13237
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Plano de aula - Adjetivos possessivos

POR: Manuella Lisboa Gomes da Silva 11/11/2018
Código: ING6_09UND04

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI23) Empregar, de forma inteligível, os adjetivos possessivos.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Adjetivos possessivos

 

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se organizar.

Sobre esta aula: Este plano é parte de uma sequência de 2 planos abordando a competência escritora em língua inglesa, e se baseiam em vocabulário e gramática para construir repertório linguístico e trabalhar na escrita de uma descrição do personagem. Contudo, a escolha é sua: você pode usar esses planos articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

O conhecimento prévio necessário para este plano é o vocabulário relacionado à família, apresentado na Unidade 02, Aula 03 (no eixo Oralidade), e o vocabulário relacionado à descrição de pessoas, apresentado na Unidade 06, Aula 01 (no eixo Oralidade). Os adjetivos possessivos foram apresentados anteriormente na Unidade 06, Aula 04 (no eixo Oralidade). Já o uso de apóstrofo + s para descrever relações foi trabalhado na Unidade 06, Aula 05 (no eixo Oralidade) e também na Unidade 09, Aula 03 (no eixo Escrita).

Preparação para a aula: Nesta aula, você precisará de: dois mata-moscas, cópias dos textos e das folhas de atividade (veja Atividades para impressão - Output e Atividades para impressão - Input)e um projetor multimídia (datashow) ou smart TV com entrada USB. Se não tiver um datashow (nem uma smart TV) disponível em sua escola, não tem problema! Imprima as imagens dos slides (em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) para mostrar para os alunos (veja Atividades para impressão - Context, Atividades para impressão - Input e Atividades para impressão - Output).

Leia todas as orientações para o professor e boa aula! ;-)

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Nesta aula, os alunos aprenderão a usar adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, their) para se referir a posse ou pertença. Mostre ou leia o objetivo desta aula para a turma e diga: Today you will use possessive adjectives to write a description of your favorite book or movie character.

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

Antes de começar, proponha um jogo para estimular a curiosidade dos alunos e prepará-los para a estrutura da língua que será usada nas atividades a seguir.

  • Diga: We are going to play a game (Fly Swatters Game);
  • Mostre aos alunos as fotos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Context). Se você não tiver um datashow na sala nem puder fazer uma impressão colorida das imagens, você pode recortar imagens de revistas e/ou jornais;
  • Divida a turma em duas equipes e forneça a cada equipe um mata-moscas. Se não tiver dois mata-moscas, você pode enrolar duas cartolinas (de modo que fiquem como bastões) e entregar uma para cada equipe;
  • Peça que um aluno de cada equipe vá até a frente da sala e fique de pé (de frente para a turma e de costas para o quadro) com o mata-moscas na mão;
  • Explique que você irá ler frases (veja Atividades para impressão - Context) com características físicas das pessoas nas imagens e os jogadores têm que se virar e tocar a foto da pessoa com a característica descrita com o mata-moscas;
  • O primeiro a tocar a foto ganha um ponto para sua equipe;
  • Vence a equipe que tiver mais pontos.

Frases sugeridas:

  • My hair is white.
  • My eyes are brown.
  • I have dark skin.
  • My hair is blond.
  • My eyes are blue.
  • My hair is curly.
  • My skin is wrinkled.
  • My hair is long.

Material complementar:

Fonte:

Blond girl: https://www.pexels.com/photo/girl-sitting-indoor-1296152/

Black girl: https://www.pexels.com/photo/girl-wearing-pink-white-teal-and-blue-crew-neck-cold-shoulder-standing-near-fence-1068205/

Red-haired girl: https://www.pexels.com/photo/adolescence-adorable-beautiful-blur-573255/

Old lady: https://www.pexels.com/photo/adult-elder-elderly-enjoyment-432722/

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar os adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, their) aos alunos dentro de um contexto de uso.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que os adjetivos possessivos são usados para determinar relações de posse ou pertença.

Orientações:

1) (13’) Explique aos alunos que nesta aula eles irão conhecer alguns dos personagens principais do livro “Extraordinário” (Wonder). Mostre a eles o texto (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input). Diga: You will read about three characters from the book Wonder. Pergunte:

  • Is this an interview or a character profile? (Os alunos provavelmente responderão: It is a character profile.)
  • Where was this character profile taken from? (Os alunos provavelmente observarão o layout da página e responderão: from the internet; from a website)

Entregue uma cópia do texto (veja Atividades para impressão - Input) a cada aluno. Aponte para a barra de endereço e diga: This is the official website of the book Wonder. It contains information on the book, the characters, the author, the movie, etc. Pergunte:

  • Which character is this profile about? (Os alunos provavelmente localizarão o nome do garoto e responderão: It is about Auggie/ August Pullman.)
  • How old is Auggie? (Os alunos provavelmente responderão: He is ten years old.)
  • When is his birthday? (Apontando para o nome Auggie.) (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It’s on October 10th/ His birthday is October 10th.)
  • What are some of the things he likes the most? (Os alunos provavelmente responderão: Xbox; his dog; Star Wars)
  • What is his favorite Star Wars character? (Apontando para o nome Auggie.) (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is Jango Fett/ His favorite character is Jango Fett.) ( ! ) Nota cultural: Se os alunos não souberem, é interessante dizer a eles que Star Wars (“Guerra nas Estrelas”) é uma franquia de filmes de ficção científica criada pelo cineasta George Lucas. Para saber mais sobre o universo Star Wars, acesse: https://www.omelete.com.br/star-wars e https://www.starwars.com/.
  • What is his favorite holiday? (Apontando para o nome Auggie.) (Os alunos provavelmente responderão algo parecido com: It is Halloween/ His favorite holiday is Halloween.)

Aponte para o segundo parágrafo do texto e pergunte:

  • What else do we know about Auggie? (Os alunos provavelmente observarão o início e o meio do segundo parágrafo e responderão algo parecido com: he had twenty-seven surgeries; he has a genetic problem/ disorder);
  • Who is Via? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota no final do segundo parágrafo e responderão: She is Auggie’s sister/ She is his sister.)

Neste momento ainda não é interessante destacar o uso dos adjetivos possessivos para os alunos, apenas explorar a leitura do texto. :)

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar os adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, their) aos alunos dentro de um contexto de uso.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que os adjetivos possessivos são usados para determinar relações de posse ou pertença.

Orientações: Mostre a eles o texto (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input). Entregue uma cópia impressa (veja Atividades para impressão - Input) para cada um e pergunte:

  • Who is this girl? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota e responderão: She is Charlotte.)

( ! ) Nota cultural: De acordo com o English Oxford Living Dictionaries, a expressão goody two shoes significa “an ostentatiously virtuous or well-behaved person” (uma pessoa ostensivamente virtuosa ou bem comportada) (Disponível em: https://en.oxforddictionaries.com/definition/goody_two_shoes Acesso em: 03/08/2018).

  • What are her favorite activities? (Apontando para o nome Charlotte.) (Os alunos provavelmente responderão: She loves theater and dancing.)
  • How many brothers and sisters does she have? (Os alunos provavelmente responderão: She has two sisters.)
  • Does she have any pets? (Os alunos provavelmente responderão: Yes, she does; She has a puppy.)
  • What is her pet’s name? (Apontando para o nome Charlotte.) (Os alunos provavelmente responderão: Her puppy’s name is Suki.)
  • Who adopted Suki? (Os alunos provavelmente responderão: Her family did/ Her family adopted Suki from an animal shelter.)
  • Is Charlotte friends with any specific group at school or is she friends with everyone? (Os alunos provavelmente localizarão a informação nas três últimas linhas e responderão: She is friends with everyone.)
  • Who might Charlotte have romantic feelings for? (Espera-se que os alunos localizem a palavra crush e o nome do garoto e respondam: Jack Will) ( ! ) Nota cultural: Você conhece o significado da gíria crush? Acesse: https://www.gazetadopovo.com.br/viver-bem/comportamento/o-que-e-crush/ e https://www.dicionariopopular.com/crush/.

Neste momento ainda não é interessante destacar o uso dos adjetivos possessivos para os alunos, apenas explorar a leitura do texto.

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Apresentar os adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, their) aos alunos dentro de um contexto de uso.

Expectativa: Que os alunos consigam inferir que os adjetivos possessivos são usados para determinar relações de posse ou pertença.

Orientações: Mostre o texto aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input). Entregue uma cópia impressa (veja Atividades para impressão - Input) para cada um e pergunte:

  • What is her name? (Os alunos provavelmente localizarão o nome da garota e responderão algo parecido com: Summer; It is Summer; Her name is Summer.) Você pode reforçar a resposta apontando para o nome Summer e dizendo: Her name is Summer.
  • Who does Summer go to school with? (Os alunos provavelmente responderão: She goes to school with August.)
  • What do they have in common? (Espera-se que os alunos respondam: Their names match; Their names are “summer” names.) Você pode reforçar a resposta apontando para os nomes Summer e Auggie e dizendo: Their names match. ( ! ) Nota cultural: Vale lembrar que no hemisfério norte, o verão começa no final de junho (June) e termina no final de setembro (September). Por isso o nome dos dois personagens são nomes de verão (Summer é “verão” em inglês, e August é “agosto”, um dos meses dessa estação).
  • What do Summer and Auggie usually do together? (Os alunos provavelmente localizarão as informações no texto e responderão: They attend English classes together; They eat lunch together every day; They hang out after school.)
  • What’s her favorite saying? (Apontando para o nome Summer.) (Os alunos provavelmente responderão: Her favorite saying is “cool beans”.) ( ! ) Nota cultural: Cool beans é uma expressão informal em inglês que significa “Excelente!”, “Impressionante!”. (Fonte: https://www.collinsdictionary.com/pt/dictionary/english/cool-beans e https://en.oxforddictionaries.com/definition/cool_beans Acesso em: 03/08/2018)

Neste momento ainda não é interessante destacar o uso dos adjetivos possessivos para os alunos, apenas explorar a leitura do texto. :)

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Sistematizar o uso dos adjetivos possessivos (my, your, his, her, its, our, their).

Expectativa: Que os alunos compreendam que os adjetivos possessivos são usados para determinar determinar relações de posse ou pertença.

Orientações:

2) (7’) Entregue uma cópia da folha de atividade a cada aluno (veja Atividades para impressão - Input).

  • Diga: Guess who!
  • Escreva a frase (a) no quadro, aponte para o adjetivo possessivo his, leia a frase e pergunte: Who is this sentence about? (Espera-se que os alunos respondam: Auggie/ Auggie’s favorite holiday is Halloween.) Volte ao slide 4, aponte para o nome Auggie no texto e reforce: His favorite holiday is Halloween.
  • Destaque que o adjetivo possessivo his na frase (a.) refere-se a Auggie e que ele é um garoto.
  • Leia as frases para os alunos e explique que eles deverão voltar aos textos para descobrir a quem cada frase se refere: Auggie, Charlotte ou Summer.
  • His favorite holiday is Halloween. (Auggie) - slide 4
  • Her family adopted Suki from an animal shelter. (Charlotte) - slide 5
  • Her favorite saying is “cool beans”. (Summer) - slide 6
  • His favorite character is Jango Fett. (Auggie) - slide 4
  • Her puppy’s name is Suki. (Charlotte) - slide 5
  • His birthday is October 10th. (Auggie) - slide 4
  • Their names match. (Summer and Auggie) - slide 6
  • Via is his sister. (Auggie) - slide 4
  • Enquanto os alunos respondem a atividade, caminhe pela sala e verifique se todos entenderam a proposta. Também ofereça ajuda a quem estiver com dificuldades.
  • Após 4 minutos (o suficiente para que a maior parte da turma consiga analisar os textos e marcar as respostas na folha), volte ao quadro e faça a correção coletiva com a turma. Agora sim, é o momento de destacar o uso dos adjetivos possessivos. Escreva os nomes Auggie, Charlotte e Summer, e os adjetivos possessivos HIS, HER e THEIR no quadro. Releia uma frase por vez e pergunte: Who is this sentence about? Solicite aos alunos que compartilhem o que responderam. É importante que os alunos consigam relacionar efetivamente cada adjetivo possessivo à pessoa a quem se refere (his ? he, a male person; her ? she, a female person; their ? they, more than one person).

Material complementar:

Fonte: https://wonderthebook.com/characters

Tempo sugerido: Continuação do Input.

Propósito: Sistematizar o uso dos adjetivos possessivos.

Expectativa: Que os alunos compreendam que os adjetivos possessivos são usados para determinar relações de posse ou pertença.

Orientações: Se considerar necessário, use este slide para reforçar para que são usados os adjetivos possessivos.

  • Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Input);
  • Diga: We use possessive adjectives: to show something belongs to somebody (My backpack is blue.); for relations and friends (His sister is a student.); and for parts of the body (Marta is washing her face.)
  • Lembre aos alunos que cada adjetivo possessivo (à direita) corresponde a um pronome pessoal (à esquerda);
  • Dê destaque a MY, YOUR e OUR, que não aparecem nos textos lidos. De maneira rápida, apresente um exemplo de cada. Você pode usar o exemplo do slide e acrescenta outros: I am an English teacher. My name is _____./ You are a student. Your name is _____. (singular)/ You are Brazilian. Your native language is Portuguese. (plural)

Fonte: https://www.pexels.com/photo/photography-of-women-wearing-strip-shirt-1018501/

Tempo sugerido: 18 minutos.

Propósito: Apresentar um modelo para a escrita do perfil de um personagem ficcional (de um livro ou filme).

Expectativa: Que os alunos observem o uso dos adjetivos possessivos para determinar relações de posse ou pertença.

Orientações:

  • Explique aos alunos que nesta etapa da aula, eles irão escrever a descrição de um dos personagens de seu livro ou filme favorito;
  • Mostre o texto aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output);
  • Diga: This is Tom. Tom’s favorite book is Wonder. He is writing about his favorite character in the book;
  • Leia o parágrafo sobre Auggie para os alunos;
  • Peça que eles observem e apontem as partes em que há o uso de adjetivo possessivos (his, our e their) para descrever as relações entre os personagens do livro.

Tempo sugerido: Continuação do Output.

Propósito: Adicionar 3 ou 4 informações novas ao perfil do personagem iniciado na aula anterior (Unidade 09, Aula 03).

Expectativa: Que os alunos sejam capazes de usar os adjetivos possessivos aprendidos nesta aula para escrever sobre seus personagens ficcionais favoritos.

Orientações:

  • Mostre o slide com orientações para a escrita aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande de modo que toda a turma consiga enxergar) (veja Atividades para impressão - Output);
  • Explique que eles irão adicionar informações à descrição do personagem que iniciaram na aula anterior (Unidade 09, Aula 04). Caso você opte por não trabalhar a Aula 04 (que tem como foco o uso do apóstrofo +s para descrever relações), você pode simplesmente solicitar aos alunos que nesta aula: a) escolham um livro ou filme favorito; b) escolham um personagem principal desse livro/ filme; c) escrevam sobre as características físicas (Exemplo: His hair is black.), suas relações familiares (Ex.: April is her sister.), as coisas favoritas (Ex.: Her favorite singer is Elvis Presley.) e os amigos (Ex.: Rowley is his best friend.) dele ou dela;
  • Oriente-os a usar como modelo o texto de Tom (slide anterior) para escrever mais 3 ou 4 frases sobre: as coisas favoritas do personagem escolhido, seus amigos e/ou sua aparência física.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com a sensação de terem aprendido algo. Eles devem perceber que conseguem entender e escrever uma descrição de personagens em inglês utilizando os adjetivos possessivos que aprenderam nesta aula.

Orientações: Encerre a aula com uma sistematização do conteúdo trabalhado. Você pode fazer essa sistematização em uma conversa coletiva (os alunos vão falando e você registra) ou, então, apresentar esse slide final já com as respostas.

O importante é que os alunos saiam da aula conscientes do que aprenderam e de que foram capazes de entender e usar adjetivos possessivos em língua inglesa em um contexto real!

Contents

  1. INPUT: Read Wonder book character profiles (Auggie, Charlotte and Summer)
  2. OUTPUT: Write a description of one’s favorite book or movie character (add-on to the previous lesson)

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI23) Empregar de forma inteligível, os adjetivos possessivos.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Professor-autor: Manuella Lisboa Gomes da Silva

Mentor: Isabel Callejas

Especialista: Celina Fernandes


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

AULAS DESSA UNIDADE:

AULAS DESSA DISCIPLINA:

AULAS RELACIONADAS:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes