13264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Lendo com um propósito

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 13/11/2018
Código: ING7_06UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Lendo com um propósito

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Imprima a quantidade desejada do worksheet e do texto sugerido , se desejar utilizá-los desta forma. Você pode imprimir as imagens apresentadas neste plano, ou providenciar recortes de revistas. Leia o texto da aula com antecedência.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Em inglês, cumprimente a turma;
  • Explique aos alunos qual o objetivo da aula, assim: Today you’re going to select specific information in a text.
  • Projete este slide ou escreva este objetivo no quadro.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide acima para a turma. Você também pode imprimir ou recortar de revistas as imagens de algumas das celebridades que são citadas no texto do input. Apenas certifique-se de que as impressões/recortes tenham um tamanho adequado, de modo que toda a turma consiga enxergar. Se optar por imagens impressas ou recortes, plastifique-as, assim você terá flashcards que poderão ser utilizados em outras atividades.
  • Pergunte aos alunos: Do you know these people? (Alunos podem responder: Yes, this is Adele, Taylor Swift…, ou I don’t know everyone ou ainda I know just three of them)
  • Continue: Great! What do you think they have in common? (Espera-se que os alunos respondam: They are celebrities ou They are famous).
  • Diga: For sure! All of them are celebrities! But they have another thing in common. As a celebrity, they have their lives too exposed on web. So, all of them were victims of a virtual crime. Can you say what I’m talking about? (Resposta esperada: Cyberbullying)
  • Parabenize-os: You’ve got it! You’re amazing!

OBS. Celebridades que aparecem neste slide: Adele e Emma Watson.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Veja aqui outra aula com o tema cyberbullying caso deseje trabalhar mais com essa temática.

Tempo sugerido:

Orientações:

TODAS AS ORIENTAÇÕES ESTÃO DESCRITAS NO SLIDE ANTERIOR

OBS. Celebridades que aparecem neste slide: Taylor Swift e Zendaya Coleman.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Encontrar informação de como ocorreu o cyberbullying com cada celebridade e como reagiram.

Expectativa: Que os alunos encontrem no texto as informações solicitadas.

Orientações:

  • Projete o texto trabalhado ou imprima cópias e as entregue para os alunos.
  • Diga para a classe: Read the title, please. Após a classe ler o título diga: Which information do you think you can find in this article? (Respostas esperadas: the name of nine celebrities that were cyberbullied ou the situation of cyberbullying ou ainda the experience of cyberbullying to nine celebrities.)
  • Confirme as previsões dos alunos: You are right! You will find all this information in the text!
  • Antes de direcioná-los para a leitura, faça a localização do contexto de produção do texto, pedindo aos alunos que identifiquem o local onde foi publicado, quem o escreveu e quando foi publicado. Essas informações contribuem para que os alunos levantem hipóteses sobre o que será lido. Você pode solicitar essas informações assim: Where was the article published? (Respostas possíveis: In a blog ou in a site) e também: Who wrote it? Ou Who is the text’s author? (respostas esperadas: Emily Hartung, ou, she is a college student) e when was it published? (respostas esperadas: In 2016 ou In October 9, 2016). Fica a seu critério explorar com mais ou menos profundidade essas informações. Se seus alunos identificarem, por exemplo, que o texto foi publicado no blog oficial de uma empresa de software que permite aos pais controlar o que o filho acessa na internet (Net Nanny), eles poderão inferir para qual público o artigo se destina.
  • Solicite que eles trabalhem em duplas, assim: You’re going to work in pairs.
  • Fica a seu critério definir as duplas ou deixar que eles escolham seus pares. Apenas assegure-se de que as duplas tenham saberes semelhantes a fim de que não haja um que trabalhe mais que o outro.
  • Instrua-os: In this article you will know how the cyberbullying experience was to those celebrities.
  • Continue: Your job is to find how cyberbullying occurred for each celebrity and also, what their reaction to the problem was.
  • Encoraje-os a ler o texto grifando as informações que encontrar: When you find the information, you can underline it in the text.
  • Enquanto as duplas estão lendo o texto, ande pela sala a fim de perceber se estão trabalhando ou se alguma demonstra dúvidas. Auxilie-os no que for preciso.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: completar uma tabela com as informações encontradas no texto.

Expectativa: que os alunos completem a tabela com as informações que encontraram no texto.

Orientações:

  • Entregue a cada dupla o worksheet com a tabela a ser completada. Se preferir, solicite que desenhem no caderno uma tabela semelhante.
  • Diga: Fill in the chart with the information you selected from de text.
  • Determine 10 minutos para que todas as duplas concluam essa atividade. Não esqueça de cronometrar o tempo e informar aos alunos quando concluir.
  • Diga aos alunos: It’s time to share your findings.
  • Escolha 9 duplas e peça que cada uma compartilhe as informações sobre uma celebridade. Desta forma é possível conferir se a expectativa foi atingida.
  • Diga algo semelhante a: Fernanda and Mario, what did you write about Adele?
  • Logo após cada dupla compartilhar suas respostas, pergunte para a classe: Did somebody find different information? Se houver, peça que compartilhe. Caso não, continue a atividade até que todas as 9 duplas tenham se expressado.
  • Ao final desse momento, parabenize com entusiasmo a turma pelo trabalho realizado. Diga: Excellent job, guys! I knew you could do it!

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Veja aqui uma resolução da atividade proposta aos alunos.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Expectativa: Que consigam perceber e relatar o que aprenderam com a aula.

Orientações:

  • Diga: To end up our class today, let’s check what you’ve learned!
  • Apresente o slide (pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro) e pergunte aos alunos: Which strategies did you use to find the asked information? (Respostas esperadas: Read the title; to know about the author and where the text was published)
  • Pergunte também: Before reading the text, did you think celebrities could be victims of cyberbullying? E ainda: Which celebrities reaction to cyberbullying impacted you the most? (Respostas pessoais)
  • Encerre a aula parabenizando-os pelas descobertas e aprendizado do dia! Diga: Wow! You learn very fast!

Contents

  1. INPUT: Article
  2. OUTPUT: Fill in a chart with information from the text.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI09) Selecionar em um texto a informação desejada como objetivo de leitura

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin Suzart

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes