Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar e construir o próprio nome dando ênfase na segmentação em sílabas e na relação fonema - grafema.
Materiais necessários:
- Painel com os nomes de todas as crianças escritos com letra de forma maiúscula e em estrutura de uma lista.
- Papéis recortados em quadrados de mesmo tamanho para que as crianças escrevam as sílabas dos nomes dos amigos.
- Um saco com tiras de nomes de todas as crianças para que seja sorteado: “amigo secreto”.
- Computador/internet (quebra-cabeça online) ou quebra-cabeça concreto ou embalagens (tipo sabão em pó) já cortadas em pedaços para ser montadas.
Dificuldades antecipadas: As crianças com muita dificuldade no universo escrito (tais como as que se encontram nas hipóteses pré-silábica e silábica sem valor sonoro) e que ainda não se apropriaram da escrita de seus nomes podem não ter autonomia de buscar o próprio nome no painel e/ou também seguir a ordem correta das letras. Neste caso, incentive-a a consultar o painel de nomes da sala de aula e quando necessário dê pistas de como encontrar o seu nome, por exemplo, perguntando a ela:
- O seu nome começa com qual letra?
- Você precisa dar uma olhadinha nas peças do quebra-cabeça para identificar as sílabas do seu nome?
Caso algumas crianças apresentem muita facilidade, agrupe-as e misture as peças dos seus quebra-cabeças para que as crianças possam montá-los (o número de crianças a ser agrupado dependerá do grau de compreensão do sistema de escrita). Assim:
- Crianças com a hipótese de escrita pré-silábica e silábica sem ou com valor sonoro, agrupe-as em duplas (e assim terão apenas dois quebra-cabeças misturados).
- Crianças que possuem hipótese silábica alfabética e alfabética podem ser agrupadas em três ou mais crianças (e assim terão três ou mais quebra-cabeças misturados, portanto, maior grau de desafio para montar os nomes).
Referências sobre o assunto:
- Livro: Psicogênese da língua escrita, de Emilia Ferreiro e Ana Teberosky.
- Livro: Psicopedagogia da linguagem escrita, de Ana Teberosky.
- Livro: Aprender a ler e escrever, de Ana Teberosky.
- Texto: https://novaescola.org.br/arquivo/nome-proprio/. Acesso em: 3 jul. 2018
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações:
- Inicie a aula perguntando para a turma se alguém sabe/lembra o que é “nome próprio”.
- Depois de chegarem à conclusão/resgate de que se trata do nome de cada pessoa, pergunte:
- Como formamos um nome?
- Como ele é feito?
- O que utilizamos para escrevê-lo?
- Conclua dizendo que:
- Para formar um nome nós juntamos letras/sílabas assim como um quebra-cabeça.
Introdução
Tempo sugerido: 18 minutos.
Orientações:
- Inicie a conversa sobre quebra-cabeça perguntando:
- Quem tem quebra-cabeça?
- Qual é o preferido?
- Qual foi o mais difícil e o mais fácil que já montaram?
- Apresente o vídeo (5min30seg) que traz algumas curiosidades sobre quebra-cabeça e a maior colecionadora do Brasil:
- Clique aqui para assistir ao vídeo.
Introdução
Orientações:
- Em seguida, proponha que as crianças brinquem individualmente de quebra-cabeça (no site sugerido abaixo ou com quebra-cabeça concreto que a escola eventualmente possua, ou ainda construa um quebra-cabeça com caixas de produtos, por exemplo, caixa de sabão em pó: abrindo e recortando-a em pedaços para ser montados).
- Clique aqui para acessar o quebra-cabeça online.
.
- Após o jogo promova uma conversa provocando-os com as perguntas:
- O que acharam do jogo?
- Qual foi a parte mais fácil?
- Qual foi a parte mais difícil?
Introdução
Orientações:
- Prepare-os para a próxima etapa (desenvolvimento), desafiando-os a construir um quebra-cabeça. Pergunte às crianças:
- Será que vocês conseguem construir um quebra-cabeça com os nomes dos amigos?
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- Realize uma atividade oral em que se fala o nome de uma criança e a turma seja desafiada a contar as sílabas, desenvolvendo suas próprias estratégias para isso. Assim:
- Professor, fale pausadamente o nome de algumas crianças, por exemplo: CLA / RI / CE.
- Pergunte:
- Quantas sílabas vocês contaram?
- Então o nome CLARICE tem quantas partes?
- Complemente:
- Isso mesmo! CLARICE tem três sílabas.
- Enfatize agora o conceito de sílaba, desafiando as crianças a dividir outras palavras. Pergunte a elas:
- Quais outras palavras podemos dividir?
- Reforçe: Isso mesmo! Para formar a palavra ESTOJO usamos três sílabas ES / TO / JO, por exemplo.
- Comece a dar ênfase nas posições das sílabas na palavra (sílabas iniciais, mediais e finais) - comparando-as com outras palavras. Pergunte a elas:
- Tem mais alguém na sala onde a primeira sílaba é o CLA?
- Qual é a última sílaba do nome da CLARICE?
- A sílaba do meio de GABRIEL é o ……….. ?
- Em FELIPE o LI está no meio do nome. Alguém conhece alguma palavra em que o LI esteja na primeira sílaba?
- Após a atividade oral, realize um “amigo secreto” onde cada criança sorteará o nome de um amigo para construir o seu quebra-cabeça.
- Entregue para cada estudante recortes de papel de mesmo tamanho e na quantidade de sílabas do nome sorteado. Por exemplo, se sorteou CLARICE entregue três pedaços de papel.
- Entregue também a ficha do nome de cada criança com riscos dividindo-o em sílabas (CLA/RI/CE) para que as crianças possam realizar a cópia.
- Explique às crianças que cada sílaba deve ser escrita em um pedaço de papel.
- Circule entre as crianças observando seus registros e realize as intervenções necessárias até que todos os nomes tenham sido escritos de forma correta.
- Exemplos de intervenções:
- Se alguma sílaba estiver errada, oriente-a: “Observe esta sílaba do nome na ficha. Está correto?”
- Se alguma sílaba estiver faltando, peça que a criança observe a ficha de nome e compare com o que escreveu.
- Após a escrita, recolha a ficha do nome, embaralhe as partes do quebra-cabeça (pedaços de papel com sílabas) e desafie a criança a montá-lo.
- Caso alguma criança tenha muita dificuldade incentive-a a consultar o painel de nomes da sala de aula e quando necessário dê pistas de como encontrar o nome, por exemplo perguntando a ela:
- O nome começa com qual letra?
- Você precisa dar uma olhadinha nas peças do quebra-cabeça para identificar as sílabas do nome?
- Caso algumas crianças consigam montar com muita facilidade, agrupe-as e misture as peças dos quebra-cabeças para que as crianças possam montá-los
(o número de crianças a ser agrupado dependerá do grau de compreensão do sistema de escrita). Assim:
- Crianças com a hipótese de escrita pré-silábica e silábica sem ou com valor sonoro, agrupe-as em duplas.
- Crianças que possuam hipótese silábica alfabética e alfabética podem ser agrupadas em três ou mais crianças.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Conclua a atividade pedindo que todas as crianças mantenham o seu quebra-cabeça montado sobre a mesa para consulta (caso necessitem consultar).
- Aponte, aleatoriamente, para o painel de nomes, chame o dono do nome para a frente (uma forma de associarem nome à criança) e pergunte:
- Quem está com este nome?
- Caso ninguém se manifeste, faça intervenções:
- Este nome termina com a sílaba… (escreva a sílaba no quadro para que as crianças possam consultar e identificar no seu quebra-cabeça).
- No meio deste nome tem a sílaba… (escreva a sílaba no quadro para que as crianças possam consultar e identificar no seu quebra-cabeça).
- Proponha desafios que exijam o reconhecimento das sílabas iniciais, mediais e finais. Assim:
- O nome da CLARICE termina com CE. Mais alguém tem o CE no nome na nossa turma? (anote a sílaba no quadro e aponte para ela ao falar para que as crianças possam visualizá-la e associar o som às letras/sílabas).
- Observe, professor, quais crianças conseguem ou não identificar as sílabas que constroem os nomes da turma bem como, a utilização da mesma sílaba em diferentes nomes e posições (iniciais, mediais e finais), para que assim você possa avaliar se a turma pode avançar no conteúdo ou se terá que propor novas atividades de acordo com a finalidade deste plano.