13183
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Sustentabilidade

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Sustentabilidade

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Eloísa de Souza Carvalho

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Ferramentas sugeridas
Essenciais:
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp.
- Compartilhamento das atividades: Facebook da Unidade Escolar ou da turma.

Optativas: caso a turma disponha de tempo e de conexão síncrona de qualidade, os alunos podem construir a cadeia virtualmente, com o professor compartilhando as imagens em arquivos do Google Drive.

Contexto e questão disparadora
Peça para os estudantes lerem o texto intitulado "Sustentabilidade – Você sabe o que significa essa palavra?" (disponível aqui), ou assistam ao vídeo (disponível aqui). 

Como forma de assegurar nosso futuro, são necessárias diversas mudanças de pensamento e atitude, não apenas com relação ao meio-ambiente mas também com o próximo. Neste episódio do Enraizando, saiba como a sociedade chegou ao ponto atual e como a sustentabilidade pode nos ajudar a reverter esse cenário.

Proponha aos estudantes que escrevam três ações sustentáveis e não sustentáveis observadas nos próprios cotidianos em casa.

Peça para refletirem sobre a questão disparadora:
-  Como a tecnologia pode auxiliar hábistos sustentáveis?

Mão na massa
Divida a turma em grupos de cinco alunos e peça para organizarem uma planilha com as respostas do grupo sobre as três ações sustentáveis e não sustentáveis observadas em casa.

Peça para enviarem as planilhas para que você possa compilar as informações em uma única planilha.

Encaminhe aos alunos a planilha compilada.

Faça um gráfico a partir da planilha enviada por você com as ações não sustentáveis e descreva propostas para solucionar tais ações.

O ideal é que trabalhem em grupos pelo Zoom ou pelo próprio Whatsapp. Peça para enviarem as respostas para você.

Marque outra videochamada com toda a turma. Peça para os grupos apresentarem as produções (um integrante pode mostrá-la em papel ou você pode elaborar uma apresentação e compartilhá-la durante a conferência). Direcione a conversa com os questionamentos disponíveis nas orientações para o professor do plano de aula.

Sistematização
Durante a conferência, estimule a criatividade dos alunos para criar outras soluções que melhorem nossa qualidade de vida. Cite para eles algumas tecnologias já disseminadas (mesmo que ainda não sejam acessíveis a todos), como os aquecedores à luz solar, automóveis elétricos, roupas feitas a partir de garrafas pet usadas, entre outras.

Convite às famílias
Os membros da família podem colaborar refletindo as ações sustentáveis e não sustentáveis da família e, a partir das soluções propostas por eles, mudarem e incorporarem hábitos sustentáveis. Como estamos em isolamento social, essa é uma excelente oportunidade!

Sugestão Enviada Por: Roseday Santos Nascimento


Código: CIE8_14T&U10

(EF08CI16) Discutir iniciativas que contribuam para restabelecer o equilíbrio ambiental a partir da identificação de alterações climáticas regionais e globais provocadas pela intervenção humana.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano:

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas