Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: o plano consiste em uma atividade interpretativa de um texto cifrado. As frases contidas no texto indicam as ações que devem ser tomadas para que ocorra a preservação da Camada de Ozônio.
Materiais necessários para a aula: recomendamos previamente a leitura da sinopse dos dois filmes de ficção científica (material complementar) que tratam sobre comunicações extraterrestres. A atividade de sala deverá ter um “clima” de investigação científica ou missão secreta. A atividade começa com uma carta ficcional enviada pela ONU, solicitando ajuda das escolas de todo os países. A carta deverá ser entregue aos alunos (material complementar). Na comunicação teremos o cenário da atividade. Em anexo, a carta ficcional deverá ser entregue com as mensagens captadas pelos “centros de pesquisa” (material complementar).
Criptomensagem 1
Criptomensagem 2
Criptomensagem 3
Criptomensagem 4
Criptomensagem 5
Criptomensagem 6
Criptomensagem 7
Criptomensagem 8
A tradução das criptomensagens (material complementar).
Criptomensagem final (material complementar).
As anotações devem seguir o modelo Cornell Note (material complementar).
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: apresente para o grupo a temática da aula. Questione as ações que devemos ter individualmente, em grupo ou comunitárias. Explore o ambiente no qual os alunos vivem, sendo eles rurais, urbanos, locais industrializados, regiões com florestas etc.
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: explore com os alunos o impacto da poluição e demais agentes nocivos à Camada de Ozônio. Questione sobre quais outros agentes podem agredir o Ozônio com maior intensidade. Solicite que os alunos anotem as observações feitas. Debata com o grupo sobre quais medidas eles poderiam tomar para preservação da Camada de Ozônio. Proponha que eles distingam ações individuais, comunitárias, regionais, nacionais e mundiais.
Questão disparadora
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: investigue com o grupo quais tecnologias dispomos para preservação da Camada de Ozônio. Sugira diferenciar ou classificar tais tecnologias e ações. Questione sobre ações governamentais e de segmentos da sociedade, tais como: agricultores, industriais, pecuaristas, mineradores etc.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: organize a turma em grupos de 2 a 4 alunos. Entregue o texto das Nações Unidas. Os alunos devem ler a carta ficcional e compreender que possuem uma grande responsabilidade. Entregue as Criptomensagens. As mensagens estão convertidas em fontes (letras) diferenciadas. A tradução encontra-se no material complementar. Algumas mensagens possuem frases semelhantes. Crie um clima de investigação científica ou um clima de agentes secretos. Cada grupo deve traduzir as mensagens e imediatamente enviar para a ONU (mesa do professor). Deixe os grupos ajudarem os demais alunos.
Mão na massa
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações: lembrando que cada mensagem encontra-se com um tipo de fonte (letra) diferente. Deixe claro que não poderão utilizar recursos tecnológicos (PCs, Tablets, Smartphones, Internet). Invista na gestão do tempo, é importante que ocorra o melhor aproveitamento do tempo de aula. Valorize a importancia dos alunos compreenderem e se apropriarem do tempo de aula. Utilize relógios de parede ou o relógio dos alunos. Adote uma postura de caminhar entre os grupos e mediar a interpretação da leitura do texto. Entregue no final da atividade, com clima de suspense, a mensagens que revela a origem das informações enviadas (material complementar). A mensagem deve ser entregue para todos os grupos.
Observação 1: as mensagens estão em caixa alta, sem pontuação e acentuação. Informe essas características.
Observação 2: os únicos meios de comunicação são as transmissões de rádio e cartas escritas.
Sistematização
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: classifique as mensagens e compare com as anotações iniciais. Reúna com os alunos evidências locais ou regionais de ações que estão sendo realizadas e aquelas que não estão sendo efetivamente realizadas. Conclua, abordando a seguinte ideia: todos são responsáveis pela preservação do planeta. Deixe um questionamento final:
- O que iremos deixar para as futuras gerações? (ligando com as mensagens enviadas pelos “extraterrestres”)