Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de dois planos (ING06_13UN07 e 08). Você pode usá-los articulados, como propomos, ou individualmente, uma vez que cada plano apresenta pelo menos uma alternativa para uso isolado. Neste conjunto de aulas, os alunos lerão um Instruction Manual sobre como jogar um paper and pen game e desenvolverão atividades escritas utilizando o imperative, as quais os habilitarão a dar instruções, ordens e a fazer pedidos.
Preparação para a aula: Peça aos alunos que revejam em seus cadernos (ou releiam nos livros didáticos sobre) o imperative.
Objective
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula: In this class, you are going to learn how to give instructions on how to play a pencil and paper game.
Context
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Mostre este slide aos alunos.
- Lembre-os de que nesta aula vão ler e depois escrever instruções para jogar pen and paper games.
- Explore o texto e a foto. Pergunte:
1) What is this? (A pen and paper game.)
2) Do you know any pen and paper games? Eles provavelmente conhecem pelo menos o Jogo da velha (Tic-tac-toe). Talvez conheçam outros, como Batalha Naval (Battleship).
2) What is she doing? (She's playing a game.)
3) Do you know what game it is? (No, I don’t. /Yes, I do.)
It’s a game called Dots and Boxes and we’re going to learn how to play it in this class.
Excerto extraído de https://icebreakerideas.com/pen-and-paper-games/ em 09/07/18
Input
Tempo sugerido: 15 minutos.
Propósito:
1) Ler / compreender instruções para jogar um jogo de papel e lápis, as quais contextualizam o uso do Imperative.
2) Jogar uma partida de Dots and Boxes (Pontinhos).
Expectativa: Que estas instruções estimulem os alunos para o tema de usar o Imperative para ensinar a jogar um jogo de papel e lápis e que possam ler as instruções e jogar.
Orientações:
1) Mostre o slide aos alunos (projete ou escreva no quadro as instruções do manual) ou imprima uma cópia.
2) Em seguida, explore algumas características do gênero textual “instruction manual” ou “user's guide”.
a. What kind of text is this? (An instruction manual / Instructions to play a game / a user’s manual.)
b. How do you know? (There are instructions. It gives instructions.)
c. Where do we usually find instructions? (In user’s manuals / posters / books / on the internet.)
3) Faça um rápido “guided reading” do slide. Explique as palavras desconhecidas. Você pode demonstrar “pair up,” “get,” “draw”, “dots” e “grid” por exemplo, desenhando a grade no quadro, o que já adianta a próxima fase da aula: jogar o Dots and Boxes. Explique também “take turns” (revezar-se). Se desejar, pode apontar alguns cognatos (trabalhar os cognatos sempre ajuda a construir o repertório lexical do aluno): number, decide, connect, count, complete, line e initial.
4) Em seguida, os alunos sentam-se em duplas;
5) Em uma folha de papel, os alunos desenham 1 grade de pontos, de 6 x 6.
6) E jogam uma partida de Pontinhos.
7) Ao final, pergunte a cada par: Who won? Great! How many boxes did you get?
8) Você pode apresentar a terminologia gramatical neste ponto, dizendo, por exemplo: Read over the instructions again. What are some of the commands in the game? “That’s right. When you say “do this”, “don’t do that” we are giving orders, or instructions. How do the commands start? With the verb or “don’t” and then the verb. This use of verbs is called the imperative. Instruction manuals normally use the imperative.”,
Texto adaptado de https://icebreakerideas.com/pen-and-paper-games/
? Material complementar:
Há uma worksheet com um resumo do uso do imperativo e dois exercícios simples, pode ser utilizado para sistematizar o uso de imperativo.
Output
Tempo sugerido: 20 minutos.
Propósito: Os alunos, com o professor como redator, escreverão instruções para jogar um jogo (pode ser de paper and pen / board game / classroom game, etc). As instruções podem servir para a própria turma com a repetição da atividade de Input, ou podem ser trocadas com outra classe.
Neste caso, na próxima aula, os alunos lerão as instruções dadas por colegas de outra turma e jogarão o jogo para o qual as instruções foram dadas.
Os colegas da outra classe farão o mesmo.
Expectativa: Que os alunos aprendam a usar o imperativo para dar instruções.
Orientações:
- Diga à turma: We’re going to write the instructions for another game. Let’s choose a fun game together.
- Faça um brainstorm com eles sobre de qual jogo querem escrever as instruções.
Pode ser um paper and pen game, como Dots and Boxes, ou Battleship, tic-tac-toe, etc.
- Uma vez decidido o jogo, os alunos ditam as instruções. Você as escreve no quadro ou num slide.
- Caso prefira a sugestão de trocar as instruções com outra turma, na próxima aula podem ler as instruções e jogar o jogo.
? Material complementar:
Feedback
Tempo sugerido: 3 minutos.
Propósito: Dar uma devolutiva do trabalho realizado e sistematizar o material apresentado.
Expectativa: Que os alunos tenham percebido a utilização do Imperative para dar instruções.
Orientações: Este slide não precisa ser apresentado para os alunos, ele apenas serve para lembrá-lo que a aula sempre deve ser encerrada com algum tipo de devolutiva, uma autoavaliação ou uma análise das atividades que realizaram. Você pode, por exemplo, avaliar os alunos observando sua participação nas diversas fases da aula.