13264
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Lendo com um propósito

POR: Gleima Albernaz Vanin Suzart 13/11/2018
Código: ING7_06UND03

7º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF07LI09) Selecionar, em um texto, a informação desejada como objetivo de leitura.

Plano de aula de Inglês com atividades para 7o ano do EF sobre Lendo com um propósito

 

Sobre este plano select-down

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Imprima a quantidade desejada do worksheet e do texto sugerido , se desejar utilizá-los desta forma. Você pode imprimir as imagens apresentadas neste plano, ou providenciar recortes de revistas. Leia o texto da aula com antecedência.

Objective select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Em inglês, cumprimente a turma;
  • Explique aos alunos qual o objetivo da aula, assim: Today you’re going to select specific information in a text.
  • Projete este slide ou escreva este objetivo no quadro.

Context select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide acima para a turma. Você também pode imprimir ou recortar de revistas as imagens de algumas das celebridades que são citadas no texto do input. Apenas certifique-se de que as impressões/recortes tenham um tamanho adequado, de modo que toda a turma consiga enxergar. Se optar por imagens impressas ou recortes, plastifique-as, assim você terá flashcards que poderão ser utilizados em outras atividades.
  • Pergunte aos alunos: Do you know these people? (Alunos podem responder: Yes, this is Adele, Taylor Swift…, ou I don’t know everyone ou ainda I know just three of them)
  • Continue: Great! What do you think they have in common? (Espera-se que os alunos respondam: They are celebrities ou They are famous).
  • Diga: For sure! All of them are celebrities! But they have another thing in common. As a celebrity, they have their lives too exposed on web. So, all of them were victims of a virtual crime. Can you say what I’m talking about? (Resposta esperada: Cyberbullying)
  • Parabenize-os: You’ve got it! You’re amazing!

OBS. Celebridades que aparecem neste slide: Adele e Emma Watson.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Veja aqui outra aula com o tema cyberbullying caso deseje trabalhar mais com essa temática.

Context select-down

Tempo sugerido:

Orientações:

TODAS AS ORIENTAÇÕES ESTÃO DESCRITAS NO SLIDE ANTERIOR

OBS. Celebridades que aparecem neste slide: Taylor Swift e Zendaya Coleman.

Input select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Encontrar informação de como ocorreu o cyberbullying com cada celebridade e como reagiram.

Expectativa: Que os alunos encontrem no texto as informações solicitadas.

Orientações:

  • Projete o texto trabalhado ou imprima cópias e as entregue para os alunos.
  • Diga para a classe: Read the title, please. Após a classe ler o título diga: Which information do you think you can find in this article? (Respostas esperadas: the name of nine celebrities that were cyberbullied ou the situation of cyberbullying ou ainda the experience of cyberbullying to nine celebrities.)
  • Confirme as previsões dos alunos: You are right! You will find all this information in the text!
  • Antes de direcioná-los para a leitura, faça a localização do contexto de produção do texto, pedindo aos alunos que identifiquem o local onde foi publicado, quem o escreveu e quando foi publicado. Essas informações contribuem para que os alunos levantem hipóteses sobre o que será lido. Você pode solicitar essas informações assim: Where was the article published? (Respostas possíveis: In a blog ou in a site) e também: Who wrote it? Ou Who is the text’s author? (respostas esperadas: Emily Hartung, ou, she is a college student) e when was it published? (respostas esperadas: In 2016 ou In October 9, 2016). Fica a seu critério explorar com mais ou menos profundidade essas informações. Se seus alunos identificarem, por exemplo, que o texto foi publicado no blog oficial de uma empresa de software que permite aos pais controlar o que o filho acessa na internet (Net Nanny), eles poderão inferir para qual público o artigo se destina.
  • Solicite que eles trabalhem em duplas, assim: You’re going to work in pairs.
  • Fica a seu critério definir as duplas ou deixar que eles escolham seus pares. Apenas assegure-se de que as duplas tenham saberes semelhantes a fim de que não haja um que trabalhe mais que o outro.
  • Instrua-os: In this article you will know how the cyberbullying experience was to those celebrities.
  • Continue: Your job is to find how cyberbullying occurred for each celebrity and also, what their reaction to the problem was.
  • Encoraje-os a ler o texto grifando as informações que encontrar: When you find the information, you can underline it in the text.
  • Enquanto as duplas estão lendo o texto, ande pela sala a fim de perceber se estão trabalhando ou se alguma demonstra dúvidas. Auxilie-os no que for preciso.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Output select-down

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: completar uma tabela com as informações encontradas no texto.

