Resumo da aula
Orientações: Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.
Os alunos deverão estar divididos em grupos de no máximo 7 alunos, porém sugerimos 5 alunos por grupo. Deixe os estudantes livre para escolha, cuidando para os grupos formados sejam produtivos. Fale sobre a responsabilidade de um time de trabalho.
Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.
Aquecimento
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Inicie a aula enfatizando o título do slide: “Analisando o produto final”. Posicione os estudante sobre a área de conhecimento “Estatística” e abra um espaço para eles refletirem sobre o por quê desse título. Faça anotações das hipótese em um flip chart ou cartaz ou na lousa e deixe em exposição.
Prossiga informando-os que a atividade terá como base uma reportagem. Apresente a manchete na lousa ou slide.
Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.
Discuta com a turma:
- O que vocês acham que o texto vai abordar?
Aquecimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Faça uma leitura por antecipação, pedindo anotações individuais no caderno. Em seguida, ouça algumas hipóteses, deixando anotado na lousa evidências da etapa de um trabalho de pesquisa estatística.
Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes elencando saberes necessários para a atividade principal.
Discuta com a turma:
- Antes da produção deste texto vocês imaginam como foi o trabalho? Qual foi o início de tudo? Foi necessário um problema?
- Como deve ter ocorrido até a produção desta reportagem?
- Como é possível concluir que casos de bullying cresce?
- Quem foi pesquisado? De um mesmo lugar? Por que?
- Precisou da matemática para a produção de um texto? Como?
Atividade Principal
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Entregue os crachás e peça que escolham uma profissão. Oriente-os a ajudarem os colegas na escolha, dando feedbacks uns aos outros sobre suas preferências. É um momento de reflexões para futuras escolhas profissionais. Se perceber que existem perfis marcantes e que seja necessário trocas de grupos, sugira esta ideia para os estudantes, afinal o agrupamento deve ser produtivo. Acesse aqui para mais informações.
Em seguida deverão iniciar a atividade escrevendo em cartolina (ou outro papel) as etapas que acreditam estarem envolvidas no trabalho de pesquisa antes da produção da reportagem. As profissões são propositais. Veja orientações para a atividade no Guia de Intervenções.
Peça também para produzirem um parágrafo que acreditam fazer parte da reportagem.
Propósito: Elencar as etapas de pesquisa fazendo relações com o produto final (reportagem) tentando prever o que será relatado nela.
Discuta com a turma:
- Que preferências você possui para tomar a decisão?
- Se houve escolhas repetidas, como auxiliar democraticamente na decisão? Você conhece seu colega?
- É possível relacionar as profissões com as etapas?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Refletindo sobre a melhor profissão para tal, peça aos estudantes para colocarem os registros em exposição e distribua cópias da reportagem aos grupos. Será necessário que o professor tenha uma caneta hidrocor para anotações.
Primeiro socialize as etapas elencadas deixando grifado as que fazem parte do trabalho de pesquisa e acrescentando o que for surgindo de acordo com os questionamentos sugeridos. Em seguida, faça a leitura da tarefa ou exponha a situação oralmente.
Propósito: Garantir a apropriação de todas as etapas de pesquisa, sistematizando o conhecimento.
Discuta com a turma:
- Qual profissão poderia auxiliar na exposição dos registros?
Em relação a socialização das etapas:
- De onde devemos partir?
- É preciso pensar no tipo de pesquisa: censitária ou amostral. Algum grupo pensou nisso?
- Para chegar no registro de que os casos de bullying estão aumentando, houve coleta de dados? Como deve ter acontecido? Qual instrumento?
- E depois, o que foi feito com os dados?
- E ao final?
Painel de Soluções
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações: Nesta etapa, o grupo deverá ser separado em duas tarefas: A) mediador da informação, entrevistador, escritor e jornalista. B) Matemático, estatístico, programador e designer. Explique que a divisão é intencional a fim de aprimorar suas escolhas. Por exemplo, um escritor terá um olhar mais crítico para o texto num todo.
Explique a função de cada grupo. O grupo A deve grifar no texto semelhanças com o parágrafo produzido. Já o grupo B deverá reconhecer as etapas de pesquisa, fazendo anotações no texto.
Prossiga com a leitura e ao final socialize as anotações.
Propósito: Reconhecer todas as etapas da pesquisa no produto final, sistematizando o conhecimento adquirido.
Discuta com a turma:
- Quais etapas você conseguiram reconhecer?
- Algum grupo reconheceu semelhanças?
Sistematização dos conceitos
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Projete o slide e faça a leitura. Peça aos estudantes que façam anotações em seus cadernos.
Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Finalize questionando-os sobre o título da aula. Deixe claro que a comunicação pode ocorrer de diversos gêneros textuais.
Propósito: Retomar a aprendizagem relacionando-a com o título da aula e sistematizando-a.
Discuta com a turma:
- Por que o título da aula foi “Analisando o produto final”?
- Quais outras formas de comunicação podemos ter?
Raio X
Tempo sugerido: 12 minutos.
Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Para isso entregue o bilhete sugerido.
Circule pela sala observando as escolhas. Assim que perceber que todos finalizaram, peça que socializem os registros. Socialize por meio das profissões, ouvindo as justificativas.
Lembre-se que o objetivo está pautado nas etapas de pesquisa. Caso uma etapa não apareça, questione-os oralmente para garantir que todas as etapas foram apropriadas ou se requer retomadas.
Propósito: Avaliar a aprendizagem.
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar