9760
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

9º ano / Matemática / Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Analisando o Produto Final

Plano de aula de matemática com atividades para 9 do Fundamental sobre identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cláudia Flora Degrava,

 

Objetivo select-down

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Folha de papel parda, cartolina ou outro para registro e exposição;
  • Atividades impressas em folhas: reportagem.
  • Crachás.
  • Lápis, Borracha e caneta marca texto e/ou hidrocor.


Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Os alunos deverão estar divididos em grupos de no máximo 7 alunos, porém sugerimos 5 alunos por grupo. Deixe os estudantes livre para escolha, cuidando para os grupos formados sejam produtivos. Fale sobre a responsabilidade de um time de trabalho.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula enfatizando o título do slide: “Analisando o produto final”. Posicione os estudante sobre a área de conhecimento “Estatística” e abra um espaço para eles refletirem sobre o por quê desse título. Faça anotações das hipótese em um flip chart ou cartaz ou na lousa e deixe em exposição.

Prossiga informando-os que a atividade terá como base uma reportagem. Apresente a manchete na lousa ou slide.

Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que o texto vai abordar?

Aquecimento select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça uma leitura por antecipação, pedindo anotações individuais no caderno. Em seguida, ouça algumas hipóteses, deixando anotado na lousa evidências da etapa de um trabalho de pesquisa estatística.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes elencando saberes necessários para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Antes da produção deste texto vocês imaginam como foi o trabalho? Qual foi o início de tudo? Foi necessário um problema?
  • Como deve ter ocorrido até a produção desta reportagem?
  • Como é possível concluir que casos de bullying cresce?
  • Quem foi pesquisado? De um mesmo lugar? Por que?
  • Precisou da matemática para a produção de um texto? Como?

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide ou conte com entusiasmo a proposta.

Propósito: Relacionar o desenvolvimento conceitual com o atitudinal.

Discuta com a turma:

  • Quais profissões vocês gostariam de ter neste trabalho?

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Atividade Principal select-down

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Entregue os crachás e peça que escolham uma profissão. Oriente-os a ajudarem os colegas na escolha, dando feedbacks uns aos outros sobre suas preferências. É um momento de reflexões para futuras escolhas profissionais. Se perceber que existem perfis marcantes e que seja necessário trocas de grupos, sugira esta ideia para os estudantes, afinal o agrupamento deve ser produtivo. Acesse aqui para mais informações.

Em seguida deverão iniciar a atividade escrevendo em cartolina (ou outro papel) as etapas que acreditam estarem envolvidas no trabalho de pesquisa antes da produção da reportagem. As profissões são propositais. Veja orientações para a atividade no Guia de Intervenções.

Peça também para produzirem um parágrafo que acreditam fazer parte da reportagem.

Propósito: Elencar as etapas de pesquisa fazendo relações com o produto final (reportagem) tentando prever o que será relatado nela.

Discuta com a turma:

  • Que preferências você possui para tomar a decisão?
  • Se houve escolhas repetidas, como auxiliar democraticamente na decisão? Você conhece seu colega?
  • É possível relacionar as profissões com as etapas?

Painel de Soluções select-down

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Refletindo sobre a melhor profissão para tal, peça aos estudantes para colocarem os registros em exposição e distribua cópias da reportagem aos grupos. Será necessário que o professor tenha uma caneta hidrocor para anotações.

Primeiro socialize as etapas elencadas deixando grifado as que fazem parte do trabalho de pesquisa e acrescentando o que for surgindo de acordo com os questionamentos sugeridos. Em seguida, faça a leitura da tarefa ou exponha a situação oralmente.

Propósito: Garantir a apropriação de todas as etapas de pesquisa, sistematizando o conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Qual profissão poderia auxiliar na exposição dos registros?

Em relação a socialização das etapas:

  • De onde devemos partir?
  • É preciso pensar no tipo de pesquisa: censitária ou amostral. Algum grupo pensou nisso?
  • Para chegar no registro de que os casos de bullying estão aumentando, houve coleta de dados? Como deve ter acontecido? Qual instrumento?
  • E depois, o que foi feito com os dados?
  • E ao final?

Painel de Soluções select-down

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa, o grupo deverá ser separado em duas tarefas: A) mediador da informação, entrevistador, escritor e jornalista. B) Matemático, estatístico, programador e designer. Explique que a divisão é intencional a fim de aprimorar suas escolhas. Por exemplo, um escritor terá um olhar mais crítico para o texto num todo.

Explique a função de cada grupo. O grupo A deve grifar no texto semelhanças com o parágrafo produzido. Já o grupo B deverá reconhecer as etapas de pesquisa, fazendo anotações no texto.

Prossiga com a leitura e ao final socialize as anotações.

Propósito: Reconhecer todas as etapas da pesquisa no produto final, sistematizando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

  • Quais etapas você conseguiram reconhecer?
  • Algum grupo reconheceu semelhanças?

Sistematização dos conceitos select-down

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide e faça a leitura. Peça aos estudantes que façam anotações em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.

Encerramento select-down

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize questionando-os sobre o título da aula. Deixe claro que a comunicação pode ocorrer de diversos gêneros textuais.

Propósito: Retomar a aprendizagem relacionando-a com o título da aula e sistematizando-a.

Discuta com a turma:

  • Por que o título da aula foi “Analisando o produto final”?
  • Quais outras formas de comunicação podemos ter?

Raio X select-down

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Para isso entregue o bilhete sugerido.

Circule pela sala observando as escolhas. Assim que perceber que todos finalizaram, peça que socializem os registros. Socialize por meio das profissões, ouvindo as justificativas.

Lembre-se que o objetivo está pautado nas etapas de pesquisa. Caso uma etapa não apareça, questione-os oralmente para garantir que todas as etapas foram apropriadas ou se requer retomadas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

download Baixar plano

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Os alunos deverão estar divididos em grupos de no máximo 7 alunos, porém sugerimos 5 alunos por grupo. Deixe os estudantes livre para escolha, cuidando para os grupos formados sejam produtivos. Fale sobre a responsabilidade de um time de trabalho.

Propósito: Preparar a turma e comunicar o objetivo da aula.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Folha de papel parda, cartolina ou outro para registro e exposição;
  • Atividades impressas em folhas: reportagem.
  • Crachás.
  • Lápis, Borracha e caneta marca texto e/ou hidrocor.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Inicie a aula enfatizando o título do slide: “Analisando o produto final”. Posicione os estudante sobre a área de conhecimento “Estatística” e abra um espaço para eles refletirem sobre o por quê desse título. Faça anotações das hipótese em um flip chart ou cartaz ou na lousa e deixe em exposição.

Prossiga informando-os que a atividade terá como base uma reportagem. Apresente a manchete na lousa ou slide.

Propósito: Mobilizar os estudantes para o tema.

Discuta com a turma:

  • O que vocês acham que o texto vai abordar?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Faça uma leitura por antecipação, pedindo anotações individuais no caderno. Em seguida, ouça algumas hipóteses, deixando anotado na lousa evidências da etapa de um trabalho de pesquisa estatística.

Propósito: Levantar os conhecimentos prévios dos estudantes elencando saberes necessários para a atividade principal.

Discuta com a turma:

  • Antes da produção deste texto vocês imaginam como foi o trabalho? Qual foi o início de tudo? Foi necessário um problema?
  • Como deve ter ocorrido até a produção desta reportagem?
  • Como é possível concluir que casos de bullying cresce?
  • Quem foi pesquisado? De um mesmo lugar? Por que?
  • Precisou da matemática para a produção de um texto? Como?

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o slide ou conte com entusiasmo a proposta.

Propósito: Relacionar o desenvolvimento conceitual com o atitudinal.

Discuta com a turma:

  • Quais profissões vocês gostariam de ter neste trabalho?

Atividade Principal

Atividade Principal 2

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Entregue os crachás e peça que escolham uma profissão. Oriente-os a ajudarem os colegas na escolha, dando feedbacks uns aos outros sobre suas preferências. É um momento de reflexões para futuras escolhas profissionais. Se perceber que existem perfis marcantes e que seja necessário trocas de grupos, sugira esta ideia para os estudantes, afinal o agrupamento deve ser produtivo. Acesse aqui para mais informações.

Em seguida deverão iniciar a atividade escrevendo em cartolina (ou outro papel) as etapas que acreditam estarem envolvidas no trabalho de pesquisa antes da produção da reportagem. As profissões são propositais. Veja orientações para a atividade no Guia de Intervenções.

Peça também para produzirem um parágrafo que acreditam fazer parte da reportagem.

Propósito: Elencar as etapas de pesquisa fazendo relações com o produto final (reportagem) tentando prever o que será relatado nela.

Discuta com a turma:

  • Que preferências você possui para tomar a decisão?
  • Se houve escolhas repetidas, como auxiliar democraticamente na decisão? Você conhece seu colega?
  • É possível relacionar as profissões com as etapas?

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Refletindo sobre a melhor profissão para tal, peça aos estudantes para colocarem os registros em exposição e distribua cópias da reportagem aos grupos. Será necessário que o professor tenha uma caneta hidrocor para anotações.

Primeiro socialize as etapas elencadas deixando grifado as que fazem parte do trabalho de pesquisa e acrescentando o que for surgindo de acordo com os questionamentos sugeridos. Em seguida, faça a leitura da tarefa ou exponha a situação oralmente.

Propósito: Garantir a apropriação de todas as etapas de pesquisa, sistematizando o conhecimento.

Discuta com a turma:

  • Qual profissão poderia auxiliar na exposição dos registros?

Em relação a socialização das etapas:

  • De onde devemos partir?
  • É preciso pensar no tipo de pesquisa: censitária ou amostral. Algum grupo pensou nisso?
  • Para chegar no registro de que os casos de bullying estão aumentando, houve coleta de dados? Como deve ter acontecido? Qual instrumento?
  • E depois, o que foi feito com os dados?
  • E ao final?

Tempo sugerido: 20 minutos.

Orientações: Nesta etapa, o grupo deverá ser separado em duas tarefas: A) mediador da informação, entrevistador, escritor e jornalista. B) Matemático, estatístico, programador e designer. Explique que a divisão é intencional a fim de aprimorar suas escolhas. Por exemplo, um escritor terá um olhar mais crítico para o texto num todo.

Explique a função de cada grupo. O grupo A deve grifar no texto semelhanças com o parágrafo produzido. Já o grupo B deverá reconhecer as etapas de pesquisa, fazendo anotações no texto.

Prossiga com a leitura e ao final socialize as anotações.

Propósito: Reconhecer todas as etapas da pesquisa no produto final, sistematizando o conhecimento adquirido.

Discuta com a turma:

  • Quais etapas você conseguiram reconhecer?
  • Algum grupo reconheceu semelhanças?

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Projete o slide e faça a leitura. Peça aos estudantes que façam anotações em seus cadernos.

Propósito: Sistematizar o conhecimento adquirido.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Finalize questionando-os sobre o título da aula. Deixe claro que a comunicação pode ocorrer de diversos gêneros textuais.

Propósito: Retomar a aprendizagem relacionando-a com o título da aula e sistematizando-a.

Discuta com a turma:

  • Por que o título da aula foi “Analisando o produto final”?
  • Quais outras formas de comunicação podemos ter?

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Peça que, individualmente, os alunos leiam e respondam a atividade. Para isso entregue o bilhete sugerido.

Circule pela sala observando as escolhas. Assim que perceber que todos finalizaram, peça que socializem os registros. Socialize por meio das profissões, ouvindo as justificativas.

Lembre-se que o objetivo está pautado nas etapas de pesquisa. Caso uma etapa não apareça, questione-os oralmente para garantir que todas as etapas foram apropriadas ou se requer retomadas.

Propósito: Avaliar a aprendizagem.

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cláudia Flora Degrava

Mentor: Fernando de Mello Trevisani

Especialista de área: Rita Batista

Habilidade da BNCC

EF09MA22 - Planejar e executar pesquisa amostral, envolvendo tema de realidade social e comunicar os resultados por meio de relatório contendo avaliação de medidas de tendência central e da amplitude, tabelas e gráficos adequados, construídos com o apoio de planilhas eletrônicas.

Objetivos específicos

Identificar e compreender as etapas de uma pesquisa estatística.

Conceito-chave

Etapas de pesquisa estatística.

Recursos necessários

  • Folha de papel parda, cartolina ou outro para registro e exposição;
  • Atividades impressas em folhas: reportagem.
  • Crachás.
  • Lápis, Borracha e caneta marca texto e/ou hidrocor.


Código: MAT9_25PES01

(EF09MA22) Escolher e construir o gráfico mais adequado (colunas, setores, linhas), com ou sem uso de planilhas eletrônicas, para apresentar um determinado conjunto de dados, destacando aspectos como as medidas de tendência central.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 9º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem a ler criticamente dados veiculados nos meios de comunicação; utilizar medidas de tendência central como suporte para tomadas de decisão; analisar conjuntos de dados em tabelas para escolher o gráfico mais adequado para comunicar seu comportamento; escolher e validar tema de pesquisa, realizar as etapas e produzir relatório conclusivo com análise de dados.

MAIS AULAS DE Matemática do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes