Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade a eles com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE04 e CIE8_08VE05.
Materiais necessários para a aula: Material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), cartolina, canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, reportagem impressa para a etapa “Contexto”, se necessário. Reportagem indicada para a etapa “Mão na massa” ou outra fonte de pesquisa e texto descritivo do vídeo sugerido na etapa “Sistematização”, se necessário.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que ela tem o objetivo fazer com que eles identifiquem as etapas do ciclo do vírus HIV no organismo humano. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas deles.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Projete e/ou leia a matéria da Folha de S.Paulo que enfatiza a esperança do portador do vírus HIV mais longevo do do Hospital da Clínicas - USP, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/07/1897446-paciente-com-hiv-mais-longevo-do-hc-usp-espera-cura-e-vida-sem-remedio.shtml?loggedpaywall#.
Será importante mostrar o tópico “Três décadas do vírus” para que os alunos percebam como surgiram avanços no tratamento, mas ainda hoje, nenhuma cura ou vacina. Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Como sugestão, você poderá fazer as seguintes questões:
- Qual parte do organismo humano o vírus HIV compromete, dificultando a cura da doença?
- Como você acha que funcionam os medicamentos utilizados contra o vírus HIV, conhecidos como coquetéis?
- O paciente do HC-USP, mostrado na matéria, possui uma carga viral indetectável. Neste caso ele não possui AIDS. Mesmo assim, você acredita que ele poderia deixar de tomar o coquetel? Por que?
Materiais necessários: Reportagem impressa.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos - Os alunos neste momento deverão ser igualmente divididos em três grupos. Cada um dos grupos irá se colocar no lugar da segunda personagem e será desafiado a explicar de maneiras diferentes, rápidas e simplificadas o ciclo do HIV no organismo humano.
- 1º grupo - Fará um mapa conceitual em uma cartolina que consiga explicar o ciclo do HIV.
- 2º grupo - Fará uma charge ou tirinha que resuma de forma objetiva a ação do HIV no organismo. O grupo terá que montar o trabalho em uma cartolina.
- 3º grupo - Fará uso do improviso e da dramatização para explicar a atuação do vírus. A apresentação deve durar no máximo cinco minutos.
Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Organize o tempo de apresentação de acordo com a sua realidade, caso necessário, utilize duas aulas para a execução deste plano de aula. A função para cada grupo poderá ser sorteada designada pelo professor. Para facilitar a elaboração e contribuir com o tempo você poderá já indicar uma fonte de pesquisa das etapas do vírus. Sugestão: https://mundoestranho.abril.com.br/saude/como-o-virus-do-hiv-age-no-organismo/. Lembrando que os alunos podem utilizar seus próprios livros didáticos ou outros disponibilizados por você, que contemple esse conteúdo, como fontes de pesquisa.
Sugestão de tempo para esse momento: 14 minutos - Após a elaboração das atividades, os alunos terão que compartilhar suas criações com o restante da turma para, juntos, debaterem se os desafios foram cumpridos de maneira correta ou não. Segue a sugestão de tempo para cada grupo:
- 1º grupo - três minutos
- 2º grupo - três minutos
- 3º grupo - cinco minutos
- Debate - três minutos
Materiais necessários: Cartolina, canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera, caderno ou bloco de papel e caneta ou lápis grafite.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações: Apresente aos alunos o vídeo “Por que é tão difícil curar o HIV/AIDS?”
https://www.ted.com/talks/janet_iwasa_why_it_s_so_hard_to_cure_hiv_aids/transcript?language=pt-br
(Como alternativa na ausência de material audiovisual o professor poderá distribuir o texto do vídeo transcrito no link indicado)
Após a exibição do vídeo, retome a questão disparadora e debata com os alunos o que foi descoberto por eles sobre a ação do HIV no organismo humano. Questione-os se acreditam em uma futura cura. É importante que você leve os estudantes a perceber a importância do sistema imunológico para o ser humano e como ele é afetado pelo vírus. Solicite então que eles registrem no caderno uma possível continuação da fala da segunda personagem, em que ela explica o ciclo do vírus ao amigo, a partir do que construíram ao longo da etapa Mão na massa e do que assistiram no vídeo. Após esse momento, alguns voluntários podem compartilhar o que produziram com toda a turma.
Materiais necessários: Material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel e caneta ou lápis grafite.