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Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Tomada de notas - Opinião

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Tomada de notas - Opinião

Plano 03 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a tomada de notas a partir de um vídeo. Para a exibição do vídeo, você precisará de um datashow, computador e caixas de som. Para as tarefas de input e output, há alguns handouts que precisarão ser impressos e recortados antes da aula e de acordo com o número de alunos que você tem. Você também encontrará, nos materiais para esta aula, uma transcrição do vídeo para sua preparação para a aula, assim como possíveis respostas para o output e uma tabela com critérios de êxito para que você possa fazer anotações sobre as produções dos alunos. Observação: caso seja necessário, você poderá imprimir a imagem do context em tamanho grande, de modo que a turma toda possa enxergar, e escrever as informações dos slides e do handout do output no quadro.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre a imagem para a turma em um datashow (ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar) e peça a quatro alunos que leiam as legendas de cada figura. Depois, pergunte à turma:
  • Do you like to read books? Why (not)? (As respostas para esta pergunta são abertas.)
  • What kind of books do you like to read? (Os alunos irão citar aqui tipos de livros que gostam, como science fiction, comic books, novels, plays, poetry, fairy tales, etc. Assim que os alunos forem expondo suas ideias, auxilie a eles com o vocabulário.)
  • Do you prefer reading paper books or e-books? Why? (As respostas para esta pergunta são abertas.)
  • When you buy books, do you follow the ritual presented in the illustration? Why (not)? (As respostas para esta pergunta são abertas.)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre em um datashow (ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar ou escreva no quadro) ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no desenvolvimento de estratégias para a tomada de notas de um vídeo curto.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Desenvolver a habilidade de compreensão oral dos alunos e prepará-los para a tomada de notas.

Expectativa: Que os alunos consigam entender algumas das razões que o narrador vai expondo ao longo do trecho. A ideia é que os alunos as entendam de modo geral, guiados por uma ou outra palavra central e por imagens apresentadas no vídeo que vão auxiliando a estabelecer o significado. Portanto, é importante ter em mente que os alunos não precisam entender todas as informações apresentadas.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos em um datashow. Pergunte a eles: What can you see in the picture?. Os alunos provavelmente responderão algo como A man eating and reading a book. Pergunte a eles What other kinds of material people might read?. Os alunos responderão algo como People can read magazines, newspapers, articles. Caso as respostas não venham em inglês, ajude-os com o vocabulário. Finalmente, pergunte aos alunos: What is written at the top of the picture? And in the picture? Idealmente, os alunos lerão Benefits of reading: why you should read every day ou Why you should read every day.
  • Escreva o título do vídeo no quadro, circule-o e faça um brainstorming com motivos que os alunos acham que serão abordados no vídeo. Pergunte: What reasons do you think the narrator is going to mention in the video? Os alunos poderão responder com algumas ideias parecidas com To have fun; To learn something new; To travel to another world; To study, etc. Escreva todas as contribuições no quadro, em setas saindo do título que você circulou.
  • Diga aos alunos: You are going to watch the video and check if your guesses in the brainstorming were correct. While you watch, think of new reasons to add to the ideas on the board. Remember: you don’t need to understand everything, just some words. Execute o vídeo na íntegra. Você pode encontrá-lo ao acessar <https://www.youtube.com/watch?v=0QrbdHhP2Us> (canal Lifehack). Encontre aqui a transcrição para sua preparação para a aula.
  • Ao final do vídeo, pergunte: Which of your ideas were correct? Os alunos responderão com algumas das ideias que eles haviam antecipado no brainstorming. Pergunte: Could you listen to new reasons as to why people should read books every day?. Idealmente, os alunos responderão Books can help you deal with life problems; You can acquire knowledge; You can feel peace and tranquility; You can analyze things better, etc.
  • Entregue aos alunos um pedaço de papel pequeno, medindo cerca de 3x5cm (você pode imprimir e recortar os retângulos que estão aqui) e diga a eles: You are going to watch the video again and take note of one reason that is very important to you or that you consider very important to people. You can write complete sentences or keywords, but remember: you can only use one side of the paper. So, think well before you write. Execute o vídeo novamente e monitore o trabalho da turma.
  • Quando o vídeo terminar, peça a eles que socializem suas notas com dois colegas e que digam o motivo de terem escrito aquela ideia e não outra. Você pode dizer: Now, share your notes with the classmates sitting next to you. Say why you wrote that particular idea.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Promover uma experiência de tomada de notas a partir de um dado ponto de vista.

