13164
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 8º ano > Matéria e Energia

Plano de aula - Fontes de energias não renováveis

Plano de aula de Ciências com atividades para 8o ano do EF sobre Fontes de energias não renováveis

Plano 04 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda da Rocha Carvalho

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Sobre a aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01. Essa aula busca, através de uma leitura de reportagem, alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre fontes de energias não renováveis. Os materiais não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não podem ser substituídos na natureza como, por exemplo, o combustível fóssil, gás natural, urânio, petróleo entre outros. Para saber mais sobre diferentes os materiais não renováveis você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj. A intenção da atividade desta aula é permitir que os alunos organizem os diferentes pontos de vista, de modo que se posicionem sobre os benefícios e malefícios dos materiais não renováveis para produção de energia elétrica.

Material para a aula: Caderno e caneta. Também é necessário três reportagens, disponíveis em:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as diferentes fontes de energias não renováveis.

Para saber mais sobre diferentes tipos de energia, você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir a imagem. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões, como por exemplo:

1. Qual o material usado nessa imagem? (Petróleo)

2. Esse material é importante para produzir energia? (Sim, sua produção é de 1 milhão de barris por dia em meados de 2016. Um crescimento de quase 24 vezes ao ano anterior.)

3. Como podemos encontrar esses materiais? (Em bacias sedimentares, terrenos formados por camadas de minério e material orgânico acumulado ao longo de milênios.)

4. Podemos pensar em outros exemplos? (Urânio e gás natural)

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.

Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os grupos receberão o material para leitura para desenvolverem essa atividade investigativa e escolherão um por grupo para registrar os pontos considerados importantes. Peça para cada aluno elencar as ideias abordadas pelo grupo e registrá-las no caderno, pois na sistematização da aula, cada grupo vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema, expondo os pontos principais do texto analisado. O objetivo desse momento é discutir a polêmica que envolve o assunto sobre materiais não renováveis, explicitando diferentes pontos de vistas e que o aluno possa se posicionar tomando também como referência as discussões realizadas nas aulas anteriores. Você deve separar os alunos em três equipes que representam:

  • Os cientistas: acreditam que os materiais não são o grande responsável pelos problemas ambientais e que devem-se pesquisar métodos alternativos. (Texto 1)
  • A população: representantes da sociedade, essa equipe de trabalho pode procurar argumentos que vão defender os interesses da comunidade local ou global. Isso significa que eles precisam estar preparados para expor suas ideias. (Texto 2)
  • O governo: essa equipe deve trazer à tona os interesses do governo. Para isso, os seus representantes precisam ter clareza sobre as ações atuais dos governos e a sua real situação de intervenção. (Texto 3)

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Você deve conduzir os alunos na apresentação da atividade construída em aula. Cada grupo deve expor os elementos discutidos para a classe. O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado pelas questões diagnósticas.

Possíveis respostas para as questões diagnósticas:

1. Os materiais não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não podem ser substituídos na natureza como, por exemplo, o combustível fóssil, gás natural, urânio, petróleo entre outros. Para saber mais sobre diferentes os materiais não renováveis, você pode acessar o link: https://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/

2 e 3. Tais questões requer a sua mediação para elencar tais elementos, pois são questões abertas e dinâmicas. Você deve refletir sobre algumas ações que podem contribuir para uma mudança de postura dos cidadãos frente ao meio ambiente.

Resumo da aula

download Baixar plano

Sobre a aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de cinco aulas que contemplam a Habilidade EF08CI01. Essa aula busca, através de uma leitura de reportagem, alcançar a aprendizagem de conceitos fundamentais sobre fontes de energias não renováveis. Os materiais não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não podem ser substituídos na natureza como, por exemplo, o combustível fóssil, gás natural, urânio, petróleo entre outros. Para saber mais sobre diferentes os materiais não renováveis você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj. A intenção da atividade desta aula é permitir que os alunos organizem os diferentes pontos de vista, de modo que se posicionem sobre os benefícios e malefícios dos materiais não renováveis para produção de energia elétrica.

Material para a aula: Caderno e caneta. Também é necessário três reportagens, disponíveis em:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que irão identificar e reconhecer as diferentes fontes de energias não renováveis.

Para saber mais sobre diferentes tipos de energia, você pode acessar o link: http://bit.ly/2FDzfyj.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Construa um cenário que favoreça um diálogo na sala de aula para que os alunos possam reconhecer e discutir a imagem. Essa conversa inicial pode ser conduzida a partir das questões, como por exemplo:

1. Qual o material usado nessa imagem? (Petróleo)

2. Esse material é importante para produzir energia? (Sim, sua produção é de 1 milhão de barris por dia em meados de 2016. Um crescimento de quase 24 vezes ao ano anterior.)

3. Como podemos encontrar esses materiais? (Em bacias sedimentares, terrenos formados por camadas de minério e material orgânico acumulado ao longo de milênios.)

4. Podemos pensar em outros exemplos? (Urânio e gás natural)

Após o levantamento prévio do conhecimento do aluno, proponha a questão disparadora.

Fonte: http://www.petrobras.com.br/pt/nossas-atividades/areas-de-atuacao/exploracao-e-producao-de-petroleo-e-gas/pre-sal/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ouça atentamente as respostas dos alunos. Não há necessidade de anotar, pois tais discussões serão sistematizadas no final da proposta dessa aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: Os grupos receberão o material para leitura para desenvolverem essa atividade investigativa e escolherão um por grupo para registrar os pontos considerados importantes. Peça para cada aluno elencar as ideias abordadas pelo grupo e registrá-las no caderno, pois na sistematização da aula, cada grupo vai fazer uma breve apresentação para a classe sobre seu tema, expondo os pontos principais do texto analisado. O objetivo desse momento é discutir a polêmica que envolve o assunto sobre materiais não renováveis, explicitando diferentes pontos de vistas e que o aluno possa se posicionar tomando também como referência as discussões realizadas nas aulas anteriores. Você deve separar os alunos em três equipes que representam:

  • Os cientistas: acreditam que os materiais não são o grande responsável pelos problemas ambientais e que devem-se pesquisar métodos alternativos. (Texto 1)
  • A população: representantes da sociedade, essa equipe de trabalho pode procurar argumentos que vão defender os interesses da comunidade local ou global. Isso significa que eles precisam estar preparados para expor suas ideias. (Texto 2)
  • O governo: essa equipe deve trazer à tona os interesses do governo. Para isso, os seus representantes precisam ter clareza sobre as ações atuais dos governos e a sua real situação de intervenção. (Texto 3)

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientações: Você deve conduzir os alunos na apresentação da atividade construída em aula. Cada grupo deve expor os elementos discutidos para a classe. O trabalho realizado pelo grupo deve ser guiado pelas questões diagnósticas.

Possíveis respostas para as questões diagnósticas:

1. Os materiais não renováveis são aqueles que uma vez utilizados não podem ser substituídos na natureza como, por exemplo, o combustível fóssil, gás natural, urânio, petróleo entre outros. Para saber mais sobre diferentes os materiais não renováveis, você pode acessar o link: https://www.wwf.org.br/informacoes/bliblioteca/

2 e 3. Tais questões requer a sua mediação para elencar tais elementos, pois são questões abertas e dinâmicas. Você deve refletir sobre algumas ações que podem contribuir para uma mudança de postura dos cidadãos frente ao meio ambiente.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Matéria e Energia do 8º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF08CI01 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano