que comentem o que mais chamou a atenção no vídeo, e respondam à pergunta:
Do you think it is better to buy or adopt a pet? Peça para que comentem as respostas no Whatsapp.

Input

Encaminhe a folha de atividades (encontrada aqui). Em seguida, peça para que os alunos leiam os textos e respondam, em duplas, as questões deste slide (encontrado aqui). Encaminhe a folha de atividades (encontrada aqui) para que eles possam organizar as respostas, e peça para que eles enviem ou escrevam as respostas no Google Docs. (caso não seja possível o uso do Google docs, peça para enviarem por whats app).

Output (síncrono)
Tempo sugerido: 30 minutos
Ao encaminhar a mensagem para seus alunos, via whatsapp, do momento em que estiverem organizando o encontro, prepare-os dizendo que o objetivo da tarefa é que aprendam a Sistematizar argumentos favoráveis e contrários relacionados a artigos de opinião. Esta sistematização irá ajudá-los posteriormente para a escrita de um parágrafo introdutório, o qual visa também captar atenção do leitor.
Envie as orientações para os alunos juntamente com a worksheet da atividade que deverão fazer. O link da worksheet está aqui.

Durante o momento do output, peça para que as duplas compartilhem as respostas que elaboraram. Neste momento, organize uma atividade de correção coletiva, na qual outros alunos podem dar palpites e eventualmente apontar correções no texto escrito.

Feedback (momento síncrono)

Tempo sugerido: 5 minutos
Trabalhe com os alunos o slide de feedback, e veja se ficou claro para eles o processo que usaram para chegar à construção do parágrafo (determinar o tema, separação dos argumentos a favor ou contrário, o tipo de argumento (afetivo, racional), além da percepção entre o título e o parágrafo inicial.

Convite às famílias
Peça aos alunos para que os pais ajudem a levantar argumentos ao tema que eles pretendem elaborar.

 

 

 

Sugestão Enviada Por: Ana Lígia e Sandra Durazzo


Código: ING9_07UND03

(EF09LI10) Propor potenciais argumentos para expor e defender ponto de vista em texto escrito, refletindo sobre o tema proposto e pesquisando dados, evidências e exemplos para sustentar os argumentos, organizando-os em sequência lógica.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano:

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas