13240
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Escrevendo sobre como sou

POR: Edson José Cortiano 11/11/2018
Código: ING6_13UND09

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogues, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Escrevendo sobre como sou

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula:

  • Esse plano é parte de uma sequência de 2 planos (ING06_13UN09 e 10).
  • Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, pois cada um apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Nestas duas aulas, os alunos desenvolverão atividades escritas utilizando o simple present para apresentar a si mesmos e a suas famílias e falar de suas rotinas, hábitos e atividades (escolares, de lazer, comunitárias, etc.). Usarão o present continuous para descrever ações que acontecem enquanto se fala delas. Os textos produzidos comporão uma HQ ou fotonovela.
  • As habilidades trabalhadas já foram usadas para correspondência (letters to penpals).
  • As estruturas trabalhadas também podem servir, mais tarde, na elaboração de currículos / blogs / diários, etc.

Preparação para a aula:

  • Reserve um computador e projetor. Se não estiverem disponíveis, leia e imprima as HQs:

1) Chat on the phone - Edson José Cortiano

2) Inventing the telephone - Edson José Cortiano

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula: In this class, you are going to produce a comic about your family and friends.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Retomar aprendizados anteriores (descrever o que está fazendo usando o present continuous).

Expectativa: Que este texto aqueça os alunos para o tema de escrever e desenhar o que estão fazendo no momento.

Orientações:

1) Como aquecimento, faça algumas perguntas sobre o telefone:

  • Who invented the telephone? Alexander Graham Bell.
  • What was his nationality? He was Scottish.
  • When did he invent the telephone? In 1876.

2) Mostre a tirinha aos alunos. Pergunte

a. What kind of text is this? / Comics / a comic strip.

b. How do you know? / There are drawings (cartoons), balloons (speech bubbles), frames (quadrinhos)...

c. Where do we usually find comics? / In magazines, newspapers, on the web...

3) Faça um rápido “guided reading” da tirinha. Pergunte, por exemplo:

a. Who is the man in the comic strip? / Alexander Graham Bell.

b. What’s his job? / Inventor.

c. What’s he doing? / He’s inventing the telephone.

d. What else is happening in panel #1? His cell phone is ringing.

Aqui você pode estimulá-los a perceber o paradoxo que causa o humor da tira: Is there something strange happening? / He’s inventing the telephone and his cell phone is ringing!

4) Finalmente, para revisar o uso do present continuous, faça mais algumas perguntas usando esse tempo verbal:

a. What is Alex doing in panel # 2? / Talking to his friend

b. What is he doing in the last panel? / Thinking / He is puzzled.

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósitos:

1) Ler / compreender uma HQ que contextualiza o uso do Simple Present e Present Continuous;

2) Observar e praticar o uso desse tempo verbal para descrever ações que estamos praticando no momento que as descrevemos;

Expectativa: Que esta HQ estimule os alunos para o tema de descrever suas ações em forma de quadrinhos.

Orientações:

1) Mostre a HQ aos alunos.

2) Se já não as fez na atividade anterior, faça algumas perguntas sobre o gênero: What kind of text is this? / How do you know? / Where do we usually find texts like these? etc.

3) Faça um rápido “guided reading” Pergunte:

a. What’s the girl’s name? / Tricia. How old is she? / She´s eleven.

b. What’s the first boy’s name? / Matt. How old is he? / He’s eleven too. What’s his relationship with Tricia? / They’re twins / He’s her twin brother.

c. What’s the second boy’s name? / David. How old is he? / He’s eleven too. Do they go to school together? / Yes, they do.

d. What’s happening in the first panel? / David is calling someone. Look at panel # 2, who’s he calling? / Tricia, etc.

4) Após explorar os demais quadrinhos, pergunte: Where’s the fun of the comic? / They are confused about the test they are going to have tomorrow / on the next day.

5) Finalmente, para revisar / apresentar o uso do present continuous, pergunte:

a. What is David doing? / Calling the girl. Para reforçar o uso do Present Continuous, você pode dizer: That’s right. He’s calling the girl.

b. What is Tricia doing? / She’s studying English.

c. What is David studying? / He’s studying Math.

d. What is Matt studying? / He’s studying History. etc.

6) Passe para a próxima fase da aula (Output).

Material Complementar:

-Se desejar, pode ler mais sobre a estrutura de um comic neste link: https://en.wikipedia.org/wiki/Panel_(comics)

Tempo sugerido: 25 minutos.

Propósito: Os alunos escreverão um roteiro e produzirão uma HQ enfocando suas informações pessoais, mostrando algo que estão fazendo e falando sobre sua família e amigos.

Expectativa: Que esta atividade de produção de texto e desenhos estimule os alunos para o tema de descrever suas ações, utilizando o present continuous e o simple present, de um modo divertido e criativo.

Orientações:

  • Lembre-os de que esta atividade faz parte da elaboração de uma HQ, a qual será concluída ao final da próxima aula.
  • Projete este slide, ou escreva o roteiro no quadro.
  • Em seus cadernos, os alunos esboçam uma HQ de 8 quadrinhos. Podem colar fotos ou desenhar e escrever as legendas.
  • No primeiro quadrinho, o aluno se apresenta: My name is… / I am x years old.
  • Nos próximos quadrinhos, apresenta sua família: This is my mother. Her name is…
  • Nos quadrinhos seguintes, desenha-se praticando um esporte, ou realizando outra atividade e a descreve. Now I’m riding my bike to school...
  • Ao fim, você pode circular e apontar nos textos possíveis desvios no uso do present continuous e outros e pedir que revisem e corrijam.
  • Ao final da próxima aula, quando as HQs estiverem concluídas, é possível pedir que as compartilhem com a turma, expondo-as no quadro de avisos ou nas paredes da sala.

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado.

Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum feedback. Você sempre pode avaliar as crianças observando sua participação nas diversas fases da aula. Por exemplo, na fase de ler as HQs.

Resumo: Nesta aula

  • Lemos duas HQs com o tema “telefone” e descrevendo atividades que estão se realizando no momento em que se fala delas;
  • Escrevemos um roteiro para uma HQ ou fotonovela;
  • Ilustramos nosso trabalho;

Contents

  1. INPUT: Comic of characters introducing themselves and talking about what they are doing.
  2. OUTPUT: Students will write and draw a comic introducing themselves and talking about what they are doing and about their families and friends.

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI15) Produzir textos escritos em língua inglesa (histórias em quadrinhos, cartazes, chats, blogs, agendas, fotolegendas, entre outros), sobre si mesmo, sua família, seus amigos, gostos, preferências e rotinas, sua comunidade e seu contexto escolar.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Edson José Cortiano

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes