13180
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Fases lunares e os eclipses na missão espacial

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Fases lunares e os eclipses na missão espacial

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Hederson Vinicius de Souza

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será finalizada a sequência de aulas que envolvem a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12). Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que o tema da presente aula está ligado ao da aula anterior “A órbita da Lua, os eclipses e a translação ao redor do Sol - CIE8_10TU09” e retoma os assuntos desenvolvidos em toda a habilidade. Portanto, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre como ocorrem as fases lunares e os eclipses para que, durante a aula, possam explicar e relacionar as posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua com as fases lunares e os eclipses, superando os desafios propostos na presente aula. Por meio desta aula, também, será possível avaliar o desenvolvimento da habilidade e a compreensão dos conteúdos que envolvem as fases lunares e os eclipses.

Materiais necessários para a aula: Sucatas (exs:. tampinhas, isopor, palitos de madeira, entre outros).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão planejar a realização de uma missão espacial com dois objetivos: Estudar o lado oculto da Lua e os eclipses. Para isso eles deverão relacionar e explicar as posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua, utilizando objetos ou sucatas, para que os objetivos da missão tenham êxito.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide e mostre para os alunos. Leia o título da reportagem “Apollo 11: A maior de todas as aventuras” e faça antecipações por meio das perguntas reflexivas: Vocês já ouviram falar sobre a Apollo 11? A Apollo 11 foi para qual corpo celeste? Será que para fazer uma missão espacial precisa conhecer a trajetória da Terra e da Lua no sistema solar?

Leia o subtítulo da reportagem “Completando 49 anos hoje, a viagem à Lua esteve perto de acabar em tragédia”. Chame a atenção dos alunos para a data do lançamento da Apollo 11 na legenda da foto, 16 de julho de 2018, e para o Lançamento da Apollo 11.

Revele aos alunos que a imagem ao lado da reportagem é de Edwin “Buzz” Aldrin, um dos astronautas que pisaram na Lua.

Caso a escola não possua computador ou impressora esquematize a nave, conforme mostrada no slide, com o título “Apollo 11 - 16 de julho de 1969” e leia para os alunos o primeiro parágrafo da notícia “APOLLO 11: A maior de todas as aventuras” disponível no arquivo “Apollo 11 - contextualização - CIE8_10TU10”
Suscite a reflexão com a turma: Será que é importante planejarmos detalhadamente uma missão? Se vocês fossem explorar a Lua durante o dia lunar em quais posições o astronauta, a Lua e o Sol deveriam ficar? Será que podemos saber, a partir da Lua, que fase lunar uma pessoa na Terra está observando? Para estudar os eclipses, será que poderíamos prevê-los?

Para saber mais sobre a missão Apollo 11 acesse: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/48-anos-da-apollo-11-a-maior-de-todas-as-aventuras.phtml

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda em semicírculo peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta O que precisamos saber para realizar uma missão de exploração da Lua? e relatem sobre os conhecimentos que eles julgarem necessários. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis conhecimentos e explicações. É importante, neste momento, que os alunos justifiquem suas escolhas e, por isso, estimule-os com a pergunta: Por que você considera isso importante?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, três alunos e explique que eles terão uma missão com dois objetivos que será planejada e exemplificada com o uso de objetos ou sucatas, como frascos, tampinhas, isopor, palitos de madeira, entre outros. Para isso é interessante organizar junto com os alunos uma caixa com sucatas que possam ser utilizadas durante as aulas de Ciências. Para esta aula, também é importante que os alunos possam utilizar suas anotações das aulas anteriores como fontes de pesquisas. Projete o slide e imprima a missão com os dois objetivos disponível no arquivo “Missão - mão na massa - CIE8_10TU10”, entregando para os grupos a parte do objetivo 1 da missão. Caso não possua impressora, escreva no quadro o objetivo 1 da missão e oriente os alunos: Vocês deverão dar um nome para a missão de vocês e planejá-la para atingir os dois objetivos propostos. Vocês deverão explicar como irão fazer para concluir os objetivos utilizando sucatas para representar os astros, a nave, e suas posições. Vocês poderão utilizar, também, os materiais escolares e os materiais elaborados nas aulas anteriores. Lembrem-se que, para o sucesso da missão, é preciso planejar, cuidadosamente,
e discutir em grupo como será realizada a missão, anotando tudo o que vocês considerarem importante. Estas anotações serão importantes também para a nossa discussão posterior. Leiam o objetivo 1 da missão e reflitam, em grupo, sobre o material que vocês podem utilizar para representar a nave
e os astros durante essa missão, elejam um membro do grupo para que pegue o material necessário. Ainda, vocês poderão utilizar as anotações das aulas anteriores como fonte de pesquisa. Vocês terão 15 minutos para planejar a missão de forma a cumprir com o objetivo 1.

É importante, neste momento, suscitar a reflexão nos grupos e solicitar a exemplificação dos seus pensamentos por meio do uso dos objetos ou sucatas com perguntas como: Para que a face oculta da Lua fique iluminada, como deverão ficar posicionados os astros? Nesta posição que os astros se encontram, qual é fase lunar observada por uma pessoa na Terra? Quanto tempo leva para que ocorra o movimento de rotação e revolução da Lua? O dia lunar tem o mesmo tempo que o dia terrestre?

É comum os alunos confundirem a duração do dia terrestre com a do dia lunar. Por isso é importante levar o aluno a pensar em como que é a rotação da Lua e sua órbita ao redor da Terra, lembrando que sempre haverá um lado que não é visível, o lado oculto da Lua.

Como suporte, utilize o arquivo “Resolução - mão na massa - CIE8_10TU10”, que apresenta uma possível resolução do planejamento para que você possa orientar os alunos. Lembre-se que é necessário contemplar a diversidade de pensamentos entre os alunos para uma efetiva construção do conhecimento, por isso a resolução presente no arquivo não deve ser vista como um caminho único de chegada para os alunos, mas uma orientação para mediação dos conceitos presentes na aula.

Ainda, se julgar necessário, imprima o material disponível no arquivo “Material de apoio - mão na massa - CIE8_10TU10” e entregue para os grupos como fonte de consulta e pesquisa.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Ainda em grupo, revele para os alunos o objetivo 2 da Missão imprimindo e distribuindo para os grupos o texto do objetivo 2 disponível no arquivo “Missão - mão na massa - CIE8_10TU10” ou copie o texto do objetivo 2 no quadro. Oriente os alunos: No objetivo 2 vocês irão estudar a sombra da Lua na Terra e planejar o estudo de um eclipse lunar. Da mesma forma que vocês fizeram no objetivo anterior, vocês irão ler o objetivo 2 e verificar se os materiais que vocês utilizaram para explicar o objetivo anterior poderão ser utilizados para explicar esse objetivo, caso não for utilizar algum material devolva-o para que os outros grupos tenham a oportunidade de utilizá-lo. Vocês terão 10 minutos para planejar a missão de forma a cumprir com o objetivo 2.

É importante, neste momento, suscitar a reflexão nos grupos e solicitar a exemplificação dos seus pensamentos pelo uso dos objetos com perguntas como: Como deve estar o alinhamento dos astros para que a Lua faça sombra na Terra? Que eclipse está ocorrendo? Qual o melhor local da Lua vocês deverão estar para estudar a sombra que ela faz na Terra? Neste local da Lua estará de dia ou noite? Quanto tempo demora a translação da Terra, junto com a Lua ao redor do Sol? Neste período quantas vezes é possível o alinhamento dos astros? Se vocês observaram um alinhamento dos astros, que ocasionou um eclipse, quando poderá ser possível um próximo alinhamento?

É importante promover a reflexão nos alunos sobre as posições dos astros e a translação e solicitar as explicações das suas ideias com o uso das sucatas.

Da mesma forma que a etapa anterior, utilize o arquivo “Resolução - mão na massa - CIE8_10TU10” que apresenta uma possível resolução do planejamento para que você possa orientar os alunos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a Questão disparadora e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar seus planejamentos da missão. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões por meio das perguntas:
Foi importante saber as posições dos astros para prever o local e os eventos estudados? E a órbita da Lua foi importante considerar? Foi possível prever um próximo alinhamento entre os astros? Que informação vocês utilizaram?

Espera-se que os alunos resgatem os conceitos utilizados nas missões e respondam que foi importante considerar as posições e trajetórias dos astros para a ocorrência dos eventos estudados. Ainda, utilizando a translação da Terra, junto com a Lua, ao redor do Sol é possível prever um momento adequado para o próximo alinhamento dos astros.

Para saber mais sobre o assunto são recomendadas as seguintes leituras: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm

http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima-o e distribua para os grupos. Se não for possível fazer a impressão, faça, no quadro, os esquemas da missão
1 e 2 semelhantes aos mostrados no slide. Peça para os alunos que observem o esquema e comentem o que eles consideraram importante para o planejamento dos objetivos da missão. Escreva no quadro, na forma de tópicos, seus comentários e peça para que os alunos validem cada um dos tópicos, verificando se as considerações de todos os grupos estão contempladas. O esquema do Objetivo 1 mostra a posição da Lua entre o Sol e a Terra com a face oculta da Lua iluminada pelo Sol e com uma espaçonave em sua superfície. O esquema do Objetivo 2 mostra a Lua em três momentos:
Antes de entrar na sombra projetada pela Terra, na penumbra e na umbra. Na face visível da Lua é possível observar o equipamento para filmar automaticamente o eclipse lunar.

Por fim, proponha para os alunos a confecção de um breve documentário na forma de vídeo utilizando celular ou máquina fotográfica (modo filmagem) no qual eles irão explicar, por meio dos objetos e sucatas, a missão e o planejamento para que os objetivos sejam cumpridos. Este documentário deverá ter, no máximo, 1 minuto. Oriente os alunos que eles deverão assistir ao vídeo e verificar se ele contempla as informações geradas. Caso os alunos ou a escola não possuam equipamentos para filmagens, proponha aos alunos a elaboração de uma aula para os alunos de outra sala utilizando os objetos ou sucatas para exemplificar suas falas.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, será finalizada a sequência de aulas que envolvem a habilidade do eixo Terra e Universo “(EF08CI12). Justificar, por meio da construção de modelos e da observação da Lua no céu, a ocorrência das fases da Lua e dos eclipses, com base nas posições relativas entre Sol, Terra e Lua”. Você observará que o tema da presente aula está ligado ao da aula anterior “A órbita da Lua, os eclipses e a translação ao redor do Sol - CIE8_10TU09” e retoma os assuntos desenvolvidos em toda a habilidade. Portanto, é necessário que os alunos já tenham compreendido sobre como ocorrem as fases lunares e os eclipses para que, durante a aula, possam explicar e relacionar as posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua com as fases lunares e os eclipses, superando os desafios propostos na presente aula. Por meio desta aula, também, será possível avaliar o desenvolvimento da habilidade e a compreensão dos conteúdos que envolvem as fases lunares e os eclipses.

Materiais necessários para a aula: Sucatas (exs:. tampinhas, isopor, palitos de madeira, entre outros).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que, nesta aula, eles irão planejar a realização de uma missão espacial com dois objetivos: Estudar o lado oculto da Lua e os eclipses. Para isso eles deverão relacionar e explicar as posições relativas entre o Sol, a Terra e a Lua, utilizando objetos ou sucatas, para que os objetivos da missão tenham êxito.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Projete o slide e mostre para os alunos. Leia o título da reportagem “Apollo 11: A maior de todas as aventuras” e faça antecipações por meio das perguntas reflexivas: Vocês já ouviram falar sobre a Apollo 11? A Apollo 11 foi para qual corpo celeste? Será que para fazer uma missão espacial precisa conhecer a trajetória da Terra e da Lua no sistema solar?

Leia o subtítulo da reportagem “Completando 49 anos hoje, a viagem à Lua esteve perto de acabar em tragédia”. Chame a atenção dos alunos para a data do lançamento da Apollo 11 na legenda da foto, 16 de julho de 2018, e para o Lançamento da Apollo 11.

Revele aos alunos que a imagem ao lado da reportagem é de Edwin “Buzz” Aldrin, um dos astronautas que pisaram na Lua.

Caso a escola não possua computador ou impressora esquematize a nave, conforme mostrada no slide, com o título “Apollo 11 - 16 de julho de 1969” e leia para os alunos o primeiro parágrafo da notícia “APOLLO 11: A maior de todas as aventuras” disponível no arquivo “Apollo 11 - contextualização - CIE8_10TU10”
Suscite a reflexão com a turma: Será que é importante planejarmos detalhadamente uma missão? Se vocês fossem explorar a Lua durante o dia lunar em quais posições o astronauta, a Lua e o Sol deveriam ficar? Será que podemos saber, a partir da Lua, que fase lunar uma pessoa na Terra está observando? Para estudar os eclipses, será que poderíamos prevê-los?

Para saber mais sobre a missão Apollo 11 acesse: https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/48-anos-da-apollo-11-a-maior-de-todas-as-aventuras.phtml

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Ainda em semicírculo peça para que os alunos reflitam sobre a pergunta O que precisamos saber para realizar uma missão de exploração da Lua? e relatem sobre os conhecimentos que eles julgarem necessários. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem possíveis conhecimentos e explicações. É importante, neste momento, que os alunos justifiquem suas escolhas e, por isso, estimule-os com a pergunta: Por que você considera isso importante?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Organize a turma em grupos de, pelo menos, três alunos e explique que eles terão uma missão com dois objetivos que será planejada e exemplificada com o uso de objetos ou sucatas, como frascos, tampinhas, isopor, palitos de madeira, entre outros. Para isso é interessante organizar junto com os alunos uma caixa com sucatas que possam ser utilizadas durante as aulas de Ciências. Para esta aula, também é importante que os alunos possam utilizar suas anotações das aulas anteriores como fontes de pesquisas. Projete o slide e imprima a missão com os dois objetivos disponível no arquivo “Missão - mão na massa - CIE8_10TU10”, entregando para os grupos a parte do objetivo 1 da missão. Caso não possua impressora, escreva no quadro o objetivo 1 da missão e oriente os alunos: Vocês deverão dar um nome para a missão de vocês e planejá-la para atingir os dois objetivos propostos. Vocês deverão explicar como irão fazer para concluir os objetivos utilizando sucatas para representar os astros, a nave, e suas posições. Vocês poderão utilizar, também, os materiais escolares e os materiais elaborados nas aulas anteriores. Lembrem-se que, para o sucesso da missão, é preciso planejar, cuidadosamente,
e discutir em grupo como será realizada a missão, anotando tudo o que vocês considerarem importante. Estas anotações serão importantes também para a nossa discussão posterior. Leiam o objetivo 1 da missão e reflitam, em grupo, sobre o material que vocês podem utilizar para representar a nave
e os astros durante essa missão, elejam um membro do grupo para que pegue o material necessário. Ainda, vocês poderão utilizar as anotações das aulas anteriores como fonte de pesquisa. Vocês terão 15 minutos para planejar a missão de forma a cumprir com o objetivo 1.

É importante, neste momento, suscitar a reflexão nos grupos e solicitar a exemplificação dos seus pensamentos por meio do uso dos objetos ou sucatas com perguntas como: Para que a face oculta da Lua fique iluminada, como deverão ficar posicionados os astros? Nesta posição que os astros se encontram, qual é fase lunar observada por uma pessoa na Terra? Quanto tempo leva para que ocorra o movimento de rotação e revolução da Lua? O dia lunar tem o mesmo tempo que o dia terrestre?

É comum os alunos confundirem a duração do dia terrestre com a do dia lunar. Por isso é importante levar o aluno a pensar em como que é a rotação da Lua e sua órbita ao redor da Terra, lembrando que sempre haverá um lado que não é visível, o lado oculto da Lua.

Como suporte, utilize o arquivo “Resolução - mão na massa - CIE8_10TU10”, que apresenta uma possível resolução do planejamento para que você possa orientar os alunos. Lembre-se que é necessário contemplar a diversidade de pensamentos entre os alunos para uma efetiva construção do conhecimento, por isso a resolução presente no arquivo não deve ser vista como um caminho único de chegada para os alunos, mas uma orientação para mediação dos conceitos presentes na aula.

Ainda, se julgar necessário, imprima o material disponível no arquivo “Material de apoio - mão na massa - CIE8_10TU10” e entregue para os grupos como fonte de consulta e pesquisa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos.

Orientações: Ainda em grupo, revele para os alunos o objetivo 2 da Missão imprimindo e distribuindo para os grupos o texto do objetivo 2 disponível no arquivo “Missão - mão na massa - CIE8_10TU10” ou copie o texto do objetivo 2 no quadro. Oriente os alunos: No objetivo 2 vocês irão estudar a sombra da Lua na Terra e planejar o estudo de um eclipse lunar. Da mesma forma que vocês fizeram no objetivo anterior, vocês irão ler o objetivo 2 e verificar se os materiais que vocês utilizaram para explicar o objetivo anterior poderão ser utilizados para explicar esse objetivo, caso não for utilizar algum material devolva-o para que os outros grupos tenham a oportunidade de utilizá-lo. Vocês terão 10 minutos para planejar a missão de forma a cumprir com o objetivo 2.

É importante, neste momento, suscitar a reflexão nos grupos e solicitar a exemplificação dos seus pensamentos pelo uso dos objetos com perguntas como: Como deve estar o alinhamento dos astros para que a Lua faça sombra na Terra? Que eclipse está ocorrendo? Qual o melhor local da Lua vocês deverão estar para estudar a sombra que ela faz na Terra? Neste local da Lua estará de dia ou noite? Quanto tempo demora a translação da Terra, junto com a Lua ao redor do Sol? Neste período quantas vezes é possível o alinhamento dos astros? Se vocês observaram um alinhamento dos astros, que ocasionou um eclipse, quando poderá ser possível um próximo alinhamento?

É importante promover a reflexão nos alunos sobre as posições dos astros e a translação e solicitar as explicações das suas ideias com o uso das sucatas.

Da mesma forma que a etapa anterior, utilize o arquivo “Resolução - mão na massa - CIE8_10TU10” que apresenta uma possível resolução do planejamento para que você possa orientar os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Retome a Questão disparadora e proponha uma roda de conversa para que os alunos possam compartilhar seus planejamentos da missão. É importante, neste momento, não julgar e incentivar a participação dos demais alunos do grupo. Suscite as reflexões por meio das perguntas:
Foi importante saber as posições dos astros para prever o local e os eventos estudados? E a órbita da Lua foi importante considerar? Foi possível prever um próximo alinhamento entre os astros? Que informação vocês utilizaram?

Espera-se que os alunos resgatem os conceitos utilizados nas missões e respondam que foi importante considerar as posições e trajetórias dos astros para a ocorrência dos eventos estudados. Ainda, utilizando a translação da Terra, junto com a Lua, ao redor do Sol é possível prever um momento adequado para o próximo alinhamento dos astros.

Para saber mais sobre o assunto são recomendadas as seguintes leituras: http://www.cdcc.usp.br/cda/aprendendo-basico/eclipses-solares-lunares/eclipses-solares-lunares.htm

http://astro.if.ufrgs.br/eclipses/eclipse.htm

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações: Projete o slide ou imprima-o e distribua para os grupos. Se não for possível fazer a impressão, faça, no quadro, os esquemas da missão
1 e 2 semelhantes aos mostrados no slide. Peça para os alunos que observem o esquema e comentem o que eles consideraram importante para o planejamento dos objetivos da missão. Escreva no quadro, na forma de tópicos, seus comentários e peça para que os alunos validem cada um dos tópicos, verificando se as considerações de todos os grupos estão contempladas. O esquema do Objetivo 1 mostra a posição da Lua entre o Sol e a Terra com a face oculta da Lua iluminada pelo Sol e com uma espaçonave em sua superfície. O esquema do Objetivo 2 mostra a Lua em três momentos:
Antes de entrar na sombra projetada pela Terra, na penumbra e na umbra. Na face visível da Lua é possível observar o equipamento para filmar automaticamente o eclipse lunar.

Por fim, proponha para os alunos a confecção de um breve documentário na forma de vídeo utilizando celular ou máquina fotográfica (modo filmagem) no qual eles irão explicar, por meio dos objetos e sucatas, a missão e o planejamento para que os objetivos sejam cumpridos. Este documentário deverá ter, no máximo, 1 minuto. Oriente os alunos que eles deverão assistir ao vídeo e verificar se ele contempla as informações geradas. Caso os alunos ou a escola não possuam equipamentos para filmagens, proponha aos alunos a elaboração de uma aula para os alunos de outra sala utilizando os objetos ou sucatas para exemplificar suas falas.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI12 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano