Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Facebook, Whatsapp ou Google Classroom, Microsoft Teams.
- Acesso ao YouTube.
Optativas:
- Videochamadas: Zoom ou Hangout.
- FlipGrid, Padlet ou bloga.
Context
Diga aos alunos que esta é uma continuação da aula sobre tomada de notas. Apresente o slide de objetivo da lesson e explique que deverão assistir a um vídeo de uma entrevista para extrair informações.
Compartilhe com antecedência o vídeo (disponível aqui) do Plano de Aula através de alguma ferramenta de troca de mensagens e peça aos alunos que assistam e anotem pontos importantes de informação.
Input
Em uma aula síncrona, apresente o slide de Context e converse com a turma sobre a imagem. Em seguida, passe o vídeo para a turma. Explore o vídeo utilizando as perguntas do input. Incentive o debate sobre a tomada de notas. Faça com eles a atividade sugerida no slide e peça que comparem com as anotações que fizeram previamente.
Entregue o handout (disponível aqui) para a turma e siga as instruções do slide de Input, para que os alunos consigam realizar a atividade de modo assíncrono. Solicite que levem as respostas para um encontro síncrono.
Output
Em um encontro síncrono, mostre o slide de output e discuta a atividade com a turma. Utilize as instruções do Output para guiar a dinâmica e separar a turma em duplas ou pequenos grupos.
Feedback
Mostre o slide de feedback para a turma e converse sobre quais objetivos foram alcançados e quais as dificuldades encontradas.
Convite às famílias
Caso a dinâmica do output seja feita individualmente, você pode sugerir que a família auxilie o aluno na confecção do pôster. O resultado pode ser compartilhado em murais como o FlipGrid, Padlet ou no blog da turma.