13201
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Tempestades cósmicas no espaço

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Tempestades cósmicas no espaço

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU05, uma vez que traz temas já abordados e reitera a interação com o Sol para a manutenção da vida no planeta Terra.

Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio para a realização do Mão na massa.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre o processo de erupções solares e onde podemos observá-las.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Após a leitura do texto, obtenha dos alunos o conceito de estratosfera, a localização da Austrália no mapa-múndi e se o Brasil tem alguma possibilidade de passar pelos problemas que este país vem passando, e, se sim, por quê?

Leia a matéria completa no link abaixo: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/estudo-buraco-na-camada-de-ozonio-agrava-seca-na-australia,cc78962f137ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Caso deseje apresentar para os alunos um produto mais atualizado sobre tempestades solares, realize a impressão do material abaixo ou leia com eles após acessar o endereço apresentado. https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201709119324450-explosao-solar-astronautas-eei-refugio/

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora e pergunte aos alunos se eles conhecem o termo erupção solar e como são criadas.

Texto de auxílio ao professor para entender mais sobre as erupções solares: http://lilith.fisica.ufmg.br/~cristina/climaespacial/2pageje.html

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Divida a sala em grupos de até oito pessoas, entregando os textos no material complementar.

Os alunos terão 15 minutos para leitura dos textos e mais 10 para a confecção dos fôlderes. Indique o modelo presente no material complementar ou desenvolva com eles outros modelos que achar mais pertinentes.

Se possível, indique o site http://sbd.tempsite.ws/capele/gestao/relatorios.asp?campanha=16 no qual os alunos podem obter dados sobre o câncer de pele em mais de 80 cidades (com as capitais dos estados inclusas).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Os alunos devem apresentar seus trabalhos desenvolvidos no Mão na massa. Otimize o tempo para que tudo ocorra nos primeiros
10 minutos. Nos outros 9 minutos, leia o texto com os estudantes e os informe desta outra atribuição que podemos fazer do Sol, instigue os alunos a perguntar sobre o efeito e indique que, no Brasil, há programas que o governo financia para esse tipo de geração de energia, como o presente neste site:

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/incentivos-a-energia-solar/governo-cria-programa-de-incentivo-a-geracao-de-energia-solar-progd.html

Ou mesmo a iniciativa privada, como o desenvolvido por este software, que auxilia na projeção, tanto da economia quanto dos custos para esse tipo de ação, como este: https://www.accasoftware.com/ptb/software-fotovoltaico?gclid=CjwKCAjwwJrbBRAoEiwAGA1B_X1mmTpS1OxpBDJNOlnqKfJGQBegtHl0yIWp8CIulNrERZoHeYRpyhoCJZEQAvD_BwE

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esse plano é uma sequência do conteúdo desenvolvido na aula CEI9_17TU05, uma vez que traz temas já abordados e reitera a interação com o Sol para a manutenção da vida no planeta Terra.

Materiais necessários para a aula: Impressão de material de apoio para a realização do Mão na massa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre o processo de erupções solares e onde podemos observá-las.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Após a leitura do texto, obtenha dos alunos o conceito de estratosfera, a localização da Austrália no mapa-múndi e se o Brasil tem alguma possibilidade de passar pelos problemas que este país vem passando, e, se sim, por quê?

Leia a matéria completa no link abaixo: https://www.terra.com.br/noticias/ciencia/estudo-buraco-na-camada-de-ozonio-agrava-seca-na-australia,cc78962f137ea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

Caso deseje apresentar para os alunos um produto mais atualizado sobre tempestades solares, realize a impressão do material abaixo ou leia com eles após acessar o endereço apresentado. https://br.sputniknews.com/ciencia_tecnologia/201709119324450-explosao-solar-astronautas-eei-refugio/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a Questão disparadora e pergunte aos alunos se eles conhecem o termo erupção solar e como são criadas.

Texto de auxílio ao professor para entender mais sobre as erupções solares: http://lilith.fisica.ufmg.br/~cristina/climaespacial/2pageje.html

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Divida a sala em grupos de até oito pessoas, entregando os textos no material complementar.

Os alunos terão 15 minutos para leitura dos textos e mais 10 para a confecção dos fôlderes. Indique o modelo presente no material complementar ou desenvolva com eles outros modelos que achar mais pertinentes.

Se possível, indique o site http://sbd.tempsite.ws/capele/gestao/relatorios.asp?campanha=16 no qual os alunos podem obter dados sobre o câncer de pele em mais de 80 cidades (com as capitais dos estados inclusas).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 19 minutos.

Orientações: Os alunos devem apresentar seus trabalhos desenvolvidos no Mão na massa. Otimize o tempo para que tudo ocorra nos primeiros
10 minutos. Nos outros 9 minutos, leia o texto com os estudantes e os informe desta outra atribuição que podemos fazer do Sol, instigue os alunos a perguntar sobre o efeito e indique que, no Brasil, há programas que o governo financia para esse tipo de geração de energia, como o presente neste site:

https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/incentivos-a-energia-solar/governo-cria-programa-de-incentivo-a-geracao-de-energia-solar-progd.html

Ou mesmo a iniciativa privada, como o desenvolvido por este software, que auxilia na projeção, tanto da economia quanto dos custos para esse tipo de ação, como este: https://www.accasoftware.com/ptb/software-fotovoltaico?gclid=CjwKCAjwwJrbBRAoEiwAGA1B_X1mmTpS1OxpBDJNOlnqKfJGQBegtHl0yIWp8CIulNrERZoHeYRpyhoCJZEQAvD_BwE

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano