Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos relacionados a duas habilidades propostas na BNCC para a disciplina de Ciências, que não serão contempladas em sua totalidade, sendo necessário dar continuidade com as aulas subsequentes. Esta aula seria mais bem aplicada após a aula CIE8_08VE04.
É importante os alunos já estar familiarizados com alguns conteúdos programados do 7º ano sobre o funcionamento das vacinas. Caso a sua turma ainda tenha alguma dificuldade no tema, sugiro trabalhar as seguintes aulas previamente: CIE7_10VE04, CIE7_10VE05 e CIE7_10VE07.
Materiais necessários para a aula: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), material para pesquisa (livros, artigos, internet etc), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis e reportagem impressa para a etapa Contexto, se necessário.
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou leia o título da aula para os alunos. Fale que esta aula tem o objetivo de mostrar a eles a importância da prevenção ao vírus HPV. Questione-os a respeito do tema. Neste momento poderão surgir relatos de alguns alunos, valorize esta fala, pois poderá servir de embasamento para uma futura discussão.
Mão na massa
Tempo sugerido: 27 minutos.
Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 3 minutos. Apresente aos alunos dois personagens fictícios que estimularão o envolvimento dos estudantes nesta etapa. Seria uma personagem feminina e outro personagem masculino, ambos jovens e na idade de vacinação contra o HPV, que estão receosos (com medo) dos efeitos da vacina. Estes personagens viram e ouviram vários relatos negativos sobre a vacinação em suas redes sociais sem se importar com a veracidade das informações divulgadas (possíveis fake news).
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 10 minutos. A turma será dividida em três grupos. O primeiro grupo terá a missão de elaborar bons argumentos que convençam um segundo grupo da importância de tomar a vacina. Este segundo grupo deverá se colocar no lugar dos personagens apresentados no momento anterior (empatia). Eles deverão pesquisar justificativas para o posicionamento destes jovens diante da vacina. Além de elaborar, para o primeiro grupo, questionamentos que possivelmente os personagens da situação fariam para quem os tentasse convencer do contrário. Com base em palavras-chave apresentadas por você (no slide) cada grupo irá se guiar na elaboração de argumentos que justifiquem seus posicionamentos. Como sugestão de referências para a construção de argumentos segue um artigo como Leitura complementar antes da aula: http://www.scielo.br/pdf/epec/v13n3/1983-2117-epec-13-03-00243.pdf.
O terceiro grupo terá a missão de mediar a situação, e para isso terá que se apoderar de conhecimentos relacionados ao posicionamento de ambos os grupos (contra x a favor).
Sugestões de palavras que você poderá utilizar: imunização, proteção, DST, camisinha, útero, pênis, câncer, quadrivalente, papanicolau, conscientização etc.
Para este momento os alunos poderão usar materiais de pesquisa, como livro didático, outros livros ou artigos científicos disponibilizados por você
(poderá ser os mesmos textos sugeridos como Leitura complementar na etapa Contexto ) e a internet, caso a escola tenha acesso.
ATENÇÃO: Caso os alunos usem a internet você deverá ficar atento à utilização de fontes confiáveis pelos alunos.
Para a escrita dos argumentos poderá ser repassado aos alunos o seguinte modelo:
Dado que (dados) ___________ assim/então (conclusão) __________ já que (conhecimentos pesquisados sobre o assunto) ________________.
(Adaptado de: Toulmin, S. E. (2006). Os usos do argumento, 2. ed. São Paulo: Martins Fontes.)
Materiais necessários: Material para pesquisa (livros, artigos, internet etc), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis.
Mão na massa
Orientações: Sugestão de tempo para este momento: 14 minutos. Após o momento de pesquisa e criação dos argumentos os grupos terão que iniciar uma sessão de análise e debate.
- O primeiro grupo iniciará com seus argumentos, tentando convencer o segundo grupo (sugestão de tempo: 3 minutos).
- Logo após, o segundo grupo terá seu momento de fala (sugestão de tempo: 3 minutos).
- Em seguida, o terceiro grupo iniciará seu momento de mediação com os questionamentos do segundo grupo e as respostas do primeiro
(sugestão de tempo: 5 minutos). - Para finalizar, o terceiro grupo expõe o seu posicionamento acerca do tema, após ter analisado os dois lados (sugestão de tempo: 3 minutos).
É interessante que os alunos debatam sobre a importância da vacinação contra o HPV, principalmente a aplicação das duas doses para uma imunização eficaz.
ATENÇÃO PROFESSOR: Sua mediação neste momento é importante para que não haja dúvidas conceituais.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos.
Orientações: Apresente para os alunos o vídeo da campanha de vacinação contra o HPV 2018 (https://www.youtube.com/watch?v=pQU3PU6kErg&list=PL_rQTI99G4P_-unL7CklJq18CU1JStKZc&index=26).
Na ausência de material audiovisual você poderá distribuir os panfletos da campanha, que podem ser impressos
(http://portalms.saude.gov.br/campanhas/42745-campanha-vacinacao-contra-meningite-e-o-hpv-2018 ) ou você pode conseguir alguns exemplares na
Secretaria de Saúde de seu município.
ATENÇÃO: É interessante que você traga materiais atuais. Vídeo (ou panfleto) da campanha do ano em que a aula será aplicada.
Após toda construção dos conhecimentos, os alunos terão que elaborar juntos com você um único argumento que responda a Questão disparadora e ao mesmo tempo convença os personagens do início da aula. Para isso utilize o quadro da sala de aula. Em seguida, os alunos devem registrar em seus cadernos o argumento elaborado com toda a turma.
Como sugestão de Atividade complementar você poderá promover um dia de vacinação na escola onde os alunos da turma poderão fazer a divulgação com cartazes e/ou oralmente (rádio escolar, panfletagem, visitas a outras salas de aula etc). Lembrando que para isso deverá ter a autorização dos pais e/ou responsáveis, da escola e da Secretaria de Saúde do município.
Materiais necessários: Material para áudio e vídeo e acesso à internet (se tiver disponível em sua escola), caderno ou bloco de papel, caneta ou lápis. Caso sua escola não disponha de recursos tecnológicos e acesso à internet adote a sugestão de trabalhar com os panfletos da campanha.