13200
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Desmistificando as estrelas cadentes

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Desmistificando as estrelas cadentes

Plano 08 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ayslan Carvalho de Melo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano trata das estrelas cadentes e como a sociedade científica e comum tratam do tema.

Materiais necessários para a aula:

Impressão de material de apoio para realização do mão na massa, uma cartolina por grupo formado, material didático para colorir.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre as estrelas cadentes e se já ouviram falar que elas podem realizar desejos, quando as vemos passando pelo céu.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o poema acima e discuta com os alunos sobre o que seriam as estrelas cadentes e questione a respeito dos conceitos apresentados durante o poema, como:

A luz que passa pelo céu;

Os presentes dado pelos deuses;

A atmosfera e sua proteção à Terra;

Pergunte ainda se há algo que tenha um destaque maior para eles e como acham que foram originadas essas estrelas.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e espere os alunos comentarem sobre a origem dessas “estrelas”. Pode ser que eles digam que elas possuem uma vertente semelhante à origem de qualquer outra estrela, o que não deve ser considerado errado. Não corrija nada, deixa que os alunos observem a resposta no decorrer da aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em três grupos, Cada equipe receberá cópias dos textos apresentados. Comente que elas terão 15 minutos para a leitura e a apresentação de um resumo dos textos obtidos. Esse resumo deve apresentar as principais ideias de cada texto, além de contar com o auxílio de alguma representação que eles devem desenvolver em cartolina branca, entregue juntamente com o texto. Para turmas com muitos alunos, indique a eles a divisão de trabalhos. Enquanto uns vão desenvolvendo o resumo para a apresentação, outros vão tentando desenvolver o layout do que será apresentado. Cada grupo terá cinco minutos para realizar a sua apresentação, totalizando os 15 minutos finais dessa atividade.

Grupo 1 - Formação das estrelas cadentes; (material complementar);

Grupo 2 - A visão popular das estrelas cadentes; (material complementar);

Grupo 3 - A visão científica das estrelas cadentes; (material complementar).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Utilize 7 minutos da aula e retome com os alunos a questão disparadora, solicitando deles, após a aplicação do mão na massa, os conceitos que conseguiram criar sobre as estrelas cadentes. Peça que identifiquem qual é a origem do termo, digam por que esses corpos celestes são assim tratados e qual é o real conceito que deveria ser aplicado a essas estruturas. Comente também que olhar para os céus sempre foi uma das coisas mais importantes para a humanidade, como forma de realizar o processo das navegações, que utilizavam as cartas náuticas ou mesmo o conhecimento popular de algumas estrelas, para que os navegantes pudessem se guiar nos rios e mares por todo o mundo (Polaris Borealis ou Estrela Polar no Norte e Estrela do Sul ou Sigma Octatis no Sul).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Utilize os cinco minutos restantes para ler o conceito acima e tirar as dúvidas restantes após a explanação dada por eles nas apresentações. Utilize esse momento também para retomar as respostas que eles haviam dado no slide 3 e pergunte se alguém realizaria alguma alteração daquilo que foi respondido. Faça os apontamentos necessários e pertinentes à apresentação, para que haja um melhor entendimento dos conceitos abordados. Diga aos estudantes que se alguns meteoros recebem o nome de uma determinada estrela porque passaram pelo quadrante dela, mas não são provenientes dela. Frize que os meteoros e meteoroides são provenientes dos cometas em órbitas do Sol.

Apresente o conceito de estrela em queda, e mostre "Mira", uma estrela real que atravessa o cosmos a uma velocidade supersônica com um rastro de 13 anos-luz de material, que pode ser reciclado para formar novas estrelas, planetas, e até mesmo a vida. Se possível, reproduza o vídeo do seguinte link: https://www.nasa.gov/mov/185589main_V-MiraAnim-Web.mov. Caso não, reproduza as imagens a seguir:

Imagem da NASA - https://www.nasa.gov/mission_pages/galex/20070815/v.html

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano trata das estrelas cadentes e como a sociedade científica e comum tratam do tema.

Materiais necessários para a aula:

Impressão de material de apoio para realização do mão na massa, uma cartolina por grupo formado, material didático para colorir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula e explore com os alunos se eles possuem conhecimento sobre as estrelas cadentes e se já ouviram falar que elas podem realizar desejos, quando as vemos passando pelo céu.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia o poema acima e discuta com os alunos sobre o que seriam as estrelas cadentes e questione a respeito dos conceitos apresentados durante o poema, como:

A luz que passa pelo céu;

Os presentes dado pelos deuses;

A atmosfera e sua proteção à Terra;

Pergunte ainda se há algo que tenha um destaque maior para eles e como acham que foram originadas essas estrelas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora e espere os alunos comentarem sobre a origem dessas “estrelas”. Pode ser que eles digam que elas possuem uma vertente semelhante à origem de qualquer outra estrela, o que não deve ser considerado errado. Não corrija nada, deixa que os alunos observem a resposta no decorrer da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Oriente os alunos a se organizarem em três grupos, Cada equipe receberá cópias dos textos apresentados. Comente que elas terão 15 minutos para a leitura e a apresentação de um resumo dos textos obtidos. Esse resumo deve apresentar as principais ideias de cada texto, além de contar com o auxílio de alguma representação que eles devem desenvolver em cartolina branca, entregue juntamente com o texto. Para turmas com muitos alunos, indique a eles a divisão de trabalhos. Enquanto uns vão desenvolvendo o resumo para a apresentação, outros vão tentando desenvolver o layout do que será apresentado. Cada grupo terá cinco minutos para realizar a sua apresentação, totalizando os 15 minutos finais dessa atividade.

Grupo 1 - Formação das estrelas cadentes; (material complementar);

Grupo 2 - A visão popular das estrelas cadentes; (material complementar);

Grupo 3 - A visão científica das estrelas cadentes; (material complementar).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Utilize 7 minutos da aula e retome com os alunos a questão disparadora, solicitando deles, após a aplicação do mão na massa, os conceitos que conseguiram criar sobre as estrelas cadentes. Peça que identifiquem qual é a origem do termo, digam por que esses corpos celestes são assim tratados e qual é o real conceito que deveria ser aplicado a essas estruturas. Comente também que olhar para os céus sempre foi uma das coisas mais importantes para a humanidade, como forma de realizar o processo das navegações, que utilizavam as cartas náuticas ou mesmo o conhecimento popular de algumas estrelas, para que os navegantes pudessem se guiar nos rios e mares por todo o mundo (Polaris Borealis ou Estrela Polar no Norte e Estrela do Sul ou Sigma Octatis no Sul).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Utilize os cinco minutos restantes para ler o conceito acima e tirar as dúvidas restantes após a explanação dada por eles nas apresentações. Utilize esse momento também para retomar as respostas que eles haviam dado no slide 3 e pergunte se alguém realizaria alguma alteração daquilo que foi respondido. Faça os apontamentos necessários e pertinentes à apresentação, para que haja um melhor entendimento dos conceitos abordados. Diga aos estudantes que se alguns meteoros recebem o nome de uma determinada estrela porque passaram pelo quadrante dela, mas não são provenientes dela. Frize que os meteoros e meteoroides são provenientes dos cometas em órbitas do Sol.

Apresente o conceito de estrela em queda, e mostre "Mira", uma estrela real que atravessa o cosmos a uma velocidade supersônica com um rastro de 13 anos-luz de material, que pode ser reciclado para formar novas estrelas, planetas, e até mesmo a vida. Se possível, reproduza o vídeo do seguinte link: https://www.nasa.gov/mov/185589main_V-MiraAnim-Web.mov. Caso não, reproduza as imagens a seguir:

Imagem da NASA - https://www.nasa.gov/mission_pages/galex/20070815/v.html

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI17 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano