13196
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 9º ano > Vida e Evolução

Plano de aula - Ações para uma escola sustentável

Plano de aula de Ciências com atividades para 9o ano do EF sobre Ações para uma escola sustentável

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Josiane Silva,

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima e última aula de uma sequência didática sobre a sociedade de consumo, problemas ambientais e ações de sustentabilidade. Após a abordagem de conceitos sobre o consumismo e a degradação ambiental, a economia circular, a coleta seletiva, entre outros, vamos nesta aula elaborar um roteiro de um projeto para tornar a escola um ambiente mais alinhado com a sustentabilidade. Se você aplicou o plano nove desta sequência didática (CIE9_13VE09 - Identificação de problemas ambientais locais), os estudantes já virão para esta aula com um levantamento prévio dos problemas ambientais da escola, caso contrário, é necessário que você disponibilize um guia de observação com uma semana de antecedência, para que eles cheguem prontos para pensar em soluções para os problemas levantados. Você pode acessar o guia de observação do espaço escolar no material complementar.

Materiais necessários para a aula: Data show (se não tiver o equipamento disponível, imprima estes slides para ajudá-lo durante a aula e use o quadro). Não esqueça, se não tiver aplicado o plano nove desta sequência didática, distribua o guia de observação da escola, disponibilizado no link acima, com uma semana de antecedência. Disponibilize também com antecedência este texto sobre economia circular e pegada de carbono, para ajudar os estudantes na elaboração do projeto (material complementar).

Exemplo de rascunho para elaboração do projeto pelas equipes (você pode disponibilizar uma cópia para cada aluno ou escrever os itens do rascunho no quadro): (material complementar).

Observação 1: Organize a turma em equipes no início da aula.

Observação 2: Antes do início da aula, convide membros da direção e da coordenação pedagógica para assistir à exposição dos projetos. A presença deles será importante na hora de escolher o projeto que será posto em ação.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e diga que o projeto em questão ainda não existe, pois ele será elaborado pela turma, a partir do levantamento dos problemas ambientais da escola, feito previamente.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Se tiver data show, peça para os estudantes lerem, individualmente, o texto do slide. Se não tiver data show, leia-o para a turma. Depois, pergunte se os estudantes consideram a escola um ambiente sustentável. Ouça rapidamente as opiniões deles.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Se a escola tiver data show, peça que os estudantes leiam os aspectos que fazem da instituição, do ponto de vista estrutural/físico, um ambiente sustentável. Se não tiver data show, escreva esses tópicos no quadro (você pode escrever com antecedência para economizar tempo).

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a pergunta que vai direcionar as atividades desta aula. Diga aos alunos para pensarem em tudo que lhes chamou a atenção durante o preenchimento do guia de observação do ambiente escolar. Solicite que relacionem com os aspectos listados no slide anterior. Qual deles se mostra mais problemático na escola?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Liste no quadro os problemas levantados pela turma e faça uma votação para decidir qual problema será abordado no projeto.
  • As equipes formadas no início da aula devem pensar estratégias de enfrentamento ao problema escolhido. Caso você tenha trabalhado as outras aulas desta sequência didática, relembre os alunos dos conceitos de economia circular, consumo consciente, pegada de carbono e outros. Isso pode ajudá-los a pensar uma solução para o problema. Os textos de apoio distribuídos com antecedência também irão ajudar nessa etapa (disponível no primeiro slide). Circule pela sala auxiliando as equipes no desenvolvimento do projeto. Este é o link do rascunho no qual eles podem organizar as ideias (material complementar).
  • Peça para um representante de cada equipe expor rapidamente a ideia do grupo. A cada exposição as outras equipes devem dar contribuições para aprimorarem os projetos umas das outras. Oriente-os a acrescentar por escrito as sugestões da turma que foram acatadas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Convide membros da coordenação pedagógica da escola, membros da direção e demais funcionários para assistir à apresentação dos projetos, opinar sobre a viabilidade de execução dos mesmos e escolher, por meio de votação junto à turma, um entre todos os elaborados. Com o conhecimento e o apoio da direção escolar será viável colocar o projeto em prática. Com isso, os estudantes sentirão que a aprendizagem em sala de aula (incluindo todos os conceitos trabalhados desde o primeiro plano desta sequência didática) tem potencial de gerar ideias e de transformar-se em ação para além desta, afetando positivamente o cotidiano da comunidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a décima e última aula de uma sequência didática sobre a sociedade de consumo, problemas ambientais e ações de sustentabilidade. Após a abordagem de conceitos sobre o consumismo e a degradação ambiental, a economia circular, a coleta seletiva, entre outros, vamos nesta aula elaborar um roteiro de um projeto para tornar a escola um ambiente mais alinhado com a sustentabilidade. Se você aplicou o plano nove desta sequência didática (CIE9_13VE09 - Identificação de problemas ambientais locais), os estudantes já virão para esta aula com um levantamento prévio dos problemas ambientais da escola, caso contrário, é necessário que você disponibilize um guia de observação com uma semana de antecedência, para que eles cheguem prontos para pensar em soluções para os problemas levantados. Você pode acessar o guia de observação do espaço escolar no material complementar.

Materiais necessários para a aula: Data show (se não tiver o equipamento disponível, imprima estes slides para ajudá-lo durante a aula e use o quadro). Não esqueça, se não tiver aplicado o plano nove desta sequência didática, distribua o guia de observação da escola, disponibilizado no link acima, com uma semana de antecedência. Disponibilize também com antecedência este texto sobre economia circular e pegada de carbono, para ajudar os estudantes na elaboração do projeto (material complementar).

Exemplo de rascunho para elaboração do projeto pelas equipes (você pode disponibilizar uma cópia para cada aluno ou escrever os itens do rascunho no quadro): (material complementar).

Observação 1: Organize a turma em equipes no início da aula.

Observação 2: Antes do início da aula, convide membros da direção e da coordenação pedagógica para assistir à exposição dos projetos. A presença deles será importante na hora de escolher o projeto que será posto em ação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula e diga que o projeto em questão ainda não existe, pois ele será elaborado pela turma, a partir do levantamento dos problemas ambientais da escola, feito previamente.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Se tiver data show, peça para os estudantes lerem, individualmente, o texto do slide. Se não tiver data show, leia-o para a turma. Depois, pergunte se os estudantes consideram a escola um ambiente sustentável. Ouça rapidamente as opiniões deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Se a escola tiver data show, peça que os estudantes leiam os aspectos que fazem da instituição, do ponto de vista estrutural/físico, um ambiente sustentável. Se não tiver data show, escreva esses tópicos no quadro (você pode escrever com antecedência para economizar tempo).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia a pergunta que vai direcionar as atividades desta aula. Diga aos alunos para pensarem em tudo que lhes chamou a atenção durante o preenchimento do guia de observação do ambiente escolar. Solicite que relacionem com os aspectos listados no slide anterior. Qual deles se mostra mais problemático na escola?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Liste no quadro os problemas levantados pela turma e faça uma votação para decidir qual problema será abordado no projeto.
  • As equipes formadas no início da aula devem pensar estratégias de enfrentamento ao problema escolhido. Caso você tenha trabalhado as outras aulas desta sequência didática, relembre os alunos dos conceitos de economia circular, consumo consciente, pegada de carbono e outros. Isso pode ajudá-los a pensar uma solução para o problema. Os textos de apoio distribuídos com antecedência também irão ajudar nessa etapa (disponível no primeiro slide). Circule pela sala auxiliando as equipes no desenvolvimento do projeto. Este é o link do rascunho no qual eles podem organizar as ideias (material complementar).
  • Peça para um representante de cada equipe expor rapidamente a ideia do grupo. A cada exposição as outras equipes devem dar contribuições para aprimorarem os projetos umas das outras. Oriente-os a acrescentar por escrito as sugestões da turma que foram acatadas.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações: Convide membros da coordenação pedagógica da escola, membros da direção e demais funcionários para assistir à apresentação dos projetos, opinar sobre a viabilidade de execução dos mesmos e escolher, por meio de votação junto à turma, um entre todos os elaborados. Com o conhecimento e o apoio da direção escolar será viável colocar o projeto em prática. Com isso, os estudantes sentirão que a aprendizagem em sala de aula (incluindo todos os conceitos trabalhados desde o primeiro plano desta sequência didática) tem potencial de gerar ideias e de transformar-se em ação para além desta, afetando positivamente o cotidiano da comunidade.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 9º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF09CI13 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano