CRIPTOMENSAGEM 1 - AURABESH - Ações para preservar a camada de Ozônio
Plano de Aula
Plano de aula: Ações para preservar a camada de Ozônio
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Camada de ozônio
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade interpretativa de um texto cifrado. As frases contidas no texto indicam as ações que devem ser tomadas para que ocorra a preservação da Camada de Ozônio.
Materiais necessários para a aula: recomendamos previamente a leitura da sinopse dos dois filmes de ficção científica (material complementar) que tratam sobre comunicações extraterrestres. A atividade de sala deverá ter um “clima” de investigação científica ou missão secreta. A atividade começa com uma carta ficcional enviada pela ONU, solicitando ajuda das escolas de todo os países. A carta deverá ser entregue aos alunos (material complementar). Na comunicação teremos o cenário da atividade. Em anexo, a carta ficcional deverá ser entregue com as mensagens captadas pelos “centros de pesquisa” (material complementar).
Criptomensagem 1
Criptomensagem 2
Criptomensagem 3
Criptomensagem 4
Criptomensagem 5
Criptomensagem 6
Criptomensagem 7
Criptomensagem 8
A tradução das criptomensagens (material complementar).
Criptomensagem final (material complementar).
As anotações devem seguir o modelo Cornell Note (material complementar).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente para o grupo a temática da aula. Questione as ações que devemos ter individualmente, em grupo ou comunitárias. Explore o ambiente no qual os alunos vivem, sendo eles rurais, urbanos, locais industrializados, regiões com florestas etc.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: explore com os alunos o impacto da poluição e demais agentes nocivos à Camada de Ozônio. Questione sobre quais outros agentes podem agredir o Ozônio com maior intensidade. Solicite que os alunos anotem as observações feitas. Debata com o grupo sobre quais medidas eles poderiam tomar para preservação da Camada de Ozônio. Proponha que eles distingam ações individuais, comunitárias, regionais, nacionais e mundiais.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: investigue com o grupo quais tecnologias dispomos para preservação da Camada de Ozônio. Sugira diferenciar ou classificar tais tecnologias e ações. Questione sobre ações governamentais e de segmentos da sociedade, tais como: agricultores, industriais, pecuaristas, mineradores etc.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: organize a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Entregue o texto das Nações Unidas. Os alunos devem ler a carta ficcional e compreender que possuem uma grande responsabilidade. Entregue as Criptomensagens. As mensagens estão convertidas em fontes (letras) diferenciadas. A tradução encontra-se no material complementar. Algumas mensagens possuem frases semelhantes. Crie um clima de investigação científica ou um clima de agentes secretos. Cada grupo deve traduzir as mensagens e imediatamente enviar para a ONU (mesa do professor). Deixe os grupos ajudarem os demais alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: lembrando que cada mensagem encontra-se com um tipo de fonte (letra) diferente. Deixe claro que não poderão utilizar recursos tecnológicos (PCs, Tablets, Smartphones, Internet). Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula. Valorize a importancia dos alunos compreenderem e se apropriarem do tempo de aula. Utilize relógios de parede ou o relógio dos alunos. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar a interpretação da leitura do texto. Entregue no final da atividade, com clima de suspense, a mensagens que revela a origem das informações enviadas (material complementar). A mensagem deve ser entregue para todos os grupos.
Observação 1: as mensagens estão em caixa alta, sem pontuação e acentuação. Informe essas características.
Observação 2: os únicos meios de comunicação são as transmissões de rádio e cartas escritas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: classifique as mensagens e compare com as anotações iniciais. Reúna com os alunos evidências locais ou regionais de ações que estão sendo realizadas e aquelas que não estão sendo efetivamente realizadas. Conclua, abordando a seguinte ideia: todos são responsáveis pela preservação do planeta. Deixe um questionamento final:
- O que iremos deixar para as futuras gerações? (ligando com as mensagens enviadas pelos “extraterrestres”)
Materiais Complementares
CRIPTOMENSAGEM 2 - mp1_deadspace_1 - Ações para preservar a camada de Ozônio
CRIPTOMENSAGEM 3 - mp1_minbari_1 - Ações para preservar a camada de Ozônio
CRIPTOMENSAGEM 4 - id4_alien_script - Ações para preservar a camada de Ozônio
CRIPTOMENSAGEM 5 - alien_lines - Ações para preservar a camada de Ozônio
CRIPTOMENSAGEM 6 - AlienScript-Regular - Ações para preservar a camada de Ozônio
CRIPTOMENSAGEM 7 - Ciorheta - Ações para preservar a camada de Ozônio
CRIPTOMENSAGEM 8 - new_futhork - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 1 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 2 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 3 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 4 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 5 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 6 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 7 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM 8 - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - CRIPTOMENSAGEM FINAL - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - Mensagem das Nações Unidas - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - Respostas das Criptomensagens - Ações para preservar a camada de Ozônio
Atividade para impressão - Resumo filmes - Ações para preservar a camada de Ozônio
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Videochamadas: Zoom ou Hangouts.
- Envio de mensagens e documentos: e-mail, Whatsapp ou Google Classroom.
Contexto e questão disparadora
Marque uma videochamada com a turma, apresente os slides “contexto” e motive-os a refletirem a partir das questões propostas.
Apresente a questão disparadora:
- Quai meios, tecnologias e ações temos para no auxiliar a preservar e reconstruir a Camada de Ozônio?
Peça a eles que reflitam sobre a pergunta.
Mão na massa
Siga as orientações propostas no slide “mão na massa”. Envie aos estudantes as mensagens criptografadas, disponíveis na aba “materiais e atividades".
Envie aos estudantes o resumo dos filmes, disponível na aba “materiais e atividades”, e oriente-os a verificarem com a família a possibilidade de assistirem ao filme em casa.
Sistematização
Marque outra videochamada com toda a turma e dê espaço para que os estudantes apresentem as mensagens decifradas. Siga as orientações propostas no slide “sistematização”.
Convite às famílias
Verifique com as famílias a possibilidade de assistirem aos filmes indicados e, se possível, convide-os a assistirem com os estudantes.
7º ano
Objetivos de aprendizagem
Identificar meios e tecnologias para preservação e reconstituição da Camada de Ozônio.
Habilidade da Base Nacional Comum Curricular
(EF07CI11) Analisar historicamente o uso da tecnologia, incluindo a digital, nas diferentes dimensões da vida humana, considerando indicadores ambientais e de qualidade de vida.
Este plano foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA.
Professor-autor: Antonio de Lisboa Coutinho Junior
Mentor: Roseday Santos Nascimento
Especialista: Leandro Holanda