Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Este plano faz parte de uma sequência de aulas do código CIE9_16TU.
Materiais necessários para a aula: Artigos de divulgação impressos, disponíveis nos links:
Seis folhas sulfite.
Dicionários.
Imagens de aparelhos antigos e modernos.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Introduza o tema da aula lendo o Título para os alunos.
Contexto
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: Questione os alunos sobre a percepção deles em relação às tecnologias ao longo do tempo. Para auxiliar, projete o slide ou mostre imagens de revistas que apresentem aparelhos antigos e mais modernos (na imagem, da esquerda para a direita: microscópio óptico, lupa, microscópio eletrônico). Utilize o exemplo da microscopia, que foi evoluindo ao longo do tempo. Antes se podia aumentar uma imagem muito poucas vezes. Hoje, temos microscópios muito avançados e, devido a eles, podemos nos aprofundar no estudo de moléculas.
Outro exemplo de uso cotidiano dos alunos, que provavelmente será citado por eles, é o dos celulares. Pontue alguns fatores que foram se modificando ao longo do tempo, como a diminuição de teclas, o surgimento do touch scream, as telas mais finas etc. Além disso, pode lembrar que antigamente se utilizavam disquetes para gravar arquivo de computadores, depois CDs e hoje utilizamos pen drives e cartões de memória.
O intuito é que eles observem como o avanço da tecnologia pode contribuir para o desenvolvimento.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Deixe que os alunos levantem algumas hipóteses sobre quais são as tecnologias utilizadas para a exploração de diferentes sistemas planetários.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Divida a sala em grupos (se a sala for numerosa pode ser dividida em seis grupos, triplicando a impressão de cada texto). A atividade será dividida em três etapas:
Etapa 1: Exploração dos artigos de divulgação (21 minutos).
Nesta etapa, distribua um texto para cada grupo fazer a leitura e o levantamento de informações. Podem ser utilizados os textos sugeridos no slide,
que estão disponíveis nos links:
Deixe pelo menos um dicionário disponível para que pesquisem, pois provavelmente aparecerão palavras com as quais não estão familiarizados.
Dê 9 minutos e troque os textos entre os grupos, fazendo isso para todos lerem os dois textos, totalizando 18 minutos.
Peça para que anotem os pontos principais encontrados por eles. Dê mais 3 minutos para que discutam as informações levantadas.
Etapa 2: Construção de um mapa conceitual (10 minutos).
Após o levantamento de dados, distribua uma folha de sulfite para cada grupo e peça que construam um mapa conceitual. Este mapa deve conter as principais informações por eles levantadas, fazendo ligações entre elas, e não simplesmente ideias sem interação. Caso apresentem dificuldade nesta construção, medie esta parte da atividade, apontando possíveis relações nas informações levantadas por eles.
Texto informativo sugerido: http://www.mettodo.com.br/ebooks/Mapas_Conceituais_e_Diagramas_V.pdf
Etapa 3: Exposição dos mapas conceituais (4 minutos).
Cada grupo entregará o mapa conceitual, cole os mapas em algum lugar visível da sala e deixe para que observem o trabalho realizado pelos colegas.
Sistematização
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações: Após as exposições dos trabalhos, inicie a Sistematização das atividades questionando as palavras que não conheciam e procuraram no dicionário.
É possível que apontem a palavra “exoplaneta”. Mas, caso não a apontem, pergunte se a encontraram e o que significa. Incentive, assim, uma discussão sobre sistemas planetários além do nosso, uma vez que exoplanetas orbitam outro astro que não o Sol.
Note que o objetivo da aula é que os alunos explorem artigos que tragam informações sobre diferentes tecnologias e não a explicação profunda de cada uma destas tecnologias. Por isso, foque nos pontos que eles levantaram dos artigos e anotaram nos mapas. Por exemplo, é possível que eles coloquem a importância da robótica como tecnologia. Trace uma linha do tempo imaginária, relembrando que antes da informática era impossível o acesso a algumas informações e a construção de robôs e que, assim como os celulares vistos na Contextualização, estes equipamentos vêm sendo melhorados ao longo do tempo e que estas tecnologias permitem um melhor estudo do universo em que estamos inseridos.
Outro ponto importante a se levantar é sobre a sonda Kepler. A palavra apareceu algumas vezes nos textos, mas sem aprofundamento, então é possível que tenha despertado a curiosidade dos alunos. Explique que a sonda telescópio foi lançada ao universo pela Nasa em 2009 e que graças a esta tecnologia foram encontrados mais de 100 novos corpos celestes fora do nosso sistema solar, entre eles o Kepler 16b (muito parecido com o planeta imaginário “Tatooine”, a casa de Luke Skywalker no filme Guerra nas Estrelas - com dois pores do Sol). Esta sonda foi “aposentada” pela Nasa, pois perdeu o controle de seus giroscópios. Se você tiver disponível um computador, acesse o site da Nasa que permite a exploração desse exoplaneta. Caso contrário, mostre a imagem do Kepler 16b aos alunos e passe o link para que possam pesquisar em outros locais (link: https://exoplanets.nasa.gov/alien-worlds/exoplanet-travel-bureau/explore-kepler-16b/?travel_bureau=true). Enfatize que nunca foi possível uma foto deste exoplaneta, porém, a imagem é baseada em dados coletados em missões de exploração exoplanetárias.
Material complementar ao professor:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2018/05/visite-planetas-fora-do-sistema-solar-com-esta-plataforma-em-360-da-nasa.html
https://exame.abril.com.br/ciencia/8-descobertas-fantasticas-feita-pelo-telescopio-kepler/
https://brasil.elpais.com/brasil/2015/05/12/ciencia/1431451760_438794.html