Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto do slide "Contexto", retirarem dois conceitos do poema e anotarem no caderno. Peça para eles refletirem sobre a questão disparadora:
- O que é uma estrela cadente?
Mão na massa
Divida a turma em três grupos e envie o link (disponível aqui).
Grupo 1 - Formação das estrelas cadentes.
Grupo 2 - A visão popular das estrelas cadentes .
Grupo 3 - A visão científica das estrelas cadentes.
Peça para cada grupo escrever um resumo e criar uma mapa mental sobre a temática. O mapa mental pode desenvolvido com um recurso on-line (disponível aqui).
Marque uma data para que eles possam finalizar e enviar a atividade .
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma. Retome a questão disparadora e proponha uma conversa sobre a frase abaixo:
Use o Padlet, recurso digital, para organizar a linha do tempo dos grupos. Tutorial Padlet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem incentivar os filhos no estudo.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE9_17T&U08
(EF09CI17) Analisar o ciclo evolutivo do Sol (nascimento, vida e morte) baseado no conhecimento das etapas de evolução de estrelas de diferentes dimensões e os efeitos desse processo no nosso planeta.
AULA 01
AULA 02
AULA 04
AULA 05
AULA 06
AULA 07
AULA 10
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes