Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano: ING8_03UN03
https://novaescola.org.br/plano-de-aula/2531/perspectivas-sobre-o-tempo
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, WhatsApp ou Google Docs.
Context
Solicite que os alunos conversem com familiares ou amigos para saber:
1) se eles leem revistas;
2) se conhecem a revista “ Science News” ou revistas parecidas com essa em português e
3) se conseguem pensar em tópicos que essa revista possivelmente aborda a partir de seu título.
No encontro síncrono, solicite que os alunos compartilhem suas respostas e conduza a discussão de acordo com as orientações do slide Context, exibindo a imagem.
Input
Ainda no encontro, realize as atividades conforme as orientações, exibindo a imagem da revista e pedindo para que relacionem com a pesquisa que fizeram com familiares e amigos.
Faça as perguntas de compreensão, compartilhe o link do vídeo e dê tempo para que assistam. Solicite que os alunos assistam uma segunda vez, antes do próximo encontro síncrono, para responder: "When was this magazine published? What is the relation between the sentences: 'What time is it?' and 'What is time?'". Compartilhe também a atividade adaptada de matching, explique conforme as orientações e peça que completem a partir do que aprenderem no vídeo.
No próximo encontro síncrono, peça que os alunos compartilhem suas respostas e proceda à discussão conforme as orientações.
Output
Ainda no encontro, mostre o slide e compartilhe o handout. Proceda conforme as orientações e, novamente, dê tempo para que os alunos reassistam ao vídeo e realizem a atividade, e corrija.
Feedback
Para encerrar o encontro, exiba o slide e proceda conforme as orientações.
Convite às famílias
Os familiares são convidados a serem interlocutores na pesquisa de contextualização.