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Plano de aula - Identificar diferentes sotaques da língua inglesa

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar diferentes sotaques da língua inglesa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Michelle de Sousa Bahury

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- YouTube, Facebook, WhatsApp ou blog da escola (alguma plataforma que possibilite o envio aos alunos de posts e perguntas a serem realizadas nas aulas, para o context, input e output); Google Drive e Google Docs.

Context
Pergunte aos alunos quais países cujo idioma oficial é o inglês eles conhecem: "What countries do you know that speak English as an official language?".

Diga aos alunos que nesta semana eles estudarão sobre língua nativa, segunda língua e línguas oficiais, mencionando que há países que possuem mais de um idioma oficial. Eles também aprenderão a reconhecer diferentes sotaques do inglês.

Veja a informação do context do plano original. Logo abaixo, há mais detalhes sobre isso, e você poderá usar essas informações como um guia para escrever seu post ou mensagem. Faça uma breve explicação sobre o que significa mother language, second language, official language and língua franca. Assim, eles poderão compreender que, nos países apresentados, a língua inglesa é falada como mother language, devido à colonização do Império Britânico, mas nem todos os países que foram colonizados pela Inglaterra falam inglês como língua materna ou primeira língua. Em alguns países, o inglês é uma das línguas oficiais (usada em negócios, na sede do governo e no sistema educacional), e, em outros, o inglês é uma língua franca (a língua usada por pessoas que não compartilham uma mesma língua nativa). Por exemplo, em Gana, um país da África Ocidental que foi colonizado pelos ingleses, há várias línguas maternas, mas o inglês é usado como língua oficial e também como língua franca entre pessoas de diferentes regiões que não compartilham a mesma língua materna (use instruções do context do plano original).

Input
Crie um post no grupo do Facebook ou mande uma mensagem no grupo do WhatsApp com o video da cantora Shakira falando várias línguas, disponível aqui. Posteriormente, peça que respondam às seguintes perguntas (nos comentários do post):

     a) Where is Shakira from?
     b) What is Shakira’s native language?
     c) Where does Shakira live? Spain or the United States?
     d) What are some of Spain’s official languages?
     e) What other languages does Shakira speak?

Output
O plano de aula original tem vários vídeos para os alunos escutarem na tentativa de reconhecer os sotaques. Você deverá escolher de um a três vídeos de que gostar mais para enviar a eles. Todos os videos encontram-se no link disponível aqui.

Em seguida, peça que escolham um dos três vídeos e respondam às questões. Poderão utilizar o Google Do disponível aqui como exemplo/apoio para responder às perguntas. Os alunos poderão enviar as respostas por mensagem privada.

Feedback
Pergunte aos estudantes: "What did you think about the accents from this week? Which were easier to understand and why?".

Faça um resumo da semana. Por exemplo: “Great job this week everyone! This week, you watched videos of people talking about their mother languages and the languages they speak. You also learned about different countries that speak English as an official or mother language.
     - What did you learn this week? Do you think it’s cool to learn languages?
     - What language do you want to learn?”.

Os alunos podem interagir nos chats, compartilhando suas opiniões sobre as aulas e o que aprenderam na semana.

Convite às famílias
Nesta semana, os alunos precisarão usar mais tecnologia para assistirem aos vídeos e responderem às perguntas. Os pais ou responsáveis serão bons aliados para ajudá-los.

Sugestão Enviada Por: Isabel Callejas


Código: ING6_03UND03

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.


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