Expectativa: Que entendam que a atividade de tomada notas de algo que assistiram ou escutaram (tanto na aula quanto na vida real) pode ser uma experiência bastante subjetiva e que depende das motivações de cada um durante a escuta - inclusive, que as próprias notas que eles tomaram durante um mesmo vídeo podem ser totalmente diferentes por conta dos objetivos que cada um tem na hora de escutar. Não é esperado dos alunos que entendam todas as ideias, mas elementos centrais da fala apresentada no vídeo.

Orientações:

  • Faça uma transição da última atividade da seção input para o propósito desta, dizendo: People take notes for different reasons and their notes represent their different points of view and different interests. For example, in the last activity you have had the same objective ‘to take notes of a reason that is important to you or to people in general’. Are your notes exactly the same? Idealmente, os alunos responderão No. (Embora espera-se que os alunos digam No como resposta à pergunta anterior, é provável que, entre alguns dos alunos, as anotações sejam semelhantes.) Pergunte: Why do your notes show different ideas? Os alunos responderão algo como Because we are different people and we have different interests. Feche este momento dizendo In life, there are different points of view - what is important or interesting to one person may not be to another.
  • Pergunte aos alunos: Imagine that four people are watching the video you have just watched: a person who loves books, a person who doesn’t like to read, a doctor prescribing reading as a mental exercise for his/her patient, and a teacher who wants to convince her/his students to read books. Are they going to take notes of all the ideas in the video or are they going to write down only what is important to them?. Idealmente, os alunos irão responder They are going to take notes of what is important to them, not all the ideas in the video.
  • Diga aos alunos que eles irão assumir o papel de uma destas quatro pessoas (ou a pessoa que ama livros, ou a pessoa que não gosta de ler, ou o médico tentando ajudar o paciente, ou o professor que quer convencer seus alunos) durante a tomada de notas, considerando as informações que julgam importantes para a pessoa que assumiram (ou o médico, ou o professor, ou a pessoa que odeia livros, ou a pessoa que ama livros), de acordo com a situação apresentada no chart de tomada de notas (confira o link abaixo). Diga: You are going to pretend you are one of these people and take notes based on what you consider it is important for this person.
  • Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Diga: Get together in groups of four. Atente-se ao fato de que cada membro do grupo tomará notas a partir do que considera pertinente ao papel que assumiu, apenas. Em outras palavras, se o aluno assumiu o papel do professor, tomará notas pensando no que é importante para o professor. Ao sentarem com pessoas que assumirão um papéis diferentes do seu, os alunos não correm o risco de serem influenciados a escrever as mesmas ideias que o colega, seja por se sentir mais inseguro ou, até mesmo, menos habilidoso em termos de compreensão oral. Entregue um chart para tomada de notas para cada aluno, prestando atenção para que cada um dos quatro membros do grupo tenha um papel diferente. Os charts podem ser encontrados neste handout - lembre-se de imprimi-lo e recortá-lo antes da aula. Peça aos alunos: Read the situation in the chart. You will take notes based on it. Make sure you write only the information that is important for the role your chart mentions.
  • Execute o vídeo por, pelo menos, duas vezes, pausando por um minuto entre a primeira execução e a segunda. Este tempo é importante para que os alunos possam finalizar a escrita das ideias que estavam indo para o papel.
  • Ao final das exibições do vídeo, peça aos alunos que reúnam-se, agora, em grupos com os colegas que assumiram o mesmo papel durante a atividade de tomada de notas. Ou seja, todos os alunos que tomaram notas como se fossem o professor sentam juntos em grupo; todos os que assumiram o papel do médico sentam juntos em grupo, etc. Quando os novos grupos já estiverem formados, peça aos alunos que discutam as notas que tomaram, justificando suas escolhas desde a personagem que estão representando na atividade. Em grupos, os alunos sistematizam as informações que anotaram durante a atividade. Enquanto os alunos trabalham, circule pela sala e vá anotando suas observações na folha de critérios de êxito (você pode encontrá-la aqui). Aqui, você encontra possíveis respostas para a tarefa.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos consigam dizer aquilo que fizeram em termos de tarefa e o que foi preciso para realizá-la (estratégias e métodos). Que eles saiam da aula com uma sensação de “tarefa cumprida” e que eles conseguiram dar conta dela, mesmo não entendendo o vídeo na íntegra.

Orientações:

  • Feche a aula com uma retomada do que os alunos aprenderam. Mostre apenas a pergunta e permita que os alunos digam aquilo que fizeram e o que tiveram que utilizar enquanto estratégias. Caso as frases não venham, leia os pontos com a turma e peça exemplos quando pertinente. (Você pode ler a frase e perguntar: (Name) can you give me an example? Ou What have you done in class that illustrates this point?)

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos irão trabalhar com a tomada de notas a partir de um vídeo. Para a exibição do vídeo, você precisará de um datashow, computador e caixas de som. Para as tarefas de input e output, há alguns handouts que precisarão ser impressos e recortados antes da aula e de acordo com o número de alunos que você tem. Você também encontrará, nos materiais para esta aula, uma transcrição do vídeo para sua preparação para a aula, assim como possíveis respostas para o output e uma tabela com critérios de êxito para que você possa fazer anotações sobre as produções dos alunos. Observação: caso seja necessário, você poderá imprimir a imagem do context em tamanho grande, de modo que a turma toda possa enxergar, e escrever as informações dos slides e do handout do output no quadro.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre a imagem para a turma em um datashow (ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar) e peça a quatro alunos que leiam as legendas de cada figura. Depois, pergunte à turma:
  • Do you like to read books? Why (not)? (As respostas para esta pergunta são abertas.)
  • What kind of books do you like to read? (Os alunos irão citar aqui tipos de livros que gostam, como science fiction, comic books, novels, plays, poetry, fairy tales, etc. Assim que os alunos forem expondo suas ideias, auxilie a eles com o vocabulário.)
  • Do you prefer reading paper books or e-books? Why? (As respostas para esta pergunta são abertas.)
  • When you buy books, do you follow the ritual presented in the illustration? Why (not)? (As respostas para esta pergunta são abertas.)

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre em um datashow (ou imprima em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar ou escreva no quadro) ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no desenvolvimento de estratégias para a tomada de notas de um vídeo curto.

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Tempo sugerido: 12 minutos

Propósito: Desenvolver a habilidade de compreensão oral dos alunos e prepará-los para a tomada de notas.

Expectativa: Que os alunos consigam entender algumas das razões que o narrador vai expondo ao longo do trecho. A ideia é que os alunos as entendam de modo geral, guiados por uma ou outra palavra central e por imagens apresentadas no vídeo que vão auxiliando a estabelecer o significado. Portanto, é importante ter em mente que os alunos não precisam entender todas as informações apresentadas.

Orientações:

  • Mostre o slide aos alunos em um datashow. Pergunte a eles: What can you see in the picture?. Os alunos provavelmente responderão algo como A man eating and reading a book. Pergunte a eles What other kinds of material people might read?. Os alunos responderão algo como People can read magazines, newspapers, articles. Caso as respostas não venham em inglês, ajude-os com o vocabulário. Finalmente, pergunte aos alunos: What is written at the top of the picture? And in the picture? Idealmente, os alunos lerão Benefits of reading: why you should read every day ou Why you should read every day.
  • Escreva o título do vídeo no quadro, circule-o e faça um brainstorming com motivos que os alunos acham que serão abordados no vídeo. Pergunte: What reasons do you think the narrator is going to mention in the video? Os alunos poderão responder com algumas ideias parecidas com To have fun; To learn something new; To travel to another world; To study, etc. Escreva todas as contribuições no quadro, em setas saindo do título que você circulou.
  • Diga aos alunos: You are going to watch the video and check if your guesses in the brainstorming were correct. While you watch, think of new reasons to add to the ideas on the board. Remember: you don’t need to understand everything, just some words. Execute o vídeo na íntegra. Você pode encontrá-lo ao acessar <https://www.youtube.com/watch?v=0QrbdHhP2Us> (canal Lifehack). Encontre aqui a transcrição para sua preparação para a aula.
  • Ao final do vídeo, pergunte: Which of your ideas were correct? Os alunos responderão com algumas das ideias que eles haviam antecipado no brainstorming. Pergunte: Could you listen to new reasons as to why people should read books every day?. Idealmente, os alunos responderão Books can help you deal with life problems; You can acquire knowledge; You can feel peace and tranquility; You can analyze things better, etc.
  • Entregue aos alunos um pedaço de papel pequeno, medindo cerca de 3x5cm (você pode imprimir e recortar os retângulos que estão aqui) e diga a eles: You are going to watch the video again and take note of one reason that is very important to you or that you consider very important to people. You can write complete sentences or keywords, but remember: you can only use one side of the paper. So, think well before you write. Execute o vídeo novamente e monitore o trabalho da turma.
  • Quando o vídeo terminar, peça a eles que socializem suas notas com dois colegas e que digam o motivo de terem escrito aquela ideia e não outra. Você pode dizer: Now, share your notes with the classmates sitting next to you. Say why you wrote that particular idea.
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Tempo sugerido: 26 minutos

Propósito: Promover uma experiência de tomada de notas a partir de um dado ponto de vista.

Expectativa: Que entendam que a atividade de tomada notas de algo que assistiram ou escutaram (tanto na aula quanto na vida real) pode ser uma experiência bastante subjetiva e que depende das motivações de cada um durante a escuta - inclusive, que as próprias notas que eles tomaram durante um mesmo vídeo podem ser totalmente diferentes por conta dos objetivos que cada um tem na hora de escutar. Não é esperado dos alunos que entendam todas as ideias, mas elementos centrais da fala apresentada no vídeo.

Orientações:

  • Faça uma transição da última atividade da seção input para o propósito desta, dizendo: People take notes for different reasons and their notes represent their different points of view and different interests. For example, in the last activity you have had the same objective ‘to take notes of a reason that is important to you or to people in general’. Are your notes exactly the same? Idealmente, os alunos responderão No. (Embora espera-se que os alunos digam No como resposta à pergunta anterior, é provável que, entre alguns dos alunos, as anotações sejam semelhantes.) Pergunte: Why do your notes show different ideas? Os alunos responderão algo como Because we are different people and we have different interests. Feche este momento dizendo In life, there are different points of view - what is important or interesting to one person may not be to another.
  • Pergunte aos alunos: Imagine that four people are watching the video you have just watched: a person who loves books, a person who doesn’t like to read, a doctor prescribing reading as a mental exercise for his/her patient, and a teacher who wants to convince her/his students to read books. Are they going to take notes of all the ideas in the video or are they going to write down only what is important to them?. Idealmente, os alunos irão responder They are going to take notes of what is important to them, not all the ideas in the video.
  • Diga aos alunos que eles irão assumir o papel de uma destas quatro pessoas (ou a pessoa que ama livros, ou a pessoa que não gosta de ler, ou o médico tentando ajudar o paciente, ou o professor que quer convencer seus alunos) durante a tomada de notas, considerando as informações que julgam importantes para a pessoa que assumiram (ou o médico, ou o professor, ou a pessoa que odeia livros, ou a pessoa que ama livros), de acordo com a situação apresentada no chart de tomada de notas (confira o link abaixo). Diga: You are going to pretend you are one of these people and take notes based on what you consider it is important for this person.
  • Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro alunos. Diga: Get together in groups of four. Atente-se ao fato de que cada membro do grupo tomará notas a partir do que considera pertinente ao papel que assumiu, apenas. Em outras palavras, se o aluno assumiu o papel do professor, tomará notas pensando no que é importante para o professor. Ao sentarem com pessoas que assumirão um papéis diferentes do seu, os alunos não correm o risco de serem influenciados a escrever as mesmas ideias que o colega, seja por se sentir mais inseguro ou, até mesmo, menos habilidoso em termos de compreensão oral. Entregue um chart para tomada de notas para cada aluno, prestando atenção para que cada um dos quatro membros do grupo tenha um papel diferente. Os charts podem ser encontrados neste handout - lembre-se de imprimi-lo e recortá-lo antes da aula. Peça aos alunos: Read the situation in the chart. You will take notes based on it. Make sure you write only the information that is important for the role your chart mentions.
  • Execute o vídeo por, pelo menos, duas vezes, pausando por um minuto entre a primeira execução e a segunda. Este tempo é importante para que os alunos possam finalizar a escrita das ideias que estavam indo para o papel.
  • Ao final das exibições do vídeo, peça aos alunos que reúnam-se, agora, em grupos com os colegas que assumiram o mesmo papel durante a atividade de tomada de notas. Ou seja, todos os alunos que tomaram notas como se fossem o professor sentam juntos em grupo; todos os que assumiram o papel do médico sentam juntos em grupo, etc. Quando os novos grupos já estiverem formados, peça aos alunos que discutam as notas que tomaram, justificando suas escolhas desde a personagem que estão representando na atividade. Em grupos, os alunos sistematizam as informações que anotaram durante a atividade. Enquanto os alunos trabalham, circule pela sala e vá anotando suas observações na folha de critérios de êxito (você pode encontrá-la aqui). Aqui, você encontra possíveis respostas para a tarefa.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos consigam dizer aquilo que fizeram em termos de tarefa e o que foi preciso para realizá-la (estratégias e métodos). Que eles saiam da aula com uma sensação de “tarefa cumprida” e que eles conseguiram dar conta dela, mesmo não entendendo o vídeo na íntegra.

Orientações:

  • Feche a aula com uma retomada do que os alunos aprenderam. Mostre apenas a pergunta e permita que os alunos digam aquilo que fizeram e o que tiveram que utilizar enquanto estratégias. Caso as frases não venham, leia os pontos com a turma e peça exemplos quando pertinente. (Você pode ler a frase e perguntar: (Name) can you give me an example? Ou What have you done in class that illustrates this point?)

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