Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Professor(a), nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências, que envolve a discussão sobre as implicações do aumento do efeito estufa (EF07CI13). Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula foram trabalhadas em aulas anteriores. Trata-se da décima aula sobre a temática e será melhor aproveitada se trabalhada após o plano de aula CIE7_12TU09. O objetivo é que os alunos proponham e implementem soluções locais para a redução do efeito estufa.
Materiais necessários para a aula:
Sugestões de aprofundamento para o professor:
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Organize as carteiras de forma que os alunos consigam visualizar a apresentação.
Leia o tema da aula para turma e comente que serão abordadas as consequências da intensificação do efeito estufa.
Projete o próximo slide (ou entregue o material impresso aos alunos).
Contexto
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações: Exiba o vídeo: “Mudanças Climáticas”, da National Geographic. Peça que os alunos observem as cenas apresentadas e que façam anotações de informações ou de dados que mais chamem a atenção deles.
Link para o vídeo: https://www.nationalgeographicbrasil.com/video/tv/101-mudancas-climaticas-aquecimento-global-efeito-estufa-conservacao
O objetivo é aproximar os estudantes dos impactos da mudança climática na vida e no bem-estar dos seres vivos (humanos e não humanos).
Uma alternativa para a substituição do vídeo é realizar a leitura de uma reportagem ou de texto sobre a temática e mostrar para os alunos imagens relacionadas ao aquecimento global e ao efeito estufa como, por exemplo, imagens de indústrias, automóveis, desertificação, refugiados do clima, aumento do nível do mar etc.
Sugestão de leitura:
“Mudanças climáticas”, do site Mundo educação - Bol. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/biologia/mudancas-climaticas.htm
Questão disparadora
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Leia a questão disparadora e peça que os alunos expressem suas sugestões de como eles podem contribuir para minimizar as consequências do aquecimento global.
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações: Distribua folhas em branco para todos alunos, ou solicite que registrem as respostas nos cadernos. Cada estudante deverá escrever na folha problemas atuais, envolvendo questões climáticas, em suas comunidades.
Reserve aproximadamente cinco minutos para essa etapa.
Após a realização dos registros individuais, organize a sala em grupos (de três a quatro alunos), distribua a atividade mão na massa impressa ou solicite que os alunos façam os registros nos cadernos.
Os estudantes deverão apresentar para os colegas os problemas que eles identificaram e discutir maneiras com as quais eles possam contribuir para minimizar os problemas. Cada grupo deverá realizar o registro das discussões em uma folha ou em um caderno.
Reserve aproximadamente dez minutos para essa etapa.
Após o término do tempo estipulado, cada grupo deverá reportar suas discussões e sua produção para toda a sala.
Reserve aproximadamente dez minutos para essa etapa.
Mão na massa
Orientações:
Após o tempo estipulado, cada grupo deverá reportar suas discussões e sua produção para toda a turma.
Para tanto, organize a sala em meio círculo ou em outro formato que possibilite a interação de todos. Reserve aproximadamente dez minutos para a exposição dos grupos.
Comente que a turma tem por objetivo planejar um projeto, com base nas discussões levantadas. Leia com os estudantes as questões apresentadas e registre na lousa as ideias deles. Observe que as questões têm como intuito ajudar na estruturação e na organização do projeto. Ajude os alunos a organizar essas informações, mas lembre-se de que o trabalho deve ser feito por eles; seu papel é de mediador e orientador.
Seria interessante que o projeto proposto pela turma possa ser executado, ficando a seu critério organizar aulas posteriores para a execução dele. Você pode, inclusive, articular o tema com outros componentes curriculares.
Exemplos de projetos que poderão ser realizados são: campanhas por meio de blogs, jornais, programa de rádio, podcast, cartazes, panfletos ou teatro de rua para alertar às comunidades sobre a mudança climática; histórias e poemas sobre os futuros da mudança climática e eventos climáticos passados (por exemplo, romances como “O quinze” e “Vidas secas”); pesquisar as histórias de vida relacionadas ao clima junto aos membros mais velhos da comunidade etc.
Sistematização
Tempo sugerido: 7 minutos.
Orientações: Leia o texto com os alunos. Solicite que eles completem as frases oralmente. Dê a oportunidade de cada estudante expor opiniões e, ao final, solicite que cada um registre as frases nos cadernos.