Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF07CI08 e EF08CI05. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões como: avaliação de como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc.; Proposição de ações coletivas para otimizar o uso de energia elétrica em sua escola e/ou comunidade, com base na seleção de equipamentos segundo critérios de sustentabilidade (consumo de energia e eficiência energética) e hábitos de consumo responsável. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos a análise de uma manchete e gráfico sobre o dia de sobrecarga da Terra, posteriormente eles deverão propor ações coletivas para adiar cada vez mais esta data. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF08CI16) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: Computadores com acesso à internet ou os testes impressos disponíveis na página 2 do link: http://www.ecologiaintegral.org.br/Folheto-PEGADA%20ECOL%D3GICA.pdf
Recomendo as leituras e o vídeo a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a economia de recursos naturais. Faça perguntas como: O que são recursos? O que seriam então recursos naturais? Quais tipos de recurso natural podemos ter? Espera-se que neste ponto os alunos já saibam diferenciar os recursos renováveis dos não renováveis. Pergunte também o que eles imaginam que podemos fazer para economizar os recursos naturais e como podemos convencer a população sobre a importância de economizá-los.
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Projete o slide, leia o título da manchete e questione os alunos se eles já ouviram falar algo sobre, ou o que eles imaginam que seja o “Dia da sobrecarga da Terra”. Após ouvir suas hipóteses, explique a eles que, com base em estatísticas oficiais de 150 países, a Global Footprint Network registra que entre o dia 1º de janeiro e o dia 1º de agosto de 2018, os humanos utilizaram toda a biocapacidade anual do planeta, ou seja, tal data citada na manchete representa o momento em que a demanda da humanidade por recursos da natureza ultrapassou a capacidade do planeta de se regenerar durante o período de um ano. Sendo assim, o dia 1º de agosto de 2018 foi o Dia da Sobrecarga da Terra (Earth Overshoot Day, em inglês). O cálculo da data é feito com base na “pegada ecológica”, que traduz, em hectares (ha), a extensão de território que uma pessoa ou toda a sociedade “utiliza”, em média, para se sustentar. De fato este dia vem ocorrendo cada vez mais cedo, sendo que em 2007 caiu no dia 26 de outubro e em 1987 no dia 19 de dezembro! Caso o Dia da Sobrecarga venha a acontecer em 1º de julho é porque a humanidade deveria possuir dois planetas Terra para atender seu padrão de consumo. Pergunte aos alunos se eles já ouviram falar sobre a Pegada Ecológica. Explique que corresponde aos “rastros” que uma pessoa ou sociedade deixam no planeta para se sustentar. Diga a eles que nesta aula eles farão testes para descobrir suas próprias pegadas ecológicas.
Caso a escola tenha acesso à rede passe este pequeno vídeo sobre o assunto: https://www.youtube.com/watch?v=yRJZSwDPiVs
Professor, caso você utilize este plano em anos posteriores ao de 2018 encontre dados atualizados sobre o dia da sobrecarga do planeta. Uma das fontes que pode ser utilizada para isto é: https://www.overshootday.org/
WWF. Dia da Sobrecarga da Terra de 2018 é em 1º de agosto. Disponível em: https://www.wwf.org.br/?66763/Dia-da-Sobrecarga-da-Terra-de-2018-e-em-1-de-agosto Acessado em: 27 de julho de 2018.
Sugiro dedicar 6 minutos para esta exploração do assunto.
Contexto
Orientações: Projete o slide, leia o seu título (Dia de Sobrecarga da Terra 1969 a 2018) e explique o gráfico aos alunos: no eixo vertical temos os primeiros dias de cada mês, de julho a fevereiro, e no eixo horizontal os anos de 1970 a 2018. Neste gráfico é possível observar que o Dia de Sobrecarga da Terra vem mesmo acontecendo cada vez mais cedo. Pergunte aos alunos os motivos de isto estar ocorrendo. Espera-se que eles consigam associar o fato ao crescimento populacional e aumento no consumo. Peça para que eles analisem a variação de dez em dez anos. É possível constatar que esta variação está reduzindo, o que sugere uma possível estabilização do Dia de Sobrecarga da Terra. Peça aos alunos para sugerir hipóteses para isto estar ocorrendo. Pode ser que eles sugiram que está havendo maior consciência ambiental diante das alterações climáticas. Mas faça-os observar que esta estabilização está ocorrendo com um consumo de recursos naturais equivalente a quase dois planetas Terra (1,7), pergunte: Será que podemos nos manter assim? O ideal é que daqui pra frente haja um declínio neste gráfico, e é sobre isto que eles irão refletir nesta aula.
Gráfico adaptado de: Eart Overshot Day. Disponível em: https://www.overshootday.org/ Acesso em: 24 de julho de 2018.
Sugiro dedicar 2 minutos para a análise deste gráfico.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete a Questão disparadora e peça para que proponham hipóteses. Não se preocupe dar explicações neste momento, apenas fique atento para que cada um fale de uma vez podendo ouvir uns aos outros.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: Projete o slide, diga aos alunos que eles deverão calcular suas próprias pegadas ecológicas. Caso sua escola tenha acesso à rede é possível fazer o cálculo em: http://www.suapegadaecologica.com.br/, caso contrário há o teste disponível para impressão em: http://www.ecologiaintegral.org.br/Folheto-PEGADA%20ECOL%D3GICA.pdf (na segunda página). Após todos terem realizados seus testes, monte uma tabela no quadro para inserir os resultados de cada um. Peça para que eles calculem uma média da turma. Posteriormente organize os alunos em pequenos grupos para que discutam o que é possível fazer para diminuir o consumo de recursos naturais e, consequentemente, suas próprias pegadas ecológicas colaborando para adiar o dia de sobrecarga da Terra. Peça para que redijam suas ideias em um papel para entregar.
Na divisão do tempo sugiro deixar 17 minutos para o teste e a discussão dos resultados e 10 minutos para as discussões em grupos.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Espera-se que os alunos tenham lembrado de abordar em suas discussões temas como diminuição do desperdício, consumo consciente, reciclagem e consumo de alimentos produzidos localmente, por exemplo. Na primeira página do material indicado para impressão há uma lista de atitudes a ser tomadas para diminuição da pegada ecológica, caso queira aumentar a discussão com seus alunos. Projete o slide que contém informações sobre quando cairia o Dia de Sobrecarga em 2018 se toda a humanidade consumisse como as pessoas nestes países. Pergunte por que eles imaginam que haja estas diferenças. Será que o estilo de vida dos países cuja data está em dezembro demandam menos recursos naturais? Faça-os pensar se os países que apresentam o Dia de Sobrecarga mais tardio se preocupam com ações ambientalmente corretas. E nos países localizados nos meses mais recentes? Não possuem hábitos sustentáveis? O Japão, por exemplo, pode ser tomado como modelo de sustentabilidade com exemplos ótimos de reciclagem, entre outros, mas nesta tabela situa-se antes do Brasil no dia 10/5. Por que isso ocorre? Faça-os refletir em qual posição o Japão estaria caso não adotasse todas as medidas sustentáveis que adota, já que sua extensão territorial e seus recursos naturais não se comparam aos de nosso país. Recomendo que seja pedido a eles que pesquisem para aulas futuras os hábitos sustentáveis do Japão ou de algum outro país que você preferir.
Uma imagem contendo um número maior de países pode ser acessada em: https://www.overshootday.org/.
Sugiro dedicar 7 minutos para análise e discussão desta tabela.
Sistematização
Orientações: Caso seja possível, recomendo a exposição deste vídeo (de 1 min ), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TJwfDB9JC44. Criado pela agência DM9DDB, o comercial "Money" (que significa “dinheiro”) tem como objetivo conscientizar a população quanto ao fato de que pequenas ações isoladas, tanto positivas como negativas, podem dar início a um efeito cascata de proporções planetárias. Após a exposição pergunte aos alunos porque o comercial tem o título de “dinheiro”. Faça com que reflitam qual seria o valor de nossos recursos naturais e se é possível “medir” este valor. Apesar de ser em inglês, recomende aos alunos que acompanhem a hashtag #movethedate nas mídias sociais, na qual são postadas ações para o adiamento do Dia de Sobrecarga da Terra.
DM9DDB. Money. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TJwfDB9JC44. Acessado em: 20 de julho de 2018.