Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esse plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU05, uma vez que traz temas já abordados e reitera a interação com o Sol para a manutenção da vida no planeta Terra.
Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio para a realização do Mão na massa.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre o processo de erupções solares e onde podemos observá-las.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Após a leitura do texto, obtenha dos alunos o conceito de estratosfera, a localização da Austrália no mapa-múndi e se o Brasil tem alguma possibilidade de passar pelos problemas que este país vem passando, e, se sim, por quê?
Leia a matéria completa no link abaixo: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/estudo-buraco-na-camada-de-ozonio-agrava-seca-na-australia,cc78962f137ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html
Caso deseje apresentar para os alunos um produto mais atualizado sobre tempestades solares, realize a impressão do material abaixo ou leia com eles após acessar o endereço apresentado. https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201709119324450-explosao-solar-astronautas-eei-refugio/
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora e pergunte aos alunos se eles conhecem o termo erupção solar e como são criadas.
Texto de auxílio ao professor para entender mais sobre as erupções solares: http://lilith.fisica.ufmg.br/~cristina/climaespacial/2pageje.html
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações: Divida a sala em grupos de até oito pessoas, entregando os textos no material complementar.
Os alunos terão 15 minutos para leitura dos textos e mais 10 para a confecção dos fôlderes. Indique o modelo presente no material complementar ou desenvolva com eles outros modelos que achar mais pertinentes.
Se possível, indique o site http://sbd.tempsite.ws/capele/gestao/relatorios.asp?campanha=16 no qual os alunos podem obter dados sobre o câncer de pele em mais de 80 cidades (com as capitais dos estados inclusas).
Sistematização
Tempo sugerido: 19 minutos.
Orientações: Os alunos devem apresentar seus trabalhos desenvolvidos no Mão na massa. Otimize o tempo para que tudo ocorra nos primeiros
10 minutos. Nos outros 9 minutos, leia o texto com os estudantes e os informe desta outra atribuição que podemos fazer do Sol, instigue os alunos a perguntar sobre o efeito e indique que, no Brasil, há programas que o governo financia para esse tipo de geração de energia, como o presente neste site:
Ou mesmo a iniciativa privada, como o desenvolvido por este software, que auxilia na projeção, tanto da economia quanto dos custos para esse tipo de ação, como este: https://www.accasoftware.com/ptb/software-fotovoltaico?gclid=CjwKCAjwwJrbBRAoEiwAGA1B_X1mmTpS1OxpBDJNOlnqKfJGQBegtHl0yIWp8CIulNrERZoHeYRpyhoCJZEQAvD_BwE