9760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 9º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Analisando o Produto Final

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano (MAT9_25PES01)

Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Alguma rede social (Whatsapp, Facebook, etc.) e papel para anotações.
- Optativas: Calculadora.

Aquecimento
Pela rede social escolhida, questione seus alunos e alunas sobre uma manchete mais atual como: “Crescem os casos de covid-19 em povoados indígenas da Bolívia”
(https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/afp/2020/07/25/crescem-os-casos-de-covid-19-em-povoados-indigenas-da-bolivia.htm)
Fazendo as mesmas perguntas que constam no slide 4. Depois das respostas, inicie a outra etapa da aula.

Atividade principal, discussão das soluções com sistematização e encerramento
Como seu foco é a aprendizagem das etapas de uma pesquisa para uma posterior comunicação, todas as determinações, questionamentos e discussões do plano original podem ser oferecidas. Mas, para uma melhor compreensão, será necessário dar um tempo para a realização da mesma e depois abrir uma sala de reuniões no Google Meet. Dessa forma, poderão expor suas produções e suas explicações.
Outra alternativa é propor que façam grupos de trabalho para dividirem suas tarefas que, além de incentivar a interação, promove uma produção de conhecimento de maneira diferenciada neste momento de afastamento social.
Suas mediações devem ir no sentido, não só para a sistematização, mas para a importância de se produzir conhecimento de forma coletiva.

Convite às famílias
Peça para que seus alunos envolvam seus familiares, próximos neste momento, incentivando-os a reproduzirem o que aprenderam em situações cotidianas mais próximas.

Sugestão Enviada Por: Fabio Menezes


Código: MAT9_25PES01

(EF09MA23) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas