Atividade para impressão - Mão na massa - Desvendando os mistérios das viagens interestelares
Plano de Aula
Plano de aula: Desvendando os mistérios das viagens interestelares
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Vida humana fora da Terra
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: este plano é parte de uma sequência, podendo ser aplicado concomitantemente aos planos pertencentes a unidade CIE9_16TU.
Materiais necessários para a aula: duas cópias de cada uma das fichas 1, 2, 3 e 4 (material complementar).
Optativa a impressão da ficha de respostas no material complementar.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o título da aula de forma a introduzir o tema que será tratado.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Inicie a contextualização projetando (ou esquematizando no quadro) a imagem de uma teia alimentar. O intuito é que os alunos percebam/relembrem que uma teia está em equilíbrio e que este equilíbrio depende de uma série de fatores interligados. Para isso, faça suposições como: e se retirarmos o rato da teia? E o pássaro? Levantem hipóteses sobre o desequilíbrio causado pela retirada de algum integrante desta teia. Depois, questione sobre fatores essenciais que não aparecem na teia. Por exemplo: o que aconteceria nessa teia se não existisse luz?
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia a questão disparadora. Deixe que os alunos levantem algumas hipóteses, e as retome na sistematização.
Mão na massa
Tempo sugerido: 32 minutos
Orientações: Divida a sala em oito grupos e os encaminhe a atividade que será realizada em 3 etapas:
Etapa 1: Interpretação de fichas ilustradas (10 minutos)
Distribua uma ficha para cada grupo. Existem quatro tipos de fichas. Cuide para que dois grupos trabalhem com a mesma ficha, totalizando os oito grupos.
Ficha 1
Ficha 2
Ficha 3
Ficha 4
Peça para que observem, interpretem e discutam dentro do grupo o que está ocorrendo nas figuras da ficha que receberam. Distribua (ou passe no quadro) um roteiro para que organizem ideias e reflitam sobre alguns fatores, e anotem as observações realizadas (por enquanto é somente para preencherem a parte do “mão na massa” indicada na ficha).
Ficha de relatório (material complementar).
Etapa 2: Troca de resultados entre grupos (10 minutos)
Peça para que os grupos que receberam fichas iguais troquem os resultados a que chegaram e discutam possíveis semelhanças e diferenças entre eles. Por exemplo, os dois grupos que receberam a ficha 1 discutirão entre eles os fatores que anotaram. Incentive para que argumentem sobre como chegaram nas suas anotações.
Mão na massa
Tempo sugerido:
Orientações:
Etapa 3: Discussão de dados levantados pelos grupos (12 minutos)
Após o preenchimentos das fichas de relatório, os grupos mostrarão suas anotações ao restante da sala. É importante que a ficha trabalhada por cada grupo seja projetada ou colada no quadro, para que todos visualizem o que foi trabalhado. Os alunos devem ter levantado fatores biológicos importantes para a sobrevivência dos seres vivos. Por exemplo:
- Na ficha 1 é importante discutir fatores interligados para a sobrevivência em uma floresta, como as trocas gasosas e a falta desses gases, de alimento e água que começará a ocorrer após o surgimento da barreira.
- Na ficha 2 é importante levantar os efeitos da falta de oxigênio a curto e longo prazo.
- Na ficha 3 é importante levantar os efeitos da falta de água a curto e longo prazo.
- Na ficha 4 é importante discutir o apodrecimento dos alimentos pela passagem do tempo e falta de conservação.
Caso algum grupo não tenha se atentado ao objetivo central das observações, faça perguntas que o encaminhe a pensar nos fatores biológicos relacionados com a sobrevivência dos seres vivos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Agora, relacione todos os fatores levantados pelos alunos, que permitem a existência e manutenção da vida, com uma viagem interestelar.
Aponte que para a realização uma viagem interestelar, em uma previsão mais otimista e com o desenvolvimento de novas tecnologias, levaríamos pelo menos 30 anos. Relembre, relacionando com o que estudaram anteriormente, o que aconteceria com a vida se faltasse alguns fatores ao longo de anos, dentro de uma espaçonave. Após essa sensibilização, retome a questão disparadora: “Em que precisamos pensar antes de decolar em uma viagem interestelar?” Deixe que façam suas considerações e os atente ao fato de que o homem precisa fazer algumas adaptações para conseguir ficar tanto tempo em uma nave, como a conservação de alimentos, desidratação desses alimentos para que não apodreçam, alimentos leves para a menor geração de resíduos, equipamentos para a respiração e fornecimento de água e etc. Levante também a questão do psicológico de um ser humano durante essa viagem.
Introduza sobre o programa MELiSSA (Alternativa de Sistema de Suporte à Vida Micro-Ecológica), que tem a finalidade de construir um sistema auto sustentável, utilizando microrganismos, convertendo lixo orgânico e CO2 em oxigênio, água e comida.
“Viagens espaciais longas e de longa distância só podem ser possíveis com sistemas de suporte de vida adequados que permitam a reciclagem extensiva de água, a produção in situ de oxigênio e alimentos, e com sistemas regenerativos fechados sendo a maneira mais ideal de reduzir massa e custos. O projeto MELISSA a bordo (MELONDAU) é um experimento de voo precursor significativo para verificar a recuperação dos processos biológicos de micro-organismos selecionados, testar um sistema microfluido que é essencial para o monitoramento e controle global de um sistema de suporte vital regenerativo fechado e verificar a aceitabilidade de lanches compostos por ingredientes do Sistema Micro-Ecológico de Suporte de Vida Alternativa (MELiSSA). Este é um primeiro passo para permitir a implementação bem sucedida do sistema MELiSSA da Agência Espacial Europeia (ESA) no espaço no futuro.”
Fonte: https://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/experiments/2131.html
Enfatize a importância desses projetos de simulação para a segurança do ser humano em uma viagem de longa distância.
Peça para que finalizem preenchendo o quadro da folha de relatório, na parte de sistematização. Os grupos poderão fazer na forma de esquema, relacionando os fatores por eles listados.
Material complementar:
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2016/04/160412_interestelar_np
http://spacetoday.com.br/a-nave-interestelar-que-usa-um-asteroide-para-viajar-pelo-espaco/
https://www.nasa.gov/mission_pages/station/research/experiments/2131.html
Materiais Complementares
Atividade para impressão - Mão na massa(2) - Desvendando os mistérios das viagens interestelares
Atividade para impressão - Mão na massa(3) - Desvendando os mistérios das viagens interestelares
Atividade para impressão - Mão na massa(4) - Desvendando os mistérios das viagens interestelares
Atividade para impressão - Mão na massa(5) - Desvendando os mistérios das viagens interestelares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que levantem hipóteses e anotem sobre o desequilíbrio causado pela retirada de algum integrante desta teia. Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Em que precisamos pensar antes de decolar em uma viagem interestelar?
Mão na massa
Divida a turma em cinco grupos.
Envie a atividade em Word, via Whatsapp. Peça para eles elaborarem quatro fichas com informações importantes com estratégias para organizar a viagem interestelar.
- Ficha 1 - fatores interligados para a sobrevivência em uma floresta, como as trocas gasosas e a falta desses gases, de alimento e água que começará a ocorrer após o surgimento da barreira.
- Ficha 2 - levantar os efeitos da falta de oxigênio a curto e longo prazo.
- Ficha 3 - levantar os efeitos da falta de água a curto e longo prazo.
- Ficha 4 - discutir o apodrecimento dos alimentos pela passagem do tempo e falta de conservação.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunir com o grupo pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp.
Marque a data com os representantes dos grupos e peça para eles enviarem a atividade.
Material de apoio:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma pelo Google Meet. Proponha uma conversa e relacione todos os fatores levantados pelos alunos, que permitem a existência e manutenção da vida, com uma viagem interestelar.
Use o Padlet, recurso digital, para as mostrar as fichas dos alunos.
Tutorial Padlet (disponível aqui).
Tutorial Google Meet (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar estimulando a execução das atividades.
9º ano
Objetivos de aprendizagem
Listar fatores biológicos que inviabilizam ou possibilitam as viagens interestelares.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF09CI16) Selecionar argumentos sobre a viabilidade da sobrevivência humana fora da Terra, com base nas condições necessárias à vida, nas características dos planetas e nas distâncias e nos tempos envolvidos em viagens interplanetárias e interestelares.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professora-autora: Denise Aparecida Chiconato
Mentora: Rossana Ishii Chida
Especialista: Juliane Marques de Souza