13175
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Como o vírus HIV age no organismo

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Como o vírus HIV age no organismo

Plano 07 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Alanna Sandrelly Ferreira da Silva

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade a eles com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE04 e CIE8_08VE05.

Materiais necessários para a aula: Material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), cartolina, canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, reportagem impressa para a etapa “Contexto”, se necessário. Reportagem indicada para a etapa “Mão na massa” ou outra fonte de pesquisa e texto descritivo do vídeo sugerido na etapa “Sistematização”, se necessário.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que ela tem o objetivo fazer com que eles identifiquem as etapas do ciclo do vírus HIV no organismo humano. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas deles.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete e/ou leia a matéria da Folha de S.Paulo que enfatiza a esperança do portador do vírus HIV mais longevo do do Hospital da Clínicas - USP, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/07/1897446-paciente-com-hiv-mais-longevo-do-hc-usp-espera-cura-e-vida-sem-remedio.shtml?loggedpaywall#.

Será importante mostrar o tópico “Três décadas do vírus” para que os alunos percebam como surgiram avanços no tratamento, mas ainda hoje, nenhuma cura ou vacina. Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Como sugestão, você poderá fazer as seguintes questões:

  • Qual parte do organismo humano o vírus HIV compromete, dificultando a cura da doença?
  • Como você acha que funcionam os medicamentos utilizados contra o vírus HIV, conhecidos como coquetéis?
  • O paciente do HC-USP, mostrado na matéria, possui uma carga viral indetectável. Neste caso ele não possui AIDS. Mesmo assim, você acredita que ele poderia deixar de tomar o coquetel? Por que?

Materiais necessários: Reportagem impressa.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de leituras complementares referentes ao conteúdo abordado:

http://www.digitalmed.com.br/noticia/dia-mundial-da-luta-contra-aids/

http://www.ioc.fiocruz.br/aids20anos/linhadotempo.html

https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/article/view/12333/10142

http://saberviver.org.br/publicacoes/como-o-virus-age-no-organismo-e-como-os-remedios-atuam/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos.

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 2 minutos. Apresente aos alunos dois personagens fictícios que estimularão o envolvimento deles nesta etapa. Um dos personagem não consegue entender o motivo de não haver uma cura e nem uma vacina contra o vírus HIV, mesmo depois de tanto tempo de sua descoberta e dos avanços da medicina. O outro personagem informa que essa dificuldade relaciona-se ao ciclo do HIV em nosso organismo e inicia uma explicação. Ela não é contemplada na imagem pois os seus alunos deverão elaborá-la na etapa de sistematização desta aula. Após a leitura do diálogo, questione os alunos sobre qual possível explicação a personagem 2 pode ter dado, mas sem se aprofundar.

Reportagem lida pelo personagem: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/truvada-podera-ser-usado-na-prevencao-do-hiv/219201.

Sugestão de leitura complementar para o professor:

https://veja.abril.com.br/saude/tratamento-preventivo-contra-hiv-e-aprovado-para-adolescentes/

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos - Os alunos neste momento deverão ser igualmente divididos em três grupos. Cada um dos grupos irá se colocar no lugar da segunda personagem e será desafiado a explicar de maneiras diferentes, rápidas e simplificadas o ciclo do HIV no organismo humano.

  • 1º grupo - Fará um mapa conceitual em uma cartolina que consiga explicar o ciclo do HIV.
  • 2º grupo - Fará uma charge ou tirinha que resuma de forma objetiva a ação do HIV no organismo. O grupo terá que montar o trabalho em uma cartolina.
  • 3º grupo - Fará uso do improviso e da dramatização para explicar a atuação do vírus. A apresentação deve durar no máximo cinco minutos.

Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Organize o tempo de apresentação de acordo com a sua realidade, caso necessário, utilize duas aulas para a execução deste plano de aula. A função para cada grupo poderá ser sorteada designada pelo professor. Para facilitar a elaboração e contribuir com o tempo você poderá já indicar uma fonte de pesquisa das etapas do vírus. Sugestão: https://mundoestranho.abril.com.br/saude/como-o-virus-do-hiv-age-no-organismo/. Lembrando que os alunos podem utilizar seus próprios livros didáticos ou outros disponibilizados por você, que contemple esse conteúdo, como fontes de pesquisa.

Sugestão de tempo para esse momento: 14 minutos - Após a elaboração das atividades, os alunos terão que compartilhar suas criações com o restante da turma para, juntos, debaterem se os desafios foram cumpridos de maneira correta ou não. Segue a sugestão de tempo para cada grupo:

  • 1º grupo - três minutos
  • 2º grupo - três minutos
  • 3º grupo - cinco minutos
  • Debate - três minutos

Materiais necessários: Cartolina, canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera, caderno ou bloco de papel e caneta ou lápis grafite.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o vídeo “Por que é tão difícil curar o HIV/AIDS?”

https://www.ted.com/talks/janet_iwasa_why_it_s_so_hard_to_cure_hiv_aids/transcript?language=pt-br

(Como alternativa na ausência de material audiovisual o professor poderá distribuir o texto do vídeo transcrito no link indicado)

Após a exibição do vídeo, retome a questão disparadora e debata com os alunos o que foi descoberto por eles sobre a ação do HIV no organismo humano. Questione-os se acreditam em uma futura cura. É importante que você leve os estudantes a perceber a importância do sistema imunológico para o ser humano e como ele é afetado pelo vírus. Solicite então que eles registrem no caderno uma possível continuação da fala da segunda personagem, em que ela explica o ciclo do vírus ao amigo, a partir do que construíram ao longo da etapa Mão na massa e do que assistiram no vídeo. Após esse momento, alguns voluntários podem compartilhar o que produziram com toda a turma.

Materiais necessários: Material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel e caneta ou lápis grafite.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade a eles com as aulas subsequentes. Essa aula seria melhor aplicada após as aulas CIE8_08VE04 e CIE8_08VE05.

Materiais necessários para a aula: Material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), cartolina, canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera, caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis grafite, reportagem impressa para a etapa “Contexto”, se necessário. Reportagem indicada para a etapa “Mão na massa” ou outra fonte de pesquisa e texto descritivo do vídeo sugerido na etapa “Sistematização”, se necessário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que ela tem o objetivo fazer com que eles identifiquem as etapas do ciclo do vírus HIV no organismo humano. Questione-os a respeito do tema e valorize as respostas deles.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Projete e/ou leia a matéria da Folha de S.Paulo que enfatiza a esperança do portador do vírus HIV mais longevo do do Hospital da Clínicas - USP, disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/2017/07/1897446-paciente-com-hiv-mais-longevo-do-hc-usp-espera-cura-e-vida-sem-remedio.shtml?loggedpaywall#.

Será importante mostrar o tópico “Três décadas do vírus” para que os alunos percebam como surgiram avanços no tratamento, mas ainda hoje, nenhuma cura ou vacina. Converse com os estudantes sobre a situação abordada na notícia. Como sugestão, você poderá fazer as seguintes questões:

  • Qual parte do organismo humano o vírus HIV compromete, dificultando a cura da doença?
  • Como você acha que funcionam os medicamentos utilizados contra o vírus HIV, conhecidos como coquetéis?
  • O paciente do HC-USP, mostrado na matéria, possui uma carga viral indetectável. Neste caso ele não possui AIDS. Mesmo assim, você acredita que ele poderia deixar de tomar o coquetel? Por que?

Materiais necessários: Reportagem impressa.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a questão para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta. Deixe que os estudantes compartilhem suas opiniões sobre o tema e que levantem hipóteses sem que você responda a questão disparadora. Não se preocupe em responder aos questionamentos deles, mas em estimulá-los a pensar sobre o tema.

Sugestões de leituras complementares referentes ao conteúdo abordado:

http://www.digitalmed.com.br/noticia/dia-mundial-da-luta-contra-aids/

http://www.ioc.fiocruz.br/aids20anos/linhadotempo.html

https://revistas.ufrj.br/index.php/metaxy/article/view/12333/10142

http://saberviver.org.br/publicacoes/como-o-virus-age-no-organismo-e-como-os-remedios-atuam/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 31 minutos.

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 2 minutos. Apresente aos alunos dois personagens fictícios que estimularão o envolvimento deles nesta etapa. Um dos personagem não consegue entender o motivo de não haver uma cura e nem uma vacina contra o vírus HIV, mesmo depois de tanto tempo de sua descoberta e dos avanços da medicina. O outro personagem informa que essa dificuldade relaciona-se ao ciclo do HIV em nosso organismo e inicia uma explicação. Ela não é contemplada na imagem pois os seus alunos deverão elaborá-la na etapa de sistematização desta aula. Após a leitura do diálogo, questione os alunos sobre qual possível explicação a personagem 2 pode ter dado, mas sem se aprofundar.

Reportagem lida pelo personagem: http://portal.anvisa.gov.br/noticias/-/asset_publisher/FXrpx9qY7FbU/content/truvada-podera-ser-usado-na-prevencao-do-hiv/219201.

Sugestão de leitura complementar para o professor:

https://veja.abril.com.br/saude/tratamento-preventivo-contra-hiv-e-aprovado-para-adolescentes/

Slide Plano Aula

Orientações: Sugestão de tempo para esse momento: 15 minutos - Os alunos neste momento deverão ser igualmente divididos em três grupos. Cada um dos grupos irá se colocar no lugar da segunda personagem e será desafiado a explicar de maneiras diferentes, rápidas e simplificadas o ciclo do HIV no organismo humano.

  • 1º grupo - Fará um mapa conceitual em uma cartolina que consiga explicar o ciclo do HIV.
  • 2º grupo - Fará uma charge ou tirinha que resuma de forma objetiva a ação do HIV no organismo. O grupo terá que montar o trabalho em uma cartolina.
  • 3º grupo - Fará uso do improviso e da dramatização para explicar a atuação do vírus. A apresentação deve durar no máximo cinco minutos.

Os grupos deverão ser replicados de acordo com a quantidade de estudantes da turma. Organize o tempo de apresentação de acordo com a sua realidade, caso necessário, utilize duas aulas para a execução deste plano de aula. A função para cada grupo poderá ser sorteada designada pelo professor. Para facilitar a elaboração e contribuir com o tempo você poderá já indicar uma fonte de pesquisa das etapas do vírus. Sugestão: https://mundoestranho.abril.com.br/saude/como-o-virus-do-hiv-age-no-organismo/. Lembrando que os alunos podem utilizar seus próprios livros didáticos ou outros disponibilizados por você, que contemple esse conteúdo, como fontes de pesquisa.

Sugestão de tempo para esse momento: 14 minutos - Após a elaboração das atividades, os alunos terão que compartilhar suas criações com o restante da turma para, juntos, debaterem se os desafios foram cumpridos de maneira correta ou não. Segue a sugestão de tempo para cada grupo:

  • 1º grupo - três minutos
  • 2º grupo - três minutos
  • 3º grupo - cinco minutos
  • Debate - três minutos

Materiais necessários: Cartolina, canetas hidrográficas, lápis de cor ou giz de cera, caderno ou bloco de papel e caneta ou lápis grafite.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o vídeo “Por que é tão difícil curar o HIV/AIDS?”

https://www.ted.com/talks/janet_iwasa_why_it_s_so_hard_to_cure_hiv_aids/transcript?language=pt-br

(Como alternativa na ausência de material audiovisual o professor poderá distribuir o texto do vídeo transcrito no link indicado)

Após a exibição do vídeo, retome a questão disparadora e debata com os alunos o que foi descoberto por eles sobre a ação do HIV no organismo humano. Questione-os se acreditam em uma futura cura. É importante que você leve os estudantes a perceber a importância do sistema imunológico para o ser humano e como ele é afetado pelo vírus. Solicite então que eles registrem no caderno uma possível continuação da fala da segunda personagem, em que ela explica o ciclo do vírus ao amigo, a partir do que construíram ao longo da etapa Mão na massa e do que assistiram no vídeo. Após esse momento, alguns voluntários podem compartilhar o que produziram com toda a turma.

Materiais necessários: Material para reprodução de áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel e caneta ou lápis grafite.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Vida e Evolução do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI09 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano