13172
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias
Associação Nova Escola
Fale conosco

Assine

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Notícias
  • BNCC na Prática
  • Bem-estar
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • Formação para Redes

Fale Conosco

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Economia de energia elétrica

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Economia de energia elétrica

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Francisco

  • Atividade
  • Materiais e Atividades
  • Sobre o plano
 
1. Sobre este plano 2. Título da aula 3. Contexto 4. Questão disparadora 5. Mão na massa 6. Sistematização Materiais e Atividades
download Baixar plano

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o décimo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de energia elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06, CIE8_05ME07, CIE8_05ME08 e CIE8_05ME09.

A ideia desta aula é motivar os alunos a criar propostas e promover ações coletivas para a economia de energia elétrica em casas ou escolas. Para atribuir mais sentido, motive-os a refletir sobre hábitos que geram desperdícios de energia elétrica, ocasionados tanto por eles, em suas casas, como também nos locais de trabalho e locais públicos.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema desta aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

  • Visite o site do YouTube e acesse o vídeo: Em sala de aula - 4. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dxIkLemBqxg>
    (acesso em: 3 ago. 2018).
  • Visite o site da AES Eletropaulo nas escolas. Disponível em: <http://aeseletropaulonasescolas.com.br/> (acesso em: 3 ago. 2018).


Materiais necessários para a aula:
Data show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 3, folha de papel sulfite, cartolina, canetas/lápis coloridos e cronômetro.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos uma semana antes que observem situações que acontecem em suas casas e que mostrem desperdícios de energia, como tempo no banho, aparelhos domésticos ligados quando ninguém está usando etc. Peça que desenhem em seus cadernos um quadro com três colunas para registrar as observações, use uma coluna para escrever a atividade realizada, na outra, o tempo de uso, e na última coluna a descrição de como aconteceu o desperdício de energia elétrica. Este levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Eles devem refletir situações do dia a dia de maneira mais significativa.

Projete ou leia o tema da aula para os alunos e peça que conversem sobre a importância de economizar energia elétrica. Relacione os impactos decorrentes da instalação de usinas de geração de energia elétrica no ambiente e que são necessários para suprir a demanda energética de uma população que muitas vezes geram desperdícios.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Para dar início à aula, organize cinco grupos de alunos. Acesse a reportagem: “Sistema de energia solar reduz conta de consumidor em 98,5%”, disponível em: <http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/08/sistema-de-energia-solar-reduz-conta-de-consumidor-em-985.html> (acesso em: 3 ago. 2018). Em seguida distribua cópias da reportagem aos grupos e leia com a turma.

Promova uma discussão inicial e procure levantar informações sobre economia de energia elétrica e hábitos de consumo responsável de modo que os alunos fiquem mobilizados e se envolvam na temática da aula.

Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete, pergunte sobre:

  • O que a reportagem mostra?

Sugestão de resposta: Sistema fotovoltaico (placas de energia solar) instalado no telhado de uma casa.

  • Qual é o recurso natural usado no sistema fotovoltaico?

Sugestão de resposta: O Sol.

  • Que benefício o comerciante recebeu com a instalação do sistema fotovoltaico?

Sugestão de resposta: O consumidor teve uma redução de 98,5% na conta de energia elétrica.

  • De que maneira a radiação solar pode ser usada?

Sugestão de resposta: Os dois principais usos da radiação solar é para a produção de eletricidade e aquecimento de água.

  • Que benefícios ao meio ambiente é evidenciado na reportagem?

Sugestão de resposta: Contribui com o meio ambiente na produção de energia limpa, renovável, além de apresentar redução na emissão de CO2..

No final, esclareça aos alunos que existem prejuízos ambientais mesmo usando o Sol como fonte de energia limpa. Os prejuízos ambientais ficam por conta dos painéis fotovoltaicos, que são dispositivos que usam materiais caros e de grande impacto ambiental na sua fabricação. As placas solares demandam uma grande extração de minérios, além disso, a média de vida útil de um painel solar é 30 anos, e com os equipamentos desativados há necessidade de lidar com o resíduo fotovoltaico.

No plano de aula CIE8_05ME06, vimos as usinas solares. Caso seja necessário, acesse e pesquise sobre o funcionamento desta usina na produção de energia elétrica no Brasil e utilize como Atividade complementar.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta.

Ouça atentamente as respostas e motive-os a refletir sobre práticas comuns essenciais para economizar energia elétrica. Deixe que os alunos pensem e compartilhem suas opiniões sobre o assunto.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Providencie antecipadamente para a aula dados ou contas que mostram o consumo de energia elétrica de alguns meses da escola e/ou peça aos alunos que tragam de casa contas de luz antigas para que eles pesquisem a tarifa cobrada dos consumidores.

Explique que, quando as usinas hidrelétricas estão funcionando adequadamente, com grandes volumes de chuva, pagamos a bandeira verde, que é uma tarifa de custo menor. Entretanto quando há períodos irregulares de chuva, as usinas termelétricas são acionadas para suprir a produção de energia elétrica das hidrelétricas. Neste período, usamos a bandeira amarela, que é uma tarifa de custo um pouco maior. Ainda assim, em períodos de seca,
com redução do volume de chuvas a capacidade de funcionamento das hidrelétricas é insuficiente para suprir toda demanda de energia, as termelétricas mantêm-se acionadas com alta produção e pagamos a conta de luz com bandeira vermelha, que é a tarifa mais cara de todas.

Para promover economia de energia elétrica, foi adotado em várias partes do mundo o horário de verão. Portanto, o objetivo é reduzir a demanda de energia elétrica em períodos considerados “horários de pico”, que, no Brasil, é das 18 às 21 horas, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Caso necessite, busque mais informações sobre a bandeira tarifária, disponível no site da Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL, acesse: <http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias> (acesso em: 5 ago. 2018).

Em seguida, mantendo os alunos em cinco grupos, explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Os grupos devem conversar, discutir e criar propostas que possam contribuir com a economia de energia elétrica em casas ou escolas. Inspirados na ideia da reportagem (slide 3) eles podem propor campanhas para evitar o desperdício de energia, substituir as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, instalar sensores para que as luzes acendam somente ao escurecer, sensores de presença, promover o hábito de apagar as luzes durante o dia, sugerir que comércios e prédios públicos apaguem as luzes durante a noite, abrir janelas em alguns lugares para ter luz natural, desenvolver protótipos, entre outras soluções. Não explique isso aos alunos, permita que cada grupo pense e desenvolva a sua própria proposta. É importante que no fim deste procedimento os alunos consigam apresentar as ideias por meio de propostas que sejam possíveis de ser executadas.

Materiais necessários para a aula: Data show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 3, folha de papel sulfite, cartolina, canetas/lápis coloridos e cronômetro.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Explique os procedimentos lendo as informações ou projete o slide. Os alunos irão discutir no grupo as ideias que gostariam de executar na escola ou em uma casa, deixando evidente de que maneira estas propostas contribuem para a economia de energia elétrica. Para esta etapa eles devem fazer uma estimativa da quantidade de energia que pode ser economizada, por exemplo em um dia, um mês e/ou um ano. Caso necessite, consulte o plano CIE8_05ME09, nele há exemplos de como calcular a porcentagem (%) de economia de uma lâmpada em relação a outra e também exemplos para calcular o consumo de energia elétrica das lâmpadas e simular os custos de consumo de energia mensal e anual.

Após criarem as propostas, defina a ordem de apresentação de cada grupo. Peça que apresentem argumentos favoráveis e que defendam as ideias em
2 minutos cada um. Não deixe que ultrapassem o tempo de apresentação. Os demais colegas devem ouvir as ideias dos outros grupos e, no final, peça que avaliem e escolham as propostas.

Realizem uma votação a fim de escolher duas propostas que sejam mais adequadas de executar. A ideia de escolher duas propostas é porque talvez elas sejam bem diferentes uma das outras e podem ser contempladas em diferentes aspectos. Para que a votação ocorra, eles podem elaborar cédulas de votação e depositá-las numa urna ou votar de uma maneira mais simples com votação aberta perguntando um a um as suas escolhas.

Caso julgue necessário, acesse os sites a seguir e utilize as ideias como Atividade complementar:

  • AES Eletropaulo nas escolas, pesquise por dicas de economia. Disponível em: <http://eletropaulonasescolas.com.br/dicas>
    (acesso em: 3 ago. 2018)
  • Visite o site do YouTube e acesse o vídeo: “Programa recicle mais, pague menos da AES Eletropaulo”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LMFsND8VIl8 > (acesso em: 3 ago. 2018)
    ou acesse a reportagem: “Recicle mais, pague menos”, disponível em: <http://eletropaulosustentavel.com.br/pt/noticias/item/recicle-mais-pague-menos> (acesso em: 3 ago. 2018) e utilize-a como
    Atividade complementar.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia as informações ou projete o slide. Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a atividade e revele o resultado da votação. Peça que expliquem os critérios e as razões que usaram para escolher as propostas e os benefícios que a população e o meio ambiente receberam. E se são capazes de pontuar algum aspecto negativo que deva ser levado em consideração. Por exemplo, se falarem de painéis solares, eles devem lembrar que a fabricação dos mesmos é um processo que exige atenção, pois envolve, entre outras coisas, o manuseio de metais pesados. A ideia é que eles reflitam que não existe uma solução mágica que irá resolver todos os problemas, e que todos os aspectos precisam ser considerados, por exemplo, como cuidar das tecnologias quando sua vida útil chegar ao fim.

Peça também que eles desenvolvam um cartaz das propostas escolhidas e que elas sejam mostradas a toda comunidade escolar sobre a necessidade de incluir hábitos de consumo responsável, a aula deverá ter continuidade em uma aula subsequente. No final, preparem uma apresentação e convidem as outras turmas, familiares, equipe docente, coordenação e direção para conhecer e viabilizar a concretização das propostas.

Talvez as propostas não sejam executadas pela turma. Se envolver substituição de lâmpadas, instalação de sensores, modificações de estruturas já existentes na escola, entre outras, isso acarretará em custos, levam tempo e dependem de aprovação da gestão escolar. Neste caso a aula também deverá ter continuidade em aulas subsequentes e sugiro que façam um levantamento de preços e elaborem uma estimativa de orçamentos para as propostas. Planejem um cronograma de quanto tempo necessitam para executá-las. Escolham um espaço da escola e convidem as outras turmas, familiares, representantes do conselho escolar, equipe docente e direção para conhecerem as propostas e orçamentos, realizem uma assembleia e decidam sobre a melhor forma de executá-las.

Caso necessário, faça uma pesquisa e descubra outras dicas, equipamentos e ideias para economia e eficiência energética nos sites a seguir:

  • Coletivo verde. Disponível no link: <http://www.coletivoverde.com.br/category/economia-e-dicas-energia/> (acesso em: 5 ago. 2018).
  • Reportagem: “Projeto de estudantes de escola pública reduz conta de energia em até 60%”. Por Roberta Tavares. Publicado em: 7 set. 2015. Disponível no link: <http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/projeto-de-estudantes-de-escola-publica-reduz-conta-de-energia-em-ate-60/> (acesso em: 5 ago. 2018).
  • Reportagem: “Alunos criam banheiro inteligente que economiza água e energia”. Por Juliana Chagas. Publicado em: 6 out. 2015. Disponível no link: <https://radioboanova.com.br/evangelho_e_reforma/alunos-criam-banheiro-inteligente-que-economiza-agua-e-energia/> (acesso em: 5 ago. 2018).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Nesta aula, encontram-se orientações e uma proposta de uma atividade para trabalhar com os alunos uma das habilidades de Ciências contempladas nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este é considerado o décimo plano de aula e faz parte de um conjunto de aulas relacionadas ao “Uso consciente de energia elétrica”. Para saber mais sobre as temáticas desenvolvidas, consulte as aulas CIE8_05ME01, CIE8_05ME02, CIE8_05ME03, CIE8_05ME04, CIE8_05ME05, CIE8_05ME06, CIE8_05ME07, CIE8_05ME08 e CIE8_05ME09.

A ideia desta aula é motivar os alunos a criar propostas e promover ações coletivas para a economia de energia elétrica em casas ou escolas. Para atribuir mais sentido, motive-os a refletir sobre hábitos que geram desperdícios de energia elétrica, ocasionados tanto por eles, em suas casas, como também nos locais de trabalho e locais públicos.

Outras informações podem ser obtidas nos links abaixo e complementam o tema desta aula, caso julgue necessário, acesse antecipadamente.

  • Visite o site do YouTube e acesse o vídeo: Em sala de aula - 4. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=dxIkLemBqxg>
    (acesso em: 3 ago. 2018).
  • Visite o site da AES Eletropaulo nas escolas. Disponível em: <http://aeseletropaulonasescolas.com.br/> (acesso em: 3 ago. 2018).


Materiais necessários para a aula:
Data show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 3, folha de papel sulfite, cartolina, canetas/lápis coloridos e cronômetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Peça aos alunos uma semana antes que observem situações que acontecem em suas casas e que mostrem desperdícios de energia, como tempo no banho, aparelhos domésticos ligados quando ninguém está usando etc. Peça que desenhem em seus cadernos um quadro com três colunas para registrar as observações, use uma coluna para escrever a atividade realizada, na outra, o tempo de uso, e na última coluna a descrição de como aconteceu o desperdício de energia elétrica. Este levantamento de informações contribuirá com o desenvolvimento da aula. Eles devem refletir situações do dia a dia de maneira mais significativa.

Projete ou leia o tema da aula para os alunos e peça que conversem sobre a importância de economizar energia elétrica. Relacione os impactos decorrentes da instalação de usinas de geração de energia elétrica no ambiente e que são necessários para suprir a demanda energética de uma população que muitas vezes geram desperdícios.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Para dar início à aula, organize cinco grupos de alunos. Acesse a reportagem: “Sistema de energia solar reduz conta de consumidor em 98,5%”, disponível em: <http://g1.globo.com/se/sergipe/noticia/2016/08/sistema-de-energia-solar-reduz-conta-de-consumidor-em-985.html> (acesso em: 3 ago. 2018). Em seguida distribua cópias da reportagem aos grupos e leia com a turma.

Promova uma discussão inicial e procure levantar informações sobre economia de energia elétrica e hábitos de consumo responsável de modo que os alunos fiquem mobilizados e se envolvam na temática da aula.

Para ajudá-los a expressar o sentido atribuído, incentive-os a explorar as informações da manchete, pergunte sobre:

  • O que a reportagem mostra?

Sugestão de resposta: Sistema fotovoltaico (placas de energia solar) instalado no telhado de uma casa.

  • Qual é o recurso natural usado no sistema fotovoltaico?

Sugestão de resposta: O Sol.

  • Que benefício o comerciante recebeu com a instalação do sistema fotovoltaico?

Sugestão de resposta: O consumidor teve uma redução de 98,5% na conta de energia elétrica.

  • De que maneira a radiação solar pode ser usada?

Sugestão de resposta: Os dois principais usos da radiação solar é para a produção de eletricidade e aquecimento de água.

  • Que benefícios ao meio ambiente é evidenciado na reportagem?

Sugestão de resposta: Contribui com o meio ambiente na produção de energia limpa, renovável, além de apresentar redução na emissão de CO2..

No final, esclareça aos alunos que existem prejuízos ambientais mesmo usando o Sol como fonte de energia limpa. Os prejuízos ambientais ficam por conta dos painéis fotovoltaicos, que são dispositivos que usam materiais caros e de grande impacto ambiental na sua fabricação. As placas solares demandam uma grande extração de minérios, além disso, a média de vida útil de um painel solar é 30 anos, e com os equipamentos desativados há necessidade de lidar com o resíduo fotovoltaico.

No plano de aula CIE8_05ME06, vimos as usinas solares. Caso seja necessário, acesse e pesquise sobre o funcionamento desta usina na produção de energia elétrica no Brasil e utilize como Atividade complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente o slide ou leia a Questão disparadora para a turma. A pergunta tem como objetivo aproximar o aluno da habilidade que será trabalhada nesta aula e mobilizá-lo em busca de uma resposta.

Ouça atentamente as respostas e motive-os a refletir sobre práticas comuns essenciais para economizar energia elétrica. Deixe que os alunos pensem e compartilhem suas opiniões sobre o assunto.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações: Providencie antecipadamente para a aula dados ou contas que mostram o consumo de energia elétrica de alguns meses da escola e/ou peça aos alunos que tragam de casa contas de luz antigas para que eles pesquisem a tarifa cobrada dos consumidores.

Explique que, quando as usinas hidrelétricas estão funcionando adequadamente, com grandes volumes de chuva, pagamos a bandeira verde, que é uma tarifa de custo menor. Entretanto quando há períodos irregulares de chuva, as usinas termelétricas são acionadas para suprir a produção de energia elétrica das hidrelétricas. Neste período, usamos a bandeira amarela, que é uma tarifa de custo um pouco maior. Ainda assim, em períodos de seca,
com redução do volume de chuvas a capacidade de funcionamento das hidrelétricas é insuficiente para suprir toda demanda de energia, as termelétricas mantêm-se acionadas com alta produção e pagamos a conta de luz com bandeira vermelha, que é a tarifa mais cara de todas.

Para promover economia de energia elétrica, foi adotado em várias partes do mundo o horário de verão. Portanto, o objetivo é reduzir a demanda de energia elétrica em períodos considerados “horários de pico”, que, no Brasil, é das 18 às 21 horas, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético. Caso necessite, busque mais informações sobre a bandeira tarifária, disponível no site da Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL, acesse: <http://www.aneel.gov.br/bandeiras-tarifarias> (acesso em: 5 ago. 2018).

Em seguida, mantendo os alunos em cinco grupos, explique a atividade lendo as informações ou projete o slide. Os grupos devem conversar, discutir e criar propostas que possam contribuir com a economia de energia elétrica em casas ou escolas. Inspirados na ideia da reportagem (slide 3) eles podem propor campanhas para evitar o desperdício de energia, substituir as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED, instalar sensores para que as luzes acendam somente ao escurecer, sensores de presença, promover o hábito de apagar as luzes durante o dia, sugerir que comércios e prédios públicos apaguem as luzes durante a noite, abrir janelas em alguns lugares para ter luz natural, desenvolver protótipos, entre outras soluções. Não explique isso aos alunos, permita que cada grupo pense e desenvolva a sua própria proposta. É importante que no fim deste procedimento os alunos consigam apresentar as ideias por meio de propostas que sejam possíveis de ser executadas.

Materiais necessários para a aula: Data show (ou slides impressos), cópias da reportagem sugerida no slide 3, folha de papel sulfite, cartolina, canetas/lápis coloridos e cronômetro.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido:

Orientações: Explique os procedimentos lendo as informações ou projete o slide. Os alunos irão discutir no grupo as ideias que gostariam de executar na escola ou em uma casa, deixando evidente de que maneira estas propostas contribuem para a economia de energia elétrica. Para esta etapa eles devem fazer uma estimativa da quantidade de energia que pode ser economizada, por exemplo em um dia, um mês e/ou um ano. Caso necessite, consulte o plano CIE8_05ME09, nele há exemplos de como calcular a porcentagem (%) de economia de uma lâmpada em relação a outra e também exemplos para calcular o consumo de energia elétrica das lâmpadas e simular os custos de consumo de energia mensal e anual.

Após criarem as propostas, defina a ordem de apresentação de cada grupo. Peça que apresentem argumentos favoráveis e que defendam as ideias em
2 minutos cada um. Não deixe que ultrapassem o tempo de apresentação. Os demais colegas devem ouvir as ideias dos outros grupos e, no final, peça que avaliem e escolham as propostas.

Realizem uma votação a fim de escolher duas propostas que sejam mais adequadas de executar. A ideia de escolher duas propostas é porque talvez elas sejam bem diferentes uma das outras e podem ser contempladas em diferentes aspectos. Para que a votação ocorra, eles podem elaborar cédulas de votação e depositá-las numa urna ou votar de uma maneira mais simples com votação aberta perguntando um a um as suas escolhas.

Caso julgue necessário, acesse os sites a seguir e utilize as ideias como Atividade complementar:

  • AES Eletropaulo nas escolas, pesquise por dicas de economia. Disponível em: <http://eletropaulonasescolas.com.br/dicas>
    (acesso em: 3 ago. 2018)
  • Visite o site do YouTube e acesse o vídeo: “Programa recicle mais, pague menos da AES Eletropaulo”. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=LMFsND8VIl8 > (acesso em: 3 ago. 2018)
    ou acesse a reportagem: “Recicle mais, pague menos”, disponível em: <http://eletropaulosustentavel.com.br/pt/noticias/item/recicle-mais-pague-menos> (acesso em: 3 ago. 2018) e utilize-a como
    Atividade complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: Leia as informações ou projete o slide. Proponha uma roda de conversa para que os alunos compartilhem o que aprenderam durante a atividade e revele o resultado da votação. Peça que expliquem os critérios e as razões que usaram para escolher as propostas e os benefícios que a população e o meio ambiente receberam. E se são capazes de pontuar algum aspecto negativo que deva ser levado em consideração. Por exemplo, se falarem de painéis solares, eles devem lembrar que a fabricação dos mesmos é um processo que exige atenção, pois envolve, entre outras coisas, o manuseio de metais pesados. A ideia é que eles reflitam que não existe uma solução mágica que irá resolver todos os problemas, e que todos os aspectos precisam ser considerados, por exemplo, como cuidar das tecnologias quando sua vida útil chegar ao fim.

Peça também que eles desenvolvam um cartaz das propostas escolhidas e que elas sejam mostradas a toda comunidade escolar sobre a necessidade de incluir hábitos de consumo responsável, a aula deverá ter continuidade em uma aula subsequente. No final, preparem uma apresentação e convidem as outras turmas, familiares, equipe docente, coordenação e direção para conhecer e viabilizar a concretização das propostas.

Talvez as propostas não sejam executadas pela turma. Se envolver substituição de lâmpadas, instalação de sensores, modificações de estruturas já existentes na escola, entre outras, isso acarretará em custos, levam tempo e dependem de aprovação da gestão escolar. Neste caso a aula também deverá ter continuidade em aulas subsequentes e sugiro que façam um levantamento de preços e elaborem uma estimativa de orçamentos para as propostas. Planejem um cronograma de quanto tempo necessitam para executá-las. Escolham um espaço da escola e convidem as outras turmas, familiares, representantes do conselho escolar, equipe docente e direção para conhecerem as propostas e orçamentos, realizem uma assembleia e decidam sobre a melhor forma de executá-las.

Caso necessário, faça uma pesquisa e descubra outras dicas, equipamentos e ideias para economia e eficiência energética nos sites a seguir:

  • Coletivo verde. Disponível no link: <http://www.coletivoverde.com.br/category/economia-e-dicas-energia/> (acesso em: 5 ago. 2018).
  • Reportagem: “Projeto de estudantes de escola pública reduz conta de energia em até 60%”. Por Roberta Tavares. Publicado em: 7 set. 2015. Disponível no link: <http://tribunadoceara.uol.com.br/noticias/educacao/projeto-de-estudantes-de-escola-publica-reduz-conta-de-energia-em-ate-60/> (acesso em: 5 ago. 2018).
  • Reportagem: “Alunos criam banheiro inteligente que economiza água e energia”. Por Juliana Chagas. Publicado em: 6 out. 2015. Disponível no link: <https://radioboanova.com.br/evangelho_e_reforma/alunos-criam-banheiro-inteligente-que-economiza-agua-e-energia/> (acesso em: 5 ago. 2018).

Slide Plano Aula

Sobre o plano select-down

Compartilhe este conteúdo:

facebook-color pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULA 01

Fontes de geração de energia elétrica

AULA 02

O caminho da energia elétrica

AULA 03

Usinas hidrelétricas

AULA 04

Usina eólica

AULA 05

Usina nuclear

AULA 06

Usina solar

AULA 07

Usina termelétrica

AULA 08

Geração de energia elétrica

AULA 09

Transformação de energia elétrica em energia luminosa

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuitos Elétricos Aberto

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito Elétrico Fechado

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Grandeza e unidade de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Levantamento de consumo de energia elétrica residencial

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usinas hidrelétricas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina eólica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina nuclear

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Fontes de energias não renováveis

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Circuito elétrico

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Energia Térmica: Temperatura e calor

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Usina termelétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Plano Aula Relacionado por Eixo Transformação de energia elétrica em energia luminosa

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes e Tipos de Energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Fontes de geração de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

O caminho da energia elétrica

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Adolescência: o que está acontecendo comigo?

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sistema reprodutor feminino

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência e suas consequências

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Gravidez na adolescência: responsabilidade compartilhada

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Sexualidade e respeito

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Dimensões da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O brilho da Lua e suas fases

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Propagação de calor por convecção térmica

8º ano / Ciências / Terra e Universo

O Calor Específico das Substâncias

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Mudanças do clima local

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ciclo menstrual

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Efeitos psicológicos e sociais acarretados por uma gravidez na adolescência

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Diversidades da sexualidade humana

8º ano / Ciências / Terra e Universo

Aquecimento global: vamos falar de permafrost?

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Grandezas e unidades de medidas elétricas básicas

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia que vem do Sol

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Energia Alternativa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Usando o selo Procel como instrumento de eficiência energética

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Como o sistema endócrino se relaciona com o sistema reprodutor

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Conhecendo as doenças sexualmente transmissíveis (DST)

8º ano / Ciências / Vida e Evolução

Ser adolescente: sexualidade, puberdade e adolescência

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI05 da BNCC

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Campanha de uso consciente de energia

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Identificação do perfil de consumo de energia elétrica da comunidade

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Proposta de ações para a melhoria da eficiência energética na indústria

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Matrizes energética e elétrica brasileiras e mundiais

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Transformação de energia elétrica em energia luminosa

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Economia de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Produção industrial e o consumo de energia elétrica

8º ano / Ciências / Matéria e Energia

Consumo de energia nos processos industriais

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Ciências 1º ANO Ciências 2º ANO Ciências 3º ANO Ciências 4º ANO Ciências 5º ANO Ciências 6º ANO Ciências 7º ANO Ciências 8º ANO Ciências 9º ANO

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Educação Infantil Matemática Língua Portuguesa Ciências História Geografia Inglês
Baixar plano
Associação Nova Escola
Fale Conosco

    Produtos

  • Nova Escola Box
  • Planos de Aula
  • Cursos Online
  • Bem-estar
  • Notícias
  • Revista Digital
  • Gestão Escolar
  • BNCC na prática
  • Vagas e Oportunidades
  • Formação

    Institucional

  • Fale Conosco
  • Quem Somos
  • Seja Parceiro
  • Trabalhe Conosco
  • Termos de uso

Newsletter

Quero receber novidades!

Redes Sociais

  • Facebook Nova Escola Twitter Nova Escola Instagram Nova Escola Linkedin Nova Escola Youtube Nova Escola

Associação Nova Escola © 2019 - Todos os direitos reservados.

Mantenedora

Fundação Lemann