13161
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Ciências > 7º ano > Terra e Universo

Plano de aula - Ações para preservar a camada de Ozônio

Plano de aula de Ciências com atividades para 7o ano do EF sobre Ações para preservar a camada de Ozônio

Plano 10 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Antonio de Lisboa Coutinho Junior

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade interpretativa de um texto cifrado. As frases contidas no texto indicam as ações que devem ser tomadas para que ocorra a preservação da Camada de Ozônio.

Materiais necessários para a aula: recomendamos previamente a leitura da sinopse dos dois filmes de ficção científica (material complementar) que tratam sobre comunicações extraterrestres. A atividade de sala deverá ter um “clima” de investigação científica ou missão secreta. A atividade começa com uma carta ficcional enviada pela ONU, solicitando ajuda das escolas de todo os países. A carta deverá ser entregue aos alunos (material complementar). Na comunicação teremos o cenário da atividade. Em anexo, a carta ficcional deverá ser entregue com as mensagens captadas pelos “centros de pesquisa” (material complementar).

Criptomensagem 1

Criptomensagem 2

Criptomensagem 3

Criptomensagem 4

Criptomensagem 5

Criptomensagem 6

Criptomensagem 7

Criptomensagem 8

A tradução das criptomensagens (material complementar).

Criptomensagem final (material complementar).

As anotações devem seguir o modelo Cornell Note (material complementar).

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente para o grupo a temática da aula. Questione as ações que devemos ter individualmente, em grupo ou comunitárias. Explore o ambiente no qual os alunos vivem, sendo eles rurais, urbanos, locais industrializados, regiões com florestas etc.

Contexto select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: explore com os alunos o impacto da poluição e demais agentes nocivos à Camada de Ozônio. Questione sobre quais outros agentes podem agredir o Ozônio com maior intensidade. Solicite que os alunos anotem as observações feitas. Debata com o grupo sobre quais medidas eles poderiam tomar para preservação da Camada de Ozônio. Proponha que eles distingam ações individuais, comunitárias, regionais, nacionais e mundiais.

Questão disparadora select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: investigue com o grupo quais tecnologias dispomos para preservação da Camada de Ozônio. Sugira diferenciar ou classificar tais tecnologias e ações. Questione sobre ações governamentais e de segmentos da sociedade, tais como: agricultores, industriais, pecuaristas, mineradores etc.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Entregue o texto das Nações Unidas. Os alunos devem ler a carta ficcional e compreender que possuem uma grande responsabilidade. Entregue as Criptomensagens. As mensagens estão convertidas em fontes (letras) diferenciadas. A tradução encontra-se no material complementar. Algumas mensagens possuem frases semelhantes. Crie um clima de investigação científica ou um clima de agentes secretos. Cada grupo deve traduzir as mensagens e imediatamente enviar para a ONU (mesa do professor). Deixe os grupos ajudarem os demais alunos.

Mão na massa select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: lembrando que cada mensagem encontra-se com um tipo de fonte (letra) diferente. Deixe claro que não poderão utilizar recursos tecnológicos (PCs, Tablets, Smartphones, Internet). Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula. Valorize a importancia dos alunos compreenderem e se apropriarem do tempo de aula. Utilize relógios de parede ou o relógio dos alunos. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar a interpretação da leitura do texto. Entregue no final da atividade, com clima de suspense, a mensagens que revela a origem das informações enviadas (material complementar). A mensagem deve ser entregue para todos os grupos.

Observação 1: as mensagens estão em caixa alta, sem pontuação e acentuação. Informe essas características.

Observação 2: os únicos meios de comunicação são as transmissões de rádio e cartas escritas.

Sistematização select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: classifique as mensagens e compare com as anotações iniciais. Reúna com os alunos evidências locais ou regionais de ações que estão sendo realizadas e aquelas que não estão sendo efetivamente realizadas. Conclua, abordando a seguinte ideia: todos são responsáveis pela preservação do planeta. Deixe um questionamento final:

  • O que iremos deixar para as futuras gerações? (ligando com as mensagens enviadas pelos “extraterrestres”)

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade interpretativa de um texto cifrado. As frases contidas no texto indicam as ações que devem ser tomadas para que ocorra a preservação da Camada de Ozônio.

Materiais necessários para a aula: recomendamos previamente a leitura da sinopse dos dois filmes de ficção científica (material complementar) que tratam sobre comunicações extraterrestres. A atividade de sala deverá ter um “clima” de investigação científica ou missão secreta. A atividade começa com uma carta ficcional enviada pela ONU, solicitando ajuda das escolas de todo os países. A carta deverá ser entregue aos alunos (material complementar). Na comunicação teremos o cenário da atividade. Em anexo, a carta ficcional deverá ser entregue com as mensagens captadas pelos “centros de pesquisa” (material complementar).

Criptomensagem 1

Criptomensagem 2

Criptomensagem 3

Criptomensagem 4

Criptomensagem 5

Criptomensagem 6

Criptomensagem 7

Criptomensagem 8

A tradução das criptomensagens (material complementar).

Criptomensagem final (material complementar).

As anotações devem seguir o modelo Cornell Note (material complementar).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: apresente para o grupo a temática da aula. Questione as ações que devemos ter individualmente, em grupo ou comunitárias. Explore o ambiente no qual os alunos vivem, sendo eles rurais, urbanos, locais industrializados, regiões com florestas etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: explore com os alunos o impacto da poluição e demais agentes nocivos à Camada de Ozônio. Questione sobre quais outros agentes podem agredir o Ozônio com maior intensidade. Solicite que os alunos anotem as observações feitas. Debata com o grupo sobre quais medidas eles poderiam tomar para preservação da Camada de Ozônio. Proponha que eles distingam ações individuais, comunitárias, regionais, nacionais e mundiais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações: investigue com o grupo quais tecnologias dispomos para preservação da Camada de Ozônio. Sugira diferenciar ou classificar tais tecnologias e ações. Questione sobre ações governamentais e de segmentos da sociedade, tais como: agricultores, industriais, pecuaristas, mineradores etc.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: organize a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Entregue o texto das Nações Unidas. Os alunos devem ler a carta ficcional e compreender que possuem uma grande responsabilidade. Entregue as Criptomensagens. As mensagens estão convertidas em fontes (letras) diferenciadas. A tradução encontra-se no material complementar. Algumas mensagens possuem frases semelhantes. Crie um clima de investigação científica ou um clima de agentes secretos. Cada grupo deve traduzir as mensagens e imediatamente enviar para a ONU (mesa do professor). Deixe os grupos ajudarem os demais alunos.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 25 minutos

Orientações: lembrando que cada mensagem encontra-se com um tipo de fonte (letra) diferente. Deixe claro que não poderão utilizar recursos tecnológicos (PCs, Tablets, Smartphones, Internet). Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula. Valorize a importancia dos alunos compreenderem e se apropriarem do tempo de aula. Utilize relógios de parede ou o relógio dos alunos. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar a interpretação da leitura do texto. Entregue no final da atividade, com clima de suspense, a mensagens que revela a origem das informações enviadas (material complementar). A mensagem deve ser entregue para todos os grupos.

Observação 1: as mensagens estão em caixa alta, sem pontuação e acentuação. Informe essas características.

Observação 2: os únicos meios de comunicação são as transmissões de rádio e cartas escritas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 13 minutos

Orientações: classifique as mensagens e compare com as anotações iniciais. Reúna com os alunos evidências locais ou regionais de ações que estão sendo realizadas e aquelas que não estão sendo efetivamente realizadas. Conclua, abordando a seguinte ideia: todos são responsáveis pela preservação do planeta. Deixe um questionamento final:

  • O que iremos deixar para as futuras gerações? (ligando com as mensagens enviadas pelos “extraterrestres”)
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Terra e Universo do 7º ano :

MAIS AULAS DE Ciências do 7º ano:

7º ano / Ciências / Matéria e Energia

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF07CI11 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Ciências

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano