13163
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Deriva continental

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Deriva continental

Plano 02 de 5 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Ariclenes de Almeida Mélo Araújo

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será melhor desenvolvida se aplicada após o plano de aula CIE7_15TU01.

Materiais necessários para a aula: Dado de seis faces, grãos de feijão ou de milho e tinta guache (ou similar) de várias cores.

Materiais de referência conceitual relacionadas a essa aula:

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título para os alunos.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: A reportagem exposta no slide pode ser acessada a partir do seguinte link:

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/01/movimentacao-dos-continentes-pode-reuni-los-daqui-250-milhoes-de-anos.html

Leia as informações do slide para os alunos e esclareça que os movimentos das placas tectônicas alteram a posição e o formato dos continentes ao longo do tempo. Comente que, assim como a reportagem apresenta, a ideia da união dos continentes daqui a milhões de anos. Diga que no passado os continentes já estiveram reunidos em um supercontinente chamado Pangeia. Por fim, informe que essa transformação dos continentes ao longo do tempo é conhecida como deriva continental.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor ideias. Independentemente do que for exposto por eles, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo o que for apresentado. Esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que eles trabalharão em grupo, em um jogo investigativo cuja proposta é remontar o supercontinente Pangeia. Comente que ao longo do jogo eles irão buscar e encontrar evidências que irão auxiliar nessa remontagem.

  • As peças para a remontagem do supercontinente Pangeia, que devem ser impressas e recortadas antes da realização da aula, podem ser acessadas no material complementar.
  • As regras do jogo “Em busca das evidências da Deriva Continental” podem ser acessadas no material complementar.
  • O tabuleiro do jogo, que deve ser impresso antes da realização da aula, pode ser acessado no material complementar.
  • As cartas com as evidências, que também devem ser impressas antes da realização da aula, podem ser acessadas no material complementar.

Organize a turma em seis grupos, preferencialmente compostos por quatro alunos. Modifique esses valores de acordo com sua realidade. Procure por um ambiente escolar favorável para que todos os grupos possam se acomodar ao redor do tabuleiro.

Sorteie o grupo que iniciará a partida. Diga que a ordem de jogada dos grupos será de acordo com o sentido horário de suas posições. As peças que irão percorrer as casas do tabuleiro podem ser confeccionadas a partir de grãos de feijão ou de milho, pintados com tinta guache (ou similar) de cores diferentes, para que cada grupo possa ser identificado no tabuleiro. O jogo deve durar até que alguma das equipes consiga acessar uma quantidade suficiente de evidências para que possa remontar de maneira correta a estrutura da Pangeia. Caso o limite de tempo para essa etapa da aula chegue ao seu término, declare como vencedor o grupo que tiver chegado mais próximo do objetivo final do jogo. É importante enfatizar que, embora seja um jogo competitivo, o foco é a aprendizagem e não a competição em si. Procure organizar as equipes e explicar as regras em até cinco minutos, deixando ao menos 25 minutos para a realização do jogo.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora e peça para que cada grupo exponha sua opinião sobre de que maneira o jogo investigativo auxiliou no encontro de alguma resposta. Questione que tipo de evidências os alunos perceberam ao jogar e por que elas sugerem que os continentes já estiveram todos unidos. Caso eles demonstrem não ter alcançado essa percepção, auxilie-os revelando a relação entre as evidências apresentadas no jogo e a teoria da deriva continental. Utilize o slide para apresentar quem foi Alfred Wegener, enfatizando que ele propôs a teoria da deriva continental, com base no formato do contorno dos continentes (exemplo: a costa leste da América do Sul parece se encaixar com a costa oeste da África, como peças de um quebra-cabeça). Por fim, explique que Alfred Wegener não tinha acesso a muitas das evidências científicas atuais (exemplo: conhecer em detalhes a estrutura interna do planeta e a dinâmica dos movimentos das placas tectônicas).

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta aula será melhor desenvolvida se aplicada após o plano de aula CIE7_15TU01.

Materiais necessários para a aula: Dado de seis faces, grãos de feijão ou de milho e tinta guache (ou similar) de várias cores.

Materiais de referência conceitual relacionadas a essa aula:

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Apresente o título para os alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos.

Orientações: A reportagem exposta no slide pode ser acessada a partir do seguinte link:

http://redeglobo.globo.com/globociencia/noticia/2012/01/movimentacao-dos-continentes-pode-reuni-los-daqui-250-milhoes-de-anos.html

Leia as informações do slide para os alunos e esclareça que os movimentos das placas tectônicas alteram a posição e o formato dos continentes ao longo do tempo. Comente que, assim como a reportagem apresenta, a ideia da união dos continentes daqui a milhões de anos. Diga que no passado os continentes já estiveram reunidos em um supercontinente chamado Pangeia. Por fim, informe que essa transformação dos continentes ao longo do tempo é conhecida como deriva continental.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Apresente a questão disparadora. Abra espaço para que os alunos possam expor ideias. Independentemente do que for exposto por eles, não se manifeste a respeito e se mantenha imparcial a tudo o que for apresentado. Esse momento é apenas para dar início à construção das ideias.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações: Diga aos alunos que eles trabalharão em grupo, em um jogo investigativo cuja proposta é remontar o supercontinente Pangeia. Comente que ao longo do jogo eles irão buscar e encontrar evidências que irão auxiliar nessa remontagem.

  • As peças para a remontagem do supercontinente Pangeia, que devem ser impressas e recortadas antes da realização da aula, podem ser acessadas no material complementar.
  • As regras do jogo “Em busca das evidências da Deriva Continental” podem ser acessadas no material complementar.
  • O tabuleiro do jogo, que deve ser impresso antes da realização da aula, pode ser acessado no material complementar.
  • As cartas com as evidências, que também devem ser impressas antes da realização da aula, podem ser acessadas no material complementar.

Organize a turma em seis grupos, preferencialmente compostos por quatro alunos. Modifique esses valores de acordo com sua realidade. Procure por um ambiente escolar favorável para que todos os grupos possam se acomodar ao redor do tabuleiro.

Sorteie o grupo que iniciará a partida. Diga que a ordem de jogada dos grupos será de acordo com o sentido horário de suas posições. As peças que irão percorrer as casas do tabuleiro podem ser confeccionadas a partir de grãos de feijão ou de milho, pintados com tinta guache (ou similar) de cores diferentes, para que cada grupo possa ser identificado no tabuleiro. O jogo deve durar até que alguma das equipes consiga acessar uma quantidade suficiente de evidências para que possa remontar de maneira correta a estrutura da Pangeia. Caso o limite de tempo para essa etapa da aula chegue ao seu término, declare como vencedor o grupo que tiver chegado mais próximo do objetivo final do jogo. É importante enfatizar que, embora seja um jogo competitivo, o foco é a aprendizagem e não a competição em si. Procure organizar as equipes e explicar as regras em até cinco minutos, deixando ao menos 25 minutos para a realização do jogo.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações: Retome a questão disparadora e peça para que cada grupo exponha sua opinião sobre de que maneira o jogo investigativo auxiliou no encontro de alguma resposta. Questione que tipo de evidências os alunos perceberam ao jogar e por que elas sugerem que os continentes já estiveram todos unidos. Caso eles demonstrem não ter alcançado essa percepção, auxilie-os revelando a relação entre as evidências apresentadas no jogo e a teoria da deriva continental. Utilize o slide para apresentar quem foi Alfred Wegener, enfatizando que ele propôs a teoria da deriva continental, com base no formato do contorno dos continentes (exemplo: a costa leste da América do Sul parece se encaixar com a costa oeste da África, como peças de um quebra-cabeça). Por fim, explique que Alfred Wegener não tinha acesso a muitas das evidências científicas atuais (exemplo: conhecer em detalhes a estrutura interna do planeta e a dinâmica dos movimentos das placas tectônicas).

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano