13197
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Terra e Universo

Plano de aula - A localização da Terra no Universo

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre A localização da Terra no Universo

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é fechar esta habilidade, retomando uma de suas ideias centrais: descrever a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). Para tal, o plano traz um contexto simples, apenas um endereço em um pedaço de papel. A partir dele, os educandos serão desafiados a perceber que existe uma organização neste endereço e que, assim como ele, a Terra também pode ter uma descrição organizada de sua localização. A etapa do mão na massa propõe a execução de um jogo: O JOGO DAS CONEXÕES. Nele, os grupos de educandos serão desafiados a montar uma espécie de organograma com os diversos componentes e astros do Universo. Deste modo, ao final do jogo, os alunos serão capazes de visualizar a Terra como parte de uma organização maior. Na sistematização será retomada a questão disparadora: “qual é o endereço da Terra?”, além da apresentação de um vídeo que auxiliará educador e educandos na construção dos conceitos, de modo claro e assertivo.

Materiais necessários para a aula: projetor ou quadro negro, jogo das conexões do material de apoio, materiais de escritório.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, a quantidade de participantes deve variar conforme o número total de educandos na turma. A sugestão é que os grupos tenham, no máximo, 6 integrantes cada. Leia o título da aula para a turma.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: questione os educandos:

  • O que está escrito no bilhete? Espera-se que percebam ser o endereço de alguma residência ou estabelecimento.
  • Existe alguma organização na forma como ele é apresentado? Espera-se que respondam que sim, que está organizado em ordem crescente. Primeiro a rua e o número da casa, depois o bairro, a cidade, o estado e o país.

A proposta é que percebam que, assim como os endereços residenciais, a Terra também possui um endereço que pode ser citado na ordem crescente e que será trabalhado a partir da atividade proposta a seguir.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários sobre a questão. Aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. Esta questão não deve ser respondida neste momento, ela deve servir como introdução ao trabalho que será desenvolvido em seguida.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: esta proposta leva os educandos a um jogo desafiador. Divida a turma em grupos de até 6 integrantes e providencie o material de apoio, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHKcHbbTyAaHkSZwTwg5JnZaFaAkZw9rzAgPMXryJzZvBxzyyeN2tQE8NvUe/material-para-impressao-jogo-das-conexoes

JOGO DAS CONEXÕES

É um jogo de cartas onde os educandos estarão divididos em grupos de até 6 integrantes. Cada educando receberá um conjunto de cartas. Nestas cartas eles encontrarão algumas informações, podem ser o nome de um planeta, uma estrela, galáxia ou algum outro astro do Universo. Além do tema central da carta, haverá uma referência a um segundo astro que deverá ser buscado e conectado.

Por exemplo: um educando irá receber a carta Terra. Além da informação central (Terra), escrita no centro da carta, estará escrito “terra, planeta no qual habitamos, pertence a um grupo de planetas chamado de ...”. Este educando deverá buscar a carta dos planetas rochosos e, por sua vez, estará buscando uma outra carta e assim sucessivamente. Cada jogador deverá baixar uma carta por vez e tentar fazer conexões com as que já foram baixadas pelos colegas. Caso todos tenham baixado uma carta e não tenha sido possível realizar alguma conexão, o primeiro jogador deve recolher a carta que havia baixado e baixar uma nova. Sempre que houver uma conexão, as cartas conectadas devem ser colocadas no centro da mesa e organizadas como se fossem um organograma.

Este jogo é colaborativo, não possui um vencedor. Todos devem jogar buscando atingir o objetivo final, que é juntar todas as cartas no centro da mesa e, assim, terão completado a sequência lógica de organização dos astros no Universo (do menor para o maior). Dessa forma, eles poderão visualizar uma espécie de organograma do Universo.

Leia as regras deste slide para os educandos e retome as instruções que lhe foram passadas. Auxilie durante a execução do jogo nos grupos e acompanhe o processo pedagógico.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: leia o conteúdo deste slide em voz alta para os educandos e questione:

  • Como poderíamos descrever o endereço da Terra?

Peça que anotem esta questão e sua respectiva resposta no caderno. Espera-se que, após o Jogo das Conexões, eles tenham capacidade de perceber a Terra como parte de uma organização muito maior. Assim como os nossos endereços residenciais, a Terra também pode ter sua localização descrita a partir de um endereço. A sugestão de gabarito simplificado seria: Terra - Sistema Solar - Via Láctea - Universo. Claro que os educandos podem citar outras organizações que irão aparecer mais detalhadamente no jogo, como a classificação dos planetas e o grupo local. Reserve um tempo, escute as respostas deles e abra espaço para discussão acerca do tema.

Após esta conversa, como sugestão, você pode projetar o vídeo do link a seguir para turma. Ele traz, de uma forma animada e dinâmica, a localização da Terra no Universo, passando pelas diversas organizações.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=j1crDQQ7b5w.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: este plano pretende trabalhar uma parcela da habilidade EF09CI14 expressa pela BNCC. A proposta é fechar esta habilidade, retomando uma de suas ideias centrais: descrever a localização do Sistema Solar na nossa Galáxia (a Via Láctea) e dela no Universo (apenas uma galáxia dentre bilhões). Para tal, o plano traz um contexto simples, apenas um endereço em um pedaço de papel. A partir dele, os educandos serão desafiados a perceber que existe uma organização neste endereço e que, assim como ele, a Terra também pode ter uma descrição organizada de sua localização. A etapa do mão na massa propõe a execução de um jogo: O JOGO DAS CONEXÕES. Nele, os grupos de educandos serão desafiados a montar uma espécie de organograma com os diversos componentes e astros do Universo. Deste modo, ao final do jogo, os alunos serão capazes de visualizar a Terra como parte de uma organização maior. Na sistematização será retomada a questão disparadora: “qual é o endereço da Terra?”, além da apresentação de um vídeo que auxiliará educador e educandos na construção dos conceitos, de modo claro e assertivo.

Materiais necessários para a aula: projetor ou quadro negro, jogo das conexões do material de apoio, materiais de escritório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos, a quantidade de participantes deve variar conforme o número total de educandos na turma. A sugestão é que os grupos tenham, no máximo, 6 integrantes cada. Leia o título da aula para a turma.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: questione os educandos:

  • O que está escrito no bilhete? Espera-se que percebam ser o endereço de alguma residência ou estabelecimento.
  • Existe alguma organização na forma como ele é apresentado? Espera-se que respondam que sim, que está organizado em ordem crescente. Primeiro a rua e o número da casa, depois o bairro, a cidade, o estado e o país.

A proposta é que percebam que, assim como os endereços residenciais, a Terra também possui um endereço que pode ser citado na ordem crescente e que será trabalhado a partir da atividade proposta a seguir.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: leia a questão disparadora para a turma. Permita que façam alguns comentários sobre a questão. Aproveite este momento para diagnosticar as informações que eles já possuem acerca do tema. Esta questão não deve ser respondida neste momento, ela deve servir como introdução ao trabalho que será desenvolvido em seguida.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: esta proposta leva os educandos a um jogo desafiador. Divida a turma em grupos de até 6 integrantes e providencie o material de apoio, disponível no link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/vHKcHbbTyAaHkSZwTwg5JnZaFaAkZw9rzAgPMXryJzZvBxzyyeN2tQE8NvUe/material-para-impressao-jogo-das-conexoes

JOGO DAS CONEXÕES

É um jogo de cartas onde os educandos estarão divididos em grupos de até 6 integrantes. Cada educando receberá um conjunto de cartas. Nestas cartas eles encontrarão algumas informações, podem ser o nome de um planeta, uma estrela, galáxia ou algum outro astro do Universo. Além do tema central da carta, haverá uma referência a um segundo astro que deverá ser buscado e conectado.

Por exemplo: um educando irá receber a carta Terra. Além da informação central (Terra), escrita no centro da carta, estará escrito “terra, planeta no qual habitamos, pertence a um grupo de planetas chamado de ...”. Este educando deverá buscar a carta dos planetas rochosos e, por sua vez, estará buscando uma outra carta e assim sucessivamente. Cada jogador deverá baixar uma carta por vez e tentar fazer conexões com as que já foram baixadas pelos colegas. Caso todos tenham baixado uma carta e não tenha sido possível realizar alguma conexão, o primeiro jogador deve recolher a carta que havia baixado e baixar uma nova. Sempre que houver uma conexão, as cartas conectadas devem ser colocadas no centro da mesa e organizadas como se fossem um organograma.

Este jogo é colaborativo, não possui um vencedor. Todos devem jogar buscando atingir o objetivo final, que é juntar todas as cartas no centro da mesa e, assim, terão completado a sequência lógica de organização dos astros no Universo (do menor para o maior). Dessa forma, eles poderão visualizar uma espécie de organograma do Universo.

Leia as regras deste slide para os educandos e retome as instruções que lhe foram passadas. Auxilie durante a execução do jogo nos grupos e acompanhe o processo pedagógico.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos.

Orientações: leia o conteúdo deste slide em voz alta para os educandos e questione:

  • Como poderíamos descrever o endereço da Terra?

Peça que anotem esta questão e sua respectiva resposta no caderno. Espera-se que, após o Jogo das Conexões, eles tenham capacidade de perceber a Terra como parte de uma organização muito maior. Assim como os nossos endereços residenciais, a Terra também pode ter sua localização descrita a partir de um endereço. A sugestão de gabarito simplificado seria: Terra - Sistema Solar - Via Láctea - Universo. Claro que os educandos podem citar outras organizações que irão aparecer mais detalhadamente no jogo, como a classificação dos planetas e o grupo local. Reserve um tempo, escute as respostas deles e abra espaço para discussão acerca do tema.

Após esta conversa, como sugestão, você pode projetar o vídeo do link a seguir para turma. Ele traz, de uma forma animada e dinâmica, a localização da Terra no Universo, passando pelas diversas organizações.

Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=j1crDQQ7b5w.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 9º ano :

9º ano / Ciências / Terra e Universo

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI14 da BNCC

9º ano / Ciências / Terra e Universo

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano