Atividade para impressão - Entrevista - Sustentabilidade
Plano de Aula
Plano de aula: Sustentabilidade
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Clima e equilíbrio ambiental
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF08CI01 e EF08CI05. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: Identificação e classificação de diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades; Ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposta aos alunos a realização de entrevistas sobre o tema sustentabilidade, com posterior análise estatística dos dados e criação de propostas de tecnologias que incentivem ações sustentáveis. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: entrevista disponível para impressão no material complementar.
Faça as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
- http://novosalunos.com.br/a-importancia-de-trabalhar-a-sustentabilidade-na-escola/
- https://www.teraambiental.com.br/blog-da-tera-ambiental/entenda-os-tres-pilares-da-sustentabilidadee
- http://mma.gov.br/publicacoes/responsabilidade-socioambiental/category/90-producao-e-consumo-sustentaveis?download=989:o-que-o-brasileiro-pensa-do-meio-ambiente-e-do-consumo-sustentavel (pdf)
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre o sustentabilidade. Faça perguntas como: O que significa a palavra sustentável? O que é sustentabilidade? Espera-se que os estudantes já consigam relacionar esta palavra com ações ambientalmente corretas.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete o slide e reproduza o vídeo sugerido, se possível. Caso contrário, explique aos alunos que sustentabilidade vai muito além do que apenas ações ambientalmente corretas, atualmente, essa ideia é dividida em três principais pilares: social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa, por exemplo, deve atuar de forma que os pilares coexistam e interajam entre si de forma plenamente harmoniosa. Pergunte aos estudantes quais ações sustentáveis eles observam em seus cotidianos, seja em casa ou no ambiente escolar.
O que é sustentabilidade? Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=tIz3lbrD0U4, acessado em 03 de agosto de 2018.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Enquanto a humanidade está cada vez mais conectada e se desenvolvendo tecnologicamente, o planeta sucumbe à falta de práticas sustentáveis. Mas se não conseguimos mais imaginar um mundo sem tecnologia, como podemos utilizá-la a favor do meio ambiente?
Pergunte aos alunos se eles conhecem alguma tecnologia que auxilie hábitos sustentáveis. É possível que eles dêem exemplos de alguns aplicativos de celulares ou até mesmo citem a diversidade de informações que estão disponíveis na rede.
Mão na massa
Tempo sugerido: 37 minutos.
Orientações: Organize os alunos em duplas para que eles possam entrevistar o colega ao lado sobre seus hábitos sustentáveis. A entrevista está disponível para impressão no material complementar desta aula (material complementar) Também é possível que os estudantes sugiram suas próprias perguntas. Caso você possa dedicar um tempo maior à esta aula, peça que os alunos façam esta pesquisa com um número maior de participantes, com o restante da escola ou com os familiares, por exemplo. Neste caso, insira também uma pergunta sobre a faixa etária, para que a análise estatística se torne mais rica. Reserve dez minutos para esta etapa.
A segunda etapa da aula será uma análise estatística das respostas. Colete todas as respostas e monte gráficos no quadro com a ajuda da turma. Quanto mais visíveis forem as porcentagens de respostas, melhor ficará a análise. Faça então uma comparação dos gráficos obtidos com os divulgados pelo governo federal sobre as mesmas perguntas. Este arquivo do governo está disponível na íntegra, em PDF, no link: http://mma.gov.br/publicacoes/responsabilidade-socioambiental/category/90-producao-e-consumo-sustentaveis?download=989:o-que-o-brasileiro-pensa-do-meio-ambiente-e-do-consumo-sustentavel, porém, há também um recorte apenas dos gráficos sobre as mesmas perguntas realizadas pelos alunos, que você pode imprimir ou projetar e promover a discussão: (material complementar) Reserve mais 10 minutos para esta etapa.
Em seguida, peça aos alunos que observem os gráficos das questões 4 e 6 para sugerirem uma solução tecnológica que colabore para que um número maior de entrevistados mude suas atitudes, tornando-se mais sustentáveis e/ou colaborativos com o meio ambiente. Dê uma volta pela sala e ouça as ideias dos alunos, faça com que aprofundem cada vez mais as ideias, isto é, caso estejam propondo um aplicativo, por exemplo, peça para que pensem em um nome para ele, definam o público-alvo, a justificativa de sua importância e a forma de funcionamento. Reserve mais 10 minutos para esta etapa.
Depois, em sete minutos, os alunos deverão apresentar as ideias para a sala, além de dar e receber feedbacks.
Sistematização
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações: De fato já existe muita tecnologia que permite uma maior sustentabilidade para o planeta, mas ainda não é suficiente para diminuir nossa pegada ecológica (veja o plano de aula CIE8_14TU09). Faça os estudantes refletirem sobre a seguinte questão: depende apenas de nós querermos ser sustentáveis? A energia elétrica disponível para nosso uso em nosso país, por exemplo, é sustentável? As roupas que encontramos para comprar são produzidas com materiais biodegradáveis? Podemos observar em nosso dia a dia alguns consumos insustentáveis inevitáveis, porém, não devemos deixar de mudar os hábitos em tudo o que é possível. É essencial que os professores estimulem a criatividade dos alunos para criar este e outros tipos de soluções que melhorem nossa qualidade de vida. Cite para eles algumas tecnologias já disseminadas (mesmo que ainda não sejam acessíveis a todos) como os aquecedores à luz solar, automóveis elétricos, roupas feitas a partir de garrafas pet usadas, entre outras.
Explique a eles também sobre a importância do consumo de produtos regionais (há um link sobre isso nas leituras recomendadas abaixo).
O questionário da pesquisa pode trazer à tona questões importantes, que podem ser trabalhadas com mais calma em aulas posteriores. Na questão 6, sobre a reciclagem, por exemplo, é interessante trabalhar com os alunos a separação de outros resíduos como os tóxicos e os orgânicos, por exemplo. Se possível, faça uma composteira em sua escola para que os alunos consigam visualizar o seu funcionamento. Na internet há tutoriais de montagem ou até mesmo composteiras didáticas à venda, que já são acompanhadas das minhocas.
Para finalizar a aula, apresente alguns exemplos de aplicativos já existentes: https://super.abril.com.br/tecnologia/27-aplicativos-para-salvar-o-mundo/
A fim de melhorar a qualidade de sua sistematização, faça as seguintes leituras:
- https://www.pensamentoverde.com.br/colunistas/tecnologia-e-meio-ambiente-relacao-de-fracasso-ou-de-sucesso-para-a-sustentabilidade/
- https://revistagalileu.globo.com/Caminhos-para-o-futuro/Desenvolvimento/noticia/2016/06/tecnologia-favor-do-meio-ambiente.html
- https://caixacolonial.club/blog/6-razoes-para-voce-consumir-local-212/
- https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/energia-hidreletrica-sustentavel-pra-quem/47020
Materiais Complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.
Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.
Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto intitulado "Sustentabilidade – Você sabe o que significa essa palavra?" (disponível aqui), ou assistam ao vídeo (disponível aqui).
Como forma de assegurar nosso futuro, são necessárias diversas mudanças de pensamento e atitude, não apenas com relação ao meio-ambiente mas também com o próximo. Neste episódio do Enraizando, saiba como a sociedade chegou ao ponto atual e como a sustentabilidade pode nos ajudar a reverter esse cenário.
Proponha aos estudantes que escrevam três ações sustentáveis e não sustentáveis observadas nos próprios cotidianos em casa.
Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
- Como a tecnologia pode auxiliar hábistos sustentáveis?
Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos e peça para organizarem uma planilha com as respostas do grupo sobre as três ações sustentáveis e não sustentáveis observadas em casa.
Peça para enviarem as planilhas para que você possa compilar as informações em uma única planilha.
Encaminhe aos alunos a planilha compilada.
Faça um gráfico a partir da planilha enviada por você com as ações não sustentáveis e descreva propostas para solucionar tais ações.
O ideal é que trabalhem em grupos pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Peça para enviarem as respostas para você.
Marque outra videochamada com toda a turma. Peça para os grupos apresentarem as produções (um integrante pode mostrá-la em papel ou você pode elaborar uma apresentação e compartilhá-la durante a conferência). Direcione a conversa com os questionamentos disponíveis nas orientações para o professor do plano de aula.
Sistematização
Durante a conferência, estimule a criatividade dos alunos para criar outras soluções que melhorem nossa qualidade de vida. Cite para eles algumas tecnologias já disseminadas (mesmo que ainda não sejam acessíveis a todos), como os aquecedores à luz solar, automóveis elétricos, roupas feitas a partir de garrafas pet usadas, entre outras.
Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar refletindo as ações sustentáveis e não sustentáveis da família e, a partir das soluções propostas por eles, mudarem e incorporarem hábitos sustentáveis. Como estamos em isolamento social, essa é uma excelente oportunidade!
8º ano
Objetivos de aprendizagem
Avaliar as ações sustentáveis no cotidiano do aluno, inclusive no ambiente escolar, e discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Eloísa de Souza Carvalho
Mentor: Ariel Silva
Especialista: Leandro Holanda