9761
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Estar na moda ou estar na média?

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre calcular e avaliar medidas de tendência central e da amplitude, comunicando os resultados por meio de relatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Calcular e avaliar medidas de tendência central e da amplitude, comunicando os resultados por meio de relatórios

Conceito-chave

Medidas de tendência central (média, moda e mediana)

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora.
  • Lousa ou projetor.
  • Lápis, borracha e papel para anotações.

Código: MAT9_25PES02

(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas