13178
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Métodos contraceptivos: sexo seguro é com camisinha

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Métodos contraceptivos: sexo seguro é com camisinha

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade em as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_08VE04, CIE8_08VE05 e CIE8_08VE09.

Materiais necessários para a aula: material de campanha do Ministério da Saúde para ser analisado pelos alunos na etapa “Contexto”; materiais utilizados em cada estação presente na etapa “Mão na massa” (incluindo equipamento audiovisual, acesso à internet e/ou materiais e textos impressos); equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Sistematização”; caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de reforçar a importância do uso da camisinha em qualquer situação que envolva relacionamento sexual. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas dadas.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: leve para sala alguns materiais (imagens e/ou folders) de diferentes campanhas realizadas ao longo do ano, referentes ao uso da camisinha. Em seguida, dê um tempo para uma rápida análise do material e faça alguns questionamentos. Esse material poderá ser projetado ou distribuído para a turma e os alunos podem repassá-lo entre eles.

Sugestões de materiais:

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64557/ms_carnaval_ad_jornal_246x140.pdf

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64558/ms_aids_festas_sao_joao_cartaz.jpg

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64558/ms_aids_festas_parada_gay_cartaz.jpg

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64558/cartaz_parintins_64x46.jpg

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2018/65255/ms_aids_carnaval_anuncio_geral_150x210_120.pdf

Esse material poderá também ser obtido junto à secretaria de saúde do município ou PSF (programa de saúde da família). É interessante que seja do ano no qual a aula será trabalhada ou do ano anterior.

Diante deste material, estimule os alunos através de questionamentos como:

  • Qual a importância de investir em campanhas como essas anualmente?
  • Em sua opinião, por qual motivo essas campanhas são mais divulgadas em datas especificas do nosso calendário?
  • Sabemos que não existe um método 100% seguro contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Você sabe o que se deve fazer caso a camisinha não seja eficaz para essas duas situações?

Materiais necessários: Materiais de campanhas de prevenção para análise dos alunos ou materiais para projeção de imagens.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de leituras complementares referentes ao conteúdo abordado na aula:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/mais-de-7-milhoes-de-preservativos-serao-distribuidos-no-carnaval-do-rio

http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2018/03/pesquisa-aponta-que-maioria-das-adolescentes-nao-usam-preservativo-durante

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/preservativo

http://www.portaldepublicacoes.ufes.br/RBPS/article/viewFile/15085/10687

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se

http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/o-essencial-sobre-prep

http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/boletim-epidemiologico-hivaids-2017

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos que deverão passar por 3 estações com atividades distintas a serem realizadas em cada uma delas. Cada estação terá a duração de 10 minutos e, ao final, será aberto um debate com toda a turma, que deve durar 5 minutos. Durante o debate, os alunos devem expor as conclusões obtidas após passarem pelas estações. As estações deverão ser replicadas de acordo com a quantidade de estudantes da turma.

  • 1ª estação - Apresente aos alunos um infográfico que apresenta a história da camisinha e curiosidades sobre ela. Os alunos devem analisar o infográfico e responder alguns questionamentos (segue abaixo) no caderno. https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/105483-voce-conhece-a-historia-da-camisinha.htm. Outra sugestão de texto abordando o mesmo tema: http://www.giv.org.br/dstaids/camisinha.htm.
  • Há muito tempo já se utilizava materiais que muito se assemelha com as camisinhas atuais. Em sua opinião, qual o principal motivo que levou povos como os egípcios e os romanos a utilizarem esses preservativos? Justifique.
  • Sabe-se que na década de 80 a população mundial foi bastante atingida pela epidemia da AIDS, causando várias mortes. Mesmo sabendo da existência da camisinha, muitas pessoas vieram a óbito por causa desta epidemia. Como você pode justificar tal acontecimento?
  • Dentre as curiosidades mostradas no infográfico, qual ou quais você pode indicar como alarmantes? Explique.
  • 2ª estação - Os alunos devem primeiramente levantar hipóteses para o seguinte questionamento: O que leva grande parte dos jovens brasileiros a não usarem camisinhas em suas relações sexuais?” (É importante que avise aos alunos que essa situação não é fictícia e que está baseada em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde). Após esse momento, os alunos devem fazer uma leitura da matéria que aborda os riscos e as justificativas dadas pelos jovens para não usarem camisinha: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/02/13/por-que-os-jovens-nao-usam-camisinha.htm. Durante a leitura, os alunos devem destacar (sublinhar ou utilizar marcador de texto) os trechos que mais lhe chamam atenção. Na sequência, farão um pequeno debate sobre as justificativas mostradas, se elas corroboram com as hipóteses levantadas anteriormente e quais conclusões eles obtiveram.
  • 3ª estação - Mostre aos alunos um vídeo do Ministério da Saúde que apresenta as formas de prevenção combinada para o HIV, bem como outras doenças. Os alunos devem listar as formas apresentadas no vídeo em seu caderno, com uma breve explicação de cada uma: https://www.youtube.com/watch?v=6iZlRaYKjqo&index=1&list=PL_rQTI99G4P-xT3DYFY42tvfGdrSIuxMh.

Para melhor compreensão sobre as medidas de prevenção conhecidas como PrEP e PEP, disponibilize um texto que pode instruir os alunos para o futuro debate:

http://www.aids.gov.br/pt-br/faq/qual-e-diferenca-entre-prep-e-pep.

(Para saber mais sobre a metodologia proposta: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem)

Como dito anteriormente, os alunos, após passarem por todas as estações, terão 5 minutos para compartilharem ideias e opiniões construídas com todos da turma.

Materiais necessários: materiais utilizados em cada estação (incluindo equipamento audiovisual, acesso à internet e/ou textos e materiais impressos), caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente aos alunos um áudio do doutor Alexandre Faisal, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP: https://jornal.usp.br/atualidades/uso-de-camisinha-ainda-e-baixo-entre-jovens-e-adultos/.

Após o aúdio, os alunos devem retomar a questão disparadora da aula através de um debate e da criação de uma lista no quadro (sendo transcrita para o caderno). A lista deve conter pelos menos 3 motivos que justifiquem o uso regular da camisinha masculina ou feminina durante o sexo.

Sugestão de outro vídeo que pode ser apresentado aos alunos, caso você perceba essa necessidade e tenha tempo trabalhá-lo:

https://www.youtube.com/watch?v=ejZHxwZnmF8 https://www.youtube.com/watch?v=vfFYiLVdXTI.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade em as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE01, CIE8_08VE02, CIE8_08VE03, CIE8_08VE04, CIE8_08VE05 e CIE8_08VE09.

Materiais necessários para a aula: material de campanha do Ministério da Saúde para ser analisado pelos alunos na etapa “Contexto”; materiais utilizados em cada estação presente na etapa “Mão na massa” (incluindo equipamento audiovisual, acesso à internet e/ou materiais e textos impressos); equipamento de som para transmissão do áudio na etapa “Sistematização”; caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações: projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de reforçar a importância do uso da camisinha em qualquer situação que envolva relacionamento sexual. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas dadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações: leve para sala alguns materiais (imagens e/ou folders) de diferentes campanhas realizadas ao longo do ano, referentes ao uso da camisinha. Em seguida, dê um tempo para uma rápida análise do material e faça alguns questionamentos. Esse material poderá ser projetado ou distribuído para a turma e os alunos podem repassá-lo entre eles.

Sugestões de materiais:

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64557/ms_carnaval_ad_jornal_246x140.pdf

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64558/ms_aids_festas_sao_joao_cartaz.jpg

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64558/ms_aids_festas_parada_gay_cartaz.jpg

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2017/64558/cartaz_parintins_64x46.jpg

http://www.aids.gov.br/sites/default/files/campanhas/2018/65255/ms_aids_carnaval_anuncio_geral_150x210_120.pdf

Esse material poderá também ser obtido junto à secretaria de saúde do município ou PSF (programa de saúde da família). É interessante que seja do ano no qual a aula será trabalhada ou do ano anterior.

Diante deste material, estimule os alunos através de questionamentos como:

  • Qual a importância de investir em campanhas como essas anualmente?
  • Em sua opinião, por qual motivo essas campanhas são mais divulgadas em datas especificas do nosso calendário?
  • Sabemos que não existe um método 100% seguro contra gravidez e doenças sexualmente transmissíveis. Você sabe o que se deve fazer caso a camisinha não seja eficaz para essas duas situações?

Materiais necessários: Materiais de campanhas de prevenção para análise dos alunos ou materiais para projeção de imagens.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os alunos compartilhem suas opiniões sobre o tema e levantem hipóteses sem que você responda à questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles neste momento, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de leituras complementares referentes ao conteúdo abordado na aula:

http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2018-01/mais-de-7-milhoes-de-preservativos-serao-distribuidos-no-carnaval-do-rio

http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional/2018/03/pesquisa-aponta-que-maioria-das-adolescentes-nao-usam-preservativo-durante

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/prevencao-combinada/preservativo

http://www.portaldepublicacoes.ufes.br/RBPS/article/viewFile/15085/10687

http://www.aids.gov.br/pt-br/publico-geral/previna-se

http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/o-essencial-sobre-prep

http://www.aids.gov.br/pt-br/pub/2017/boletim-epidemiologico-hivaids-2017

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações: Divida a turma em grupos que deverão passar por 3 estações com atividades distintas a serem realizadas em cada uma delas. Cada estação terá a duração de 10 minutos e, ao final, será aberto um debate com toda a turma, que deve durar 5 minutos. Durante o debate, os alunos devem expor as conclusões obtidas após passarem pelas estações. As estações deverão ser replicadas de acordo com a quantidade de estudantes da turma.

  • 1ª estação - Apresente aos alunos um infográfico que apresenta a história da camisinha e curiosidades sobre ela. Os alunos devem analisar o infográfico e responder alguns questionamentos (segue abaixo) no caderno. https://www.megacurioso.com.br/estilo-de-vida/105483-voce-conhece-a-historia-da-camisinha.htm. Outra sugestão de texto abordando o mesmo tema: http://www.giv.org.br/dstaids/camisinha.htm.
  • Há muito tempo já se utilizava materiais que muito se assemelha com as camisinhas atuais. Em sua opinião, qual o principal motivo que levou povos como os egípcios e os romanos a utilizarem esses preservativos? Justifique.
  • Sabe-se que na década de 80 a população mundial foi bastante atingida pela epidemia da AIDS, causando várias mortes. Mesmo sabendo da existência da camisinha, muitas pessoas vieram a óbito por causa desta epidemia. Como você pode justificar tal acontecimento?
  • Dentre as curiosidades mostradas no infográfico, qual ou quais você pode indicar como alarmantes? Explique.
  • 2ª estação - Os alunos devem primeiramente levantar hipóteses para o seguinte questionamento: O que leva grande parte dos jovens brasileiros a não usarem camisinhas em suas relações sexuais?” (É importante que avise aos alunos que essa situação não é fictícia e que está baseada em uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde). Após esse momento, os alunos devem fazer uma leitura da matéria que aborda os riscos e as justificativas dadas pelos jovens para não usarem camisinha: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/redacao/2017/02/13/por-que-os-jovens-nao-usam-camisinha.htm. Durante a leitura, os alunos devem destacar (sublinhar ou utilizar marcador de texto) os trechos que mais lhe chamam atenção. Na sequência, farão um pequeno debate sobre as justificativas mostradas, se elas corroboram com as hipóteses levantadas anteriormente e quais conclusões eles obtiveram.
  • 3ª estação - Mostre aos alunos um vídeo do Ministério da Saúde que apresenta as formas de prevenção combinada para o HIV, bem como outras doenças. Os alunos devem listar as formas apresentadas no vídeo em seu caderno, com uma breve explicação de cada uma: https://www.youtube.com/watch?v=6iZlRaYKjqo&index=1&list=PL_rQTI99G4P-xT3DYFY42tvfGdrSIuxMh.

Para melhor compreensão sobre as medidas de prevenção conhecidas como PrEP e PEP, disponibilize um texto que pode instruir os alunos para o futuro debate:

http://www.aids.gov.br/pt-br/faq/qual-e-diferenca-entre-prep-e-pep.

(Para saber mais sobre a metodologia proposta: https://novaescola.org.br/conteudo/3352/blog-aula-diferente-rotacao-estacoes-de-aprendizagem)

Como dito anteriormente, os alunos, após passarem por todas as estações, terão 5 minutos para compartilharem ideias e opiniões construídas com todos da turma.

Materiais necessários: materiais utilizados em cada estação (incluindo equipamento audiovisual, acesso à internet e/ou textos e materiais impressos), caderno ou bloco de papel e lápis ou caneta.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: Apresente aos alunos um áudio do doutor Alexandre Faisal, do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP: https://jornal.usp.br/atualidades/uso-de-camisinha-ainda-e-baixo-entre-jovens-e-adultos/.

Após o aúdio, os alunos devem retomar a questão disparadora da aula através de um debate e da criação de uma lista no quadro (sendo transcrita para o caderno). A lista deve conter pelos menos 3 motivos que justifiquem o uso regular da camisinha masculina ou feminina durante o sexo.

Sugestão de outro vídeo que pode ser apresentado aos alunos, caso você perceba essa necessidade e tenha tempo trabalhá-lo:

https://www.youtube.com/watch?v=ejZHxwZnmF8 https://www.youtube.com/watch?v=vfFYiLVdXTI.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano