Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade em as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_08VE04, CIE8_08VE05 e CIE8_08VE09.
Materiais necessários para a aula: material de campanha do Ministério da Saúde para ser analisado pelos alunos na etapa “Contexto”; materiais utilizados em cada estação presente na etapa “Mão na massa” (incluindo equipamento audiovisual, acesso à internet e/ou materiais e textos impressos); equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Sistematização”; caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de reforçar a importância do uso da camisinha em qualquer situação que envolva relacionamento sexual. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas dadas.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Divida a turma em grupos que deverão passar por 3 estações com atividades distintas a serem realizadas em cada uma delas. Cada estação terá a duração de 10 minutos e, ao final, será aberto um debate com toda a turma, que deve durar 5 minutos. Durante o debate, os alunos devem expor as conclusões obtidas após passarem pelas estações. As estações deverão ser replicadas de acordo com a quantidade de estudantes da turma.
- 1ª estação - Apresente aos alunos um infográfico que apresenta a história da camisinha e curiosidades sobre ela. Os alunos devem analisar o infográfico e responder alguns questionamentos (segue abaixo) no caderno. https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/105483-voce-conhece-a-historia-da-camisinha.htm. Outra sugestão de texto abordando o mesmo tema: http://www.giv.org.br/dstaids/camisinha.htm.
- Há muito tempo já se utilizava materiais que muito se assemelha com as camisinhas atuais. Em sua opinião, qual o principal motivo que levou povos como os egípcios e os romanos a utilizarem esses preservativos? Justifique.
- Sabe-se que na década de 80 a população mundial foi bastante atingida pela epidemia da AIDS, causando várias mortes. Mesmo sabendo da existência da camisinha, muitas pessoas vieram a óbito por causa desta epidemia. Como você pode justificar tal acontecimento?
- Dentre as curiosidades mostradas no infográfico, qual ou quais você pode indicar como alarmantes? Explique.
- 2ª estação - Os alunos devem primeiramente levantar hipóteses para o seguinte questionamento: O que leva grande parte dos jovens brasileiros a não usarem camisinhas em suas relações sexuais?” (É importante que avise aos alunos que essa situação não é fictícia e que está baseada em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde). Após esse momento, os alunos devem fazer uma leitura da matéria que aborda os riscos e as justificativas dadas pelos jovens para não usarem camisinha: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/02/13/por-que-os-jovens-nao-usam-camisinha.htm. Durante a leitura, os alunos devem destacar (sublinhar ou utilizar marcador de texto) os trechos que mais lhe chamam atenção. Na sequência, farão um pequeno debate sobre as justificativas mostradas, se elas corroboram com as hipóteses levantadas anteriormente e quais conclusões eles obtiveram.
- 3ª estação - Mostre aos alunos um vídeo do Ministério da Saúde que apresenta as formas de prevenção combinada para o HIV, bem como outras doenças. Os alunos devem listar as formas apresentadas no vídeo em seu caderno, com uma breve explicação de cada uma: https://www.youtube.com/watch?v=6iZlRaYKjqo&index=1&list=PL_rQTI99G4P-xT3DYFY42tvfGdrSIuxMh.
Para melhor compreensão sobre as medidas de prevenção conhecidas como PrEP e PEP, disponibilize um texto que pode instruir os alunos para o futuro debate:
http://www.aids.gov.br/pt-br/faq/qual-e-diferenca-entre-prep-e-pep.
(Para saber mais sobre a metodologia proposta: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem)
Como dito anteriormente, os alunos, após passarem por todas as estações, terão 5 minutos para compartilharem ideias e opiniões construídas com todos da turma.
Materiais necessários: materiais utilizados em cada estação (incluindo equipamento audiovisual, acesso à internet e/ou textos e materiais impressos), caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.