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Plano de aula - Identificar e praticar os sons da língua inglesa

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar e praticar os sons da língua inglesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michelle de Sousa Bahury

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, nas fases de Context, Input e Output).

Optativas:
- Hangouts, Zoom, Facebook (para momentos síncronos). Se você quiser e puder, uma opção é fazer as mesmas atividades deste plano de forma síncrona, pedindo então que os alunos preparem com antecedência o Output da aula, para que seja discutido no encontro síncrono.

Context
Em um encontro assíncrono ou síncrono, explique aos alunos o objetivo da aula da semana: “To identify and practice the /r/ and /h/ sounds in English.”

Comece a semana escrevendo um post no grupo de Facebook ou WhatsApp, questionando: “What words do you know in English with /r/ e /h/?”. Em seguida, mande um áudio ou grave um vídeo fazendo um resumo das palavras que eles falaram, mostrando, então, a correta pronúncia de cada uma delas. Você também pode fazer um vídeo com algumas palavras comumente confundidas, como, por exemplo: “red and head”, “rap and happy”. Apresente a pronúncia correta e a diferença entre elas; para interação, pronuncie uma palavra e peça que eles identifiquem o que você está dizendo, qual é a palavra pronunciada.

DICA: Em encontros síncronos, faça o momento de prática de forma online, para eles praticarem. Escreva uma lista de palavras que eles geralmente confundem, como “head and red”, e então proponha a seguinte dinâmica: cada palavra corresponde a uma quantidade de dedos seus levantados, ou seja, “head” será 1 dedo levantado e “red”, 2 dedos. Você deve explicar essa dinâmica dos dedos para os alunos, e quando pronunciar uma das duas palavras, eles deverão levantar 1 ou 2 dedos, para qual das palavras julgarem a pronúncia correta. Ou seja, no exemplo que temos aqui, se você falar “HEAD”, os alunos devem levantar 1 dedo.

Input
Através de um post no grupo de inglês no Facebook ou no WhatsApp, explique que, para a seguinte atividade, eles escutarão uma música do Bob Marley (“One Love”) e terão que identificar e praticar as palavras com /r/ e /h/ que a música contém. Faça também as seguintes perguntas: “Do you know Bob Marley? What do you know about him?”.

Envie então o vídeo da música “One Love", disponível aqui, e diga: “Listen to the song one to three times, write down three words with the /r/ sound and three with the /h/ sound”.

Output
Para o Output, sugerimos escolher alguma das ferramentas e atividades abaixo, conforme aceitação, possibilidades e engajamento dos alunos. Alguns exemplos:

    1. WhatsApp: Continuando com a música, peça que eles escolham uma frase e pratiquem a pronúncia. Eles podem falar ou cantar mandando áudios no WhatsApp.
    2. Facebook: Escolha uma parte da música de que eles gostem e explique que deverão escutar e praticar a pronúncia da parte escolhida:
“Answer in the comments of this post. Choose one sentence that you like from the song”. 
    3. Aula síncronas: Escute junto com os alunos a música; a cada palavra que escutarem que contenha /r/, eles podem bater palmas. Caso escutem uma palavra com som de /h/, poderão ficar de pé (ou qualquer outro movimento que você prefira).
    4. WhatsApp ou aulas síncronas: Se achar mais interessante, os alunos podem praticar os “tongue twisters” (no Output do plano original): “Round and round the rugged rock, the ragged rascal ran” e “Hurry. Harry, Hurry, Harry, Hurry, Harry”.

Feedback
Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you identified and practiced the /r/ and /h/ sounds in English. New vocabulary from this week’s class was: heart, has, hurt and really, real and right... Did you like this week’s topic? What did you learn, any new words?”.

Os alunos podem responder nos chats, compartilhando suas opiniões sobre a aula e o que eles aprenderam na semana. Por exemplo: “I learned the word bake”.

DICA: Você pode escolher um aluno que participou muito bem da aula semanal e usá-lo como exemplo. Caso prefira, você pode mandar uma mensagem privada para o aluno escolhido. É importante lembrar que a cada semana um aluno diferente deve ser reconhecido por seus esforços.

Convite às famílias
Os alunos podem escutar a música junto com seus primos, irmãos ou pais, e praticar cantando juntos. 

Sugestão Enviada Por: Ana Lígia e Sandra Durazzo


Código: ING6_03UND01

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.


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