13179
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Transmissão do vírus HIV e prevenção da Aids

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Gracieli Dall Ostro Persich

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os(as) alunos(as), ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07 e CIE8_09VE09). Esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os(as) adolescentes podem melhor se preparar para assumir responsabilidades e consequências a partir de suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da Aids e da transmissão do vírus HIV. As vias de transmissão do vírus HIV são os fluidos sexuais, sangue e leite materno. Incentive os(as) estudantes na adoção de condutas preventivas: usar camisinha, usar luvas no contato com sangue de outras pessoas, conhecer os meios de transmissão do vírus e os fatores que levam à Aids. Promova debates sobre os obstáculos que dificultam a prevenção, refletindo sobre a importância da promoção da saúde e do respeito vinculados à valorização da vida, pois a transmissão do vírus HIV entre adolescentes está ligada principalmente às práticas sexuais sem preservativo, casos de abuso sexual, pobreza e falta de acesso à informação. Esses conteúdos devem propiciar atitudes responsáveis, solidárias e não discriminatórias em relação aos soropositivos, enfatizando o convívio social e a desconstrução dos preconceitos.
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Kowd4QlTG2I.
Sugestões de leituras para o(a) professor(a):
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2013000200420&script=sci_abstract&tlng=pt - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021667.pdf - http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://giv.org.br/Ativismo-GIV/N%C3%A3o-%C3%A0-palavra-Aid%C3%A9tico/ - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/

- http://futura.org.br/noticia/cada-hora-30-adolescentes-sao-infectados-pelo-hiv-diz-unicef/ Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; material impresso ou recortado de jornais ou revistas; recursos tecnológicos (computador e internet) e acesso à internet ou material de uso comum (canetinhas, régua, papel cartolina ou kraft…).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as formas de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o desenvolvimento da doença Aids, refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação relacionadas à falta de informação.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para iniciar as reflexões, projete este slide. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou imprima o texto no anexo, entregando uma cópia a cada dupla de alunos. Peça que a turma leia a notícia falsa (fake new) sobre a transmissão de HIV (elaborada com base em: https://www.biologiatotal.com.br/blog/camisinha+nao+garante+protecao+a+aids-324.html). Questione se a turma acha que a notícia é verdadeira ou falsa. Proponha a identificação de fake news a partir da fonte, dos dados apresentados, da linguagem (erros na escrita), o teor da mensagem que a reportagem deseja passar, o público alvo, etc. Trabalhe a importância de saber identificar fake news para que os estudantes sejam capazes de filtrar conteúdos diversos publicados na internet, reconhecendo notícias falsas conforme alguns parâmetros. Subsídios para guiar a identificação de fake news:

- https://novaescola.org.br/conteudo/11764/temos-de-ensinar-as-criancas-a-questionar-desde-que-elas-aprendem-a-ler

- https://novaescola.org.br/conteudo/12158/como-falar-de-noticias-falsas-em-sala-de-aula

- https://novaescola.org.br/conteudo/11701/cuidado-com-a-fabrica-de-mentiras - http://www.revistaeducacao.com.br/por-que-discussao-sobre-fake-news-deve-ser-levada-para-sala-de-aula/ - https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/como-combater-as-fake-news-em-sala-de-aula-7x6crli6ktikdvr9gz3edcgd9

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso; quadro, giz ou caneta para quadro.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte oralmente à turma: Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações? Ouça a turma e instigue os estudantes a pensarem em respostas a partir dos seus conhecimentos sobre o tema. Faça relações com a etapa anterior, questionando: HIV e Aids são a mesma coisa? É adequado usarmos o termo “aidético” ao nos referirmos aos portadores do vírus HIV?

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: A duração total desta etapa é de 27 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 4 minutos. Se não for possível projetar, imprima as imagens no anexo ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais. Para cada imagem, pergunte se os(as) estudantes relacionam com um mito ou uma verdade sobre a transmissão do vírus HIV.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso (anexo) ou recortado de jornais/revistas.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Recomendamos usar 6 minutos para a leitura e debate de textos em grupos (disponíveis nos links abaixo). Divida a turma em grupos com 4 integrantes. Escolha um texto por grupo e entregue uma cópia para cada aluno(a) ler em silêncio, sublinhar conceitos importantes e trocar informações com os colegas. Conforme o número de alunos(as) da turma, os textos podem se repetir entre os grupos. Depois que os componentes do grupo finalizarem a leitura, devem debater sobre a transmissão dos vírus HIV e a identificação de fake news sobre o assunto. Caso seja possível em sua escola, passe o link das leituras para a turma ler em aparelhos eletrônicos, ao invés de imprimir diretamente dos sites:

- https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sintomas-transmissao-e-prevencao-nat-hiv - http://abiaids.org.br/em-nota-abia-esclarece-duvidas-sobre-transmissao-do-hiv/29054 - http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv

- http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/Como-se-Contrai-o-V%C3%ADrus-HIV/index.html

Caso tenha tempo e material multimídia disponível, recomendamos a transmissão do vídeo neste link para finalizar a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=ostl-FHd9MY.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; textos impressos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 17 minutos. Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Solicite aos grupos a criação de formas de divulgação dos dados coletados nas leituras, simulando uma notícia/reportagem verdadeira, em oposição às fake news. Cada grupo deve criar uma reportagem com dados reais sobre o vírus HIV e a Aids, explicando as formas de transmissão, prevenção e desenvolvimento da doença, com enfoque no combate ao preconceito por meio da divulgação de informações corretas. Essas criações podem ser feitas com o uso de ferramentas digitais (sugerimos acesso aos sites Easel.ly, Canva, GoConqr, Google Apresentações ou PowerPoint) ou pode-se usar material de uso comum para criação de cartazes.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; ferramentas digitais (notebook e internet) e acesso à internet ou material de uso comum para cartaz (papel kraft ou cartolina, pincéis, canetinhas, régua, recortes…).

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Proponha que cada grupo apresente as divulgações criadas na etapa anterior e discutam os dados que usaram a partir dos textos de subsídio. Exponham as criações na sala (caso for em cartaz, ou divulguem nas redes sociais se foram produzidas em meios digitais). Conclua a aula pedindo que cada estudante registre em seu caderno as possíveis soluções da turma para o questionamento: Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações?

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; fita adesiva; materiais eletrônicos e internet.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os(as) alunos(as), ele resume o conteúdo da aula para que você, professor(a), possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula é parte de uma sequência de planos sobre a temática “sexualidade”. Para maior aprofundamento, acesse os demais planos de aula sobre o tema (CIE8_08VE04, CIE8_08VE05, CIE8_08VE07 e CIE8_09VE09). Esta aula vai auxiliar a desenvolver nos estudantes a consciência de que é importante cuidar da saúde física, mental e emocional, ou seja, preocupar-se com todas as dimensões da sexualidade e conhecer a si mesmo. Assim, os(as) adolescentes podem melhor se preparar para assumir responsabilidades e consequências a partir de suas escolhas, pois têm o suporte dos conhecimentos construídos na escola e saberão o que fazer para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis (DST), principalmente da Aids e da transmissão do vírus HIV. As vias de transmissão do vírus HIV são os fluidos sexuais, sangue e leite materno. Incentive os(as) estudantes na adoção de condutas preventivas: usar camisinha, usar luvas no contato com sangue de outras pessoas, conhecer os meios de transmissão do vírus e os fatores que levam à Aids. Promova debates sobre os obstáculos que dificultam a prevenção, refletindo sobre a importância da promoção da saúde e do respeito vinculados à valorização da vida, pois a transmissão do vírus HIV entre adolescentes está ligada principalmente às práticas sexuais sem preservativo, casos de abuso sexual, pobreza e falta de acesso à informação. Esses conteúdos devem propiciar atitudes responsáveis, solidárias e não discriminatórias em relação aos soropositivos, enfatizando o convívio social e a desconstrução dos preconceitos.
Sugestão de vídeo para o(a) professor(a): https://www.youtube.com/watch?v=Kowd4QlTG2I.
Sugestões de leituras para o(a) professor(a):
- http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1415-790X2013000200420&script=sci_abstract&tlng=pt - http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/10001021667.pdf - http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/132866/000968751.pdf?sequence=1 - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/09/Cartilha-pelo-fim-da-discrimina%C3%A7%C3%A3o-das-pessoas-que-vivem-com-hiv.pdf - https://unaids.org.br/wp-content/uploads/2017/07/2017ZeroDiscriminacaoServicoSaude-1.pdf - http://giv.org.br/Ativismo-GIV/N%C3%A3o-%C3%A0-palavra-Aid%C3%A9tico/ - http://revistapesquisa.fapesp.br/2014/10/02/pesquisadores-identificam-origem-da-disseminacao-virus-hiv/

- http://futura.org.br/noticia/cada-hora-30-adolescentes-sao-infectados-pelo-hiv-diz-unicef/ Materiais necessários para a aula: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta, borracha; material impresso ou recortado de jornais ou revistas; recursos tecnológicos (computador e internet) e acesso à internet ou material de uso comum (canetinhas, régua, papel cartolina ou kraft…).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale o título da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos debater sobre as formas de transmissão do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e o desenvolvimento da doença Aids, refletindo sobre as questões de preconceito e discriminação relacionadas à falta de informação.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Para iniciar as reflexões, projete este slide. Se não for possível projetar, escreva no quadro ou imprima o texto no anexo, entregando uma cópia a cada dupla de alunos. Peça que a turma leia a notícia falsa (fake new) sobre a transmissão de HIV (elaborada com base em: https://www.biologiatotal.com.br/blog/camisinha+nao+garante+protecao+a+aids-324.html). Questione se a turma acha que a notícia é verdadeira ou falsa. Proponha a identificação de fake news a partir da fonte, dos dados apresentados, da linguagem (erros na escrita), o teor da mensagem que a reportagem deseja passar, o público alvo, etc. Trabalhe a importância de saber identificar fake news para que os estudantes sejam capazes de filtrar conteúdos diversos publicados na internet, reconhecendo notícias falsas conforme alguns parâmetros. Subsídios para guiar a identificação de fake news:

- https://novaescola.org.br/conteudo/11764/temos-de-ensinar-as-criancas-a-questionar-desde-que-elas-aprendem-a-ler

- https://novaescola.org.br/conteudo/12158/como-falar-de-noticias-falsas-em-sala-de-aula

- https://novaescola.org.br/conteudo/11701/cuidado-com-a-fabrica-de-mentiras - http://www.revistaeducacao.com.br/por-que-discussao-sobre-fake-news-deve-ser-levada-para-sala-de-aula/ - https://www.gazetadopovo.com.br/educacao/como-combater-as-fake-news-em-sala-de-aula-7x6crli6ktikdvr9gz3edcgd9

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso; quadro, giz ou caneta para quadro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Pergunte oralmente à turma: Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações? Ouça a turma e instigue os estudantes a pensarem em respostas a partir dos seus conhecimentos sobre o tema. Faça relações com a etapa anterior, questionando: HIV e Aids são a mesma coisa? É adequado usarmos o termo “aidético” ao nos referirmos aos portadores do vírus HIV?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 27 minutos

Orientações: A duração total desta etapa é de 27 minutos. Para esta parte inicial, recomendamos usar 4 minutos. Se não for possível projetar, imprima as imagens no anexo ou recorte figuras semelhantes de revistas ou jornais. Para cada imagem, pergunte se os(as) estudantes relacionam com um mito ou uma verdade sobre a transmissão do vírus HIV.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola ou material impresso (anexo) ou recortado de jornais/revistas.

Slide Plano Aula

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Recomendamos usar 6 minutos para a leitura e debate de textos em grupos (disponíveis nos links abaixo). Divida a turma em grupos com 4 integrantes. Escolha um texto por grupo e entregue uma cópia para cada aluno(a) ler em silêncio, sublinhar conceitos importantes e trocar informações com os colegas. Conforme o número de alunos(as) da turma, os textos podem se repetir entre os grupos. Depois que os componentes do grupo finalizarem a leitura, devem debater sobre a transmissão dos vírus HIV e a identificação de fake news sobre o assunto. Caso seja possível em sua escola, passe o link das leituras para a turma ler em aparelhos eletrônicos, ao invés de imprimir diretamente dos sites:

- https://www.bio.fiocruz.br/index.php/sintomas-transmissao-e-prevencao-nat-hiv - http://abiaids.org.br/em-nota-abia-esclarece-duvidas-sobre-transmissao-do-hiv/29054 - http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/o-que-e-hiv

- http://giv.org.br/HIV-e-AIDS/Como-se-Contrai-o-V%C3%ADrus-HIV/index.html

Caso tenha tempo e material multimídia disponível, recomendamos a transmissão do vídeo neste link para finalizar a atividade: https://www.youtube.com/watch?v=ostl-FHd9MY.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção, caixas de som - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; textos impressos.

Slide Plano Aula

Orientações: Para esta parte, recomendamos usar 17 minutos. Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Solicite aos grupos a criação de formas de divulgação dos dados coletados nas leituras, simulando uma notícia/reportagem verdadeira, em oposição às fake news. Cada grupo deve criar uma reportagem com dados reais sobre o vírus HIV e a Aids, explicando as formas de transmissão, prevenção e desenvolvimento da doença, com enfoque no combate ao preconceito por meio da divulgação de informações corretas. Essas criações podem ser feitas com o uso de ferramentas digitais (sugerimos acesso aos sites Easel.ly, Canva, GoConqr, Google Apresentações ou PowerPoint) ou pode-se usar material de uso comum para criação de cartazes.

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; caderno, lápis, caneta, borracha; quadro e caneta para quadro ou giz; ferramentas digitais (notebook e internet) e acesso à internet ou material de uso comum para cartaz (papel kraft ou cartolina, pincéis, canetinhas, régua, recortes…).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Não é necessário projetar este slide. Fale as orientações da atividade ou escreva no quadro. Proponha que cada grupo apresente as divulgações criadas na etapa anterior e discutam os dados que usaram a partir dos textos de subsídio. Exponham as criações na sala (caso for em cartaz, ou divulguem nas redes sociais se foram produzidas em meios digitais). Conclua a aula pedindo que cada estudante registre em seu caderno as possíveis soluções da turma para o questionamento: Por que ainda há muito preconceito com portadores do vírus HIV, mesmo com acesso fácil às informações?

Materiais necessários: Computador ou notebook, projetor (Data Show), tela para projeção - caso tenha disponível em sua escola; quadro, giz ou caneta para quadro; caderno, lápis, caneta e borracha; fita adesiva; materiais eletrônicos e internet.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI10 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano