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Plano de aula - Identificar e praticar os sons da língua inglesa

POR: Michelle de Sousa Bahury 13/11/2018
Código: ING6_03UND01

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar e praticar os sons da língua inglesa

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o primeiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet e uma caixa de som a fim de que seja reproduzido o vídeo do context e do input que foi extraído do youtube. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação de sons de /r/ e /h/ em inglês. “Today you will be able to identify and practice English Sounds.”

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Mostre as siglas em inglês aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • Do you know these abbreviations? Which ones? (Os alunos devem responder se já viram essas palavras em algum lugar como: Yes! MTV, email etc. As respostas vão variar de acordo com cada aluno) Aproveite a oportunidade quando falarem e-mail para fazer a próxima pergunta
  • How do you say this word? Aponte para a palavra e-mail. Os alunos provavelmente responderão com a letra ‘e’ de maneiras diferentes. Faça uma outra pergunta: Do you know the alphabet song? Os alunos provavelmente responderão: yes!. Mesmo assim, ensine os sons do alfabeto da língua inglesa para os alunos.
  • Coloque a música do alfabeto para que os alunos escutem os sons das letras com atenção. Repita duas vezes o mesmo vídeo. Para isso clique aqui.
  • Agora peça para os alunos pronunciarem as palavras do slide novamente. A ideia é que percebam a diferença dos sons quando pronunciamos as palavras em inglês e português. Os alunos podem falar BBC em português e em inglês (conforme o vídeo apresentado). Isso ajudará na compreensão e reconhecimento dos sons linguísticos e manterá a turma atenta às explicações durante essa aula.
  • Uma boa informação aos alunos é que o alfabeto em inglês tem 26 letras mas que a língua inglesa conta com aproximadamente 44 sons. É bom reforçar os sons das letras geralmente mais difíceis, por exemplo: i, e, y and h, e dar exemplos desses sons em inglês e em português.

Material Complementar:

Tempo sugerido: 16 minutos.

Propósito: Identificar os sons de /r/ e /h/ da língua inglesa de forma contextualizada e prática.
Expectativa: Que os alunos aprendam a identificar e a praticar os sons da língua inglesa. Não é preciso que entendam todos os novos sons, mas que percebam que algumas palavras possuem pronúncias distintas de acordo com o idioma falado. Nessa aula nos concentraremos nos sons do /r/ e /h/ aspirado.

Link para a página de onde foi extraído o material para esse input: one love-Bob Marley: https://https://www.youtube.com/watch?v=wHIhKe6jYNI&t=115sww.youtube.com/watch?v=sa_cIOFfqrQ

Se você não tiver um datashow na sua escola para apresentar o vídeo, tente baixar o áudio e imprimir a letra da música.

Orientações: O input dessa aula será um vídeo disponível no link acima em que Bob Marley canta uma música popular. Nesta canção é possível perceber palavras que iniciam com som de /r/ e /h/ aspirado. Mostre o vídeo para a turma e depois de fazer isso, coloque no quadro algumas dessas palavras: Heart / right / hear / really / hopeless / has / hurt / his. Explique para a turma que cada unidade de som de uma palavra faz com que a boca se movimente de um jeito e essa produção sonora chama-se fonema. Diga para a turma que quando gargalhamos produzimos um som parecido com esse: ha ha ha! Peça para os alunos repetirem esse som e em seguida se reconhecem o som de /h/. Feito isso, pergunte aos alunos: qual som o cachorro faz quando rosna? (os alunos devem responder algo parecido com rrrr). Agora, peça aos alunos para prestarem atenção no formato da boca ao pronunciar o /h/ (boca mais aberta) e /r/ inicial (boca mais fechada). Pergunte aos alunos: How do we pronounce /r/ and /h/ sounds in Portuguese? (os alunos provavelmente responderão que pronunciam o som do /r/ como /h/ em português ou podem imitar o som de alguma palavra para exemplificar). Coloque o vídeo da música duas vezes (utilize até 1:40 apenas). Na segunda vez, pause o vídeo e pronuncie em voz alta as palavras que começam com /h/ e /r / para os alunos repetirem. Depois pergunte aos alunos para separar as palavras em destaque por som. As respostas devem ser essas: /h/ hear, heart, hopeless, has, hurt, his e /r/ really, right. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar os sons ensinados nessa aula. Veja quais palavras eles reconhecem ao assistirem o vídeo e faça repetições orais das mesmas. Em seguida mostre o vídeo uma terceira vez para que os alunos possam checar as suas respostas e prestarem mais atenção aos sons trabalhados nessa aula.

Entregue um worksheet com palavras que iniciam com os sons ensinados nessa aula. Peça para que os alunos pronunciem as palavras propostas no quadro e separe-as nas colunas corretas de acordo com o som inicial delas. Faça assim: leia a primeira palavra e verifique em qual coluna essa palavra se encaixa (/r/ ou /h/). Essa atividade possibilita a ampliação da visão de língua pelos alunos. Caso necessite ver a resolução da atividade, clique aqui:

Proponha: Read the words in pairs and use the pronunciation according to the correct initial sound. (deixe os alunos em duplas e peça que um aluno leia uma palavra para que o outro escute a pronúncia). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido no vídeo. O professor deve circular em sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!

Peça: Show an expression and say it with intonation. Dê 7 minutos para eles. Essa dinâmica segue até que todas as palavras sejam lidas e cada dupla participe igualmente.

Material Complementar:

-Se precisar da letra da música One Love de Bob Marley, a mesma está disponível para impressão neste link

-Se achar necessário, Imprima flashcards que representam os sons das palavras que iniciam com som de /r/ e /h/ aspirado e repita as palavras com a turma.

- Há mais informações sobre o som de /h/ e /r/ nos próximos links: https://www.englishlanguageclub.co.uk/h-sound/ e https://www.englishlanguageclub.co.uk/r-sound/

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Praticar os sons do /r/ e /h/ da língua inglesa através de tongue twisters.

Expectativa: Os alunos devem falar trava-línguas com os sons do /r/ e /h/ aspirado. Cada aluno deverá se preparar para ler trava-línguas com os sons corretos do /r/ e /h/ aspirado. As suas falas devem ficar assim: 1. Round and round the rugged rock the ragged rascal ran; 2. Hurry, Harry! Hurry, Harry! Hurry, Harry!

Orientações:

  • Peça que cada dupla treine suas falas oralmente antes de apresentar. Dê 8 minutos para essa dinâmica.
  • Divida a turma em duplas. Cada aluno deverá escolher qual trava língua quer memorizar, o 1 ou o 2. Os sons devem ser pronunciados de acordo com as orientações dadas nessa aula. Um aluno deverá dizer o trava-língua 1 e o outro deve ler o 2 de maneira rápida um para o outro. Ganha o aluno que conseguir falar pronunciando corretamente e de forma rápida. Essa dinâmica segue até que os dois componentes das duplas façam suas tentativas a fim de praticarem bastante a oralidade.
  • Um aluno deve apresentar-se para o outro componente da dupla. Enquanto essa atividade é desenvolvida, o professor deve circular pela sala e fazer reforços positivos como: Great! Nice! Dê 12 minutos para essa etapa.
  • Administre a quantidade de apresentações de acordo com o seu tempo. Assim, se você tiver mais tempo, promova mais interações.Verifique a entonação e a pronúncia para que possam reconhecer os sons da língua inglesa de maneira mais prática.
  • Se quiser deixar essa atividade mais desafiadora, dê 3 tentativas para cada aluno da dupla conseguir acertar o trava-língua correto e de maneira rápida. Depois, verifique quantos alunos da sala conseguiram permanecer acertando até o final da atividade.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar e praticar os sons da língua inglesa.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça que um dos alunos pronuncie uma das palavras ensinadas na música como: heart. E pergunte para o restante da turma qual é o som da letra inicial. Eles devem dizer /h/ aspirado. Utilize outras palavras e chame alunos variados para essa atividade. Administre a quantidade de pessoas de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem! Se tiver tempo, também pode colocar uma última vez a música One Love, e peça aos alunos para tentarem acompanhar a música e pronunciarem as palavras com os som aprendidos na aula.

Contents

  1. INPUT: <Video of the song One Love by Bob Marley>
  2. OUTPUT: <Tongue Twisters with /r/ and  /h/ sounds.>

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e\ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira\comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


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