Expectativa: que os alunos completem a tabela com as informações que encontraram no texto.

Orientações:

  • Entregue a cada dupla o worksheet com a tabela a ser completada. Se preferir, solicite que desenhem no caderno uma tabela semelhante.
  • Diga: Fill in the chart with the information you selected from de text.
  • Determine 10 minutos para que todas as duplas concluam essa atividade. Não esqueça de cronometrar o tempo e informar aos alunos quando concluir.
  • Diga aos alunos: It’s time to share your findings.
  • Escolha 9 duplas e peça que cada uma compartilhe as informações sobre uma celebridade. Desta forma é possível conferir se a expectativa foi atingida.
  • Diga algo semelhante a: Fernanda and Mario, what did you write about Adele?
  • Logo após cada dupla compartilhar suas respostas, pergunte para a classe: Did somebody find different information? Se houver, peça que compartilhe. Caso não, continue a atividade até que todas as 9 duplas tenham se expressado.
  • Ao final desse momento, parabenize com entusiasmo a turma pelo trabalho realizado. Diga: Excellent job, guys! I knew you could do it!

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Veja aqui uma resolução da atividade proposta aos alunos.

Feedback select-down

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Expectativa: Que consigam perceber e relatar o que aprenderam com a aula.

Orientações:

  • Diga: To end up our class today, let’s check what you’ve learned!
  • Apresente o slide (pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro) e pergunte aos alunos: Which strategies did you use to find the asked information? (Respostas esperadas: Read the title; to know about the author and where the text was published)
  • Pergunte também: Before reading the text, did you think celebrities could be victims of cyberbullying? E ainda: Which celebrities reaction to cyberbullying impacted you the most? (Respostas pessoais)
  • Encerre a aula parabenizando-os pelas descobertas e aprendizado do dia! Diga: Wow! You learn very fast!

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Imprima a quantidade desejada do worksheet e do texto sugerido , se desejar utilizá-los desta forma. Você pode imprimir as imagens apresentadas neste plano, ou providenciar recortes de revistas. Leia o texto da aula com antecedência.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Em inglês, cumprimente a turma;
  • Explique aos alunos qual o objetivo da aula, assim: Today you’re going to select specific information in a text.
  • Projete este slide ou escreva este objetivo no quadro.

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente o slide acima para a turma. Você também pode imprimir ou recortar de revistas as imagens de algumas das celebridades que são citadas no texto do input. Apenas certifique-se de que as impressões/recortes tenham um tamanho adequado, de modo que toda a turma consiga enxergar. Se optar por imagens impressas ou recortes, plastifique-as, assim você terá flashcards que poderão ser utilizados em outras atividades.
  • Pergunte aos alunos: Do you know these people? (Alunos podem responder: Yes, this is Adele, Taylor Swift…, ou I don’t know everyone ou ainda I know just three of them)
  • Continue: Great! What do you think they have in common? (Espera-se que os alunos respondam: They are celebrities ou They are famous).
  • Diga: For sure! All of them are celebrities! But they have another thing in common. As a celebrity, they have their lives too exposed on web. So, all of them were victims of a virtual crime. Can you say what I’m talking about? (Resposta esperada: Cyberbullying)
  • Parabenize-os: You’ve got it! You’re amazing!

OBS. Celebridades que aparecem neste slide: Adele e Emma Watson.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Veja aqui outra aula com o tema cyberbullying caso deseje trabalhar mais com essa temática.

Tempo sugerido:

Orientações:

TODAS AS ORIENTAÇÕES ESTÃO DESCRITAS NO SLIDE ANTERIOR

OBS. Celebridades que aparecem neste slide: Taylor Swift e Zendaya Coleman.

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: Encontrar informação de como ocorreu o cyberbullying com cada celebridade e como reagiram.

Expectativa: Que os alunos encontrem no texto as informações solicitadas.

Orientações:

  • Projete o texto trabalhado ou imprima cópias e as entregue para os alunos.
  • Diga para a classe: Read the title, please. Após a classe ler o título diga: Which information do you think you can find in this article? (Respostas esperadas: the name of nine celebrities that were cyberbullied ou the situation of cyberbullying ou ainda the experience of cyberbullying to nine celebrities.)
  • Confirme as previsões dos alunos: You are right! You will find all this information in the text!
  • Antes de direcioná-los para a leitura, faça a localização do contexto de produção do texto, pedindo aos alunos que identifiquem o local onde foi publicado, quem o escreveu e quando foi publicado. Essas informações contribuem para que os alunos levantem hipóteses sobre o que será lido. Você pode solicitar essas informações assim: Where was the article published? (Respostas possíveis: In a blog ou in a site) e também: Who wrote it? Ou Who is the text’s author? (respostas esperadas: Emily Hartung, ou, she is a college student) e when was it published? (respostas esperadas: In 2016 ou In October 9, 2016). Fica a seu critério explorar com mais ou menos profundidade essas informações. Se seus alunos identificarem, por exemplo, que o texto foi publicado no blog oficial de uma empresa de software que permite aos pais controlar o que o filho acessa na internet (Net Nanny), eles poderão inferir para qual público o artigo se destina.
  • Solicite que eles trabalhem em duplas, assim: You’re going to work in pairs.
  • Fica a seu critério definir as duplas ou deixar que eles escolham seus pares. Apenas assegure-se de que as duplas tenham saberes semelhantes a fim de que não haja um que trabalhe mais que o outro.
  • Instrua-os: In this article you will know how the cyberbullying experience was to those celebrities.
  • Continue: Your job is to find how cyberbullying occurred for each celebrity and also, what their reaction to the problem was.
  • Encoraje-os a ler o texto grifando as informações que encontrar: When you find the information, you can underline it in the text.
  • Enquanto as duplas estão lendo o texto, ande pela sala a fim de perceber se estão trabalhando ou se alguma demonstra dúvidas. Auxilie-os no que for preciso.

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Tempo sugerido: 20 minutos

Propósito: completar uma tabela com as informações encontradas no texto.

Expectativa: que os alunos completem a tabela com as informações que encontraram no texto.

Orientações:

  • Entregue a cada dupla o worksheet com a tabela a ser completada. Se preferir, solicite que desenhem no caderno uma tabela semelhante.
  • Diga: Fill in the chart with the information you selected from de text.
  • Determine 10 minutos para que todas as duplas concluam essa atividade. Não esqueça de cronometrar o tempo e informar aos alunos quando concluir.
  • Diga aos alunos: It’s time to share your findings.
  • Escolha 9 duplas e peça que cada uma compartilhe as informações sobre uma celebridade. Desta forma é possível conferir se a expectativa foi atingida.
  • Diga algo semelhante a: Fernanda and Mario, what did you write about Adele?
  • Logo após cada dupla compartilhar suas respostas, pergunte para a classe: Did somebody find different information? Se houver, peça que compartilhe. Caso não, continue a atividade até que todas as 9 duplas tenham se expressado.
  • Ao final desse momento, parabenize com entusiasmo a turma pelo trabalho realizado. Diga: Excellent job, guys! I knew you could do it!

MATERIAL COMPLEMENTAR:

Veja aqui uma resolução da atividade proposta aos alunos.

Tempo sugerido: 3 minutos

Propósito: Revisar o que foi aprendido na aula.

Expectativa: Que consigam perceber e relatar o que aprenderam com a aula.

Orientações:

  • Diga: To end up our class today, let’s check what you’ve learned!
  • Apresente o slide (pode ser impresso, projetado ou escrito no quadro) e pergunte aos alunos: Which strategies did you use to find the asked information? (Respostas esperadas: Read the title; to know about the author and where the text was published)
  • Pergunte também: Before reading the text, did you think celebrities could be victims of cyberbullying? E ainda: Which celebrities reaction to cyberbullying impacted you the most? (Respostas pessoais)
  • Encerre a aula parabenizando-os pelas descobertas e aprendizado do dia! Diga: Wow! You learn very fast!

Contents

  1. INPUT: Article
  2. OUTPUT: Fill in a chart with information from the text.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF07LI09) Selecionar em um texto a informação desejada como objetivo de leitura

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Gleima Vanin Suzart

Mentor: Tatiana Martin

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

OUTRAS AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes