13249
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Inglês > 9º ano > Oralidade

Plano de aula - Tomada de notas - Entrevista

Plano de aula de Inglês com atividades para 9o ano do EF sobre Tomada de notas - Entrevista

Plano 05 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renan da Silva Portolan,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos irão trabalhar a tomada de notas a partir do trecho de uma entrevista (o vídeo está disponibilizado no canal Entrepreneur, no YouTube, e você pode acessá-lo através do link https://www.youtube.com/watch?v=FynakG_ymCE). Para a sua preparação, você encontra neste link a transcrição do vídeo que eles irão assistir. Para a aula com a turma, você deverá fazer o download e providenciar cópias da folha de atividades do input (disponibilizada neste link). Por fim, você precisará de um datashow, caixas de som e um computador para a projeção do vídeo e dos slides da aula. Caso seja necessário, você poderá imprimir as imagens do context e do input (slides 2 e 4, respectivamente), o balão das Language Hints (slide 5) e o objetivo (slide 3) em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Com relação ao balão com as Language Hints e ao objetivo da aula, você também poderá escrever as informações no quadro.

Context select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para a turma (ou a imagem impressa em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte aos alunos:
  • What can you see in this illustration? (Os alunos poderão responder algo como There is a man. He is looking at the direction sign. He is lost).
  • What ideas come to your mind when you look at it? (Os alunos poderão responder algo como The future; job; habits; decisions, etc.). Direcione a atenção dos alunos para as palavras AVERAGE e MEMORABLE e verifique se os alunos as compreendem (Você pode perguntar: What does average/memorable mean?). Faça a próxima pergunta.
  • What habits can be considered as average? How about the memorable ones? (As respostas para esta pergunta são abertas. Anote as ideias no quadro para uso posterior. Se necessário, ajude com o vocabulário.)
  • How about you? Which direction would you choose: the average or the memorable one? (As respostas para esta pergunta são abertas.)

Objective select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o objetivo desta aula no datashow (caso seja necessário, escreva o objetivo no quadro ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar e a cole no quadro). Explique que nesta aula eles irão tomar notas a partir de uma entrevista e tomar decisões com base nelas.

Input select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Instrumentalizar os alunos para a escuta do vídeo e, posteriormente, promover uma experiência de tomada de notas a partir de um vídeo instrucional.

Expectativa: Que os alunos se sintam mais confiantes com relação ao tema e ao vocabulário e que consigam compreender ideias simples durante a execução do vídeo e tomada de notas.

Orientações:

  • Não mostre este slide para a turma neste momento. Retome a ideia da imagem utilizada na seção Context, dizendo aos alunos Today, we are going to talk about everyday habits and things we love doing. Faça menção às anotações no quadro relativas às respostas da pergunta c do Context. Entregue o handout aos alunos e leia a primeira atividade com eles. Confira se todos entenderam a proposta (você pode perguntar: What do you have to do in this activity? Idealmente, os alunos responderão We have to think about the activities we do every day and write them in the chart.). Dê à turma um limite de 5 minutos para completar a tabela.
  • Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro integrantes. Peça aos alunos para que comparem suas respostas em grupo e vejam quais atividades eles têm em comum e qual coluna possui mais atividades (average ou memorable): Get together in groups of 4. Compare your answers. Which activities do you have in common? Which column has more activities? Dê aos alunos 3 minutos para que socializem suas respostas. Quando os grupos finalizarem a socialização, peça para cada grupo citar uma atividade em comum e qual das colunas teve mais atividades. Now, tell me, which activity do you have in common? Which column has had more activities? Diga aos alunos: Let’s imagine life in the past. Do you think people used to do the same activities you have written in the chart? What was different back then? How about now? How do we find activities that we really love doing?. (As respostas para estas perguntas são abertas. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
  • Diga aos alunos: You are going to watch a video about following our passions. According to the chart, which column has to do with passions: the average or the memorable one? (Idealmente, os alunos irão responder The memorable one). Mostre a imagem do slide aos alunos e pergunte a eles:
  • What can you see in this picture? (Os alunos poderão responder coisas como There is a man riding a motorcycle. He’s happy and waving his hand.)
  • Who is this man? (Idealmente, os alunos dirão Stan Lee.)
  • Read the title of the video. What is this video about? (Idealmente, os alunos dirão The video is about success, creativity and following our passions.)
  • Antes de executar o vídeo, diga aos alunos: Before you watch the video, discuss in your groups the ideas you expect this man to talk about and the expressions you expect him to use. You have 4 minutes. Indique a eles a atividade no handout. Ao final da atividade, peça para um aluno de cada grupo falar as ideias que eles esperam escutar durante o vídeo (você pode dizer Which ideas have you written down?). Diga aos alunos: Now, you are going to watch the video and check if your ideas were correct. Execute o vídeo desde o início até o minuto 4:54 (você pode encontrar o vídeo publicado no canal Entrepreneur neste link https://www.youtube.com/watch?v=FynakG_ymCE. Para a sua preparação para a aula, você encontra a transcrição do vídeo aqui.). Ao final do vídeo, pergunte aos alunos: Were your ideas correct? What does Stan Lee talk about? What kind of video is this: a lecture, a tutorial, an interview?
  • Diga aos alunos: During the interview, Stan Lee talks about success in work and life, and about following your passion. In your groups, you are going to create a poster with some of the ideas from the interview on success in work and life and following your passion. Watch the video and take notes of the ideas you can use in your posters. Antes de executar o vídeo novamente, diga Write your notes as in a list, allowing some space between them so that you can complement your ideas when you watch the video again. Execute o vídeo para que os alunos possam tomar notas. Ao final do vídeo, espere por um minuto antes de exibi-lo mais uma vez, permitindo que os alunos finalizem a anotação de possíveis ideias que haviam começado a escrever.

Output select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Oportunizar aos alunos um momento de tomada de decisões sobre quais informações obtidas na atividade de notas irão para o cartaz.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar as ideias que desejam apresentar no cartaz e as comuniquem utilizando algumas expressões como I think, In my opinion, To me, etc. A ideia é que os alunos apenas organizem as ideias e o como irão fazer o cartaz.

Orientações:

  • Mostre a imagem do slide e diga aos alunos: Now, you are going to decide on the information you are going to use to create your poster. Today, you are going to organize your ideas for the poster you are going to create at home. Brevemente, relembre as expressões que os alunos podem utilizar durante a tomada de decisões pedindo a eles que as repitam após você.

  • Sugestão: Como a tarefa de fazer o poster será designada para casa, ele poderá ser feito em papel ou em um formato digital (através de programas básicos de edição de texto e imagem).

Feedback select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que fizeram e o caminho que trilharam para chegar ao resultado final. É importante estar ciente do fato de que cada aluno pode ter trilhado caminhos diferentes e, por isso, fez uso de estratégias diferentes que podem ser compartilhadas. Além disso, é igualmente importante que os alunos entendam que entender o texto oral em sua completude significa chegar ao resultado final.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide para a turma e deixe que falem livremente sobre o que fizeram e como fizeram. Ao final, mostre o slide para a turma e leia os tópicos nele escritos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Preparação para a aula: Nesta aula, os alunos irão trabalhar a tomada de notas a partir do trecho de uma entrevista (o vídeo está disponibilizado no canal Entrepreneur, no YouTube, e você pode acessá-lo através do link https://www.youtube.com/watch?v=FynakG_ymCE). Para a sua preparação, você encontra neste link a transcrição do vídeo que eles irão assistir. Para a aula com a turma, você deverá fazer o download e providenciar cópias da folha de atividades do input (disponibilizada neste link). Por fim, você precisará de um datashow, caixas de som e um computador para a projeção do vídeo e dos slides da aula. Caso seja necessário, você poderá imprimir as imagens do context e do input (slides 2 e 4, respectivamente), o balão das Language Hints (slide 5) e o objetivo (slide 3) em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar. Com relação ao balão com as Language Hints e ao objetivo da aula, você também poderá escrever as informações no quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Mostre o slide para a turma (ou a imagem impressa em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) e pergunte aos alunos:
  • What can you see in this illustration? (Os alunos poderão responder algo como There is a man. He is looking at the direction sign. He is lost).
  • What ideas come to your mind when you look at it? (Os alunos poderão responder algo como The future; job; habits; decisions, etc.). Direcione a atenção dos alunos para as palavras AVERAGE e MEMORABLE e verifique se os alunos as compreendem (Você pode perguntar: What does average/memorable mean?). Faça a próxima pergunta.
  • What habits can be considered as average? How about the memorable ones? (As respostas para esta pergunta são abertas. Anote as ideias no quadro para uso posterior. Se necessário, ajude com o vocabulário.)
  • How about you? Which direction would you choose: the average or the memorable one? (As respostas para esta pergunta são abertas.)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Mostre o objetivo desta aula no datashow (caso seja necessário, escreva o objetivo no quadro ou imprima a imagem em tamanho grande de modo que toda a turma possa enxergar e a cole no quadro). Explique que nesta aula eles irão tomar notas a partir de uma entrevista e tomar decisões com base nelas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos

Propósito: Instrumentalizar os alunos para a escuta do vídeo e, posteriormente, promover uma experiência de tomada de notas a partir de um vídeo instrucional.

Expectativa: Que os alunos se sintam mais confiantes com relação ao tema e ao vocabulário e que consigam compreender ideias simples durante a execução do vídeo e tomada de notas.

Orientações:

  • Não mostre este slide para a turma neste momento. Retome a ideia da imagem utilizada na seção Context, dizendo aos alunos Today, we are going to talk about everyday habits and things we love doing. Faça menção às anotações no quadro relativas às respostas da pergunta c do Context. Entregue o handout aos alunos e leia a primeira atividade com eles. Confira se todos entenderam a proposta (você pode perguntar: What do you have to do in this activity? Idealmente, os alunos responderão We have to think about the activities we do every day and write them in the chart.). Dê à turma um limite de 5 minutos para completar a tabela.
  • Divida a turma em grupos de, no máximo, quatro integrantes. Peça aos alunos para que comparem suas respostas em grupo e vejam quais atividades eles têm em comum e qual coluna possui mais atividades (average ou memorable): Get together in groups of 4. Compare your answers. Which activities do you have in common? Which column has more activities? Dê aos alunos 3 minutos para que socializem suas respostas. Quando os grupos finalizarem a socialização, peça para cada grupo citar uma atividade em comum e qual das colunas teve mais atividades. Now, tell me, which activity do you have in common? Which column has had more activities? Diga aos alunos: Let’s imagine life in the past. Do you think people used to do the same activities you have written in the chart? What was different back then? How about now? How do we find activities that we really love doing?. (As respostas para estas perguntas são abertas. Acolha todas as contribuições dos alunos.)
  • Diga aos alunos: You are going to watch a video about following our passions. According to the chart, which column has to do with passions: the average or the memorable one? (Idealmente, os alunos irão responder The memorable one). Mostre a imagem do slide aos alunos e pergunte a eles:
  • What can you see in this picture? (Os alunos poderão responder coisas como There is a man riding a motorcycle. He’s happy and waving his hand.)
  • Who is this man? (Idealmente, os alunos dirão Stan Lee.)
  • Read the title of the video. What is this video about? (Idealmente, os alunos dirão The video is about success, creativity and following our passions.)
  • Antes de executar o vídeo, diga aos alunos: Before you watch the video, discuss in your groups the ideas you expect this man to talk about and the expressions you expect him to use. You have 4 minutes. Indique a eles a atividade no handout. Ao final da atividade, peça para um aluno de cada grupo falar as ideias que eles esperam escutar durante o vídeo (você pode dizer Which ideas have you written down?). Diga aos alunos: Now, you are going to watch the video and check if your ideas were correct. Execute o vídeo desde o início até o minuto 4:54 (você pode encontrar o vídeo publicado no canal Entrepreneur neste link https://www.youtube.com/watch?v=FynakG_ymCE. Para a sua preparação para a aula, você encontra a transcrição do vídeo aqui.). Ao final do vídeo, pergunte aos alunos: Were your ideas correct? What does Stan Lee talk about? What kind of video is this: a lecture, a tutorial, an interview?
  • Diga aos alunos: During the interview, Stan Lee talks about success in work and life, and about following your passion. In your groups, you are going to create a poster with some of the ideas from the interview on success in work and life and following your passion. Watch the video and take notes of the ideas you can use in your posters. Antes de executar o vídeo novamente, diga Write your notes as in a list, allowing some space between them so that you can complement your ideas when you watch the video again. Execute o vídeo para que os alunos possam tomar notas. Ao final do vídeo, espere por um minuto antes de exibi-lo mais uma vez, permitindo que os alunos finalizem a anotação de possíveis ideias que haviam começado a escrever.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Propósito: Oportunizar aos alunos um momento de tomada de decisões sobre quais informações obtidas na atividade de notas irão para o cartaz.

Expectativa: Que os alunos consigam organizar as ideias que desejam apresentar no cartaz e as comuniquem utilizando algumas expressões como I think, In my opinion, To me, etc. A ideia é que os alunos apenas organizem as ideias e o como irão fazer o cartaz.

Orientações:

  • Mostre a imagem do slide e diga aos alunos: Now, you are going to decide on the information you are going to use to create your poster. Today, you are going to organize your ideas for the poster you are going to create at home. Brevemente, relembre as expressões que os alunos podem utilizar durante a tomada de decisões pedindo a eles que as repitam após você.

  • Sugestão: Como a tarefa de fazer o poster será designada para casa, ele poderá ser feito em papel ou em um formato digital (através de programas básicos de edição de texto e imagem).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Propósito: Organizar os saberes ativados durante a aula.

Expectativa: Que os alunos possam perceber o que fizeram e o caminho que trilharam para chegar ao resultado final. É importante estar ciente do fato de que cada aluno pode ter trilhado caminhos diferentes e, por isso, fez uso de estratégias diferentes que podem ser compartilhadas. Além disso, é igualmente importante que os alunos entendam que entender o texto oral em sua completude significa chegar ao resultado final.

Orientações:

  • Faça a pergunta do slide para a turma e deixe que falem livremente sobre o que fizeram e como fizeram. Ao final, mostre o slide para a turma e leia os tópicos nele escritos.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Oralidade do 9º ano :

MAIS AULAS DE Inglês do 9º ano:

9º ano / Inglês / Conhecimentos linguísticos

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09LI02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Inglês

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano