Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Peça aos estudantes que leiam a matéria “6 curiosidades para entender o que são e como funcionam os vulcões” (disponível aqui).
Apresente a questão disparadora e peça a eles que reflitam sobre:
- Como funcionam os vulcões?
Mão na massa
Organize a turma em grupos de 3 a 5 estudantes e proporcione um meio de comunicação entre eles, disponibilizando um link para videoconferencia ou criando um grupo em aplicativo de mensagens.
Envie aos grupos o texto disponível na aba “materiais e atividades”, e oriente-os a, a partir de uma discussão, fazerem a atividade 1.
Sistematização
Marque uma videochamada com toda a turma e dê espaço para que os grupos compartilhem o que aprenderam. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
As famílias podem auxiliar os estudantes, facilitando a comunicação com o grupo e motivando uma discussão para melhor compreender o texto proposto.
Sugestão Enviada Por: Fransueli Bahr
Código: CIE7_14T&U02
(EF07CI15) Interpretar fenômenos naturais (como vulcões, terremotos e tsunamis) e justificar a rara ocorrência desses fenômenos no Brasil, com base no modelo das placas tectônicas.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes