13251
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Escrita

Plano de aula - Práticas de escrita

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Práticas de escrita

Plano 11 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Virginia de Sousa Bonfim

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano aborda a prática de escrita argumentativa.

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • os slides de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input;
  • a resposta da atividade de input;
  • o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • exemplos para atividade de output;
  • o feedback;
  • e a transcrição de Meat Free Monday in Schools.

Os vídeos e sites usados na aula podem ser encontrados nos links a seguir:

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the image here. What can you identify? (Não há resposta correta para a pergunta, porém os alunos devem ser capazes de identificar alguns alimentos, mencionando Vegetables / Meat / Grains. Motive-os a pensar nos tipos de comida que integrariam cada fatia do prato.)

Após algumas respostas, pergunte:

  • Why do you think the plate is divided like that, with the percentages? Can you think of a reason why we need to eat more vitamins, minerals and fiber and less carbohydrates and proteins? (Novamente, estimule-os a pensar sobre as perguntas pois a discussão também servirá para prepará-los para a atividade de output, que consistirá em criar uma campanha sobre um dia da semana em que o consumo de carne [não somente de carne vermelha] é suspenso.)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na criação de cartazes sobre a suspensão do consumo de carne (vermelha e branca) em um dia da semana, visando a uma melhora na qualidade de vida, à preocupação com o meio ambiente e com os animais e à economia familiar.

Material complementar:

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar o tema do consumo de carne no mundo, que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.

Expectativa: Que os alunos sejam expostos ao tema dos hábitos alimentares e ao consumo de carne vermelha e branca no mundo.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the images. They are news reports and can be found in online magazines and newspapers. They aim at discussing the consumption of all kinds of meat and if eating meat is healthy or not.
  • When you think of meat, which kinds comes to your mind? (Espera-se que os estudantes relatem os diferentes tipos de carne que os humanos consomem, como fish, red meat, chicken, pork, lamb, turkey, seafood.)
  • Do you like eating meat? How often do you have it? (Não há resposta correta para a pergunta; apenas motive-os a compartilhar seus hábitos alimentares.)
  • For the ones who like eating meat, can you think of a diet without it? Why/why not? (Não há resposta certa para a pergunta; apenas motive-os a compartilhar suas opiniões sobre a retirada de um alimento de sua rotina alimentar.)
  • Do you think there are only benefits in eating meat? Can you think of the kind (red or white) that is best for health? (Não há resposta correta para a pergunta pois as respostas se basearão em suas opiniões.)
  • Now pay attention to the statement of a dietitian: “I really don’t want you to eat a carnivore diet”. Why do you think he doesn’t want people to eat only animal products? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é o de levá-los à discussão do porquê da redução [ou suspensão] do consumo de produtos de origem animal.)
  • Imagine this now: how can meat consumption devastate the environment? (Aceite quaisquer respostas que se refiram à poluição do ar, ao espaço ocupado pela criação, aos problemas com a biodiversidade, etc.)

Caso considere pertinente, tome notas das ideias no quadro pois esse brainstorming pode auxiliá-los no processo de escrita dos argumentos na atividade de output.

Material complementar:

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Expor o tema dos hábitos alimentares e à redução do consumo de carne vermelha e branca no mundo.

Expectativa: Que os alunos discutam o tema da redução consumo de carne no mundo pela introdução de legumes e vegetais na dieta, que servirá de base para a atividade de output.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the image. What do you understand by “Meat Free Monday” and “It’s not complicated!”? (Espera-se que compreendam a ideia de um dia da semana livre de qualquer tipo de carne e que não é complicado ter essa atitude.)
  • Faça uma introdução sobre o movimento. “Meat Free Monday” is a campaign started by the McCartney family. Paul, the famous singer from The Beatles, became vegetarian 40 years ago. This not-for-profit campaign was launched in 2009 by Paul and his two daughters, Mary and Stella. On their website they say their aim is to ‘raise awareness of the detrimental environmental impact of eating meat, and to encourage people to help slow climate change, preserve precious natural resources and improve their health by having at least one meat free day each week’. (Para acessar o site Meat Free Mondays, clique aqui.)
  • You’ll watch now a video that shows this campaign in action at a school in England. (O vídeo está disponível aqui e a transcrição pode ser encontrada aqui. Ainda que esteja disponível a legenda automática, não se recomenda o uso, em um primeiro momento, pois isso prejudicará os exercícios de compreensão textual e auditiva.)
  • What do you think of what the school proposes? Would you like to study there? Why/why not? (Não há resposta para a pergunta; apenas motive-os a expressar suas preferências.)

Entregue a folha de atividade já dobrada ao meio (ela pode ser encontrada aqui e a folha de resposta aqui) e diga:

  • Now you’ll watch the video again and decide if the statements in exercise 1 are true or false. For the false ones, you’ll need to correct the wrong part. But before watching it, read all the sentences. (Após os alunos lerem, passe o vídeo novamente e instrua-os a anotar T para verdadeiro ou F para falso e corrigir as alternativas falsas.)
  • Compare your answers with a classmate. (Neste momento, estimule-os a comparar respostas antes de que você as corrija pois desta maneira os estudantes se sentirão mais confiantes na hora de responder. Então, faça a correção oralmente, pedindo a voluntários que leiam as frases e digam se são verdadeiras ou falsas, e escreva no quadro as respostas.)
  • Now you’ll work on exercise 2. Read all the ideas before watching the video again. You’ll need to check (faça o desenho de “?” no quadro) what you read in the video. (Dê um tempo para que leiam as ideias e passe o vídeo. Após a exibição, peça novamente que comparem as respostas e então faça a correção oralmente.)
  • What do you think of the campaign? Is it effective? Should the world consider not having meat for an entire day? Why/why not? (Não há resposta para a pergunta; apenas motive-os a compartilhar suas opiniões acerca do tema.)
  • Do you think not eating any kind of meat would bring changes to the society or to people? Why/why not? (Não há resposta para a pergunta; estimule-os a dar suas opiniões sobre a suspensão do consumo de vários tipos de carne durante um dia.)

Material complementar:

  • Para saber mais sobre o projeto de Paul McCartney, acesse o site Meat Free Mondays. Neste short film, intitulado One day a week, destaca-se o impacto ambiental da agricultura animal e encoraja as pessoas a ajudarem o meio ambiente diminuindo o consumo de carne.
  • Paul McCartney é vegetariano há 40 anos. Nesta entrevista, ele conta o porquê da decisão que tomou.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Elaborar uma campanha através de cartazes que têm como público-alvo a escola em geral (os colegas e os funcionários), que proporá a suspensão do consumo de qualquer tipo carne em um dia da semana (Monday), visando à saúde, ao meio ambiente, ou à economia.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input, de seu conhecimento prévio e de discussões, expor justificativas acerca do consumo excessivo de carne no mundo e os problemas que tal prática acarreta ao planeta, culminando em uma produção escrita cujo objetivo é o convencimento de seus leitores.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em grupos e criarão cartazes que incentivem a escola, de maneira geral, a suspender o consumo de diferentes tipos de carne em um dia da semana. A campanha estará focada em um tema pré-estabelecido (a saber, help the environment, be healthy, think of the animals, save money, stop the extinction of species). Antes de começar o trabalho, é importante dar exemplos do tipo de trabalho final que espera que produzam. Aqui você pode encontrar alguns exemplos de cartazes sobre o Meat Free. Porém, sinta à vontade para buscar outros materiais para apresentar. O importante é que os estudantes sejam expostos ao tipo de texto que você espera que eles produzam. Para saber mais sobre cartazes, ao final deste slide, no “material complementar”, você pode encontrar algumas explicações sobre o gênero.

  • Now it’s your turn to be an activist. For this activity, you’ll work in groups of five people.
  • You‘ll design a poster about not having meat on Mondays. This project is called “Meat Free Monday”.
  • To start thinking of the arguments you’ll use on your task, each group will focus on a topic:
  • Help the environment;
  • Be healthy;
  • Think of the animals;
  • Save money;
  • Stop the extinction of species.
  • You need to think of how you can convince your school that not eating meat on a day of the week is good. For example, “Meat free Monday is good because we can save calories.”

Divida os grupos. Após, divida os temas entre os grupos e distribua a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui. Instrua-os:

  • Write the names of the people in the group. Check your theme. Then, you need to write three possible explanations (arguments) that refer to your topic to help you justify your poster. (Caso veja a necessidade, escreva os exemplos no quadro de argumentos que eles podem usar no cartaz: ‘Animals suffer a lot’, ‘People can lose weight’.)
  • At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your review.

Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam focando em seu tema, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.

À medida que os grupos forem terminando de escrever os argumentos, corrija as produções para que os alunos preparem os cartazes que futuramente serão expostos.

Material complementar:

  • O gênero cartaz tem como finalidade informar e persuadir, com o intuito de conscientizar e convencer seu leitor através de uma mensagem objetiva. Sua apresentação contém tanto linguagem verbal como não verbal, que conversam entre si de modo a dar trazer coerência ao seu discurso. Para saber mais sobre o gênero textual, acesse O Cartaz como Gênero Textual. No site, você pode encontrar mais exemplos que pode levar à sala para ajudar os estudantes na elaboração do trabalho. Para ajudar a elaborar os cartazes, acesse Como fazer um cartaz atraente e eficiente. O site traz dicas de como fazer a produção e quais elementos são essenciais para atingir o objetivo: a transmissão efetiva da mensagem.
  • Paul McCartney, um dos fundadores do movimento Meat Free Monday, compôs uma canção que leva o mesmo nome da organização, cujo intuito é disseminar a ideia da segunda-feira sem o consumo de qualquer tipo de carne. Caso lhe pareça interessante para a aula, a canção está disponível em https://youtu.be/_tPmyRIoUGQ. É possível ver, em um dos murais, a imagem de uma campanha realizada no Brasil, além de ações realizadas ao redor do mundo.

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre alguns de seus temas favoritos.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano aborda a prática de escrita argumentativa.

Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:

  • a imagem do context (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • o objective;
  • os slides de input (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de input;
  • a resposta da atividade de input;
  • o slide de output (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor);
  • a atividade de output;
  • exemplos para atividade de output;
  • o feedback;
  • e a transcrição de Meat Free Monday in Schools.

Os vídeos e sites usados na aula podem ser encontrados nos links a seguir:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the image here. What can you identify? (Não há resposta correta para a pergunta, porém os alunos devem ser capazes de identificar alguns alimentos, mencionando Vegetables / Meat / Grains. Motive-os a pensar nos tipos de comida que integrariam cada fatia do prato.)

Após algumas respostas, pergunte:

  • Why do you think the plate is divided like that, with the percentages? Can you think of a reason why we need to eat more vitamins, minerals and fiber and less carbohydrates and proteins? (Novamente, estimule-os a pensar sobre as perguntas pois a discussão também servirá para prepará-los para a atividade de output, que consistirá em criar uma campanha sobre um dia da semana em que o consumo de carne [não somente de carne vermelha] é suspenso.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na criação de cartazes sobre a suspensão do consumo de carne (vermelha e branca) em um dia da semana, visando a uma melhora na qualidade de vida, à preocupação com o meio ambiente e com os animais e à economia familiar.

Material complementar:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Apresentar o tema do consumo de carne no mundo, que servirá de base para a atividade de escrita proposta no output.

Expectativa: Que os alunos sejam expostos ao tema dos hábitos alimentares e ao consumo de carne vermelha e branca no mundo.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the images. They are news reports and can be found in online magazines and newspapers. They aim at discussing the consumption of all kinds of meat and if eating meat is healthy or not.
  • When you think of meat, which kinds comes to your mind? (Espera-se que os estudantes relatem os diferentes tipos de carne que os humanos consomem, como fish, red meat, chicken, pork, lamb, turkey, seafood.)
  • Do you like eating meat? How often do you have it? (Não há resposta correta para a pergunta; apenas motive-os a compartilhar seus hábitos alimentares.)
  • For the ones who like eating meat, can you think of a diet without it? Why/why not? (Não há resposta certa para a pergunta; apenas motive-os a compartilhar suas opiniões sobre a retirada de um alimento de sua rotina alimentar.)
  • Do you think there are only benefits in eating meat? Can you think of the kind (red or white) that is best for health? (Não há resposta correta para a pergunta pois as respostas se basearão em suas opiniões.)
  • Now pay attention to the statement of a dietitian: “I really don’t want you to eat a carnivore diet”. Why do you think he doesn’t want people to eat only animal products? (O intuito desta pergunta, que não carrega uma resposta certa, é o de levá-los à discussão do porquê da redução [ou suspensão] do consumo de produtos de origem animal.)
  • Imagine this now: how can meat consumption devastate the environment? (Aceite quaisquer respostas que se refiram à poluição do ar, ao espaço ocupado pela criação, aos problemas com a biodiversidade, etc.)

Caso considere pertinente, tome notas das ideias no quadro pois esse brainstorming pode auxiliá-los no processo de escrita dos argumentos na atividade de output.

Material complementar:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Expor o tema dos hábitos alimentares e à redução do consumo de carne vermelha e branca no mundo.

Expectativa: Que os alunos discutam o tema da redução consumo de carne no mundo pela introdução de legumes e vegetais na dieta, que servirá de base para a atividade de output.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:

  • Look at the image. What do you understand by “Meat Free Monday” and “It’s not complicated!”? (Espera-se que compreendam a ideia de um dia da semana livre de qualquer tipo de carne e que não é complicado ter essa atitude.)
  • Faça uma introdução sobre o movimento. “Meat Free Monday” is a campaign started by the McCartney family. Paul, the famous singer from The Beatles, became vegetarian 40 years ago. This not-for-profit campaign was launched in 2009 by Paul and his two daughters, Mary and Stella. On their website they say their aim is to ‘raise awareness of the detrimental environmental impact of eating meat, and to encourage people to help slow climate change, preserve precious natural resources and improve their health by having at least one meat free day each week’. (Para acessar o site Meat Free Mondays, clique aqui.)
  • You’ll watch now a video that shows this campaign in action at a school in England. (O vídeo está disponível aqui e a transcrição pode ser encontrada aqui. Ainda que esteja disponível a legenda automática, não se recomenda o uso, em um primeiro momento, pois isso prejudicará os exercícios de compreensão textual e auditiva.)
  • What do you think of what the school proposes? Would you like to study there? Why/why not? (Não há resposta para a pergunta; apenas motive-os a expressar suas preferências.)

Entregue a folha de atividade já dobrada ao meio (ela pode ser encontrada aqui e a folha de resposta aqui) e diga:

  • Now you’ll watch the video again and decide if the statements in exercise 1 are true or false. For the false ones, you’ll need to correct the wrong part. But before watching it, read all the sentences. (Após os alunos lerem, passe o vídeo novamente e instrua-os a anotar T para verdadeiro ou F para falso e corrigir as alternativas falsas.)
  • Compare your answers with a classmate. (Neste momento, estimule-os a comparar respostas antes de que você as corrija pois desta maneira os estudantes se sentirão mais confiantes na hora de responder. Então, faça a correção oralmente, pedindo a voluntários que leiam as frases e digam se são verdadeiras ou falsas, e escreva no quadro as respostas.)
  • Now you’ll work on exercise 2. Read all the ideas before watching the video again. You’ll need to check (faça o desenho de “?” no quadro) what you read in the video. (Dê um tempo para que leiam as ideias e passe o vídeo. Após a exibição, peça novamente que comparem as respostas e então faça a correção oralmente.)
  • What do you think of the campaign? Is it effective? Should the world consider not having meat for an entire day? Why/why not? (Não há resposta para a pergunta; apenas motive-os a compartilhar suas opiniões acerca do tema.)
  • Do you think not eating any kind of meat would bring changes to the society or to people? Why/why not? (Não há resposta para a pergunta; estimule-os a dar suas opiniões sobre a suspensão do consumo de vários tipos de carne durante um dia.)

Material complementar:

  • Para saber mais sobre o projeto de Paul McCartney, acesse o site Meat Free Mondays. Neste short film, intitulado One day a week, destaca-se o impacto ambiental da agricultura animal e encoraja as pessoas a ajudarem o meio ambiente diminuindo o consumo de carne.
  • Paul McCartney é vegetariano há 40 anos. Nesta entrevista, ele conta o porquê da decisão que tomou.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Elaborar uma campanha através de cartazes que têm como público-alvo a escola em geral (os colegas e os funcionários), que proporá a suspensão do consumo de qualquer tipo carne em um dia da semana (Monday), visando à saúde, ao meio ambiente, ou à economia.

Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input, de seu conhecimento prévio e de discussões, expor justificativas acerca do consumo excessivo de carne no mundo e os problemas que tal prática acarreta ao planeta, culminando em uma produção escrita cujo objetivo é o convencimento de seus leitores.

Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles trabalharão em grupos e criarão cartazes que incentivem a escola, de maneira geral, a suspender o consumo de diferentes tipos de carne em um dia da semana. A campanha estará focada em um tema pré-estabelecido (a saber, help the environment, be healthy, think of the animals, save money, stop the extinction of species). Antes de começar o trabalho, é importante dar exemplos do tipo de trabalho final que espera que produzam. Aqui você pode encontrar alguns exemplos de cartazes sobre o Meat Free. Porém, sinta à vontade para buscar outros materiais para apresentar. O importante é que os estudantes sejam expostos ao tipo de texto que você espera que eles produzam. Para saber mais sobre cartazes, ao final deste slide, no “material complementar”, você pode encontrar algumas explicações sobre o gênero.

  • Now it’s your turn to be an activist. For this activity, you’ll work in groups of five people.
  • You‘ll design a poster about not having meat on Mondays. This project is called “Meat Free Monday”.
  • To start thinking of the arguments you’ll use on your task, each group will focus on a topic:
  • Help the environment;
  • Be healthy;
  • Think of the animals;
  • Save money;
  • Stop the extinction of species.
  • You need to think of how you can convince your school that not eating meat on a day of the week is good. For example, “Meat free Monday is good because we can save calories.”

Divida os grupos. Após, divida os temas entre os grupos e distribua a folha de atividade, que pode ser encontrada aqui. Instrua-os:

  • Write the names of the people in the group. Check your theme. Then, you need to write three possible explanations (arguments) that refer to your topic to help you justify your poster. (Caso veja a necessidade, escreva os exemplos no quadro de argumentos que eles podem usar no cartaz: ‘Animals suffer a lot’, ‘People can lose weight’.)
  • At this point, you can use whether physical or online dictionaries to help you construct your review.

Monitore o trabalho dos alunos, certificando-se de que estejam focando em seu tema, bem como ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia.

À medida que os grupos forem terminando de escrever os argumentos, corrija as produções para que os alunos preparem os cartazes que futuramente serão expostos.

Material complementar:

  • O gênero cartaz tem como finalidade informar e persuadir, com o intuito de conscientizar e convencer seu leitor através de uma mensagem objetiva. Sua apresentação contém tanto linguagem verbal como não verbal, que conversam entre si de modo a dar trazer coerência ao seu discurso. Para saber mais sobre o gênero textual, acesse O Cartaz como Gênero Textual. No site, você pode encontrar mais exemplos que pode levar à sala para ajudar os estudantes na elaboração do trabalho. Para ajudar a elaborar os cartazes, acesse Como fazer um cartaz atraente e eficiente. O site traz dicas de como fazer a produção e quais elementos são essenciais para atingir o objetivo: a transmissão efetiva da mensagem.
  • Paul McCartney, um dos fundadores do movimento Meat Free Monday, compôs uma canção que leva o mesmo nome da organização, cujo intuito é disseminar a ideia da segunda-feira sem o consumo de qualquer tipo de carne. Caso lhe pareça interessante para a aula, a canção está disponível em https://youtu.be/_tPmyRIoUGQ. É possível ver, em um dos murais, a imagem de uma campanha realizada no Brasil, além de ações realizadas ao redor do mundo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos reflitam sobre as opiniões expressas em sala sobre alguns de seus temas favoritos.

Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Escrita do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano