Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
- Livro didático.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto presente nos slides "Contexto". Proponha que eles desenhem em folhas de papel os modelos atômicos. Peça para que reflitam sobre a questão disparadora:
- Quais são as diferenças dos modelos atômicos mais conhecidos?
Mão na massa
Peça para que os estudantes façam uma resenha, utilizando o livro didático e o texto do link (disponível aqui).
Divida a turma em cinco grupos, para que compilem as resenhas. O grupo pode utilizar o Zoom ou o próprio Whatsapp.
Explique que eles podem trabalhar individualmente e, depois, se reunirem com o grupo pelo Zoom ou Whatsapp
Marque uma data para que os representantes dos grupos enviem a atividade para você.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma, proponha que os grupos compartilhem as explicações.
Retome o conceito de modelo atômico e discuta a evolução dos modelos.
Caso surjam perguntas sobre o modelo mais atual, segue uma introdução:
Este modelo foi ultrapassado pela mecânica quântica, que é o estudo de elementos muito pequenos. Atualmente, o modelo atômico está associado a dualidade onda-partícula e com o conceito de nuvem eletrônica, onde o elétron pode ser interpretado como onda e apresenta níveis de energia quantizados. Assim, a órbita do elétron passa a depender de uma distribuição de probabilidade da trajetória que está associado aos níveis de energia do elétron.
Link para um aprofundamento sobre o modelo mais atual:
Portal khanacademy, o modelo de mecânica quântica do átomo, Khan Academy (disponível aqui).
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar na construção da resenha.
Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento
Código: CIE9_03M&E03
(EF09CI03) Identificar modelos que descrevem a estrutura da matéria (constituição do átomo e composição de moléculas simples) e reconhecer sua evolução histórica.
AULA 02
AULA 05
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes