13239
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Ordens e Proibições II

POR: Edson José Cortiano 11/11/2018
Código: ING6_13UND08

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Ordens e Proibições II

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano é a segunda e última parte da sequência de dois planos (ING06_13UN07 e 08). Você pode usá-lo articulado com o P07, como propomos, ou individualmente (cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado). Nestas duas aulas, os alunos lerão Instruction Manuals sobre como jogar jogos de lápis e papel e desenvolverão atividades escritas utilizando o imperative, que os habilitarão a dar instruções e, mais tarde, dar ordens e a fazer pedidos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula: In this class, you are going to learn to give and follow instructions on how to play a game and review and discuss the use of the imperative in the text.

Tempo sugerido: 10 minutos.

Propósito: Retomada dos aprendizados anteriores sobre o imperativo.

Orientações:

a) Mostre este slide aos alunos.

b) Lembre-os de que leram as instruções e jogaram este jogo na aula anterior.

c) Explore a figura como uma forma de revisão. Pergunte: What is this? A pen and paper game / The game Dots and Boxes.

d) Diga: That’s right. This game is called Dots and Boxes. We have played it before and we’re going to play it again in this class.

Do you remember how we play this game? Tell me.

(Nota: esta figura simplifica a grade (apenas 3 x 3). Na aula anterior, trabalhamos com grades de 6 x 6.)

e) Os alunos falam as instruções. Por exemplo: Draw a three by three grid. Draw a line between two dots. Don’t let your adversary complete boxes

Você escreve as instruções no quadro.

Passe para o próximo slide, em que você encontra o texto na íntegra para a retomada com os alunos.

Propósito: Jogar de uma a três partidas rápidas de Dots and Boxes (Pontinhos).

Orientações:

1) Os alunos sentam-se em duplas;

2) Em uma folha de papel, os alunos desenham 2 ou 3 grades de pontos, de 3 x 3, como no slide anterior. (Com esta grade miniatura, a partida é muito rápida (menos de 1 minuto).

3) Jogam uma, duas ou três partidas de Pontinhos (Três no caso de cada ganhar uma, jogam uma Best of Three (melhor de três).

4) Ao final da atividade, você pode perguntar a cada dupla quem ganhou a competição e quantos quadrados completou: Who won? How many boxes did you make?

? Material complementar: Há uma worksheet (ING6_13UN08 - Atividade para Impressão - Dots and Boxes) com essas instruções, caso prefira imprimi-las e entregar uma cópia a cada dupla.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito:

1) Ler / compreender instruções para jogar um jogo de pen and paper.

2) Jogar uma partida de Battleship, cujas instruções contextualizam o uso do Imperative em instruction manuals ou user’s guides.

Expectativa: Que estas instruções estimulem os alunos para o tema de usar o Imperative para jogar e ensinar a jogar jogos de papel e lápis e que possam ler as instruções e jogar.

Orientações:

1) Mostre este slide aos alunos ou imprima cópias.

2) Se desejar, reveja algumas características do gênero textual “instruction manual” ou “user's guide”. Faça duas ou três perguntas sobre o gênero. Por exemplo:

a. What kind of text is this? An instruction manual / Instructions to play a game / a user’s manual.

b. How do you know? There are commands / instructions. It gives instructions.

c. Underline the verbs that indicate commands/instructions.

3) Se desejar, revise a nomenclatura gramatical, dizendo, por exemplo: “That’s right. When we say “get a pencil”, “don’t let your adversary complete boxes” we are giving commands, or instructions. This use of verbs is called the imperative. Instruction manuals normally use the imperative.”,

4) Faça um “guided reading” do slide. Explique as palavras desconhecidas. Como no jogo anterior, você pode demonstrar “draw”, e “grids” por exemplo, desenhando as grades no quadro, o que já adianta a próxima fase da aula: jogar Battleship. Explique / revise também sheet (folha), take turns (revezar-se), fleet (frota), salvo (salva de tiros), etc.

5) Em seguida, peça aos alunos que sigam as instruções:

a. Pair Up; (Sentem-se em duplas.) b. Get a pencil or pen (peguem lápis ou caneta); c. Get two sheets of paper (peguem duas folhas de papel);

d. Draw two grids with ten vertical and ten horizontal lines on two pieces of paper. (The horizontal side is lettered and the vertical side numbered); Desenhe duas grades com 10 linhas verticais e 10 horizontais (O lado horizontal é alfabetizado e o vertical, numerado.) E assim por diante. Passe para o slide seguinte.

Image from https://www.kidspot.com.au/things-to-do/activity-articles/how-to-play-battleships/news-story/d12ea620a56f61a3597d2ef67d5ce4fd

? Material complementar: Caso ache as instruções do Battleship muito complexas para sua turma, é possível usar instruções para um jogo mais simples: o chalkboard game String Words. Eis o slide com essas instruções

Orientações:

1) Mostre este slide aos alunos.

2) Faça um rápido guided reading do slide. Explique / revise o vocabulário: hit (acerto), aircraft carrier (porta-aviões), battleship (navio de guerra), cruiser (cruzador), destroyer (contra-torpedeiro), miss (erro, água), etc.

3) Pergunte: Do you understand this instruction: “Say the number of hits and the type of ship”? Yes / No.

4) Look at the picture: Let’s say the player says: “A8, B6, B8, C4, D7, H6, H8”. (Se julgar pertinente, revise rapidamente o alfabeto, especialmente a pronúncia do “h”, (eitx) que costuma ser um problema para os alunos.)

5) Diga: Your opponent says all the shots at once (um atrás do outro). You mark your sheet with “X´s”.

6) Then you say, in this case: “Two hits and you sank a destroyer.”

7) Em seguida, os alunos continuam seguindo as instruções:

a) Disparar uma salva de sete tiros.

b) Dizer se a salva atingiu (hit) ou errou (miss);

c) Cada vez que um jogador perde um navio, a salva é reduzida em um tiro;

d) O jogador que afunda todos os navios do adversário é o vencedor.

8) Ao final, pergunte a cada dupla: Who won? Congratulations!

Tempo sugerido: 15 minutos.

Expectativa: Que os alunos observem e sistematizem o uso do imperativo para dar instruções de como jogar um jogo de lápis e papel ou de quadro de giz.

Propósito: Analisar e socializar com os colegas suas conclusões sobre o uso do imperativo para dar instruções.

Orientações:

  • Diga à turma: We’re going organize what we learned about the Imperative and share our conclusions with the class.
  • Os alunos sentam-se em pares.
  • Releem as instruções para Dots and Boxes e Battleship.
  • Escolhem um exemplo de imperativo afirmativo e um de imperativo negativo. Em cada grupo, você pode especificar de qual jogo devem escolher os imperativos, de modo que haja variedade. Por exemplo, o grupo 1 deve escolher o imperativo afirmativo entre as 3 primeiras instruções de Battleship e o negativo das 3 primeiras instruções de Dots and Boxes. O grupo 2 escolhe entre suas frases entre as instruções 4 a 6; o grupo 3, de 7 a 9 e assim por diante.
  • A dupla discute “Qual é a função do imperativo nos textos lidos?” “Como o imperativo afirmativo é formado?” “Como o imperativo negativo é formado?”
  • Uma vez terminada esta atividade, escolha três ou mais grupos para socializar com a classe suas conclusões.

? Material complementar: Se quiser mais ideias para jogos de papel e caneta ou de quadro de giz, visite Types of Games to Use in Your Classroom: http://g4ed.com/?p=503

Tempo sugerido: 3 minutos.

Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar o material apresentado.

Expectativa: Que os alunos tenham percebido a utilização do Imperative para dar instruções.

Orientação:

  • Concluindo, você pode dizer: Great class, people! We’ve had fun and we’ve improved our English. In short, this is what we have learned:
  • Em seguida, você pode escrever no quadro algo como:

Affirmative imperatives ? Form: base verb ? Function: instructions on how to do something

Negative imperatives ? Form: do + not + base verb ? Function: instructions on how NOT to do something

Contents

  1. INPUT: Read the instructions and play pen and paper games
  2. OUTPUT: Review and discuss the use of the imperative in the text

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI21) Reconhecer o uso do imperativo em enunciados de atividades, comandos e instruções.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Edson José Cortiano
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes