Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é o terceiro de uma sequência de 3 planos, abordando a competência oral e os gêneros digitais. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros. Abaixo, são apresentados os tópicos trabalhados em cada um dos planos:
- Aula 1: Entender alguns acronyms
- Aula 2: Decifrar mensagens com emojis
- Aula 3: Colocar em prática o “internetês”
Preparação da aula: Imprima o material com antecedência, o que inclui:
- a imagem do context; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- o objective;
- a imagem do input; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- a atividade de input;
- a imagem do output; (caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
- e o feedback.
(caso não tenha acesso à tecnologia em sala - computador, internet e projetor)
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- Look at the two pieces of news. Which Internet language can you identify? (É importante que os alunos consigam identificar um acronym (BAE) e emojis.)
- Now analyze them. What does BAE refer to? (Espera-se que digam Boyfriend/Girlfriend pois é um acronym já visto em outras aulas. Caso eles não cheguem a essa resposta, contextualize: BAE is used to refer to a person that we have a relationship with but we’re not married to her or him.)
- And look at the emojis used in the other piece of news: what do they express? (Provavelmente dirão Sad face and Okay.)
- Pay attention to the headline that’s using the sad face: (Leia para os alunos) ‘US hero of French train attack stabbed’. It says here that a person suffered an attack. Do you think the sad face is used appropriately? Why? Would you use a different one? (Motive-os a expressar suas opiniões em relação ao uso do emoji.)
- What about the Okay emoji next to USA Today? (Aponte para essa parte) Why do you think they chose this emoji? (Não há resposta correta para a pergunta, mas aceite quaisquer que se refira à (boa) qualidade do jornal ou que é um meio de comunicação nice.)
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete, mostre ou leia o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada no uso de acronyms e emojis em um diálogo.
Input
Tempo sugerido: 13 minutos.
Propósito: Apresentar ou revisar linguagem que será usada na atividade de output.
Expectativa: Que os alunos repassem o vocabulário já estudado anteriormente.
Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar) e diga:
- First, analyze the acronyms. Do the meanings correspond to reality? (Espera-se que os alunos digam No).
- Does LOL mean ‘lots of lasagna’? (Provavelmente digam No). So what does it mean? (Espera-se que digam Laughing out loud). Em caso de os alunos não chegarem a essa resposta, desenhe no quadro a quantidade de letras que correspondem à expressão (como num jogo de forca) e insira algumas dicas para ajudá-los.
- Now look at the emojis: can you understand the message? (Não há resposta correta, mas aceite quaisquer que façam menção à wedding ring, baby, news).
- So let’s try to figure out these acronyms and some others? In pairs/groups, think of their possible meanings.
Neste momento, entregue a folha de atividades, que pode ser encontrada aqui, e diga-lhes que precisam escrever os significados dos acronyms já vistos anteriormente. A resolução da atividade pode ser encontrada aqui.
Dê-lhes algum tempo para resolver a atividade e então peça-lhes que comparem as respostas com outros grupos que também tenham terminado. Finalmente, faça a correção, que pode ser oralmente ou no quadro. A cada leitura de acronym, modele a pronúncia e peça-lhes que repitam após você, pois desta forma, na hora da gravação do vídeo, eles se sentirão mais seguros.
Material complementar:
Os acronyms usados na atividade são apenas uma sugestão. Caso queira acrescentar outros ou trocar alguns, acesse SNEAKY TEEN TEXTING CODES: WHAT THEY MEAN, WHEN TO WORRY.
Para exemplos de funny acronyms, acesse Brilliant meme sees people posting FAKE 'guides' to trendy text abbreviations… .
Para notícias com emojis, acesse Emoji news: Work out the stories from the pictures.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Colocar em prática o internetês e motivar os alunos a se expressar oralmente.
Expectativa: Que os alunos consigam, a partir do input e do conhecimento prévio, completar diálogos usando emojis e acronyms.
Orientações: Projete ou imprima o slide em tamanho grande, de modo que toda a turma consiga enxergar, e mostre aos alunos. Diga que eles, em grupos, completarão alguns diálogos usando a linguagem da internet já vista anteriormente.
- Now it’s your turn to use Internet language in a dialogue!
- In pairs, you’ll complete some dialogues using the acronyms and emojis we saw not only in this class but also in the previous ones when we started talking about Internet language.
Distribua os diálogos, que podem ser encontrados aqui, e instrua-os: Read these dialogues and think of the responses to them. You can use online or physical dictionaries to help you with the words you don’t know. Don’t forget you can consult your notes to check the acronyms we already saw.
Monitore o trabalho de cada grupo, ajudando-os com dúvidas sobre vocabulário e pronúncia. Então, peça-lhes que comparem as respostas com outros grupos que também tenham terminado. Finalmente, faça a correção (a folha de resposta pode ser encontrada aqui), que pode ser oralmente ou no quadro. A cada leitura de acronym, modele a pronúncia e peça-lhes que repitam após você.
Se houver tempo:
Peça que os grupos escrevam um diálogo curto, como os da atividade, como mais uma forma de praticar o internetês. Após a sua correção, faça uma exposição pela sala e motive os alunos a fazer a leitura com seus colegas. Caso necessário, faça a prática de pronúncia antes para deixá-los mais motivados.
Material complementar:
Caso queira adaptar os diálogos, acesse How to Use Text Message Abbreviations and Chat Acronyms para mais ideias de acronyms.
Feedback
Tempo sugerido: 5 minutos.
Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.
Expectativa: Que os alunos reflitam sobre a efetiva utilização dos emojis e acronyms na comunicação.
Orientações: Escreva ou projete a pergunta no quadro e espere que eles deem suas opiniões, e então mostre os tópicos para que comparem com o que disseram. Caso o tempo seja pouco, apenas projete ou comente sobre os saberes da aula.