9762
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Iniciando um Trabalho Estatístico

POR: Cláudia Flora Degrava, 17/07/2018
Código: MAT9_25PES03

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA22) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre planejar uma pesquisa amostral através da escolha de um problema, seu universo e a elaboração dos instrumentos de coleta de dados.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Esta aula deverá ser realizada com a turma dividida em grupos de 4 ou 5 alunos. Professor, é sugerido que você escolha os grupos conforme preferir.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Discuta com a turma: Comente sobre o que irão fazer na aula e o motivo de estarem sentados em grupo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Planejar uma pesquisa amostral através da escolha de um problema, seu universo e a elaboração dos instrumentos de coleta de dados.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa: problematização, planejamento e elaboração de instrumento de coleta.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para fixar na sala.
  • Lousa ou projetor.
  • Lápis, borracha e papel para anotações.  

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientação: Projete ou leia o slide para os estudantes. Ouça as respostas anotando as hipóteses na lousa. Em seguida, fixe na sala cartazes com as três palavras abaixo. Relacione as palavras com as hipóteses, acrescentando detalhes.

1.Problematização (definição do tema, o problema em questão e as hipóteses a serem investigados)

2. Planejamento (tipo de pesquisa).

3. Execução (definição do instrumento e modo de coleta; coleta)

Ressaltamos que nesta aula a coleta não será realizada.

Mediante o tema levantado faça alguns questionamentos.

Propósito: Retomar os conhecimentos sobre etapas de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Iniciamos uma pesquisa estatística devido a uma problemática. De acordo com o tema falado, o que precisaríamos conversar inicialmente?
  • Em relação ao tipo de pesquisa: qual será o universo? Será populacional ou amostral? E o público-alvo?
  • Pensou, planejou e agora a execução da pesquisa. Como iniciar?

Aquecimento

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 6)

Orientação: Peça que cada o grupo eleja um tema de interesse. Em seguida, coloque as escolhas na lousa e verifique os temas que mais apareceram. Ao passar pelos grupos, faça os questionamentos abaixo. É sugerido que um aluno conduza a atividade.

Atente-se para que as discussões sejam breves e não extrapole o tempo.

Propósito: Levantar o tema de pesquisa.

Discuta com a turma:

  • Qual a relevância do tema para o momento?
  • Como decidir se um tema é possível investigar?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 6)

Orientação: Ainda em grupos, peça que realizem a proposta. Considere populacional ou censitária como o universo todo.

Propósito: Definir universo de pesquisa e elaborar instrumento de coleta de dados.

Discuta com a turma:

  • A pesquisa será realizada com qual público? Sendo assim, será com toda população ou por amostra?
  • Como será feita a abordagem para coleta de dados?
  • Este instrumento facilita a coleta?

Tempo sugerido: 23 minutos (slide 4 a 6)

Orientação: Ainda em grupos, peça que realizem a proposta. As orientações são as mesmas do slide anterior, com o foco para a amostra.

Propósito: Definir universo de pesquisa dentro de uma variedade de temas e elaborar instrumento.

Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 e 8)

Orientação: Organize a sala em uma roda e faça os questionamentos, lendo ou projetando o slide.

Propósito: Compartilhar e refletir sobre o material produzido.

Discuta com a turma:

Discuta com a turma as questões do slide.

Tempo sugerido: 10 minutos. (slide 7 e 8)

Orientação: idem ao slide anterior.

Propósito: Compartilhar e refletir sobre o material produzido.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Converse com estudantes, garantindo o cumprimento das etapas. Mobilize-os para uma continuidade no trabalho.

Propósito: Refletir sobre o trabalho realizado deixando possibilidades para uma continuidade.

Discuta com a turma: Ressalte o processo que vivenciaram na aula toda, mencionando que essas são as etapas iniciais de uma pesquisa.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso, entregue-lhes a atividade impressa.

Ao final, faça um levantamento de quantos aprovam e quantos reprovam. Para os alunos que aprovaram, será necessária uma retomada das etapas posteriormente. Aproveite o momento para ouvir o porquê daqueles que reprovam. Veja a solução clicando aqui.

Discuta com a turma: Peça que, ao final, compartilhem as dificuldades e avanços.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Planejar uma pesquisa amostral através da escolha de um problema, seu universo e a elaboração dos instrumentos de coleta de dados.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa: problematização, planejamento e elaboração de instrumento de coleta.

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas para fixar na sala.
  • Lousa ou projetor.
  • Lápis, borracha e papel para anotações.  

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULA 03

Iniciando um Trabalho Estatístico

VOCÊ ESTÁ AQUI

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes