13167
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Energia Térmica: Temperatura e calor

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Energia Térmica: Temperatura e calor

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fábio Buffon

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano procura relacionar o conceito de energia térmica com base em dois conceitos fundamentais: temperatura e calor. O contexto traz duas questões que instigam os educandos a pensar sobre os conceitos em questão com situações próximas de suas realidades. A atividade que será lançada aos grupos se inicia com a leitura de um texto de apoio que traz breves explicações sobre os termos que serão trabalhados. O plano traz exemplos concretos para que os educandos sejam capazes de compreender as ideias principais. Após a leitura e discussão do texto de apoio, será lançado à turma o desafio de construir um material visual que explique os conceitos de temperatura e de calor a um grupo de estrangeiros que possuem conhecimento básico de língua portuguesa. Esta proposta é feita com o intuito de que produzam materiais visuais e que sejam capazes de explicar os conceitos de modo sucinto, para que, deste modo, façam as conexões entre eles. Por fim, o fechamento da aula se dá a partir da construção conjunta de resumos para os temas chave da aula, proporcionando um momento de troca entre educandos e educador, além de viabilizar possíveis correções sobre o assunto da aula.

Materiais necessários para a aula: Texto do material de apoio, cartolina, revistas, jornais, materiais de escritório.

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula. Peça para a turma alguns exemplos de equipamentos que nos quais a energia térmica está presente. Reserve um tempo para estas respostas e faça os alunos investigarem onde mais a energia térmica é muito presente, não necessariamente em eletrônicos (sol, fogo etc.).

Recomendo a leitura do material disponível o link a seguir, ele traz os conceitos que serão abordados nesta aula e outros, de forma bastante lúdica: http://www.if.usp.br/gref/termo/termo1.pdf.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Considerando que o objetivo desta aula é diferenciar temperatura de calor e relacioná-los com o conceito de energia térmica, questione: “Por que colocamos mais roupas quando as temperaturas estão mais baixas?”. A ideia é conduzir a reflexão da turma a respeito das ideias de temperatura e de calor.

Amplie a questão perguntando: “As roupas aumentam a temperatura do nosso corpo?”. Os educandos poderão responder que sim, muitas vezes, as pessoas possuem a ideia de que calor e temperatura são basicamente a mesma coisa, conceitualmente, são duas grandezas muito diferentes, pois a temperatura está associada à agitação das moléculas que compõem o nosso corpo enquanto o calor está relacionado à energia térmica que existe quando dois corpos com temperaturas diferentes interagem de alguma maneira. Portanto, com base neste conceito, as roupas não são capazes de aumentar a temperatura do nosso corpo, mas sim, de mantê-la, reduzindo a troca de calor (energia térmica) com o ambiente que está mais frio (menor temperatura).

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Com o intuito de ampliar as discussões, leia a questão deste slide: “São as roupas que nos esquentam ou nós que esquentamos as roupas?”. Retomando as ideias do slide anterior, as roupas são responsáveis por reduzir a troca de calor (energia térmica) com o ambiente que possui temperatura mais baixa que a do corpo humano. Por esse motivo, elas nos mantém quentes durante os dias frios. Utilize o exemplo das cobertas na cama, questione a turma: “Ao deitar na cama em um dia frio, as cobertas não estão geladas? Após certo tempo elas acabam aquecendo, não é mesmo?”. Com esta ideia eles provavelmente perceberão que as roupas são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo e não por gerar mais energia a fim de nos esquentar.

A proposta para este contexto é gerar discussão e despertar a curiosidade aos educandos. Não tome este momento como aula expositiva, utilize as questões e exemplos sugeridos e, se preferir, traga outras situações do cotidiano que possam ser pertinentes e as lance como dúvida ou curiosidade, desse modo, você os incentivará a desenvolver a aula com ânimo e interesse.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para turma. Ela representa o cerne do objetivo desta aula: diferenciar temperatura e calor e relacionar os termos com a energia térmica em situações práticas do cotidiano. Não responda questões agora, porém, permita que alguns educandos manifestem voluntariamente opiniões a respeito do tema.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Distribua uma cópia do texto de apoio para cada educando ou, se preferir, o projete na lousa e o leia em conjunto com a turma. Solicite que os alunos façam anotações, observações e que anotem eventuais dúvidas para serem esclarecidas e discutidas em seguida. O texto trará informações próximas da realidade dos educandos e os conceitos de temperatura e de energia térmica sob a forma de calor. Reserve sete minutos para este momento da aula.

Link para o texto de apoio no material complementar.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Após a leitura do texto e de sanar eventuais dúvidas, organize a turma em grupos de quatro a cinco integrantes e leia a instrução presente neste slide. A sugestão de o grupo de ouvintes não falar português é justamente para incentivar os educandos a desenvolver uma apresentação focada em poucas palavras, utilizando-se de esquemas e de imagens para representar os conceitos centrais do plano desta aula. Você pode solicitar que cada grupo traga uma cartolina, revistas, jornais e outros materiais simples para realizar esta aula ou, se preferir, disponibilize os materiais para a turma. Reserve 15 minutos para a construção dos projetos e dez minutos para a apresentação dos mesmos.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Em conjunto com os grupos, construa no quadro os conceitos de calor e de temperatura e peça que os copiem no caderno. Aproveite este momento para fechar a aula e organizar as ideias que foram discutidas até este momento.

Sugestões de definições:

Calor: Energia térmica em trânsito, do corpo mais quente para o mais frio. Exemplos: aproximar as mãos ao redor de uma fogueira para se aquecer durante uma noite fria em um acampamento, suar quando estamos ao Sol nos dias quentes de verão (o suor é uma tentativa de reduzir a temperatura corporal).

Temperatura: Nível de agitação das moléculas que compõem os corpos em geral, quanto mais agitadas, maior será a temperatura do corpo em questão. Exemplos: os termômetros marcam 30 graus Celsius, temperaturas máximas e mínimas da previsão do tempo.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Este plano procura relacionar o conceito de energia térmica com base em dois conceitos fundamentais: temperatura e calor. O contexto traz duas questões que instigam os educandos a pensar sobre os conceitos em questão com situações próximas de suas realidades. A atividade que será lançada aos grupos se inicia com a leitura de um texto de apoio que traz breves explicações sobre os termos que serão trabalhados. O plano traz exemplos concretos para que os educandos sejam capazes de compreender as ideias principais. Após a leitura e discussão do texto de apoio, será lançado à turma o desafio de construir um material visual que explique os conceitos de temperatura e de calor a um grupo de estrangeiros que possuem conhecimento básico de língua portuguesa. Esta proposta é feita com o intuito de que produzam materiais visuais e que sejam capazes de explicar os conceitos de modo sucinto, para que, deste modo, façam as conexões entre eles. Por fim, o fechamento da aula se dá a partir da construção conjunta de resumos para os temas chave da aula, proporcionando um momento de troca entre educandos e educador, além de viabilizar possíveis correções sobre o assunto da aula.

Materiais necessários para a aula: Texto do material de apoio, cartolina, revistas, jornais, materiais de escritório.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o título da aula. Peça para a turma alguns exemplos de equipamentos que nos quais a energia térmica está presente. Reserve um tempo para estas respostas e faça os alunos investigarem onde mais a energia térmica é muito presente, não necessariamente em eletrônicos (sol, fogo etc.).

Recomendo a leitura do material disponível o link a seguir, ele traz os conceitos que serão abordados nesta aula e outros, de forma bastante lúdica: http://www.if.usp.br/gref/termo/termo1.pdf.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Considerando que o objetivo desta aula é diferenciar temperatura de calor e relacioná-los com o conceito de energia térmica, questione: “Por que colocamos mais roupas quando as temperaturas estão mais baixas?”. A ideia é conduzir a reflexão da turma a respeito das ideias de temperatura e de calor.

Amplie a questão perguntando: “As roupas aumentam a temperatura do nosso corpo?”. Os educandos poderão responder que sim, muitas vezes, as pessoas possuem a ideia de que calor e temperatura são basicamente a mesma coisa, conceitualmente, são duas grandezas muito diferentes, pois a temperatura está associada à agitação das moléculas que compõem o nosso corpo enquanto o calor está relacionado à energia térmica que existe quando dois corpos com temperaturas diferentes interagem de alguma maneira. Portanto, com base neste conceito, as roupas não são capazes de aumentar a temperatura do nosso corpo, mas sim, de mantê-la, reduzindo a troca de calor (energia térmica) com o ambiente que está mais frio (menor temperatura).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 7 minutos.

Orientações: Com o intuito de ampliar as discussões, leia a questão deste slide: “São as roupas que nos esquentam ou nós que esquentamos as roupas?”. Retomando as ideias do slide anterior, as roupas são responsáveis por reduzir a troca de calor (energia térmica) com o ambiente que possui temperatura mais baixa que a do corpo humano. Por esse motivo, elas nos mantém quentes durante os dias frios. Utilize o exemplo das cobertas na cama, questione a turma: “Ao deitar na cama em um dia frio, as cobertas não estão geladas? Após certo tempo elas acabam aquecendo, não é mesmo?”. Com esta ideia eles provavelmente perceberão que as roupas são responsáveis por manter a temperatura do nosso corpo e não por gerar mais energia a fim de nos esquentar.

A proposta para este contexto é gerar discussão e despertar a curiosidade aos educandos. Não tome este momento como aula expositiva, utilize as questões e exemplos sugeridos e, se preferir, traga outras situações do cotidiano que possam ser pertinentes e as lance como dúvida ou curiosidade, desse modo, você os incentivará a desenvolver a aula com ânimo e interesse.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia a questão disparadora para turma. Ela representa o cerne do objetivo desta aula: diferenciar temperatura e calor e relacionar os termos com a energia térmica em situações práticas do cotidiano. Não responda questões agora, porém, permita que alguns educandos manifestem voluntariamente opiniões a respeito do tema.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Distribua uma cópia do texto de apoio para cada educando ou, se preferir, o projete na lousa e o leia em conjunto com a turma. Solicite que os alunos façam anotações, observações e que anotem eventuais dúvidas para serem esclarecidas e discutidas em seguida. O texto trará informações próximas da realidade dos educandos e os conceitos de temperatura e de energia térmica sob a forma de calor. Reserve sete minutos para este momento da aula.

Link para o texto de apoio no material complementar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 32 minutos.

Orientações: Após a leitura do texto e de sanar eventuais dúvidas, organize a turma em grupos de quatro a cinco integrantes e leia a instrução presente neste slide. A sugestão de o grupo de ouvintes não falar português é justamente para incentivar os educandos a desenvolver uma apresentação focada em poucas palavras, utilizando-se de esquemas e de imagens para representar os conceitos centrais do plano desta aula. Você pode solicitar que cada grupo traga uma cartolina, revistas, jornais e outros materiais simples para realizar esta aula ou, se preferir, disponibilize os materiais para a turma. Reserve 15 minutos para a construção dos projetos e dez minutos para a apresentação dos mesmos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Em conjunto com os grupos, construa no quadro os conceitos de calor e de temperatura e peça que os copiem no caderno. Aproveite este momento para fechar a aula e organizar as ideias que foram discutidas até este momento.

Sugestões de definições:

Calor: Energia térmica em trânsito, do corpo mais quente para o mais frio. Exemplos: aproximar as mãos ao redor de uma fogueira para se aquecer durante uma noite fria em um acampamento, suar quando estamos ao Sol nos dias quentes de verão (o suor é uma tentativa de reduzir a temperatura corporal).

Temperatura: Nível de agitação das moléculas que compõem os corpos em geral, quanto mais agitadas, maior será a temperatura do corpo em questão. Exemplos: os termômetros marcam 30 graus Celsius, temperaturas máximas e mínimas da previsão do tempo.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI03 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano