13254
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 1º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Nomes e segmentação em sílabas

Plano de aula com atividades para 1º ano do EF sobre LP01_01ATS02

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michele Andrade De Lima Rabelo

Sugestão de adaptação para o ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).

- Opcionais: canais para aulas online – como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui– e Google Jamboard (tutorial: disponível aqui).

Introdução
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, documentos em áudios ou vídeo dirigidos à criança e às famílias. Nessa comunicação, apresente as questões do slide Tema do plano de aula. Na sequência, envie, do mesmo modo, apenas as questões do slide Introdução. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito com o cuidado de que haja alguém na família disponível para lê-las para o aluno (como o pai, a mãe ou um irmão mais velho).

Se possível, envie o link sugerido do quebra-cabeça online e, após a turma brincar de montar, as questões propostas no slide.

Desenvolvimento
Envie, através de áudio, as sugestões do slide Desenvolvimento até o item “Em FELIPE…”.
Envie, em formato de texto, as sílabas do nome de um dos alunos, separadas e misturadas. Exemplo: se o nome escolhido for FERNANDA envie NAN - DA - FER. Incentive a turma a organizar as partes desse nome para descobrir a quem pertence. Oriente as crianças com áudios tanto para organizar a participação como para dar algumas dicas.
Repita a atividade algumas vezes com outros nomes e desafiando o grupo a brincar novamente.

Fechamento
Faça o fechamento dando um feedback, através de áudio pelo WhatsApp, a cada aluno da turma. É importante que você valorize o trabalho dos alunos: não é o momento de corrigir, e sim de observar a produção de cada aluno e, assim, replanejar essa mesma atividade considerando o desempenho que tiveram.

Convite às famílias
A família pode ser convidada a realizar essa mesma atividade utilizando seus próprios nomes ou de outras pessoas com as quais a criança convive.

Sugestão Enviada Por: Helena Cristina da Cruz Ruiz


Código: LPO1_01ATS02

(EF01LP09) Comparar palavras, identificando semelhanças e diferenças entre sons de sílabas iniciais, mediais e finais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 1º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas