9760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Analisando o Produto Final

POR: Cláudia Flora Degrava, 17/07/2018
Código: MAT9_25PES01

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF09MA22) Planejar e executar pesquisa amostral envolvendo tema da realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Os alunos deverão estar divididos em grupos de no máximo 7 alunos, porém sugerimos 5 alunos por grupo. Deixe os estudantes livre para escolha, cuidando para os grupos formados sejam produtivos. Fale sobre a responsabilidade de um time de trabalho.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Folha de papel parda, cartolina ou outro para registro e exposição;
  • Atividades impressas em folhas: reportagem.
  • Crachás.
  • Lápis, Borracha e caneta marca texto e/ou hidrocor.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula enfatizando o título do slide: “Analisando o produto final”. Posicione os estudante sobre a área de conhecimento “Estatística” e abra um espaço para eles refletirem sobre o por quê desse título. Faça anotações das hipótese em um flip chart ou cartaz ou na lousa e deixe em exposição.

Prossiga informando-os que a atividade terá como base uma reportagem. Apresente a manchete na lousa ou slide.

Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que o texto vai abordar?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça uma leitura por antecipação, pedindo anotações individuais no caderno. Em seguida, ouça algumas hipóteses, deixando anotado na lousa evidências da etapa de um trabalho de pesquisa estatística.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes elencando saberes necessários para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Antes da produção deste texto vocês imaginam como foi o trabalho? Qual foi o início de tudo? Foi necessário um problema?
  • Como deve ter ocorrido até a produção desta reportagem?
  • Como é possível concluir que casos de bullying cresce?
  • Quem foi pesquisado? De um mesmo lugar? Por que?
  • Precisou da matemática para a produção de um texto? Como?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide ou conte com entusiasmo a proposta.

Propósito: Relacionar o desenvolvimento conceitual com o atitudinal.

Discuta com a turma:

  • Quais profissões vocês gostariam de ter neste trabalho?

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Entregue os crachás e peça que escolham uma profissão. Oriente-os a ajudarem os colegas na escolha, dando feedbacks uns aos outros sobre suas preferências. É um momento de reflexões para futuras escolhas profissionais. Se perceber que existem perfis marcantes e que seja necessário trocas de grupos, sugira esta ideia para os estudantes, afinal o agrupamento deve ser produtivo. Acesse aqui para mais informações.

Em seguida deverão iniciar a atividade escrevendo em cartolina (ou outro papel) as etapas que acreditam estarem envolvidas no trabalho de pesquisa antes da produção da reportagem. As profissões são propositais. Veja orientações para a atividade no Guia de Intervenções.

Peça também para produzirem um parágrafo que acreditam fazer parte da reportagem.

Propósito: Elencar as etapas de pesquisa fazendo relações com o produto final (reportagem) tentando prever o que será relatado nela.

Discuta com a turma:

  • Que preferências você possui para tomar a decisão?
  • Se houve escolhas repetidas, como auxiliar democraticamente na decisão? Você conhece seu colega?
  • É possível relacionar as profissões com as etapas?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Refletindo sobre a melhor profissão para tal, peça aos estudantes para colocarem os registros em exposição e distribua cópias da reportagem aos grupos. Será necessário que o professor tenha uma caneta hidrocor para anotações.

Primeiro socialize as etapas elencadas deixando grifado as que fazem parte do trabalho de pesquisa e acrescentando o que for surgindo de acordo com os questionamentos sugeridos. Em seguida, faça a leitura da tarefa ou exponha a situação oralmente.

Propósito: Garantir a apropriação de todas as etapas de pesquisa, sistematizando o conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Qual profissão poderia auxiliar na exposição dos registros?

Em relação a socialização das etapas:

  • De onde devemos partir?
  • É preciso pensar no tipo de pesquisa: censitária ou amostral. Algum grupo pensou nisso?
  • Para chegar no registro de que os casos de bullying estão aumentando, houve coleta de dados? Como deve ter acontecido? Qual instrumento?
  • E depois, o que foi feito com os dados?
  • E ao final?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa, o grupo deverá ser separado em duas tarefas: A) mediador da informação, entrevistador, escritor e jornalista. B) Matemático, estatístico, programador e designer. Explique que a divisão é intencional a fim de aprimorar suas escolhas. Por exemplo, um escritor terá um olhar mais crítico para o texto num todo.

Explique a função de cada grupo. O grupo A deve grifar no texto semelhanças com o parágrafo produzido. Já o grupo B deverá reconhecer as etapas de pesquisa, fazendo anotações no texto.

Prossiga com a leitura e ao final socialize as anotações.

Propósito: Reconhecer todas as etapas da pesquisa no produto final, sistematizando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

  • Quais etapas você conseguiram reconhecer?
  • Algum grupo reconheceu semelhanças?

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide e faça a leitura. Peça aos estudantes que façam anotações em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize questionando-os sobre o título da aula. Deixe claro que a comunicação pode ocorrer de diversos gêneros textuais.

Propósito: Retomar a aprendizagem relacionando-a com o título da aula e sistematizando-a.

Discuta com a turma:

  • Por que o título da aula foi “Analisando o produto final”?
  • Quais outras formas de comunicação podemos ter?

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Para isso entregue o bilhete sugerido.

Circule pela sala observando as escolhas. Assim que perceber que todos finalizaram, peça que socializem os registros. Socialize por meio das profissões, ouvindo as justificativas.

Lembre-se que o objetivo está pautado nas etapas de pesquisa. Caso uma etapa não apareça, questione-os oralmente para garantir que todas as etapas foram apropriadas ou se requer retomadas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Folha de papel parda, cartolina ou outro para registro e exposição;
  • Atividades impressas em folhas: reportagem.
  • Crachás.
  • Lápis, Borracha e caneta marca texto e/ou hidrocor.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes