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Plano de aula - Identificar diferentes sotaques da língua inglesa

POR: Michelle de Sousa Bahury 04/11/2018
Código: ING6_03UND03

6º ano / Inglês

Plano de aula alinhado à BNCC:

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e/ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira/comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Plano de aula de Inglês com atividades para 6o ano do EF sobre Identificar diferentes sotaques da língua inglesa

 

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano de aula é o terceiro de uma sequência de cinco planos. A escolha é sua: você pode usá-los articulados ou individualmente, pois cada um apresenta alternativas para uso sem os outros.

Preparação para a aula: Será necessário o uso de data show, computador, internet ou os vídeos num pendrive e uma caixa de som, a fim de que sejam reproduzidos o vídeos do input, disponíveis no drive. Não esqueça de imprimir o worksheet disponibilizado no plano para ser entregue durante a aula para os alunos.

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Mostre ou leia para a turma o objetivo desta aula. Explique que a aula será focada na identificação de diferentes sotaques da língua inglesa. “Today you will be able to identify different accents of the English language.”

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Mostre a imagem aos alunos (no datashow ou imprima uma cópia em tamanho grande) e pergunte:

  • How many people do you see in the picture? (Os alunos devem responder: Four, ou one man and three women.) Faça a próxima pergunta: Are they from Brazil? (Os alunos devem responder: No!). A seguir questione: Where are they from? (É esperado que os alunos digam algo parecido com: They are from India, England, Ghana and Canada ou The man is from England and the women are from India, Ghana and Canada.
  • Aproveite a oportunidade quando os nomes dos países para fazer explicar que India, England, Ghana and Canada and Brazil are countries. Faça repetições com a turma a partir dos nomes desses países e verifique seu entendimento. Essa explicação pode auxiliar o entendimento dos alunos para a próxima pergunta: What do these countries have in common? (é esperado que os alunos digam: English ou they all speak English). Se essa resposta não vier tão fácil, reformule a pergunta. Primeiro faça a explicação da palavra language assim: In Brazil, we speak Portuguese. Portuguese is our language. Agora refaça a pergunta: What language do they speak in these countries? (é esperado que os alunos digam: English ou they all speak English).
  • Does the Canadian woman speak English? (os alunos devem responder: Yes!) Continue fazendo perguntas sobre as imagens das pessoas e seus países assim: Does the British man speak English? / Does the Ghanaian woman speak English? / Does the Indian woman speak English? Aponte para as imagens e oriente a percepção dos alunos.
  • Faça uma breve explicação sobre o que significa mother language, second language, official language and lingua franca. Assim, eles podem compreender que nos países apresentados a língua inglesa é falada como mother language, devido a colonização do Império Britânico, mas não todos os países que foram colonizados pela Inglaterra falam Inglês como língua materna ou primeira língua. Em alguns países, o inglês é uma das línguas oficiais (usada em negócios, na sede do governo e no sistema educacional) , em outros países inglês é uma língua franca (a língua usada por pessoas que não compartilham uma mesma língua nativa). Por exemplo, em Gana, um país da África Ocidental que foi colonizado pelos ingleses, várias línguas maternas são faladas, mas o inglês é usado como língua oficial e também como língua franca entre pessoas de diferentes regiões que não compartilham a mesma língua materna. Se precisar de mais informações sobre esse assunto é só clicar aqui.
  • Finalmente, pergunte aos alunos: Can we find countries that were British colonies and speak English in all the continents? (Yes/No) Explique que sim, existem países que foram colonizados pela Inglaterra em todos os continentes (África, Ásia, América Oceania, e Europa). Atualmente, na Europa só a Inglaterra tem o inglês como língua materna, mas muitos países usam o inglês como língua oficial ou língua franca. Para ler mais sobre estes países aqui: https://en.wikipedia.org/wiki/Category:Former_British_colonies
  • Também é importante esclarecer aos alunos a diferença entre os termos Reino Unido e Grã-Bretanha. Essas informações possibilitam o aluno a conhecer sobre a história do Império Britânico e não ficar focado apenas na Inglaterra. Para esses esclarecimentos, acesse aqui.

Tempo sugerido: 20 minutos.

Propósito: Apresentar vídeos de pessoas originárias de países que foram colonizados pelo Império Britânico e que falam língua inglesa a fim de que os alunos possam identificar diferentes sotaques da língua de forma contextualizada e organizada.
Expectativa: Que os alunos aprendam a identificar os sons da língua inglesa falados por pessoas de diferentes nacionalidades. Não é preciso que entendam todas as novas expressões, muito menos todas as palavras, mas que percebam os diferentes sotaques da língua inglesa.

Links para os vídeos para esse input estão disponibilizados no google drive: Diferentes sotaques da língua inglesa:

Orientações: O input dessa aula serão cinco vídeos disponíveis no link acima.

Mostre os vídeos para a turma e peça para eles tentarem entender algumas informações, mas não precisam entender tudo. Em seguida pergunte: What did the people in the video do? (os alunos podem responder: Introduce themselves, talk about themselves etc), Were the people all from the same continent? (É esperado que os alunos respondam: No!), What countries are they from? (Os alunos devem responder: India, Canada, etc.). Depois de fazer isso, mostre este slide ou coloque no quadro esses países e nacionalidades: India - Indian, England - British, Ghana - Ghanaian, Canada - Canadian, Tanzania -Tanzanian. Em seguida, mostre as bandeiras dos países e faça a turma relacionar as imagens com os nomes e as nacionalidades correspondentes. A ideia é verificar se os alunos conseguem relacionar as nacionalidades mostradas nos vídeos com seus respectivos significados e representações (bandeiras). Veja quais países e nacionalidades eles reconhecem e faça repetições orais das mesmas. As respostas serão assim: Canada (2), Ghana (3), India (1), England (4), Tanzania (5)

Em seguida mostre os vídeos novamente e durante a apresentação de cada um, pause a cena e pergunte: What’s her/ his name? (Os alunos devem responder “Hannah” ou It’s Hannah!) What language is she /he speaking now? (os alunos devem responder: English).Faça uma segunda pergunta ainda com o vídeo pausado: What other languages can he/she speak? (Os alunos devem responder Portuguese, Spanish, por exemplo). Continue explorando o vídeo assim: What accent is this? (os alunos devem responder: British, por exemplo). Continue pausando os vídeos e interagindo com os alunos. Essa última pergunta terá uma variação de respostas. Siga esta sequência de perguntas para cada vídeo na ordem dos sotaques: British, Canadian, Ghanaian, Indian and Tanzanian. Em cada vídeo, você pode comentar quão diferentes são os sotaques, assim como as expressões. Por exemplo: How did he/she say hello? Hey guys! What is guys? Guys is for boys but can be used for both guys and girls when used in the plural; How did he/she say his/her name? (My name is Hannah/I`m Mouli/My name is Pamela etc) ou Hello everyone! Etc.

Pergunte para os alunos. Quais sotaques acharam mais fáceis de entender? Se desejar, pode colocar os vídeos uma terceira vez com o transcript e comentar ainda mais as informações faladas, como hobbies, professions etc.

Entregue um worksheet com os áudios de pessoas originárias de colônias britânicas para que os alunos reconheçam os sotaques falados. Caso necessite ver a resolução da atividade proposta, clique aqui.

Proponha: Listen to the audios in pairs and match the accent accordingly: (deixe os alunos em duplas e peça para que reconheçam o sotaque apresentado). Deve ser fácil deles concluírem isso, pois acabaram de ver algo parecido nos vídeos. O professor deve circular pela sala e à medida que forem respondendo, fazer reforços como: Good! Excellent!

Peça: Listen and guess the accent. Dê 7 minutos para eles. A dupla deve ouvir o aúdio e um dos componentes deve identificar o sotaque apresentado. Os componentes devem se alternar para responder essa atividade oralmente.

Material Complementar:

-Se achar útil, pode usar o transcript para preparar para esta aula: transcript

-Se desejar, pode também mostrar uma apresentação com sotaque americano neste link

Tempo sugerido: 15 minutos.

Propósito: Ouvir áudios e reconhecer os diferentes sotaques da língua inglesa.

Expectativa: Os alunos devem interagir com alguns de seus colegas de classe. Eles devem utilizar: What accent is this? Eles devem responder parecido com: It’s British (accent)! Dependendo do nível da turma as expressões podem ser expandidas como: What language does he/she speak?

Orientações:

  • Divida a turma em duplas ou trios. Cada dupla ou trio deve se alternar para responder as perguntas que o professor irá fazer.O professor irá colocar vídeos curtos para que os alunos tentem reconhecer os sotaques em inglês que ouvirão. A proposta é que os alunos respondam com a nacionalidade correta de cada pessoa que fala no vídeo. Não é preciso colocar o vídeo inteiro. Cada qual terá a indicação de tempo específico para cada grupo. Dê 7 minutos para essa dinâmica.
  • O professor deverá entregar cartões com os nomes de nacionalidades para os grupos conseguirem fazer essa atividade. Para deixá-la mais desafiadora, se cada grupo responder sobre três vídeos cada, entregue seis cartões para cada grupo, pois assim alguns cartões irão sobrar e os alunos deverão tomar a decisão mais acertada sobre cada nacionalidade. Sobrará um cartão. Faça o download do template dos cartões aqui. Aproveite para economizar papel e imprima vários cartões em uma única folha.
  • Faça assim: Mostre cada vídeo primeiramente aos alunos sem fazer perguntas. Em seguida pergunte assim: What accent is this?. Direcione a pergunta para um dos grupos. Mostre o mesmo vídeo uma segunda vez e espere que os alunos respondam com a nacionalidade correta. Assim que tiverem certeza de suas respostas, um representante de cada grupo deverá mostrar o cartão e lê-lo em voz alta assim: It’s a British accent! Essa dinâmica segue até que cada grupo participe pelo menos três vezes. Dê 13 minutos para essa dinâmica.
  • Para esta atividade os alunos podem dizer que o sotaque mais “correto” é o inglês, mas é importante orientar os alunos para as muitas variações de uma mesma língua e seus valores sociais. Acentue ainda que o poder político e econômico de uma potência implicam também em ter sua pronúncia reconhecida como “padrão” e outras, não.
  • Os vídeos estão disponíveis nesses links:
  • https://www.youtube.com/watch?v=xg-_ofMrl8g até 0:44 (Raj speaking - Indian accent)
  • https://www.youtube.com/watch?v=CPRIpLYLhGY até 0:30 (Adele speaking - British accent)
  • https://www.youtube.com/watch?v=uyrAhLIbDHM até :30 (Jimmy Cliff - Jamaican accent)
  • https://www.youtube.com/watch?v=KKKgknrVVkQ (Justin Trudeau -Canadian accent)
  • https://www.youtube.com/watch?v=Fum3g86zUPc até ):49 (Bono Voz - Irish accent)

? Material complementar:

-Se os alunos tiverem acesso a smartphones ou tablets podem pesquisar mais vídeos / áudios com sotaques diferentes da língua inglesa (precisarão de internet) ou algum programa de áudio. Assim, os alunos podem praticar mais ainda o que aprenderam e eles podem escutar os sotaques sempre que precisarem.

Tempo sugerido: 5 minutos.

Propósito: Organizar os saberes ativados durante essa aula.

Expectativa: Que os alunos saiam da aula com uma sensação de sucesso. É importante não colocar uma regra única e nem achar que aqueles que falaram pouco não aprenderam. Eles precisam se dar conta de que o objetivo da aula era ser capaz de identificar diferentes sotaques da língua inglesa.

Orientações: Finalize a aula com uma retomada do que aprenderam. Coloque somente o slide 4 novamente. Peça para os alunos prestarem atenção às bandeiras e nacionalidades apresentadas nesse slide. Feito isso, aproveite alguns dos vídeos usados no input. Neste momento, não deixe que olhem os vídeos, apenas escutem os sotaques. Assim, pause uma apresentação e pergunte para a turma: What’s this nationality? (É esperado que os alunos respondam: It`s Indian) ou pergunte assim: What accent is this? (É esperado que os alunos respondam: It’s + nationality.). Administre a quantidade de objetos de acordo com o tempo que tiver disponível. Assim, mostre aos alunos que é isso mesmo: o que eles falaram era exatamente o que você queria que eles aprendessem!

Contents

  1. INPUT: <Videos of people speaking different accents of the English language>
  2. OUTPUT: <Guessing game with different accents of the English language.>

Habilidade da Base Nacional Comum Curricular

(EF06LI18) Reconhecer semelhanças e diferenças na pronúncia de palavras da língua inglesa e da língua materna e\ou outras línguas conhecidas.

(EF06LI25) Identificar a presença da língua inglesa na sociedade brasileira\comunidade (palavras, expressões, suportes e esferas de circulação e consumo) e seu significado.

Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA
Professor-autor: Michelle Bahury
Mentor: Isabel Callejas
Especialista: Celina Fernandes


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