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9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Estar na moda ou estar na média?

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre calcular e avaliar medidas de tendência central e da amplitude, comunicando os resultados por meio de relatórios

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Calcular e avaliar medidas de tendência central e da amplitude, comunicando os resultados por meio de relatórios

Conceito-chave

Medidas de tendência central (média, moda e mediana)

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora.
  • Lousa ou projetor.
  • Lápis, borracha e papel para anotações.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide para turma e faça o questionamento para mobilizar. Na impossibilidade de projeção, simule a situação com membros da turma. Além disso, aproveite para discutir a média e a mediana chamando 5 alunos de diferentes alturas à frente da sala.

Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.

Discuta com a turma:

  • Na imagem, temos uma ou mais modas? (aproveite para introduzir o termo bimodal)
  • Como podemos calcular a média da altura destes estudantes?
  • E o que seria algo mediano?
  • Olhando para o grupo, como determinar a mediana?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta atividade complementa o slide anterior, reforçando o conceito. Se possível, a atividade deve ser desenvolvida com o uso de calculadora. Faça junto com os estudantes, questionando-os. Ao final mobilize os estudantes para a atividade principal. Converse sobre situações reais que poderão ter análises de medidas de tendência central e amplitude.

Propósito: Retomar o cálculo das medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos alterar para ter uma situações bimodal?
  • Qual é a amplitude de dados?
  • É possível encontrar a mediana nos termos desordenados? O que é preciso?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientação: Apresente a atividade para a turma que deverá estar em duplas. Peça uma leitura individual e ouça as hipóteses brevemente.

A palavra peso será utilizada entre aspas uma vez que estamos nos referindo à massa das pessoas e não ao peso que é uma força composta pela massa e gravidade.

Propósito: Compartilhar a atividade.

Discuta com a turma:

  • Do que se trata a situação?
  • Por que temos duas tabelas?
  • Vocês consideram que a dieta é eficaz?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Com base no aquecimento, solicite às duplas que realizem os cálculos solicitados, sendo que um aluno calcula da tabela A e outro da B. Esta atividade inicia-se individualmente e, se possível, com o uso de calculadoras. Passe entre as carteiras verificando a necessidade de intervenção.

Em seguida oriente-os a compartilharem suas resoluções e discutirem os questionamentos seguintes, registrando-os.

Propósito: Refletir com base nos cálculos efetuados, fazendo inferências e apresentando conclusões.

Discuta com a turma:

  • O que houve com as médias? E com as medianas?
  • Com a alteração no “peso” podemos afirmar que houve grandes alterações na dispersão dos dados?
  • Tem algum elemento “estranho” na tabela B que possa ter causado este desequilíbrio? Quais hipóteses podemos levantar para a ocorrência deste fato?
  • A tabela A tem moda ou é amodal? Qual é a moda da tabela B? Tem como ela ser bimodal?

Painel de Soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 7 e 8)

Orientação: Nesta atividade o grupo deverá produzir um texto coletivo com mediação do professor. A intenção é fazer da socialização dos cálculos um momento de se comunicar os resultados.

Inicialmente ouça as respostas. Para isso, solicite a socialização de um membro e pergunte se alguém tem outra opinião. Confronte as resoluções. Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Para o relatório, direcione os estudantes com questionamentos que os levem à produção com coerência, garantindo a introdução, desenvolvimento e a conclusão.

Esta produção poderá ocorrer na lousa ou com uso de editor de texto e projeção. Ao final, compartilhe a produção com os estudantes, sendo através de um meio eletrônico, foto, impressão da atividade ou registro no caderno.

Acesse aqui para uma possibilidade de organizar o registro.

Propósito: Produzir um relatório coletivo com base nas socializações dos resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Sendo este um relatório para uma clínica, como vamos iniciá-lo?
  • Após introduzir o assunto, qual é o objetivo do relatório?
  • Partindo para o desenvolvimento do texto, o que foi feito?
  • Foi suficiente apenas uma análise, por exemplo, da média?
  • Como produzir a conclusão final?

Painel de Soluções select-down

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 7 e 8)

Orientação: Nesta atividade o grupo deverá produzir um texto coletivo com mediação do professor. A intenção é fazer da socialização dos cálculos um momento de se comunicar os resultados.

Inicialmente ouça as respostas. Para isso, solicite a socialização de um membro e pergunte se alguém tem outra opinião. Confronte as resoluções. Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Para o relatório, direcione os estudantes com questionamentos que os levem à produção com coerência, garantindo a introdução, desenvolvimento e a conclusão.

Esta produção poderá ocorrer na lousa ou com uso de editor de texto e projeção. Ao final, compartilhe a produção com os estudantes, sendo através de um meio eletrônico, foto, impressão da atividade ou registro no caderno.

Acesse aqui para uma possibilidade de organizar o registro. Este é apenas um exemplo de registro. O importante é que a produção seja coletiva com as ideias dos estudantes. Ao final, se necessário, faça a leitura deste texto para comparação.

Propósito: Produzir um relatório coletivo com base nas socializações dos resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Sendo este um relatório para uma clínica, como vamos iniciá-lo?
  • Após introduzir o assunto, qual é o objetivo do relatório?
  • Partindo para o desenvolvimento do texto, o que foi feito?
  • Foi suficiente apenas uma análise, por exemplo, da média?
  • Como produzir a conclusão final?

Sistematização dos conceitos select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Antes de projetar o slide, reflita o título com a turma. Faça questionamentos orais sobre as medidas. Em seguida faça a leitura para finalizar.

Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize retomando o título da aula.

Propósito: Fazer o fechamento da aula, relacionando dados.

Raio X select-down

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa. É sugerido o uso da calculadora.

Faça um levantamento de qual medida usaram para justificar. Escolha um de cada para apresentar a solução e verifique se houve divergência na turma, passando pelas carteiras.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Calcular e avaliar medidas de tendência central e da amplitude, comunicando os resultados por meio de relatórios

Conceito-chave

Medidas de tendência central (média, moda e mediana)

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora.
  • Lousa ou projetor.
  • Lápis, borracha e papel para anotações.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresente o slide para turma e faça o questionamento para mobilizar. Na impossibilidade de projeção, simule a situação com membros da turma. Além disso, aproveite para discutir a média e a mediana chamando 5 alunos de diferentes alturas à frente da sala.

Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.

Discuta com a turma:

  • Na imagem, temos uma ou mais modas? (aproveite para introduzir o termo bimodal)
  • Como podemos calcular a média da altura destes estudantes?
  • E o que seria algo mediano?
  • Olhando para o grupo, como determinar a mediana?

Aquecimento

Resolução do Aquecimento

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Esta atividade complementa o slide anterior, reforçando o conceito. Se possível, a atividade deve ser desenvolvida com o uso de calculadora. Faça junto com os estudantes, questionando-os. Ao final mobilize os estudantes para a atividade principal. Converse sobre situações reais que poderão ter análises de medidas de tendência central e amplitude.

Propósito: Retomar o cálculo das medidas de tendência central.

Discuta com a turma:

  • O que precisamos alterar para ter uma situações bimodal?
  • Qual é a amplitude de dados?
  • É possível encontrar a mediana nos termos desordenados? O que é preciso?

Tempo sugerido: 2 minuto.

Orientação: Apresente a atividade para a turma que deverá estar em duplas. Peça uma leitura individual e ouça as hipóteses brevemente.

A palavra peso será utilizada entre aspas uma vez que estamos nos referindo à massa das pessoas e não ao peso que é uma força composta pela massa e gravidade.

Propósito: Compartilhar a atividade.

Discuta com a turma:

  • Do que se trata a situação?
  • Por que temos duas tabelas?
  • Vocês consideram que a dieta é eficaz?

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientação: Com base no aquecimento, solicite às duplas que realizem os cálculos solicitados, sendo que um aluno calcula da tabela A e outro da B. Esta atividade inicia-se individualmente e, se possível, com o uso de calculadoras. Passe entre as carteiras verificando a necessidade de intervenção.

Em seguida oriente-os a compartilharem suas resoluções e discutirem os questionamentos seguintes, registrando-os.

Propósito: Refletir com base nos cálculos efetuados, fazendo inferências e apresentando conclusões.

Discuta com a turma:

  • O que houve com as médias? E com as medianas?
  • Com a alteração no “peso” podemos afirmar que houve grandes alterações na dispersão dos dados?
  • Tem algum elemento “estranho” na tabela B que possa ter causado este desequilíbrio? Quais hipóteses podemos levantar para a ocorrência deste fato?
  • A tabela A tem moda ou é amodal? Qual é a moda da tabela B? Tem como ela ser bimodal?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 7 e 8)

Orientação: Nesta atividade o grupo deverá produzir um texto coletivo com mediação do professor. A intenção é fazer da socialização dos cálculos um momento de se comunicar os resultados.

Inicialmente ouça as respostas. Para isso, solicite a socialização de um membro e pergunte se alguém tem outra opinião. Confronte as resoluções. Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Para o relatório, direcione os estudantes com questionamentos que os levem à produção com coerência, garantindo a introdução, desenvolvimento e a conclusão.

Esta produção poderá ocorrer na lousa ou com uso de editor de texto e projeção. Ao final, compartilhe a produção com os estudantes, sendo através de um meio eletrônico, foto, impressão da atividade ou registro no caderno.

Acesse aqui para uma possibilidade de organizar o registro.

Propósito: Produzir um relatório coletivo com base nas socializações dos resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Sendo este um relatório para uma clínica, como vamos iniciá-lo?
  • Após introduzir o assunto, qual é o objetivo do relatório?
  • Partindo para o desenvolvimento do texto, o que foi feito?
  • Foi suficiente apenas uma análise, por exemplo, da média?
  • Como produzir a conclusão final?

Tempo sugerido: 15 minutos. (Slide 7 e 8)

Orientação: Nesta atividade o grupo deverá produzir um texto coletivo com mediação do professor. A intenção é fazer da socialização dos cálculos um momento de se comunicar os resultados.

Inicialmente ouça as respostas. Para isso, solicite a socialização de um membro e pergunte se alguém tem outra opinião. Confronte as resoluções. Clique aqui para acessar a resolução da atividade.

Para o relatório, direcione os estudantes com questionamentos que os levem à produção com coerência, garantindo a introdução, desenvolvimento e a conclusão.

Esta produção poderá ocorrer na lousa ou com uso de editor de texto e projeção. Ao final, compartilhe a produção com os estudantes, sendo através de um meio eletrônico, foto, impressão da atividade ou registro no caderno.

Acesse aqui para uma possibilidade de organizar o registro. Este é apenas um exemplo de registro. O importante é que a produção seja coletiva com as ideias dos estudantes. Ao final, se necessário, faça a leitura deste texto para comparação.

Propósito: Produzir um relatório coletivo com base nas socializações dos resultados obtidos.

Discuta com a turma:

  • Sendo este um relatório para uma clínica, como vamos iniciá-lo?
  • Após introduzir o assunto, qual é o objetivo do relatório?
  • Partindo para o desenvolvimento do texto, o que foi feito?
  • Foi suficiente apenas uma análise, por exemplo, da média?
  • Como produzir a conclusão final?

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Antes de projetar o slide, reflita o título com a turma. Faça questionamentos orais sobre as medidas. Em seguida faça a leitura para finalizar.

Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Finalize retomando o título da aula.

Propósito: Fazer o fechamento da aula, relacionando dados.

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os estudantes leiam e respondam a atividade. Para isso entregue-lhes a atividade impressa. É sugerido o uso da calculadora.

Faça um levantamento de qual medida usaram para justificar. Escolha um de cada para apresentar a solução e verifique se houve divergência na turma, passando pelas carteiras.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Calcular e avaliar medidas de tendência central e da amplitude, comunicando os resultados por meio de relatórios

Conceito-chave

Medidas de tendência central (média, moda e mediana)

Recursos necessários

  • Atividades impressas em folhas, coladas no caderno ou não.
  • Calculadora.
  • Lousa ou projetor.
  • Lápis, borracha e papel para anotações.

Código: MAT9_25PES02

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.


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Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

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